SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

SSP registra 350 mil pessoas no primeiro dia da Micareta

O indicativo de público auxilia no emprego das equipes policiais e de bombeiros ao longo de todo o evento. 

Publicado

em

Cerca de 350 mil pessoas passaram pelos Portais de Abordagem no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana 2025. A contagem
Foto: Rafael Rodrigues 

Cerca de 350 mil pessoas passaram pelos Portais de Abordagem no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana 2025. A contagem do público foi encerrada na madrugada desta sexta-feira (2). 

Analíticos do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) contabilizam os foliões. As repetições são descartadas pela tecnologia. 

O indicativo de público auxilia no emprego das equipes policiais e de bombeiros ao longo de todo o evento. 

Mais de 400 câmeras e 7 mil integrantes das Forças da Segurança são empregados na maior Micareta Brasil. 

Cultura

Brasil entrega à Unesco dossiê que candidata o forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade

Iniciativa conta com apoio do Governo da Bahia e reforça ações de valorização e internacionalização do forró tradicional

Publicado

em

foi entregue à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o dossiê de candidatura do forró
Foto: Arivaldo Publio

Na terça-feira (31), foi entregue à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o dossiê de candidatura do forró tradicional ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A iniciativa envolve o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os ministérios da Cultura (MinC) e das Relações Exteriores (MRE). O Governo da Bahia apoia a proposta e participou ativamente das articulações por meio do Consórcio Nordeste.

Segundo o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o pleito de reconhecimento internacional representa o ponto alto de um conjunto de políticas voltadas à valorização do forró. “Trata-se do ápice de uma série de iniciativas desenvolvidas em diferentes frentes, como políticas de fomento por meio de editais e articulações institucionais que reforçam a importância do reconhecimento do movimento cultural nordestino como patrimônio”, afirmou.

O dossiê apresentado à Unesco descreve o forró como uma manifestação cultural que integra música, dança e práticas sociais, amplamente difundida na região Nordeste. O gênero é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2021, o que fortalece sua candidatura no cenário internacional.

Em 2025, o Governo da Bahia participou do Festival Internacional do Forró de Raiz, realizado em Lille, na França. Na ocasião, foi assinado um protocolo de cooperação com os nove estados nordestinos, reafirmando o compromisso conjunto com a salvaguarda e a valorização internacional do forró. A participação teve como objetivo promover o intercâmbio cultural, ampliar a visibilidade do gênero no exterior e fortalecer a articulação institucional em torno de seu reconhecimento como patrimônio cultural.

Fomento à cultura

ANÚNCIO

Além da articulação internacional, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), tem fortalecido o forró por meio dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Entre as iniciativas de destaque está a Premiação Artística ao Forró da Bahia, que reconheceu artistas, grupos e mestres responsáveis pela preservação e renovação dessa tradição.

Com investimento de cerca de R$ 700 mil, a premiação contemplou 28 agentes culturais que atuam na preservação, difusão e inovação do gênero, reunindo desde nomes consagrados até novos talentos e coletivos emergentes. “Mais do que premiar trajetórias, o edital fortalece o forró enquanto elemento fundamental da memória cultural nordestina”, resumiu Bruno Monteiro.

Outro destaque é o Prêmio Quadrilhas Juninas – Ano 2, que reforça o reconhecimento das quadrilhas como uma das expressões mais emblemáticas das festas juninas. A iniciativa valoriza grupos dedicados à preservação dessa tradição, incentivando a profissionalização, a criatividade e a continuidade dos saberes populares. Além do impacto cultural, o edital movimenta a economia criativa, envolvendo áreas como figurino, cenografia, música e produção artística.

O Calendário das Artes também integra esse conjunto de ações, ampliando as possibilidades de circulação e difusão artística ao longo de todo o ano. Ao contemplar propostas em diversas linguagens, incluindo iniciativas ligadas ao ciclo junino, o edital contribui para descentralizar o acesso à cultura e alcançar diferentes territórios e públicos.

De forma integrada, os editais da PNAB compõem um conjunto robusto de investimentos que abrangem múltiplas linguagens e territórios culturais, garantindo acesso democrático aos recursos e incentivando a diversidade de manifestações artísticas. O impacto positivo se reflete especialmente no interior do estado, onde o forró permanece como elemento central das festas juninas e das celebrações comunitárias, dialogando diretamente com o reconhecimento do gênero em âmbito nacional e internacional.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Agricultura

Mulheres da Caatinga transformam produção coletiva em renda, alimento e preservação ambiental 

Grupo de agricultoras de comunidades de Fundo de Pasto em Mirangaba fortalece a agroecologia, a segurança alimentar e o protagonismo feminino com apoio do Governo do Estado 

Publicado

em

O Grupo de Mulheres Defensoras da Caatinga, formado por moradoras das comunidades de Fundo de Pasto Mangabeira
Foto: Aline Queiroz

O Grupo de Mulheres Defensoras da Caatinga, formado por moradoras das comunidades de Fundo de Pasto Mangabeira e Paranazinho, no município de Mirangaba, encontrou na produção coletiva um caminho para cultivar alimentos saudáveis, preservar o bioma da caatinga e gerar renda de forma agroecológica. A iniciativa reúne 12 mulheres, que atuam em áreas de policultivo com frutíferas, hortaliças, verduras e mudas nativas, fortalecendo a segurança alimentar e o trabalho comunitário. 

A experiência teve início a partir de diálogos com as agricultoras, mediados por técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e ganhou força com investimentos do Governo do Estado, por meio do Assessoramento Técnico Continuado (ATC). As ações incluíram a estruturação das áreas produtivas, com a construção de cisternas tipo telhadão para captação de água da chuva, aquisição de mudas, implantação de sistemas de irrigação e parceria com a prefeitura municipal para a reativação de um poço artesiano. 

Com o fortalecimento da organização coletiva, o grupo passou a garantir maior diversidade alimentar para suas famílias e também a gerar renda, por meio da comercialização dos produtos na própria comunidade e da participação em políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Moradora da comunidade de Mangabeira, Veraneide Lima celebra os resultados do trabalho coletivo. “Essa foi a primeira roça coletiva aqui na Mangabeira, foi a mãe de todas. Foi a partir dela que a comunidade avançou. Tudo começou quando o Governo do Estado olhou para a gente e nos apoiou. Hoje temos água, sistema de irrigação e tudo o que precisamos para produzir, alimentar nossas famílias e gerar renda”, afirma. 

Além da produção agroecológica, o trabalho das Defensoras da Caatinga também se destaca pela atuação na defesa do bioma, do território e das comunidades de Fundo de Pasto, fortalecendo o protagonismo das mulheres rurais. 

ANÚNCIO

“A nossa área e o trabalho que desenvolvemos aqui são fundamentais para o território, para as comunidades de Fundo de Pasto e para nós mesmas. Aqui carregamos um sentimento de poder. As mulheres vão ganhando força, não só na comunidade, mas também na cidade e no estado. Essa é a nossa luta”, destaca a agricultora Antonieta de Jesus. 

A experiência integra a estratégia do Governo da Bahia voltada à preservação da caatinga, à valorização do trabalho das mulheres no campo e à promoção da geração de renda no semiárido baiano. 

Continue Lendo

Cultura

Memorial do Abaeté é inaugurado no aniversário de 477 anos de Salvador

Espaço valoriza história, cultura e meio ambiente e marca nova fase de requalificação do parque

Publicado

em

etapa da requalificação do Parque Metropolitano do Abaeté — o Memorial —, que reuniu moradores e visitantes neste domingo (29).
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As águas escuras da Lagoa do Abaeté guardam histórias, lendas e a memória viva de um povo que construiu a identidade de Salvador ao som da cultura e da ancestralidade. Símbolo da força afro-brasileira e da relação entre natureza e tradição, o Abaeté é mais do que paisagem: é território de pertencimento. É nesse cenário que a capital baiana celebra seus 477 anos, com a inauguração da primeira etapa da requalificação do Parque Metropolitano do Abaeté — o Memorial —, que reuniu moradores e visitantes neste domingo (29).

“Estamos em mais uma etapa de modernização da Lagoa do Abaeté, em Itapuã, entregando uma Casa da Memória e autorizando mais R$ 5 milhões para a ampliação da modernização, com um novo mirante, que já conta com um conjunto de restaurantes reanimando a economia local”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A nova estrutura convida o público a um mergulho na história do parque, reunindo informações sobre os ecossistemas, as tradições locais e o patrimônio cultural da região.

O secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, destacou o equilíbrio entre preservação e identidade cultural. “Essa etapa envolve a criação de um memorial belíssimo, visando trazer conhecimento e pertencimento”, explicou.

Moradora e ganhadeira de Itapuã, Teresa Santos, de 77 anos, falou com emoção sobre as melhorias no espaço. “É só alegria. A gente tem que divulgar muito para que as pessoas venham ver como é que está lindo esse Abaeté. Tem segurança 24 horas, é outro Abaeté”, destacou.

ANÚNCIO

Com a conclusão dessa etapa, o governador também assinou a autorização para o início do processo licitatório da segunda fase da requalificação urbana do Parque do Abaeté. A proposta inclui novas intervenções urbanísticas e a implantação de equipamentos como quadras de areia, banheiros e um novo mirante.

Continue Lendo

Mais Lidas