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Cidade

Trecho 1 do VLT chega a 50% e trens avançam para a operação assistida 

Monitoramento das obras foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da CTB, Eracy Lafuente 

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As obras do Trecho 1 do VLT de Salvador, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, alcançaram 50% de execução, representando
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As obras do Trecho 1 do VLT de Salvador, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, alcançaram 50% de execução, representando um avanço significativo na implantação de um novo sistema de mobilidade urbana para a capital baiana. O andamento dos trabalhos foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, durante agenda de monitoramento realizada pelo Governo do Estado. 

Para o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o VLT representa mais do que uma obra de infraestrutura. “O VLT é um projeto estruturante que vai reorganizar a mobilidade da Cidade Baixa, reduzir o tempo de deslocamento da população e impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. Mais mobilidade, qualidade de transporte urbano e qualidade de vida para a população”, destacou. 

Paralelamente ao avanço das intervenções físicas, os trens do VLT avançam para a fase de operação assistida, etapa que envolve testes técnicos e ajustes operacionais necessários antes do início da operação comercial do sistema. No Trecho 1, os serviços em execução incluem a implantação da via permanente, obras de drenagem, requalificação urbana no entorno, além da construção de estações e estruturas operacionais. As intervenções são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios responsáveis pela execução, com acompanhamento permanente do Governo do Estado. 

Segundo Eracy Lafuente, o avanço das obras reflete um trabalho técnico contínuo e planejado. “Estamos seguindo um cronograma rigoroso, com foco na segurança, na qualidade da obra e no impacto positivo que esse sistema vai trazer para o dia a dia das pessoas. Nós estamos fazendo hoje a maior obra de mobilidade, e não só uma obra de mobilidade, como também uma obra de desenvolvimento territorial do país. Não há obra em termos de ascensão e de envergadura e execução hoje como essa. É uma obra que vai ligar toda a cidade, vai ligar tudo em termos de Região Metropolitana”, afirmou. 

Sobre o VLT 

O VLT de Salvador contará, quando concluído, com cerca de 43,31 quilômetros de extensão, distribuídos em três trechos, promovendo a integração do Subúrbio Ferroviário com outras áreas da cidade e com a Região Metropolitana. O empreendimento representa um investimento total de R$ 5,4 bilhões, consolidando-se como uma das maiores obras de mobilidade urbana em execução no país. O projeto também representa um importante vetor de desenvolvimento econômico e social, com geração de empregos, estímulo à economia local e valorização urbana ao longo do traçado. 

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Cidade

Bahia inaugura unidade de triagem para fortalecer coleta seletiva em Salvador

Novo espaço investe em sustentabilidade, inclusão socioprodutiva e melhores condições para catadores

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localizada na Avenida 29 de Março, com investimento superior a R$ 512 mil. A iniciativa integra as políticas do governo da Bahia
Fots: Feijão Almeida/GOVBA

Salvador ganhou, nesta terça-feira (16), um reforço importante para a gestão de resíduos sólidos e a valorização do trabalho dos catadores. O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos Cajaverde, localizada na Avenida 29 de Março, com investimento superior a R$ 512 mil. A iniciativa integra as políticas do governo da Bahia de sustentabilidade e inclusão socioprodutiva. 

Para quem atua diariamente na coleta, a entrega representa melhoria direta nas condições de trabalho. Roque Gonçalves, presidente da Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras (Cajaverde), destacou que a nova estrutura garante mais organização, segurança e eficiência. “Agora temos um espaço melhor para trabalhar, mais organizado e seguro. Isso facilita nosso dia a dia, melhora a produção e valoriza o nosso trabalho”, afirmou. 

Durante a inauguração, Jerônimo Rodrigues ressaltou que o equipamento amplia a infraestrutura para gestão de resíduos e fortalece a coleta seletiva. “Investir nesse tipo de equipamento é cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância social de quem vive da triagem. É uma infraestrutura que gera dignidade, renda e desenvolvimento”, disse. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, reforçou que o galpão faz parte de um conjunto de iniciativas em expansão no estado. “Fortalecer a coleta seletiva é cuidar do meio ambiente e promover inclusão socioprodutiva. Esse galpão integra ações que estamos ampliando em diferentes municípios da Bahia”, declarou. 

Estrutura e investimentos 

Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra reformou um galpão com 245,98 m² de área construída, em terreno de cerca de 1.300 m². O espaço conta com vestiários masculino e feminino, banheiro adaptado, copa, cozinha, sala administrativa e mezanino para reservatórios de água. A área de produção recebeu piso de alta resistência, e o entorno passou por melhorias como drenagem pluvial, novos passeios e pavimentação em bloco intertravado. 

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Após a solenidade, o governador, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Veloso, participou de um café da manhã natalino com catadores. Na ocasião, foram entregues equipamentos a 42 cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis de Salvador e do interior, com investimento aproximado de R$ 3,2 milhões. 

Entre os itens distribuídos estão mesas de triagem, prensas, balanças, carrinhos para transporte, sacos de alta resistência e equipamentos para fábricas de vassouras ecológicas. A iniciativa fortalece a parceria com o segmento, dá continuidade ao apoio em grandes eventos, como o Carnaval, e potencializa ações de enfrentamento à fome e vulnerabilidades, em articulação com as VSBA e o programa Bahia Sem Fome. 

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Cidade

Campo Grande se prepara para receber metrô e ganhar nova dinâmica urbana

Obras financiadas pelo PAC devem começar em 2026 e prometem revitalizar uma das áreas mais tradicionais de Salvador

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Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de

Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa do Governo do Estado promete transformar uma região histórica da capital baiana, marcada por equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves, a Concha Acústica e diversos museus, além de instituições educacionais e de saúde.

Morador há mais de 50 anos, o administrador de condomínios Darcílio Gouveia comemora a possibilidade de trocar o carro pelo transporte sobre trilhos. “Será uma economia de recursos e tempo inacreditável para mim, que sempre faço o percurso e gasto com combustível bem mais do que a passagem, além do estresse dos congestionamentos”, afirma.

O entusiasmo também contagia comerciantes da área, que receberá o tramo 4 do metrô, projetado para transportar cerca de 11 mil usuários por dia. Índio, dono do tradicional Sebo Graúna, vê na obra uma oportunidade para recuperar o movimento perdido. “A pandemia contribuiu para afastar o povo das ruas, mas também sofremos com cortes de linhas de ônibus pela prefeitura, que dificultaram o acesso”, critica.

Segundo ele, a queda na circulação impactou diretamente negócios em uma região com forte apelo cultural e educacional, onde funcionam unidades da Ufba e um polo de saúde com hospitais e clínicas. “Trabalho aqui a 50 metros do Campo Grande há décadas e senti no bolso esse esvaziamento”, relata.

Além de revitalizar o comércio, a chegada do metrô deve facilitar o acesso a eventos cívicos como o 2 de Julho e o 7 de Setembro, além do circuito do Carnaval. “Vai ser muito mais fácil para toda a cidade chegar aqui”, reforça Darcílio.

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Para o governador Jerônimo Rodrigues, a expansão do metrô e a implantação do VLT fazem parte do projeto Nova Bahia, que inclui investimentos sociais e em infraestrutura. “O objetivo do nosso governo é melhorar a vida do povo baiano”, afirma.

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Cidade

Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes

Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026

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Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais.
Foto: Renato Ribeiro/GOVBA

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.

Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.

Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.

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