Mês da Mulher
SEC promove ações para o Dia Internacional da Mulher
Tia Má vai abordar o tema “Os desafios e as conquistas do gênero feminino na sociedade”, nesta sexta (8), às 10h, no auditório da SEC

A jornalista, atriz, comediante e influenciadora digital Maíra Azevedo, a Tia Má, é a convidada desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para participar do Evento Março Mulher, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Saúde e Valorização do Professor. Ela vai abordar o tema “Os desafios e as conquistas do gênero feminino na sociedade”, às 10h, no auditório da SEC. A palestra de Tia Má é uma das ações que serão realizadas a partir desta quarta-feira (6), dando seguimento ao calendário de atividades mensais, que visam o bem-estar físico e emocional da comunidade escolar.
Na agenda comemorativa às mulheres, inicialmente, serão realizadas palestras temáticas com profissionais de suas áreas, começando nesta quarta (6), às 9h, com o nutricionista ortomolecular, José Neto, que ministrará a palestra “Saúde da mulher – como se preparar para a melhor idade”. Na quinta-feira (7), também às 9h, a psicóloga Ariane Almeida falará sobre “Saúde mental da mulher em suas múltiplas funções: a importância de cuidar de si mesma”. Já na sexta-feira (8), além da palestra de Maíra Azevedo (Tia Má) haverá, às 9h, a apresentação musical da banda e do coral do Colégio Estadual Naomar Alcântara e depoimentos presenciais e via vídeo de mulheres inspiradoras. Nos três dias, das 8h30 às 16h30, vão acontecer, ainda, ações e serviços como coleta de exames laboratoriais, consulta com nutricionista e bioimpedância funcional.
A superintendente de Desenvolvimento de Pessoas (Sudepe) da SEC, Rosário Muricy, destaca a importância de celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, instituído em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. “Nós, mulheres, já avançamos muito, porém muito ainda temos que avançar. Esse dia é muito simbólico e nós não podemos deixar passar em branco. A Secretaria da Educação do Estado, uma instituição que cuida do aprendizado, do conhecimento, vai trazer nesse encontro falas de mulheres que lutaram e se colocaram em uma posição estratégica de empoderamento, de lutas, de vitórias e de sucessos para que a gente possa continuar criando essa nova imagem da mulher, um ser social igual a qualquer outro”.
Ações e serviços
O Programa de Atenção à Saúde do Professor é uma iniciativa inovadora e pioneira, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, para levar ações e serviços voltados para o cuidado e atenção à saúde do professor da rede pública estadual de ensino. Seu funcionamento se dá por meio de oficinas e acompanhamento nas unidades escolares; ações coletivas; e acolhimento personalizado e individualizado no SAC Educação.
Durante o ano, são realizados encontros com enfoque na orientação ergonômica e postural, técnicas preventivas e corretivas dos distúrbios osteomusculares e técnicas de alongamento e relaxamento; oficinas com ênfase na saúde vocal dos professores, com orientações sobre os cuidados com a voz; orientação nutricional sobre os benefícios de hábitos alimentares saudáveis e os cuidados com a escolha dos alimentos; e atendimentos por meio de uma escuta técnica e qualificada com o foco nas relações interpessoais.

Mês da Mulher
Dia D da Mulher acontece em 55 unidades de saúde de Salvador
Haverá a oferta de uma gama de serviços e cuidados em saúde, neste sábado (9). das 8h às 16h

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o ‘Dia D da Mulher’ em 55 unidades de saúde com a oferta de uma gama de serviços e cuidados em saúde, neste sábado (9). A ação acontece em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8).
Serão realizadas ações estratégicas para prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, com a oferta de consultas médicas, atendimento com equipes multiprofissionais, exames preventivos, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, imunização, cálculo de IMC, curativo e exames laboratoriais.
Além disso, também serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, atendimentos odontológicos, consulta de planejamento reprodutivo, dispensação de medicamentos e preservativos, emissão da segunda via do Cartão SUS, incluindo a impressão do cartão SUS com nome social.
Confira a lista das unidades participantes do Dia D da Mulher
BARRA/RIO VERMELHO
- UBS Clementino Fraga
- USF Menino Joel
- USF Federação
BROTAS
- USF Santa Luzia
- USF Vale do Matatu
- USF Candeal Pequeno
CABULA/BEIRU
- UBS Engomadeira (8 ÀS 14)
- USF Nova Sussuarana
- USF Padre Mauricio Abel
- USF Raimundo Agripino
- USF Doron
- USF Barreiras
- UBS Rodrigo Argolo
- USF Calabetão
CAJAZEIRAS
- UBS Nelson Piauhy dourado
- USF Yolanda Pires
CENTRO HISTÓRICO
- USF Terreiro de Jesus
- UBS Barbalho
ITAPAGIPE
- UBS Ministro Alkimin
- USF Joanes Centro Oeste
- USF Joanes Leste
ITAPUÃ
- USF Parque São Cristóvão
- USF Aristides Pereira Maltez
- USF São Cristóvão
- UBS Eduardo Mamede
LIBERDADE
- USF Santa Mônica
PAU DA LIMA
- USF Vila Nova Pituaçu
- USF São Marcos
- USF Canabrava
- USF Joao Roma Filho
- USF Nova Brasilia
- UBS Pires Da Veiga
- UBS Vale dos Lagos
- UBS Cecy de Andrade
- UBS Castelo Branco
SÃO CAETANO/VALÉRIA
- USF Jaqueira do Carneiro
- USF Luiz Braga
- USF Pirájá
- USF Recanto Da Lagoa
- USF Recanto Da Lagoa II
SUBÚRBIO FERROVIÁRIO
- USF Fazenda Coutos III
- USF Plataforma
- USF Vista Alegre
- USF Itacaranha
- USF Paramana
- USF Colinas de Periperi
- USF Ilha Amarela
- USF Beira Mangue
- USF Fazenda Coutos 2
- USF São João do Cabrito
- UBS Bariri
- USF Bom Jesus dos Passos
- USF Alto Da Terezinha
- USF São Tomé de Paripe
- USF Estrada Da Cocisa
Mês da Mulher
Center Lapa ganha espaço voltado ao público feminino
Minifeira de artesanato, oferta de vacinas, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e glicemia

Espaço totalmente dedicado a orientar o público feminino, o Voz de Mulher está funcionando no piso L1 do Shopping Center Lapa, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Infância, Juventude e Política para Mulheres (SPMJ) e segue até o próximo sábado (9) promovendo palestras, discussões e oficinas para as mulheres da nossa cidade.
Quem esteve por lá na quarta-feira (6) participou de uma oficina de turbantes, onde foram demonstradas técnicas para amarrações diversificadas do acessório. No local é possível acessar ainda uma minifeira de artesanato, com produtos idealizados, feitos e comercializados por participantes da Expo Mulher, valorizando e dando um espaço destacado para o empreendedorismo feminino. Além disso, há também a oferta de vacinas, distribuição de preservativos e aferição de pressão arterial e glicemia.
“Este é um espaço para que a gente possa dialogar mais sobre o tema, apresentar para o público algumas demandas da causa da mulher e fomentar o empreendedorismo feminino. Além disso, apresentamos a rede de enfrentamento, mostrando os serviços municipais que existem nesse combate, e dizemos para esta mulher que ela não está só”, afirma a gestora da pasta, Fernanda Lordêlo.
Moradora do bairro de Cosme de Farias, a artesã Francine Santos, de 35 anos, produz acessórios em tecido nigeriano e aproveitou a feira para expor seus produtos. “Essa é uma excelente oportunidade. Nunca pensei que pudesse chegar nesse nível de vender em um shopping e a feira me possibilitou isso”, disse.
Francine parabenizou ainda a estrutura montada no Espaço Voz da Mulher. “O espaço abre portas e nos proporciona muitas trocas de experiências, a estrutura é impecável. Nós nos sentimos muito acolhidas por toda a equipe, conseguimos perceber que existe uma real preocupação em gerar um conforto para as expositoras. Só tenho a agradecer”, finalizou.
Atividades
Até o dia 9 serão realizadas, na Praça de Eventos do shopping, rodas de conversa com temas variados, aulas de biodança, defesa pessoal e turbantes, além de orientações do Centro de Referência de Atenção à Mulher, exposição de empreendedoras femininas, oficinas de mudas e orientações de saúde, testagem e vacinação. A sala funciona sempre a partir das 17h.
Mês da Mulher
Sepromi realiza ações de fomento ao empreendedorismo feminino

Como parte das celebrações do Mês da Mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza, ao longo de março, uma série de atividades para fortalecer a geração de renda e promover a autonomia econômica feminina. A agenda inclui lançamento de projetos de fomento ao empreendedorismo negro, feiras para comercialização de produtos e ações formativas.
A programação começou no dia 1º, com a abertura do projeto executado pela União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC), cujo objetivo é promover a aquisição de equipamentos e insumos para ampliação do Restaurante Comunitário Recanto Sabores da Terra, fortalecendo a inclusão social e o empoderamento econômico, principalmente de mulheres negras monoparentais. A iniciativa é uma das 25 selecionadas no Edital de Empreendedorismo Negro da Sepromi, que recebeu um investimento total de R$ 4,2 milhões para incentivar o desenvolvimento de negócios liderados por pessoas negras na Bahia.
Outro projeto contemplado no certame começa nos dias 15 e 16 de março, no município de Castro Alves, no Recôncavo baiano. Durante a Feira Literária do Poeta (Flipo), a Associação das Donas de Casa da Bahia inaugura o circuito de feiras territoriais do empreendedorismo negro, dando destaque à produção das mulheres. Até o final de março, 17 projetos contemplados na chamada pública iniciarão as atividades, com ações voltadas para as mulheres negras nos municípios de Salvador, Maraú, Ilhéus, Camaçari, Remanso e Santo Antônio de Jesus.
Afrocolab
Localizada no Piso L1 do Salvador Shopping, a loja colaborativa do afroempeendedorismo, Afrocolab, também integra as comemorações. O espaço criado pelo Governo do Estado, por meio da Sepromi, reúne 93 marcas de moda, decoração e estética. Até o próximo dia 31, a vitrine da loja dá visibilidade à produção feminina, como parte do projeto “Mulheres Lideram o Empreendedorismo”, que está sendo executado pelo centro comercial.
Em parceria com o projeto Empodera Ela, a Afrocolab estará presente ainda, entre os dias 8 e 22 de março, no piso L2 do Shopping da Bahia, em uma agenda de palestras, rodas de diálogos e exposição de produtos de mulheres empreendedoras.
Feira Saúde Mais Perto – A Arena Fonte Nova, na capital baiana, será palco da Feira Saúde Mais Perto – Março de Todas as Mulheres, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
A Sepromi também participa do evento, no período de 8 a 10 de março, com os serviços do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Feira de Empreendedorismo de Mulheres Negras, Indígenas e Quilombolas, rodas de conversa sobre saúde e oficinas de estética.
Expo Mulher
Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) foi o espaço escolhido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para a realização da Expo Mulher, que acontece até amanhã (8).
Durante o evento, a Sepromi e a Desenbahia realizam inscrições para o CrediAfro, linha de crédito destinada a empreendedores negros e negras, com oferta de R$ 10 milhões e juros de apenas 1% ao mês.