Segurança
SJDH capacita agentes da Polícia Civil para Micareta de Feira
A iniciativa vai tratar sobre abordagem, identificação, tratamento e acolhimento nos casos de violações de direitos

Uma turma formada por 180 agentes da Polícia Civil, que irão atuar na Micareta de Feira 2024, participa da capacitação sobre ‘Direitos Humanos’, na próxima terça-feira (16), das 9h às 17h, em Feira de Santana. Promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a ação faz parte do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia’, e visa fortalecer as estratégias de enfrentamento a violações de direitos contra grupos vulnerabilizados e de risco social em eventos populares do Estado.
Com duração de oito horas, a capacitação vai tratar de temas como os procedimentos de abordagem, identificação, tratamento e acolhimento nos casos de violações de direitos durante a folia momesca. Crianças e adolescentes em situação de trabalho, negligência e violência sexual, etarismo, LGBTfobia, racismo, violência contra a mulher, capacitismo e intolerância religiosa são alguns dos conteúdos da formação. Além disso, o programa inclui discussões sobre a importância do sistema de garantia de direitos para a proteção e defesa de populações vulneráveis.
Plantão Integrado
A formação das forças de segurança da Bahia é uma das ações preventivas da SJDH dentro do Plantão Integrado dos Direitos Humanos que, pelo segundo ano consecutivo, atua na Micareta de Feira de Santana. A estratégia consiste em um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer e a rede, que atuam de forma integrada na proteção e defesa dos direitos humanos nos eventos populares da Bahia.
Segurança
Jacaré é resgatado pela polícia ambiental em Pirajá
Militares foram acionados para capturar o animal encontrado nas dependências da estação de metrô

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou um filhote de jacaré, na manhã desta segunda-feira (28), em Pirajá.
Os policiais militares foram acionados para averiguar a informação de que o animal havia sido encontrado nas dependências da estação de metrô. Ao chegarem, os agentes constataram o fato e, com um cuidadoso manejo que visava à preservação da integridade física do réptil, conseguiram imobilizar e resgatar o jacaré.
“O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), conforme preconiza a legislação ambiental, onde permaneceu para cuidados”, destacou a major Érica Patrícia.
Segurança
Oeste baiano recebe 14 novas viaturas para a Polícia Militar
Chaves dos veículos foram entregues na manhã desta segunda (28), na cidade de Barreiras

O trabalho de unidades da Polícia Militar que atuam no Oeste da Bahia foi reforçado, na tarde desta segunda-feira (28), com a chegada de 14 novas viaturas, entregues pelo Governo do Estado. Veículos, que contemplam unidades da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Oeste, foram entregues no município de Barreiras.
A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.
Picapes vão garantir o atendimento mais rápido dos policiais que atuam nas 30ª, 84ª e 85ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), reforçando a segurança dos moradores de Barreiras, Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.
“Em pouco mais de dois anos e meio, as Forças Policiais e de Bombeiros receberam 5.674 novas viaturas, modernizando a frota com veículos que podem ser utilizados em diversos tipos de ocorrências. Os investimentos em Segurança Pública seguirão de forma contínua”, destacou o secretário Marcelo Werner.
Outras viaturas também foram entregues para a PM, ao longo do final de semana, nas cidades de Cristópolis, Angical, Mansidão e Riachão das Neves.
Segurança
Militares erradicam 11 mil pés de maconha em Jaguarari
Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis

Policiais Militares do 6º BPM apreenderam pés de maconha e detiveram um homem suspeito pelo cultivo da erva, na manhã de quarta-feira (23) no distrito de Flamengo, cidade de Jaguarari.
Os militares realizavam rondas na região, quando foram acionados através de denúncia de que existia uma plantação de maconha na região do Distrito de Flamengo. Ao chegarem ao local, a equipe constatou o fato. Foram encontrados 11 mil pés de maconha.
Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis. Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes para tomada das medidas pertinentes.
-
Políticahá 3 dias
Estado entrega novas estruturas de educação, segurança e infraestrutura em Cristópolis
-
Políticahá 3 dias
Governo do Estado investe R$ 2,8 milhões em Cristópolis para fortalecer rede pública de saúde
-
Segurançahá 3 dias
Ação da Polícia Militar gera renda e oportunidades para a comunidade do Bairro da Paz
-
Serviçoshá 21 horas
Vagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (28)