Copa do Mundo 2022
Seleções recuam sobre protestos com a braçadeira OneLove
A decisão veio após a Fifa ameaçar com sanções esportivas e que seus capitães poderiam receber cartão amarelo

Inglaterra, País de Gales e cinco outras nações europeias desistiram de usar a braçadeira OneLove, que pretendia ser um protesto contra todas as formas de discriminação na Copa do Mundo no Catar. A decisão veio depois que eles foram avisados pela Fifa de que enfrentariam sanções esportivas e que seus capitães poderiam receber cartão amarelo ou até mesmo serem forçados a deixar o campo.
Em vez disso, espera-se que os capitães usem braçadeiras aprovadas pela Fifa, promovendo diferentes mensagens sociais durante o torneio. Na segunda-feira, a Fifa anunciou que a mensagem ‘Sem discriminação’, originalmente programada para ser usada pelas equipes nas quartas de final, seria usada nos jogos da primeira fase.
Em comunicado, as sete federações, incluindo também Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça, expressaram consternação com o comportamento da Fifa.
“A Fifa deixou bem claro que imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo”, disseram eles. “Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição em que possam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões amarelos, por isso pedimos aos capitães que não tentem usar as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo da Fifa.
“Estávamos preparados para pagar multas que normalmente se aplicariam a violações dos regulamentos do kit e tínhamos um forte compromisso de usar a braçadeira. No entanto, não podemos colocar nossos jogadores na situação em que possam receber um cartão amarelo ou até mesmo serem forçados a deixar o campo de jogo”.
O que também frustrou as federações foi que elas entraram em contato com a Fifa em setembro, dizendo que planejavam usar a braçadeira de arco-íris em um país onde as relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais, mas não ouviram nada – até a noite de domingo.
“Estamos muito frustrados com a decisão da Fifa, que acreditamos ser sem precedentes – escrevemos à Fifa em setembro informando sobre nosso desejo de usar a braçadeira OneLove para apoiar ativamente a inclusão no futebol e não obtivemos resposta”, disseram eles. “Nossos jogadores e treinadores estão desapontados – eles são fortes defensores da inclusão e mostrarão apoio de outras maneiras”.
As federações se reuniram com a Fifa na manhã desta segunda-feira (21) para buscar esclarecimentos sobre o assunto. Antes da divulgação do comunicado, o técnico da Dinamarca, Kasper Hjulmand, deixou claro sua perplexidade com a atitude da Fifa, já que a braçadeira foi usada, com pouco alarde, durante os jogos da Liga das Nações em setembro. Essa competição é da jurisdição da Uefa.
“Isso não é algo inventado para esta ocasião, é algo que já fizemos antes”, disse ele. “Uma braçadeira OneLove – não consigo ver o problema para ser honesto.”
A federação holandesa disse em um comunicado separado: “Nossa prioridade número 1 na Copa do Mundo é vencer os jogos. Então você não quer que o capitão comece a partida com um cartão amarelo”.
Copa do Mundo 2022
Seleção Argentina chega a Buenos Aires
Um tapete vermelho aguardava os campeões mundiais. O capitão Messi foi o primeiro a descer do avião

Lionel Messi foi o primeiro a aparecer na porta do avião, com um sorriso que não cabia no rosto, mesmo com tantas horas da cansativa viagem do Catar até a Argentina. O capitão da albiceleste ergueu a taça, da mesma forma que fez no Estádio Lusail, realizando seu maior sonho e coroando uma gloriosa carreira no futebol.
Um tapete vermelho aguardava os campeões mundiais, título que não era conquistado há 36 anos, quando o Diego Maradona comandou a seleção argentina na Copa do México, em 1986, vencendo a Alemanha por 3 a 2.
Desde o último pênalti, cobrado por Montiel, que deu o título mundial aos argentinos, as comemorações não param e nesta terça-feira (20), com a chegada do escrete campeão, a festa não tem hora para acabar, principalmente por conta do feriado decretado pelo presidente Alberto Fernandez.
Copa do Mundo 2022
Argentina é tricampeã mundial
O título veio com toda a dramaticidade de um tango e a coroação do craque Lionel Messi

Não podia ser diferente. O tricampeonato mundial para a Argentina veio com toda a dramaticidade de um tango. Após um primeiro tempo impecável e uma vantagem confortável de dois gols no placar, a França buscou o empate levando a conquista do título para a prorrogação.
No tempo adicional, quando tudo parecia decidido com o gol de Messi, no segundo tempo da prorrogação, o craque francês Mbappé empatou mais uma vez, levando a disputa para os pênaltis.
Com uma atuação irretocável da Scaloneta, Messi e Di María marcaram em um espaço de 15 minutos e deixaram a Argentina a 45 minutos mais acréscimos de se sagrar campeã mundial após 36 anos. O primeiro gol do jogo saiu aos 23, em jogada individual de Di María pela esquerda, pênalti cometido por Dembelé e convertido pelo craque argentino, Messi.
Apenas 13 minutos depois, Messi iniciou uma grande jogada de contra-ataque com vários toques de primeira, e foi a vez do camisa 11, também de primeira, se consagrar com um gol na final.
Na volta do intervalo, com o placar em 2 a 0 para a Argentina, a França demorou para despertar, mas quando o fez, foi avassaladora. Mbappé, sempre ele, chamou a responsabilidade e igualou o placar em menos de dois minutos. Após converter o pênalti sofrido por Kolo Muani, o Tartaruga Ninja aprontou das dele e acertou um lindo voleio para empatar.
A decisão foi para a prorrogação e faltando dez minutos para o fim, Messi, como sempre oportunista, escorou da pequena área para colocar a Argentina na frente. Mas como não pode faltar drama, nos minutos finais, Montiel abriu os braços e acertou a bola com o cotovelo dentro da área. Pênalti marcado e convertido por Mbappé.
A decisão ficou para as penalidades máximas e na disputa, Martínez brilhou ao pegar um e Montiel fez o gol para pôr fim ao jejum argentino e dar o tricampeonato que coroa a carreira brilhante de Lionel Messi.
Argentina é a tricampeã mundial na Copa do Catar.
Copa do Mundo 2022
Argentina ou França, quem será o novo tricampeão mundial?
A grande final da Copa do Mundo do Catar começa às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. Arrisca um palpite?

Chegou o grande dia! Neste domingo (18), às 12h (de Brasília), Argentina e França fazem a grande final da Copa do Mundo do Catar. O confronto no estádio Lusail definirá quem será o novo tricampeão mundial de futebol.
Campeã em 1998 e 2018, a França do craque Kylian Mbappé quer consolidar sua hegemonia mundial, conquistando a segunda taça seguida, feito que só o Brasil conseguiu desde as Copas de 1958 e 1962.
Já a Argentina luta para quebrar um jejum de 36 anos sem conquistar o troféu. Campeã em 1978 e 1986, os hermanos também querem coroar a última Copa do Mundo do craque Lionel Messi com o título que falta a um dos maiores jogadores de todos os tempos.
-
Culturahá 3 dias
Procissão do Fogaréu atrai multidão de fiéis em Serrinha
-
Serviçoshá 3 dias
Semana Santa e Tiradentes será de sol com chuvas isoladas
-
Turismohá 3 dias
Bahia lidera receptivo de turistas internacionais no Nordeste entre janeiro e março
-
Políticahá 2 dias
Robinson Almeida chama ACM Neto de “ave de agouro”