SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Governo do Estado promove sessão especial de Ainda Estou Aqui

O filme brasileiro ganhou, no último dia 2 de março, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Publicado

em

filme ‘Ainda Estou Aqui’, no Cine Glauber Rocha, neste domingo (9), em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues assistiu
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Cento e trinta e quatro servidoras públicas do Estado e trabalhadoras que prestaram serviço no carnaval da Bahia foram, à convite do Governo do Estado, assistir ao filme ‘Ainda Estou Aqui’, no Cine Glauber Rocha, neste domingo (9), em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues assistiu à sessão especial, que faz parte de uma das iniciativas do governo estadual pelo Março Mulher, em reconhecimento à atuação profissional das mulheres.

“Nós pudemos acompanhar, torcer, vibrar. Levamos melhor filme internacional, mas não é só isso. É o elenco, é o livro escrito por Marcelo, a história contada. Hoje é um marco histórico. Estamos aqui com catadoras, ambulantes, servidoras públicas estaduais, trouxemos o time inteiro para um domingo à tarde no cinema”, celebrou o Jerônimo Rodrigues.

Servidora do Estado há nove anos, Larissa Simões já planejava assistir ao filme e avalia que voltar para a história da ditadura é manter acesa a chama da democracia. “As salas sempre muito cheias e a questão do trabalho, eu estava aguardando o momento, a oportunidade de ver, ainda mais depois da consagração do Oscar. Me sinto muito honrada de ter sido lembrada, nessa ação e de assistir de forma tão exclusiva nessa sessão especial”, compartilhou.

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ ganhou, no último dia 2 de março, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Protagonista no longa, a atriz Fernanda Torres foi aclamada pelo Brasil por sua atuação interpretando Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva e ativista pelos direitos humanos e indígenas, que passou a vida lutando por justiça pelo assassinato e desaparecimento do corpo do marido durante a ditadura militar — história comum a outras famílias neste período.

ANÚNCIO

A diretora da Vigilância Sanitária Eliana Fiais assistiu à sessão e avaliou: “É incrível que esse filme tenha sido premiado pelo Oscar em um momento tão importante da nossa história. Esse reconhecimento mostra a realidade do nosso país, aquela história que a gente não quer que volte nunca mais”.

Cinema no carnaval

A premiação do Oscar teve transmissão ao vivo no Carnaval, em Salvador, como parte das ações da Secretaria de Cultura (Secult-BA) na folia. A celebração do prêmio foi entoada pela cantora Margareth Menezes em palco montado no Pelourinho.

Carnaval 2026

“O Samba Nasceu Aqui” será o tema da maior festa de rua do planeta

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o gênero musical será o protagonista da maior festa de rua do planeta

Publicado

em

originário do Recôncavo Baiano, o samba será o fio condutor do Carnaval de Salvador em 2026. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”,
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e originário do Recôncavo Baiano, o samba será o fio condutor do Carnaval de Salvador em 2026. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a próxima edição da folia celebra a Bahia como berço de um dos ritmos mais emblemáticos da música brasileira.

A identidade visual do Carnaval 2026 aposta em cores intensas e grafismos que evocam alegria, dinamismo e ancestralidade, criando um diálogo entre tradição e a força dos trios elétricos, blocos afro, afoxés e escolas de samba. A proposta é valorizar a memória coletiva e ampliar a conexão entre o ritmo e as múltiplas expressões musicais que consolidam Salvador como referência mundial do Carnaval.

História

Surgido no século XIX a partir da fusão de ritmos africanos, como o semba, com manifestações culturais já presentes no Brasil, o samba de roda tornou-se a base do gênero no país. No Recôncavo Baiano, em cidades como Santo Amaro, Cachoeira e São Félix, nasceram expressões fundamentais que unem música, dança e poesia, com forte presença de atabaques, pandeiros e palmas. Em 2005, o samba de roda foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O samba na Bahia

Na cena local, o ritmo dialoga com outras sonoridades, como ijexá, afoxé e, mais tarde, o samba-reggae. Blocos afro como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Olodum contribuíram para sua renovação. Atualmente, artistas como Ivete Sangalo, Xanddy e iniciativas como Banjo Novo e Samba Saboeiro mantêm a tradição viva em diferentes pontos da cidade.

Nomes como Riachão, Batatinha, Edil Pacheco, Walmir Lima, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Nelson Rufino e o Grupo Botequim são referências essenciais para compreender o samba feito na Bahia — cotidiano, ancestral e profundamente popular.

ANÚNCIO
Carnaval 2026

A festa começa oficialmente na quinta-feira (12), antecedida pelo Furdunço, no sábado (7), e pelo Fuzuê, no domingo (8), além das apresentações de fanfarras na quarta-feira (11), na Barra. Blocos como Camaleão (Bell Marques), Coruja (Ivete Sangalo), Largadinho (Claudia Leitte), Timbalada, Crocodilo (Daniela Mercury) e Me Abraça (Durval Lélys) já confirmaram presença.

Continue Lendo

Cultura

Palacete Saldanha será sede da nova CAIXA Cultural em Salvador

Prédio histórico do Pelourinho receberá investimento de R$ 72,2 milhões para restauração e instalação de equipamentos culturais

Publicado

em

Imóvel histórico do Centro de Salvador, o Palacete Saldanha, antigo Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, sediará a nova CAIXA Cultural na
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Imóvel histórico do Centro de Salvador, o Palacete Saldanha, antigo Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, sediará a nova CAIXA Cultural na capital baiana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), durante assinatura do contrato de cessão do espaço à Caixa Econômica Federal pelo Governo da Bahia. A cerimônia aconteceu no Pelourinho e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

“De forma responsável, o Governo Federal tem colocado a cultura no orçamento, a Caixa tem outros equipamentos de cultura no Brasil e nosso diálogo tem sido para que até o segundo semestre a primeira etapa desse projeto seja inaugurada”, afirmou o governador durante visita técnica ao espaço. Também participaram do evento a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, e representantes da Caixa.

Com arquitetura que remete ao barroco de influência hispano-americana, o edifício tombado pelo Iphan terá investimento estimado em R$ 72,2 milhões para recuperação das estruturas e restauração de peças, mantendo as características originais do casarão. Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o projeto prevê a instalação de duas galerias, sala de cinema, teatro e uma agência conceito, em um espaço de sete mil metros quadrados.

“Essa será uma das maiores Caixas Culturais do Brasil e todo investimento terá retorno proporcional em geração de emprego e oportunidades que o setor cultural movimenta”, destacou Vieira.

A ministra Margareth Menezes ressaltou a importância da iniciativa: “Esse ato marca o início de uma nova história para o Liceu de Artes e Ofícios, que se torna mais um importante equipamento cultural para Salvador, para a Bahia e para o Brasil. Um prédio imponente, que respira séculos de arte e resistência, não poderia permanecer de portas fechadas”.

ANÚNCIO

O secretário Bruno Monteiro afirmou que a entrega reforça o calendário de investimentos na cultura baiana: “Estamos semeando desde 2023 e, em 2026, anunciamos esse novo espaço, que vai sediar a CAIXA Cultural. Já iniciamos o CCBB e avançamos em conversas com o Banco do Nordeste para outro centro cultural no Pelourinho”.

Construído no início do século XVIII, o Palacete Saldanha abrigou o Liceu de Artes e Ofícios de 1874 a 2007, oferecendo formações gratuitas em marcenaria, carpintaria, serralheria e artes, formando centenas de pessoas durante o período da escravização. Com a nova CAIXA Cultural, o espaço ampliará as atividades do equipamento artístico, hoje localizado na Avenida Carlos Gomes.

Continue Lendo

Cultura

Marcelo Werner destaca esquema de segurança com tecnologia na Lavagem do Bonfim 2026 

Mais de 2.100 policiais e bombeiros atuam no cortejo, com câmeras de reconhecimento facial, drones e monitoramento integrado para garantir tranquilidade aos fiéis

Publicado

em

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, detalhou o robusto esquema da Operação Lavagem do Bonfim 2026, durante
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, detalhou o robusto esquema da Operação Lavagem do Bonfim 2026, durante a tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15). Segundo o secretário, a celebração é um momento de fé, devoção e confraternização, que reúne baianos, baianas e turistas ao longo de todo o percurso. 

“É um dia de festejar, de celebrar, um dia de fé. Para isso, desde as primeiras horas da manhã, ativamos o Centro Integrado de Comando e Controle no Centro de Operações e Inteligência, com mais de 20 órgãos municipais, estaduais e federais acompanhando todo o percurso”, afirmou, ressaltando o emprego de mais de 2.100 policiais e bombeiros ao longo da caminhada. 

Werner também enfatizou o uso intensivo de tecnologia para reforçar a segurança durante todo o trajeto, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Mais de 50 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, além de drones e equipes veladas da Polícia Civil, estão sendo utilizadas para o monitoramento contínuo do evento. 

“Vamos acompanhar tudo, desde o início na Conceição da Praia até o último fiel no Bonfim. É um esforço integrado para garantir um dia de paz, tranquilidade e, acima de tudo, segurança para todos aqueles que acompanham esse dia tão importante para todos os baianos”, concluiu o secretário. 

Continue Lendo

Mais Lidas