Economia
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
Nove startups vinculadas ao Hub estarão presentes no seminário
O Hub da Construção do Sinduscon Bahia marca presença no Seminário Imobiliário do CRECI, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador. O evento conta com um espaço especialmente dedicado às startups do Hub, que irão apresentar soluções voltadas ao mercado imobiliário, aproximando o setor de ideias que unem tecnologia, criatividade e visão de futuro.
Criado a partir de uma parceria entre o *Sinduscon-BA e o CREA-BA, o Hub nasceu com 10 startups. Para o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, essa evolução demonstra a força da inovação no setor. “No início, tínhamos apenas 10 startups. Hoje, já são 30 empresas que trazem soluções inovadoras e alinhadas às demandas do mercado. Essa trajetória mostra a força do ecossistema de inovação que estamos construindo juntos, unindo a tradição do setor imobiliário à visão de futuro da construção”, afirma Landim.
Nove startups vinculadas ao Hub estarão presentes no seminário: Appi Movi, RS Tek, Casaes Automação, Epra, Cambuí, Seu Agente IA, Aço Motriz/Box Acessível, Hive e EAP.
“A participação das empresas reforça o compromisso do Sinduscon Bahia em fortalecer o ecossistema de inovação da construção, criando pontes entre a tradição do setor e as novas forças que surgem para transformá-lo”, ratifica o presidente do Sinduscon-BA.
Economia
Arquitetura especializada marca presença em encontro do setor de combustíveis
Evento em Feira de Santana reúne revendedores, fornecedores e especialistas para debater tendências e desafios do mercado
O escritório Andrade Schimmelpfeng Arquitetura participa, no dia 30 de outubro, do Encontro do Sindicombustíveis, realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana. O evento integra o Ciclo de Encontros Regionais de Revendedores de Combustíveis da Bahia 2025 e reúne representantes do setor para discutir tendências, desafios e oportunidades no mercado de combustíveis.
A presença do escritório reforça o papel da arquitetura especializada no desenvolvimento sustentável e na inovação de projetos voltados ao varejo de combustíveis e à mobilidade urbana. A empresa é a única do segmento associada ao Sindicombustíveis e também atua como patrocinadora do evento.
A programação inclui palestras e painéis sobre temas estratégicos para o setor. O painel de abertura abordará o cenário político e econômico, com participação de Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes. Também serão debatidos os descaminhos do mercado de combustíveis e as perspectivas para o futuro, com a presença de Josué Bohn, diretor comercial da Acelen.
Economia
Bahia lidera produção de energia eólica no Brasil
A 16ª edição da Brazil WindPower acontece nesta terça (28), na cidade de São Paulo
Destaque no setor de energias renováveis, a Bahia celebra a liderança nacional na geração de energia eólica, segundo os dados mais recentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com esse desempenho, o estado é destaque na 16ª edição da Brazil WindPower, que acontece nesta terça (28), na cidade de São Paulo.
A abertura oficial da Feira contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que recebeu a comenda Embaixador dos Ventos. Para o chefe do executivo, a Bahia vive um momento de alegria e celebração ao despontar nacionalmente como o estado que mais investe. “Vim aqui hoje com minha comitiva para receber essa homenagem e reconhecimento, pois a Bahia é líder no Brasil em produção de energia eólica e mais; estamos em quase 100% juntando todas as energias renováveis produzidas na Bahia somadas ao que a Bahia consome de energia elétrica”, reforçou o governador.
Na abertura foi lançado o Relatório “Agenda 2050: Propostas para Descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil”, documento que visa realizar ações com metas para, em 25 anos, descarbonizar e economia brasileira.
Realizado pela Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeolica, o evento reúne, durante três dias, os principais líderes, especialistas e empresas do setor para promover conexões, negócios e debates estratégicos para reforçar o papel da energia eólica como uma solução estratégica para a descarbonização da economia brasileira e o avanço rumo a um futuro mais sustentável.
Economia
Bahia recebe maior evento de mineração da América Latina
Governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura da Exposibram 2025, que enaltece a diversidade e potencial do estado no setor
A capital baiana se tornou, nesta segunda-feira (27), o centro das atenções do setor mineral com a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, realizada no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. O evento, considerado uma das maiores exposições de mineração da América Latina, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades do governo estadual, federal e do setor privado.
Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram segue até a próxima quinta-feira (30) e reúne 400 stands das principais empresas de atuação global e os maiores fornecedores de produtos, serviços e tecnologia da indústria mineral. A edição, conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e da Bahiagás, reafirmando o compromisso do Estado em fortalecer o setor e atrair novos investimentos.
Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues, que considerou o momento histórico para a mineração ressaltou, “ter a Exposibram aqui na Bahia significa colocar nosso estado no mapa global da mineração. Nós queremos apresentar o que a Bahia tem, queremos dialogar o formato de exploração que seja responsável, sustentável, que possa envolver ações de ciência, tecnologia e inovação. O papel da CBPM o tempo inteiro foi montar uma estratégia para que o mundo e o Brasil pudessem ver o potencial mineral que a Bahia tem”, afirmou.
O diretor‐presidente do Ibram, Raul Jungmann, também enalteceu o protagonismo da Bahia no setor mineral. “O estado é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta diversidade de recursos a serem pesquisados e produzidos. uma felicidade ter escolhido a Bahia para sediar esse evento”, afirmou. O presidente da CBPM, Henrique Carballal, reforçou a satisfação da instituição em receber o evento e destacou a diversidade mineral da Bahia: “Devido às suas características geológicas, o estado baiano possui uma diversidade de minerais que nos posiciona estrategicamente no país. Receber um evento como este é, sem dúvida, motivo de satisfação.”
A Exposibram 2025 reúne as maiores mineradoras do mundo, além de grandes fornecedores de equipamentos, softwares e soluções tecnológicas. O público poderá conhecer as principais tendências em inovação, sustentabilidade e gestão da indústria mineral. Durante os quatro dias de evento, serão realizados painéis temáticos e sessões com especialistas do setor produtivo, representantes governamentais e do terceiro setor. O congresso técnico oferece um espaço de alto nível para debates sobre os cenários atuais e emergentes da mineração. O evento também será palco de um festival musical, que acontecerá durante três dias, com shows de artistas como Bell Marques, Luiz Caldas e a banda Timbalada.
Para a coordenadora da Jacobina Minerações, Isadora Cerqueira, “um marco significativo para a mineração da Bahia. Nós somos a maior produtora de ouro do estado da Bahia, a Jacobina Mineração tem honra de estar aqui com o estande, de trazer nossos projetos sociais, para que as comunidades possam entender como a mineração da Bahia vem trabalhando”, disse.
-
Inovaçãohá 3 dias2º Fórum Bahia Digital abre inscrições com agenda de palestras
-
Políticahá 3 diasColégio é modernizado e ampliado em Lafaiete Coutinho
-
Geralhá 2 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Políticahá 3 diasLula e Trump discutem tarifas e reforçam laços em encontro na Malásia

