Segurança
SPM promove ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres
A secretaria estará presente nas festas de largo e nos festejos de verão na Bahia
A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres durante as festas de largo e os festejos de verão na Bahia. A secretaria estará presente em eventos tradicionais e populares da temporada, como ensaios de verão; as lavagens do Senhor do Bonfim e de Itapuã; a Festa de Iemanjá; o Pré-carnaval, incluindo Fuzuê, Furdunço e Pipoco; e no Carnaval oficial da capital e em cidades do interior.
A campanha “Oxe, Me Respeite!”, em sua terceira edição, lidera as iniciativas de sensibilização da secretaria, abordando temas como assédio, importunação sexual e violência doméstica. A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o impacto esperado com a ação integrada com outras pastas do governo, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP). “O nosso objetivo é sensibilizar cada vez mais a sociedade sobre os tipos de violência de gênero e a importância de denunciar abusos. As ações, que ocorrem de maneira integrada com diversas estruturas do Estado, reforçam a rede de proteção e o papel de cada um na construção de um ambiente seguro e respeitoso para as mulheres que participam dos festejos, seja como foliãs ou como trabalhadoras”, destacou.
Serviços oferecidos
As equipes técnicas e especializadas da SPM atuarão nos circuitos das festas, para atendimento e suporte às mulheres. Serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização é sensibilização. As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180, e a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres.
Além disso, a depender do caso, será feito o atendimento especializado, com escuta qualificada, e encaminhamento para organismos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia. O equipamento tem a coordenação estadual da SPM e funciona em parceria com o Governo Federal e o município, oferecendo serviços integrados e humanizados, que incluem triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes.
Acompanhe a programação da SPM
- 16/01 – Lavagem do Senhor do Bonfim
- 19/01 – Baile Axé pra Você – Sarajane na Praça Tereza Batista
- 21/01 – Lavagem de Itapuã
- 02/02 – Festa de Iemanjá
- 07/02 – Ensaios de Verão de Márcia Freire – Praça Pedro Arcanjo
- 22/02 – Fuzuê
- 23/02 – Furdunço
- 25/02 – Pipoco com Léo Santana
- 26/02 – Habeas Copos
- 27/02 a 04/03 – Carnaval oficial
- 05/03 – Arrastão da Quarta-feira de Cinzas
Segurança
Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros
A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.
O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.
Tecnologia
O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.
Segurança
Onça-parda é resgatada dentro de residência no Oeste da Bahia
Animal foi capturado por equipes do Inema e Corpo de Bombeiros após ser encontrado em Luís Eduardo Magalhães
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na terça-feira (20), o resgate de um macho juvenil de onça-parda (Puma concolor) no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A operação contou com apoio da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e do veterinário do Parque Vida Cerrado.
O felino foi localizado dentro de uma residência, após ser avistado por uma moradora que acionou imediatamente os órgãos competentes. Para garantir a segurança da população, do animal e das equipes, o resgate ocorreu por meio de contenção química, com uso de dardos anestésicos, procedimento conduzido por médicos veterinários.
Segundo Vinícius Dantas, coordenador de fauna do Inema, a ação seguiu protocolos técnicos rigorosos. “A avaliação no CETAS é essencial para entendermos as condições de saúde do animal e definirmos a melhor destinação, sempre respeitando os critérios ambientais e de conservação da espécie”, destacou.
Após a captura, a onça-parda foi encaminhada para Barreiras, onde passará por exames veterinários completos antes da definição sobre sua soltura em área adequada.
Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) também participou da operação, seguindo protocolos de segurança para proteger a população e garantir o bem-estar do animal.
Disque Resgate
Em caso de encontro com animal silvestre ferido ou fora do habitat, ou para entrega voluntária, a população deve acionar o CETAS pelo WhatsApp (71) 99661-3998. Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, visando sua reintegração ao meio ambiente.
Segurança
Bahia registra maior queda de mortes violentas em 19 anos
Em 2025, homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte caíram 13,1%, consolidando quatro anos consecutivos de queda
Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
No ano passado, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com queda nas mortes violentas no estado.
Macrorregiões
Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado.
Na Região Metropolitana de Salvador, a redução também alcançou dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos que no ano anterior. No interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a queda nos índices criminais é resultado do trabalho constante das forças policiais. “Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou.
Ele acrescentou que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as forças de segurança ampliaram o número de prisões e apreensões de armas de fogo.
desFeminicídios
A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número é 6,3% menor que o contabilizado em 2024.
“Lançamos, no final do ano, o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero”, destacou Werner.
-
Serviçoshá 3 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Cidadehá 3 diasPrimeira viagem-teste do VLT mobiliza moradores e marca nova fase da mobilidade em Salvador
-
Cidadehá 3 diasJerônimo Rodrigues acompanha avanços das obras de drenagem na Cidade Baixa
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs

