Turismo
Sol Grand Premium é inaugurado na Costa do Sauípe
Considerado o maior resort de praia do país, o equipamento conta com incentivos fiscais do Governo do Estado que permitirão uma redução no ICMS

Mais um empreendimento que vai potencializar o turismo da Bahia e a geração de emprego e renda foi inaugurado, nesta quarta-feira (19), em Costa do Sauípe, no Litoral Norte. O Sol Grand Premium, considerado o maior resort de praia do país, conta com incentivos fiscais do Governo do Estado que permitirão uma redução no ICMS, com o apoio do Banco do Nordeste. O evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.
“Nos foi apresentada uma agenda de investimentos que contempla não apenas os blocos de hotéis, mas também um parque aquático, que será inaugurado no final de 2027. Tenho a esperança de que isso gere empregos, renda e, principalmente, o orgulho de ver o nome da Bahia circulando nas grandes redes de mídia e nas revistas de turismo”, declarou Jerônimo Rodrigues. Além do governador, o evento também contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, dos secretários de Turismo (Setur) e Trabalho e Renda (Setre) Maurício Bacelar e Augusto Vasconcelos, respectivamente, e outras autoridades.
Para o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, a iniciativa é mais um polo de desenvolvimento por meio da geração de emprego para os moradores do Litoral Norte e região. “Essa grande obra vai ter um impacto muito grande pro turismo, pra geração de empregos, pra distribuição de renda na região, expectativa de geração de 3.500 novos postos de trabalho até 2029”, pontuou o gestor.
O retrofit do Sol Grand Premium faz parte do processo contínuo de modernização do complexo, que vem sendo revitalizado com investimentos em infraestrutura e se prepara para um novo ciclo de crescimento, reforçando sua posição como um polo de hospitalidade e entretenimento. O principal destaque desse momento é o Hot Park Costa do Sauípe, que será um dos primeiros grandes parques aquáticos da Bahia, com inauguração prevista para 2027 e um investimento de R$ 350 milhões. Com a modernização os hóspedes terão acesso ilimitado ao parque aquático, que também oferecerá o formato Day Use para visitantes. Para o secretário Maurício Bacelar (Setur-BA), o avanço no turismo com a modernização de hotéis é reflexo de estratégias desenvolvidas pelo governo para o fortalecimento do turismo na Bahia.
“Nós temos atuado na captação de investimentos por parte de empreendedores e empresários para que possam investir na atividade turística da Bahia. E novamente, aqui, este empreendimento tem o apoio do Governo da Bahia, tem estímulo do Governo do Estado para a sua execução e este trabalho conjunto do poder público e a iniciativa privada, que deu a Bahia pela primeira vez na história, o reconhecimento pelo Ministério do Turismo, a liderança do turismo brasileiro”, acrescentou Bacelar.
Mais investimentos
Durante a solenidade o governador e as autoridades conheceram as obras que estão em andamento e futuras entregas. As obras do Hot Park, que ocupará 100 mil m² com mais de 20 atrações e será dividido em 5 áreas tematizadas foram vistas de perto pelos presentes. O parque que terá investimento de aproximadamente R$400 milhões tem expectativa de gerar cerca de 2.150 entre empregos diretos e indiretos em toda a região e contribuirá com mais de R$ 521 milhões de impostos em 10 anos. São mais de R$ 52 milhões, em média, a cada ano, injetados na economia.
Em discurso durante o evento, o vice-governador, Geraldo Júnior, acrescentou, “esse parque, com certeza será uma referência nacional e mundial. E aqui agradeço ao nosso governador, mais uma vez, por poder participar de um governo que pensa nas pessoas, no desenvolvimento do país, na geração de emprego e renda e na valorização empresarial. A Bahia continua no avanço com o pacto federativo, com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues”.
Executivos da Aviva, plataforma de entretenimento responsável pela administração do complexo, como o CEO, Alessandro Cunha, o diretor de operações, Paulo Schneider, o diretor administrativo-financeiro, Thiago Queiroz, e a assessora de relações institucionais, Neizielle Santana, que acompanharam o chefe do executivo e os secretários em uma visita técnica pelo hotel recém-inaugurado Sol Grand Premium e pelas obras do futuro parque aquático Hot Park Costa do Sauípe.
Turismo
Capacitação oferecida pela Setur-BA qualifica turismo de avistamento de baleias
Foram passados conteúdos sobre legislação, segurança, características dos mamíferos marinhos e sustentabilidade

Aberta oficialmente, na quarta-feira (16), pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a temporada de avistamento de baleias-jubarte no litoral da Bahia (julho a novembro) ganhou reforço em qualificação. Na quinta (17), o órgão ofereceu uma capacitação on-line sobre o segmento turístico, em parceria com a ONG Rede Mar, para agentes de viagens, guias de turismo, mergulhadores e condutores de embarcações, que já fazem passeios para a experiência com baleias ou desejam trabalhar na atividade. Foram passados conteúdos sobre legislação, segurança, características dos mamíferos marinhos e sustentabilidade.
“Essa iniciativa da Setur-BA ajuda em uma melhor compreensão desse segmento e nos prepara para realizar uma venda mais qualificada do produto. Quando o turista chega, ele pode ter demandas específicas, e é fundamental estarmos preparados para oferecer uma experiência rica e bem estruturada”, pontuou a agente de viagens Itana Galdino.
“Já recebemos turistas, tanto do Brasil quanto do exterior, que vêm à Bahia, exclusivamente, para ver as baleias. Nesse contexto, é muito significativo ter o poder público apoiando essa atividade, que tem crescido de forma consistente no estado”, completou Gisele Marques, representante comercial da Shark Dive, empresa especializada em mergulho.
Segundo o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte, “a capacitação é uma das ferramentas para garantir que o turismo de avistamento de baleias-jubarte seja feito de forma sustentável, porque, a cada ano, os animais estão retornando em um número maior, o que nos obriga a exercer boas práticas, visando o incremento dos pacotes de passeios e a preservação da espécie”.
Turismo
Bahia celebra o início do avistamento de baleias-jubarte
Com enfoque no turismo sustentável, temporada impulsiona a economia local e valoriza a biodiversidade

A temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte começou oficialmente nesta quarta-feira (16), trazendo de volta à cena baiana um dos espetáculos naturais mais fascinantes do planeta. Com seus saltos acrobáticos e cantos hipnotizantes, as gigantes do mar já podem ser vistas em diversos pontos do litoral da Bahia, oferecendo aos visitantes uma experiência única de conexão com a natureza. A abertura oficial aconteceu na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, em um evento promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).
O evento contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Turismo, Maurício Bacelar. Geraldo Júnior ressaltou a importância da iniciativa afirmando que o turismo de avistamento “impulsiona a economia local, preserva o meio ambiente e valoriza a biodiversidade baiana”. Já o secretário destacou que o governo está trabalhando na estruturação do setor, dizendo: “estamos estruturando rotas, qualificando operadores e promovendo nosso litoral. As baleias são um espetáculo e a Bahia, o palco perfeito.”
Na quinta-feira (17), a Setur realizará uma capacitação virtual com um especialista, voltada a agências de turismo e condutores de embarcação. O encontro vai abordar aspectos biológicos das espécies marinhas avistadas no litoral baiano e orientar sobre boas práticas para garantir segurança e bem-estar, tanto para os turistas quanto para os animais, especialmente as baleias. Também será reforçada a importância do cadastro obrigatório das agências junto ao Ministério do Turismo. Já na sexta-feira (18), a Setur promove um passeio de familiarização para agências e imprensa, com o objetivo de proporcionar, na prática, a experiência do turismo de avistamento no alto-mar.
Turismo com impacto positivo
De julho a outubro, milhares de jubartes migram das águas geladas da Antártida para se reproduzir e amamentar seus filhotes nas águas mais quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos, considerado o maior berçário da espécie em todo o hemisfério sul. Esse fenômeno transforma o litoral baiano em um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil.
Além de atrair visitantes nacionais e internacionais, o turismo de avistamento tem se consolidado como uma importante fonte de renda para comunidades costeiras e operadoras locais. Municípios como Caravelas, Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador já sentem o impacto positivo da temporada no setor de hospedagem, alimentação e transporte náutico. Para o trade turístico, é uma oportunidade de mostrar o que a Bahia tem de mais autêntico e sustentável.
“A temporada das jubartes mostra como o turismo pode ser aliado da conservação. Temos um produto único, que atrai visitantes em busca de experiências autênticas. Estamos prontos para recebê-los com segurança e respeito ao meio ambiente”, destacou Jean Paul Gonze, representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV Bahia).
Sustentabilidade em foco
A valorização desse tipo de turismo também caminha ao lado da preservação ambiental. Durante o evento, representantes de entidades ecológicas ressaltaram a importância de seguir boas práticas durante os passeios, como manter distância dos animais, reduzir o ruído dos motores e evitar qualquer forma de interferência no comportamento natural das baleias.
“O avistamento consciente promove educação ambiental e contribui para a proteção das jubartes. É fundamental que operadores sigam as boas práticas, mantendo distância adequada e evitando interferência nos comportamentos naturais dos animais”, comentou William Freitas, presidente da RedeMar Brasil, uma organização da sociedade civil, dedicada à proteção dos oceanos.
Com a temporada oficialmente iniciada, a expectativa da Setur-BA é atrair ainda mais visitantes em busca do encantamento proporcionado pelas jubartes. Estima-se que até outubro cerca de 30 mil baleias passem pela costa baiana, oferecendo um espetáculo inesquecível e reforçando o protagonismo da Bahia no cenário do ecoturismo brasileiro.
Turismo
Articulações do Governo do Estado amplia turismo estrangeiro na Bahia
Pesquisa da Embratur divulgou a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025

“A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, na ocasião da reativação da rota partindo da capital panamenha para Salvador. O trabalho constante do Governo do Estado na atração de voos internacionais para a Bahia se fortalece com a divulgação de pesquisa pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sobre a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025.
Negociada com a Copa Airlines, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Embratur, a retomada do voo Panamá-Salvador, passa a operar em quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). Interrompida desde a pandemia da Covid-19, desta vez, os dois destinos serão ligados a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros.
“Na semana passada, anunciamos a retomada do voo direto Salvador-Panamá, uma ligação muito importante entre a Bahia e um grande hub internacional operado pela Copa Airlines, que vai nos conectar diretamente ao norte da América do Sul, ao Caribe, à América Central e à América do Norte”, anunciou o secretário Bacelar. Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana.
Expansão da malha aérea
A Bahia possui uma ligação importante com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires, Montevideo e também para Santiago, que se somam à ligação estratégica na Europa, seja na ligação direta com Lisboa, Madri e Paris, onde também há conexão com 187 destinos da própria Europa, Ásia e África. Essa conectividade estratégica montada pelo Governo da Bahia tem transformado o estado em um destino global.
Destino Bahia
O estado também ocupa no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669. Os dados também foram comemorados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) que tem atuado constantemente na promoção do destino Bahia para o Brasil e outros países. Na apresentação do destino, a Bahia ganha ênfase pela mistura vibrante da cultura afro-brasileira, história colonial, paisagens naturais e uma culinária cheia de sabores marcantes, além do povo acolhedor e festas populares únicas.
A francesa Marina Nicolas, 52, revelou o lugar que mais gostou de visitar. “Ficamos por apenas dois dias e adoramos conhecer o Pelourinho”, revelou. Opinião semelhante a da croata Ivana, que recomendou o Centro Histórico da capital baiana, além da Ilha de Boipeba, no Litoral Sul do estado. Ambas foram enfáticas ao afirmar que voltarão à Bahia em outra oportunidade.
Período junino
Ainda de acordo com a Embratur, no último mês de junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. “O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João. Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, reforçou Bacelar.