SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Sol Grand Premium é inaugurado na Costa do Sauípe

Considerado o maior resort de praia do país, o equipamento conta com incentivos fiscais do Governo do Estado que permitirão uma redução no ICMS

Publicado

em

Bahia e a geração de emprego e renda foi inaugurado, nesta quarta-feira (19), em Costa do Sauípe, no Litoral Norte. O Sol Grand Premium
Foto: Joá Souza/GOVBA

Mais um empreendimento que vai potencializar o turismo da Bahia e a geração de emprego e renda foi inaugurado, nesta quarta-feira (19), em Costa do Sauípe, no Litoral Norte. O Sol Grand Premium, considerado o maior resort de praia do país, conta com incentivos fiscais do Governo do Estado que permitirão uma redução no ICMS, com o apoio do Banco do Nordeste. O evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

“Nos foi apresentada uma agenda de investimentos que contempla não apenas os blocos de hotéis, mas também um parque aquático, que será inaugurado no final de 2027. Tenho a esperança de que isso gere empregos, renda e, principalmente, o orgulho de ver o nome da Bahia circulando nas grandes redes de mídia e nas revistas de turismo”, declarou Jerônimo Rodrigues. Além do governador, o evento também contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, dos secretários de Turismo (Setur) e Trabalho e Renda (Setre) Maurício Bacelar e Augusto Vasconcelos, respectivamente, e outras autoridades.

Para o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, a iniciativa é mais um polo de desenvolvimento por meio da geração de emprego para os moradores do Litoral Norte e região.  “Essa grande obra vai ter um impacto muito grande pro turismo, pra geração de empregos, pra distribuição de renda na região, expectativa de geração de 3.500 novos postos de trabalho até 2029”, pontuou o gestor.

O retrofit do Sol Grand Premium faz parte do processo contínuo de modernização do complexo, que vem sendo revitalizado com investimentos em infraestrutura e se prepara para um novo ciclo de crescimento, reforçando sua posição como um polo de hospitalidade e entretenimento. O principal destaque desse momento é o Hot Park Costa do Sauípe, que será um dos primeiros grandes parques aquáticos da Bahia, com inauguração prevista para 2027 e um investimento de R$ 350 milhões. Com a modernização os hóspedes terão acesso ilimitado ao parque aquático, que também oferecerá o formato Day Use para visitantes. Para o secretário Maurício Bacelar (Setur-BA), o avanço no turismo com a modernização de hotéis é reflexo de estratégias desenvolvidas pelo governo para o fortalecimento do turismo na Bahia.

“Nós temos atuado na captação de investimentos por parte de empreendedores e empresários para que possam investir na atividade turística da Bahia. E novamente, aqui, este empreendimento tem o apoio do Governo da Bahia, tem estímulo do Governo do Estado para a sua execução e este trabalho conjunto do poder público e a iniciativa privada, que deu a Bahia pela primeira vez na história, o reconhecimento pelo Ministério do Turismo, a liderança do turismo brasileiro”, acrescentou Bacelar.

ANÚNCIO
Anúncios
Mais investimentos

Durante a solenidade o governador e as autoridades conheceram as obras que estão em andamento e futuras entregas. As obras do Hot Park, que ocupará 100 mil m² com mais de 20 atrações e será dividido em 5 áreas tematizadas foram vistas de perto pelos presentes. O parque que terá investimento de aproximadamente R$400 milhões tem expectativa de gerar cerca de 2.150 entre empregos diretos e indiretos em toda a região e contribuirá com mais de R$ 521 milhões de impostos em 10 anos. São mais de R$ 52 milhões, em média, a cada ano, injetados na economia.

Em discurso durante o evento, o vice-governador, Geraldo Júnior, acrescentou, “esse parque, com certeza será uma referência nacional e mundial. E aqui agradeço ao nosso governador, mais uma vez, por poder participar de um governo que pensa nas pessoas, no desenvolvimento do país, na geração de emprego e renda e na valorização empresarial. A Bahia continua no avanço com o pacto federativo, com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues”.

Executivos da Aviva, plataforma de entretenimento responsável pela administração do complexo, como o CEO, Alessandro Cunha, o diretor de operações, Paulo Schneider, o diretor administrativo-financeiro, Thiago Queiroz, e a assessora de relações institucionais, Neizielle Santana, que acompanharam o chefe do executivo e os secretários em uma visita técnica pelo hotel recém-inaugurado Sol Grand Premium e pelas obras do futuro parque aquático Hot Park Costa do Sauípe.

Turismo

Azul amplia oferta de voos para Salvador e Ilhéus no verão 2025/2026

A iniciativa visa impulsionar o fluxo de turistas e consolidar a Bahia como um dos principais destinos turísticos do país

Publicado

em

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta de voos para Salvador e Ilhéus,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta de voos para Salvador e Ilhéus, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Azul Linhas Aéreas. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia programou 580 voos extras para os dois destinos, totalizando 85 mil assentos adicionais no período. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (18), durante evento realizado em Salvador, visa impulsionar o fluxo de turistas e consolidar a Bahia como um dos principais destinos turísticos do país. 

Em Ilhéus, serão 148 voos extras e 20,1 mil assentos adicionais, representando um aumento de 56% nas decolagens e 62% na oferta de assentos. A cidade contará com uma nova rota sazonal para Congonhas (SP), além de operações extras para Confins (Belo Horizonte). Os voos regulares para Goiânia, Campinas, Salvador e Confins serão mantidos, com destaque para o mercado de Confins, que terá um crescimento de 22% nas decolagens e 25% na oferta de assentos em relação à operação regular. 

No mesmo período, Salvador receberá 432 voos extras operados pela Azul, o que representa um aumento de 22% no número de decolagens e 25% na oferta de assentos, em comparação ao período regular. No total, serão disponibilizados 64,9 mil assentos adicionais. A capital baiana também ganhará novas rotas sazonais, com voos diretos a partir de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG), facilitando o acesso de turistas de diversas regiões do país. 

De acordo com a diretora da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, “esse fortalecimento do turismo aqui no Nordeste é o que a gente tem feito junto com o setor público e com o setor privado. A gente tem feito muita promoção turística e eu acho que tem sido muito efetiva. Não é à toa que, para esse ano, a gente cresceu 30% o número de passageiros embarcados aqui para o destino, o que tornou muito mais favorável a injeção de mais assentos para a próxima estação”. 

Ilhéus 

Com forte apelo turístico, Ilhéus se destaca por suas praias exuberantes, seu patrimônio histórico e sua importância no imaginário literário brasileiro, especialmente por meio das obras de Jorge Amado. A cidade vem se consolidando como destino de sol e mar no Sul da Bahia, e o reforço da malha aérea amplia significativamente o acesso ao município. A nova rota sazonal para Congonhas representa uma conquista importante para o turismo regional, conectando Ilhéus diretamente ao principal aeroporto urbano de São Paulo. As operações extras para Confins também contribuem para aumentar o fluxo de visitantes vindos de Minas Gerais, um dos mercados emissores mais relevantes para o destino. 

ANÚNCIO
Anúncios

Segundo a Azul, a expectativa é de alta demanda nos voos para Ilhéus, com taxas de ocupação superiores a 85% durante o período. Para a Setur-BA, a ampliação da malha aérea é estratégica para o fortalecimento da economia do turismo no estado, especialmente no verão, quando a procura por destinos litorâneos e culturais aumenta significativamente.  

“São vários eixos trabalhados pela Secretaria de Turismo, o eixo da biossegurança, da qualificação e capacitação dos serviços turísticos, a infraestrutura que é relevante para o turismo do Estado e a promoção do destino e comercialização dos segmentos dos produtos e atrativos turísticos. Então, o incremento da malha aérea é fundamental e nós temos atuado com base nessa estratégia através desses eixos, sobretudo a promoção do turismo da Bahia. E não é à toa que nós estamos aí ocupando a liderança do turismo brasileiro por meio de diversas ações que têm fortalecido o turismo baiano”, destaca a chefe de gabinete Giulliana Brito, que representou o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar. 

O reforço da conectividade aérea deve gerar impactos positivos na ocupação hoteleira, no comércio, na gastronomia e na geração de empregos temporários, beneficiando diretamente as comunidades locais. A expectativa é que a medida contribua para o crescimento do número de visitantes, superando os resultados da temporada anterior e reafirmando a Bahia como um dos destinos mais procurados do Brasil durante o verão. Salvador, com sua rica herança cultural e atrativos históricos, e Ilhéus, com suas paisagens paradisíacas e importância literária, se consolidam como grandes protagonistas dessa expansão turística. 

Voos da Azul Viagens para Salvador 

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, reforça sua atuação para a capital baiana com 32 voos dedicados semanais, um crescimento de 480% em relação à alta temporada anterior. As operações conectam Salvador aos mercados de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Confins/Belo Horizonte (MG). 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Turismo

Evento turístico reúne na Bahia 600 agentes de viagens

O evento reúne profissionais do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, além de expositores nacionais e internacionais

Publicado

em

Operadora Itaparica Tour, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento reúne 600 agentes de viagens do Brasil,
Foto: Ascom/Setur

A 3ª edição do Connect 4You foi aberta, nesta quinta-feira (14), no Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador, com show do cantor Jau, e segue até o dia 19 de agosto. Organizado pela Operadora Itaparica Tour, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento reúne 600 agentes de viagens do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, além de expositores nacionais e internacionais. 

A programação inclui capacitações, rodadas de negócios e famtour (viagem de familiarização) pelas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê. “Os participantes vão definir os pacotes de viagens para a próxima alta temporada. Faremos o maior famtour já realizado no Brasil, com roteiros por Salvador, Morro de São Paulo, Litoral Norte e Porto Seguro. É um evento internacional, que beneficia diretamente a Bahia”, disse o CEO da Itaparica Tour, Cláudio Maia. 

No primeiro dia do evento, a Setur-BA atualizou os profissionais sobre o bom momento que vive o turismo baiano, líder nacional do setor, em função da combinação da diversidade de atrativos com infraestrutura e conectividade aérea. “O Connect 4You é um evento muito importante, porque traz agentes de viagens do Mercosul, um grande mercado emissor de turistas para o estado. Nesta semana, concluímos a divulgação do destino Bahia em cinco países da América Latina, e seguimos com o trabalho aqui, nessa conexão com o Brasil e países vizinhos”, ressaltou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho. 

A agente de viagens paraguaia Miriam Rodriguez está na Bahia, pela primeira vez.  “A Bahia tem uma grande demanda no Paraguai, sendo um destino que vendemos muito, especialmente, Salvador e Praia do Forte. Com a experiência adquirida aqui no evento, espero ampliar ainda mais essas vendas. Tenho muita vontade de conhecer aqueles casarões do Pelourinho”, relatou. 

 “As praias baianas são muito procuradas em Buenos Aires, principalmente, Praia do Forte, Imbassaí, Sauípe e Morro de São Paulo. Esse evento é fundamental para criar novos laços e firmar parcerias”, completou a agente argentina Valeria Endeburg, com experiência no território baiano. 

ANÚNCIO
Anúncios

Entre os profissionais brasileiros, Ana Cristina Vasconcelos, de Brasília, está animada para visitar locais que fazem parte do seu portfólio de vendas. “A Bahia é um destino encantador e muito procurado pelos turistas nacionais. Entre as localidades mais buscadas em minha agência estão Guarajuba e Sauípe, que eu vou ter a chance de ver de perto. Já visitei Itaparica e Tinharé. Sou apaixonada por essa terra.” 

Continue Lendo

Turismo

Governo do Estado promove destino Bahia para 580 profissionais

Agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos viveram a experiência da Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho

Publicado

em

do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). No local, os profissionais vivenciaram uma imersão
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A Colônia dos Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, recebeu nesta quarta-feira (13), mais de 580 agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos de todo o Brasil para a experiência imersiva “Bahia Experience”, como parte das atividades da Convenção da Operadora Diversa, realizada em Guarajuba, no município de Camaçari, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). No local, os profissionais vivenciaram uma imersão de um dos festejos mais populares da cultura baiana — a Festa de Iemanjá.

Momento que chamou a atenção do agente de viagens de João Pessoa, na Paraíba, Leonardo Dantas. “Que festa linda. Vamos levar muito conhecimento de tudo que a gente viu, de tudo que estamos aprendendo. Aqui, no 2 de fevereiro, onde saem todas as embarcações para as oferendas da Rainha do Mar das religiões de matrizes africanas, estou simplesmente encantado. Realmente, o baiano sabe como receber o turista e fazer festa, não tem igual. Agora vamos promover o destino Bahia com ainda mais propriedade, não só Salvador, mas Porto Seguro, Morro de São Paulo, Chapada Diamantina”, recomendou.

Reconhecida como patrimônio imaterial de Salvador e da Bahia, a manifestação dedicada à Rainha do Mar, atrai grande número de turistas todos os anos. A tradição, que começou em 1923, é marcada pela entrega de presentes a Iemanjá para garantir fartura de peixes no mar, tornando o local o centro de devoção e tradição religiosa com raízes históricas.

De acordo com a gerente de mercado nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush, o evento é uma importante ação estratégica para fortalecer a promoção do turismo baiano nacionalmente, contribuindo para fortalecer a economia local e a projeção do estado. “É uma força tarefa enorme. A Setur viaja esse país e o mundo inteiro para divulgar essa diversidade e essa pluralidade que é o nosso estado. Já havíamos realizado nesses dias, uma imersão na noite do Reveillon e São João, com sua cultura e gastronomia intensa, e agora finalizando o evento, com esse sol lindo na festa de Iemanjá, que traz toda essa cultura da Bahia”, explicou.

Bahia Experience

Recepcionados por baianas, os profissionais de turismo prestigiaram ainda, apresentações artísticas afro-brasileiras, acompanharam a entrega de presentes a Iemanjá, experimentaram pratos típicos da culinária baiana, como o acarajé, abará, caldos de sururu e peixe, e bobó de camarão, além de muita água de coco.

ANÚNCIO
Anúncios

O sócio-diretor da Operadora Diversa, Arnaldo Franken, destacou a relevância do apoio da Setur-BA na realização da “Bahia Experience”. “Sem a secretaria estadual, não teria evento, não só no Rio Vermelho, como a convenção como um todo na Bahia. O apoio foi incrível, um show. A ideia é tentar mostrar para todos os agentes de viagens as festividades da Bahia e deu super certo. Conhecemos o Olodum, os Filhos de Gandhi. Queremos que eles sintam a Bahia, que é onde tudo começa na vida do Brasil”, afirmou.

As agentes de viagem de São Paulo, Graça Vaz e Fabiana Pagan, ficaram encantadas com a imersão. “Nossa, me arrepia toda, porque essa experiência está sendo maravilhosa. A Bahia é tudo de bom, amo esse estado”, avaliou Graça. “Estou maravilhada com tudo isso, muito conhecimento para passarmos aos nossos clientes o que é a Bahia, o que é a sensação de estar aqui, de viver tudo isso.  E as comidas típicas então… Já comi acarajé e quero outro. Estou indo aqui para o bobó de camarão agora”, disse entusiasmada, a agente Fabiana.

Após a visita ao Rio Vermelho, os profissionais do turismo seguiram para a Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, onde também percorreram as ruas do Pelourinho acompanhados da Banda Olodum, e em seguida, foram para o Trapiche Barnabé.

Convenção em Guarajuba

A Convenção está sendo realizada em Guarajuba, na Costa dos Coqueiros, desde a última segunda-feira (11), a fim de promover o turismo baiano e atrair públicos de diferentes áreas do Brasil. Além da imersão, que tem como objetivo promover uma familiarização com o destino, para que assim, possam promovê-lo com mais propriedade e conhecimento, a programação também incluiu palestras, rodas de negociação e festas temáticas.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas