Turismo
Sol Grand Premium é inaugurado na Costa do Sauípe
Considerado o maior resort de praia do país, o equipamento conta com incentivos fiscais do Governo do Estado que permitirão uma redução no ICMS
Mais um empreendimento que vai potencializar o turismo da Bahia e a geração de emprego e renda foi inaugurado, nesta quarta-feira (19), em Costa do Sauípe, no Litoral Norte. O Sol Grand Premium, considerado o maior resort de praia do país, conta com incentivos fiscais do Governo do Estado que permitirão uma redução no ICMS, com o apoio do Banco do Nordeste. O evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.
“Nos foi apresentada uma agenda de investimentos que contempla não apenas os blocos de hotéis, mas também um parque aquático, que será inaugurado no final de 2027. Tenho a esperança de que isso gere empregos, renda e, principalmente, o orgulho de ver o nome da Bahia circulando nas grandes redes de mídia e nas revistas de turismo”, declarou Jerônimo Rodrigues. Além do governador, o evento também contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, dos secretários de Turismo (Setur) e Trabalho e Renda (Setre) Maurício Bacelar e Augusto Vasconcelos, respectivamente, e outras autoridades.
Para o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, a iniciativa é mais um polo de desenvolvimento por meio da geração de emprego para os moradores do Litoral Norte e região. “Essa grande obra vai ter um impacto muito grande pro turismo, pra geração de empregos, pra distribuição de renda na região, expectativa de geração de 3.500 novos postos de trabalho até 2029”, pontuou o gestor.
O retrofit do Sol Grand Premium faz parte do processo contínuo de modernização do complexo, que vem sendo revitalizado com investimentos em infraestrutura e se prepara para um novo ciclo de crescimento, reforçando sua posição como um polo de hospitalidade e entretenimento. O principal destaque desse momento é o Hot Park Costa do Sauípe, que será um dos primeiros grandes parques aquáticos da Bahia, com inauguração prevista para 2027 e um investimento de R$ 350 milhões. Com a modernização os hóspedes terão acesso ilimitado ao parque aquático, que também oferecerá o formato Day Use para visitantes. Para o secretário Maurício Bacelar (Setur-BA), o avanço no turismo com a modernização de hotéis é reflexo de estratégias desenvolvidas pelo governo para o fortalecimento do turismo na Bahia.
“Nós temos atuado na captação de investimentos por parte de empreendedores e empresários para que possam investir na atividade turística da Bahia. E novamente, aqui, este empreendimento tem o apoio do Governo da Bahia, tem estímulo do Governo do Estado para a sua execução e este trabalho conjunto do poder público e a iniciativa privada, que deu a Bahia pela primeira vez na história, o reconhecimento pelo Ministério do Turismo, a liderança do turismo brasileiro”, acrescentou Bacelar.
Mais investimentos
Durante a solenidade o governador e as autoridades conheceram as obras que estão em andamento e futuras entregas. As obras do Hot Park, que ocupará 100 mil m² com mais de 20 atrações e será dividido em 5 áreas tematizadas foram vistas de perto pelos presentes. O parque que terá investimento de aproximadamente R$400 milhões tem expectativa de gerar cerca de 2.150 entre empregos diretos e indiretos em toda a região e contribuirá com mais de R$ 521 milhões de impostos em 10 anos. São mais de R$ 52 milhões, em média, a cada ano, injetados na economia.
Em discurso durante o evento, o vice-governador, Geraldo Júnior, acrescentou, “esse parque, com certeza será uma referência nacional e mundial. E aqui agradeço ao nosso governador, mais uma vez, por poder participar de um governo que pensa nas pessoas, no desenvolvimento do país, na geração de emprego e renda e na valorização empresarial. A Bahia continua no avanço com o pacto federativo, com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues”.
Executivos da Aviva, plataforma de entretenimento responsável pela administração do complexo, como o CEO, Alessandro Cunha, o diretor de operações, Paulo Schneider, o diretor administrativo-financeiro, Thiago Queiroz, e a assessora de relações institucionais, Neizielle Santana, que acompanharam o chefe do executivo e os secretários em uma visita técnica pelo hotel recém-inaugurado Sol Grand Premium e pelas obras do futuro parque aquático Hot Park Costa do Sauípe.
Turismo
Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia
A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana
A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos.
“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros.
“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar.
“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.
“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira.
Turismo
Bahia amplia roteiros e experiências nas 13 zonas do estado
Evento promovido pela Setur-BA reuniu 50 agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23), em Salvador, os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, entre outros. O evento, realizado na sede do órgão, na Avenida Tancredo Neves, reuniu 50 agências de viagens, que irão montar pacotes para os destinos que agora oferecem novas possibilidades aos visitantes. A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo baiano, com foco no fortalecimento do setor, que valoriza vivências autênticas, a cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza.
Os municípios de Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se por suas potencialidades como destinos já consolidados — agora com novas opções — e também como locais a serem descobertos por visitantes. Durante a cerimônia, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância da diversificação dos roteiros e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional através do turismo. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou Bacelar.
Os novos roteiros, que aumentam a oferta turística, foram elaborados com base em relatórios de diagnósticos e escuta ativa com representantes municipais, comunidades locais, sociedade civil, empresários e guias turísticos, identificando atrativos pouco explorados e que agora ganham visibilidade com o apoio institucional da Setur-BA. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa contribui para movimentar o setor e gerar novas oportunidades de negócio. “ A gente como entidade de classe nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro.
O empresário Anderson Gomes, representante da agência San José Tour, ressaltou o potencial transformador dessas experiências. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. A sua extensão territorial é maior do que muitos países, por exemplo, da Europa. Então, a possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. O Brasil nasceu na Bahia. Você tem uma série de possibilidades de fazer um turismo integrador. Para isso é necessário fazer o que estamos fazendo hoje aqui. Chamar o trade, as agências de viagens, os guias de turismo, os gestores para que o turismo seja feito. Parcerias do governo, das empresas privadas, das agências, todos juntos podemos fazer um turismo mais forte,” avaliou.
Além do lançamento ocorrido nesta quinta-feira, a Secretaria promoverá uma série de ações promocionais como “Famtour” com objetivo de fazer visitas de familiarização com os agentes das operadoras visitas aos novos destinos. Campanhas para divulgar os novos roteiros no Brasil e no exterior, em parceria com operadoras, agências e influenciadores do setor também serão realizadas.
Turismo
Cruzeiristas do MSC Preziosa têm receptivo especial em Salvador
Os cruzeiristas entraram no clima de festa, mesmo com a chuva fina que caía no momento do desembarque
O navio MSC Preziosa atracou no Porto de Salvador, na manhã desta quarta-feira (22), vindo de Gênova, na Itália. É a primeira embarcação de grande porte da temporada de cruzeiros na Bahia (2025/2026), com capacidade para 4,5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Eles tiveram receptivo especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reunindo baianas típicas, grupo de percussão afro e representação de orixás. Os cruzeiristas entraram no clima de festa, mesmo com a chuva fina que caía no momento.
“Estou tendo o prazer de conhecer essas baianas maravilhosas. Não tem chuva que atrapalhe minha alegria”, disse Joélia Soares, de Pernambuco.
Do Rio Grande do Sul, Rosália Weber estava curiosa para provar a culinária baiana. “É com grande emoção que nós chegamos à Bahia, depois de sete dias de travessia em alto-mar. Quero abraçar o povo baiano e experimentar o tempero tão falado no mundo todo”, relatou.
“O Governo do Estado montou o receptivo para recebê-los bem, oferecendo elementos de nossa cultura. Nesta temporada, a Bahia lidera o número de atracações do Nordeste, com mais embarques em Salvador, o que aumenta o tempo de permanência do turista na capital. Teremos navios também em Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro. Mais de 260 mil cruzeiristas são esperados no estado”, explicou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Setur-BA, Patrícia Seabra.
Após fotos e passos de dança no desembarque, turistas brasileiros e estrangeiros, a maioria da França e Alemanha, saíram animados para passeios por locais atrativos da cidade. No Centro Histórico, um grupo procurou o posto do SAT, no Terreiro de Jesus, para buscar informações sobre as igrejas e museus da região. “Coloquei na minha lista visitar a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador e estou ansiosa para conhecer tudo no Pelourinho”, relatou a francesa Marie Durand.
Ao lado do posto, o grupo conheceu o icônico bar O Cravinho, onde degustou a tradicional bebida de infusão que dá nome ao estabelecimento, feita com cachaça, cravo, limão e mel. “Vir ao Cravinho é parada obrigatória para todo mundo que visita Salvador. Tem qualidade e diversidade, é uma experiência única”, disse Aloísio César, do Amazonas.

