Economia
Ultragaz apresenta à SDE investimento de R$ 30 milhões em Barreiras
Durante a fase de implantação, estão previstos cerca de 200 postos de trabalho, movimentando a economia local

A Ultragaz apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), nesta terça-feira (12), o projeto de implantação de uma base satélite no município de Barreiras, voltada à armazenagem e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel e envasado. Com investimento previsto de R$ 30 milhões e prazo estimado de 12 meses para conclusão, a unidade será a primeira base de distribuição da Ultragaz no município, atendendo a toda a região do MATOPIBA, que engloba áreas da Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, com forte vocação para o agronegócio.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou a importância do projeto e o impacto do empreendimento para o fortalecimento da economia baiana. “Recebemos com entusiasmo o projeto apresentado pela Ultragaz, que representa um investimento significativo para o Oeste baiano e para todo o Estado. A implantação dessa base de distribuição vai fortalecer a interiorização do fornecimento de GLP, atender de forma mais eficiente o agronegócio, ampliar a competitividade da região e fortalecer a política de transição energética na Bahia. Estamos falando de geração de empregos, aumento de arrecadação e, acima de tudo, de desenvolvimento econômico sustentável”, declarou.
O gerente de relações institucionais e regulação da Ultragaz, Gustavo Henrique Gomes da Silva, ressaltou que o projeto da nova base de distribuição é voltado à interiorização, apoio ao agronegócio e expansão da rede de revendas em municípios sem essa estrutura. “Essa será a primeira base no município, com potencial gigantesco, não só para ampliar o número de revendas, mas também para garantir nível de serviço aos clientes do nosso granel. É um investimento de R$ 30 milhões na construção e benefícios como geração de ICMS para o Estado e criação de empregos diretos e indiretos, o que representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento local e a consolidação da Ultragaz na Bahia”, afirmou.
Durante a fase de implantação, estão previstos cerca de 200 postos de trabalho, movimentando a economia local e fortalecendo a cadeia produtiva. Na etapa operacional, a base deve contar com 15 colaboradores próprios, 10 terceirizados e 100 empregos indiretos.
Economia
Agricultura familiar de Cansanção recebe reforço do Governo do Estado
A iniciativa beneficia não apenas as associadas, mas também cerca de 30 famílias da comunidade

Neste sábado (9), a Associação das Mulheres Lavradoras Unidas do Povoado Lagoa da Baixa recebeu mais uma agroindústria familiar entregue pelo Governo da Bahia. Desta vez, trata-se de uma unidade de beneficiamento de mandioca totalmente equipada com chapa, fogão, forno, batedeira, liquidificador, entre outros utensílios e equipamentos industriais no povoado de Lagoa da Baixa, município de Cansanção, no Território de Identidade Sisal.
No local, uma equipe formada por nove mulheres e um jovem da comunidade já está produzindo bolos e beijus, que vêm sendo comercializados para escolas da rede pública e para os próprios moradores da região. Em breve, a produção será ampliada com biscoitos, pães, pizzas e broas, resultado de uma capacitação realizada na unidade por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Sebrae.
A implantação da agroindústria foi realizada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa beneficia não apenas as associadas, mas também cerca de 30 famílias da comunidade, que comercializam produtos como aipim, leite, ovos e fécula de mandioca.
O diretor geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que a associação, liderada por mulheres, já atua com produção e venda de alimentos, resultado do engajamento e da mobilização da comunidade. “Tudo isso representa mais renda e desenvolvimento para a população local e para o território. É assim que o Governo da Bahia cria condições para que alimentos saudáveis cheguem à mesa de baianos e baianas”, afirmou.
Edinária Moreira (Nara), tesoureira da associação e coordenadora da equipe da agroindústria, ressalta que a comercialização será ampliada com entregas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e que a expectativa é crescer ainda mais com a chegada de um agente de negócios. “Estamos com a expectativa de comercializar nossos produtos também nos mercados do município, de cidades vizinhas e até mesmo fora da Bahia”, afirma.
O jovem Sérgio Dias comemora a oportunidade de permanecer em sua comunidade com trabalho e renda, ao lado da mãe, que também comercializa os frutos colhidos em sua propriedade rural. “É uma oportunidade, como jovem, de não precisar me deslocar para a cidade ou outros locais para trabalhar. E também uma forma de ajudar minha família, com a renda gerada a partir da venda da mandioca usada na produção de bolos aqui na agroindústria”, explica.
Tecnologia a serviço da produção
Também foi entregue pelo Governo do Estado, via CAR/SDR, no município de Cansanção, um trator com implementos agrícolas para a União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (Uapac). As novas tecnologias irão qualificar o processo de produção de alimentos das famílias que serão beneficiadas, diminuindo o tempo nas etapas de produção e melhorando as condições de trabalho dessas famílias.
Economia
CDL Salvador espera aumento de 3% nas vendas do Dia dos Pais
As projeções se baseiam em pesquisa de mercado e consulta aos parceiros da instituição

A CDL Salvador projeta um aumento nas vendas na semana do Dia dos Pais, da ordem de 3 % em comparação com o mesmo período do ano passado. A câmara também avalia que o tíquete médio deve ficar em torno de 210,00. As projeções se baseiam em pesquisa de mercado e consulta aos parceiros da instituição.
Segundo o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, é uma data esperada, que tem força devido ao apelo afetivo. “É sempre um momento importante para o comércio e, considerando o contexto econômico atual, um bom incentivo para atrair o consumidor e ampliar as vendas”, informa.
O presidente explica que, tradicionalmente, os segmentos mais impactados são os de vestuário, calçados, eletrônicos, artigos esportivos e adereços (relógio, pulseira etc). O Dia dos Pais está entre as datas mais importantes do varejo.
Economia
Acordo fortalece a agricultura familiar nos supermercados baianos
O objetivo é viabilizar a realização de ações e atividades conjuntas para incentivo, promoção, divulgação e parcerias

Foi assinado, nesta quarta-feira (6), um Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Associação Baiana de Supermercados (Abase). O objetivo é viabilizar a realização de ações e atividades conjuntas para incentivo, promoção, divulgação e parcerias, visando ampliar a aquisição de produtos das agroindústrias familiares pelas redes de supermercados filiadas à Abase.
O ato foi realizado durante a abertura da SuperBahia – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, no Centro de Convenções de Salvador.
Durante o evento, que segue até sexta-feira (8), o público tem a oportunidade de conhecer produtos de agroindústrias familiares de diversas regiões da Bahia, reunidos na Vila da Agricultura Familiar, um empório exclusivo voltado à realização de rodadas de negócios com o setor supermercadista.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que a SuperBahia representa um espaço estratégico para a abertura de novos negócios com agroindústrias da agricultura familiar, que possuem capacidade de fornecimento para as redes de supermercados, tanto no varejo quanto no atacado. “Com este acordo, a parceria com a Abase se tornará ainda mais efetiva, aproximando as cooperativas da agricultura familiar da Bahia das redes de supermercados do estado, colocando seus produtos em ainda mais mesas de baianos e baianas”, afirmou.
Para Amanda Vasconcelos, presidente da Abase, o acordo firmado durante o evento evidencia o compromisso do setor supermercadista com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. “Estamos falando de valorizar o que é produzido na nossa terra e fortalecer toda a cadeia de abastecimento. Esse acordo reafirma o papel social dos supermercados baianos e demonstram que, quando unimos forças, quem ganha é a população”, destacou.
Alimentos saudáveis
Produtos como aipim congelado, iogurtes, manteiga, queijos, alimentos minimamente processados, polpas de frutas, doces, geleias e chocolates, oriundos da agricultura familiar baiana, já estão sendo comercializados em redes de supermercados como Atakarejo, Hiperideal, Rede Mix, Novo Mix, Atacadão e Sam’s Club. A expectativa é que, com o acordo assinado, aumente tanto o número de produtos quanto o de supermercados parceiros que comercializam a produção da agricultura familiar da Bahia.
“São alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar baiana, dos quatro cantos do estado que estão chegando aqui para a SuperBahia 2025, para adentrar de uma vez por todas nas prateleiras dos supermercados. Isso é fruto de política pública do Governo do Estado”, salientou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Centro de Distribuição
A iniciativa é realizada em parceria com a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), responsável pela logística dos produtos, a partir do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. Com câmaras frias e uma área de 1.296 m², o centro possui capacidade superior a 200 toneladas, garantindo agilidade na entrega e a integridade dos produtos até os pontos de venda.
A participação dos empreendimentos da agricultura familiar na SuperBahia é estratégica para a geração de novos negócios, parcerias comerciais e acordos de distribuição. Os produtos contam com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar da Bahia (SIPAF), que atesta a origem e qualidade, além de oferecer benefícios fiscais de ICMS para lojistas e distribuidores, um diferencial competitivo importante no mercado varejista.
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