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Educação

São Félix do Coribe recebe unidade de ensino em tempo integral

O colégio foi inaugurado nesta sexta (29), ampliando a educação integral para 631 estudantes da rede estadual da cidade do oeste baiano

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A nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Rio Corrente, na cidade de São Félix do Coribe, foi inaugurada nesta sexta-feira (29),
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

A nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Rio Corrente, na cidade de São Félix do Coribe, foi inaugurada nesta sexta-feira (29), ampliando a educação integral para 631 estudantes da rede estadual da cidade do oeste baiano. Em agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues abriu oficialmente a nova escola e realizou entregas para a saúde e para a agricultura familiar.

“Essa escola tem que ajudar nossos meninos e meninas a realizarem seus sonhos de serem dentistas, advogados, professores, médicos, dançarinos. Não é só um prédio novo, é uma entrega muito cuidadosa para garantir alimentação e educação de qualidade, acesso aos melhores equipamentos. Coisas que elevam a educação da Bahia”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

Aluno do terceiro ano do ensino médio e formando no curso técnico em Agroecologia, Ângelo Victor Justino, expressa alegria com a nova estrutura. “Tenho uma expectativa enorme, principalmente por toda infraestrutura que essa escola traz. Antes a gente mal tinha um laboratório de informática, agora a gente tem um laboratório completo de química, de física, com centenas de equipamentos, microscópios. Eu realmente estou muito feliz”, dividiu o adolescente de 17 anos.

O colégio de ensino integral agora conta com 12 salas de aula, laboratórios de química, física, informática e linguagens, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência, sala de dança, teatro com 200 lugares, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. Mais de R$ 26 milhões foram empregados na escola, que é a 92ª de ensino integral totalmente nova entregue nos últimos três anos. Um ônibus escolar rural também foi entregue durante cerimônia.

As escolas modernizadas e ampliadas se somam às novas, ultrapassando 200 colégios de ensino integral em toda Bahia. Secretária da Educação, Rowenna Brito reforçou que um dos objetivos do projeto pedagógico é ampliar a capacidade de aprendizagem dos estudantes. “A educação integral amplia o repertório dos nossos estudantes e é também onde eles estão protegidos, onde eles têm segurança alimentar e nutricional. E os frutos nós já estamos colhendo, sendo o terceiro estado com o maior número de estudantes que acessaram a universidade através do Enem, o quarto estado com as melhores notas na redação”, pontuou.

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O governador Jerônimo Rodrigues ainda entregou 450 exemplares do livro AlfaBahia para estudantes e professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal. O material didático complementar integra o Programa Bahia Alfabetizada, que atende estudantes em fase de alfabetização em toda a Bahia.

Saúde

A saúde pública teve um aporte na modernização de equipamentos para o Hospital Dr. José Bastos e recebeu ainda cinco kits odontológicos e outros quatro para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de uma sala de estabilização.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, frisou que o fortalecimento da atenção primária dos municípios qualifica toda a rede de saúde pública. “Essa entrega é importante tanto para a própria atenção primária, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como para o atendimento na alta complexidade, quando torna o acesso ao SUS mais qualificado”, sinalizou.

Na ocasião, também foram autorizados o envio de um veículo administrativo para saúde municipal, e de equipamentos para anestesia e foco cirúrgico para a assistência. Também foi autorizado convênio com a Prefeitura para a reforma de cinco UBSs.  \

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, foi autorizada a elaboração de projeto de sinalização de trânsito horizontal e vertical de ruas do centro de São Félix do Coribe, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).

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Jerônimo ainda autorizou a elaboração de projetos de pavimentação de 16 quilômetros de estrada vicinal que conecta São Félix do Coribe ao povoado de Mozondó e assinou ordem de serviço para melhorias nos acessos à BR-349, através do Programa Bahia em Movimento, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Foram anunciadas também obras para ampliação do cemitério municipal e construção de uma capela no local. Além de pavimentação com paralelepípedo de ruas da sede.

Agricultura familiar

Agricultores do município que trabalham na feira da Praça do Forró receberam 50 barracas e um trator com implementos, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que será usado por associações de pequenos produtores rurais.

Educação

Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica

Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico

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A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.

A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.

Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.

Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.

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Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.

Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.

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Educação

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate

Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus

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neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.

Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.

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Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.

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Educação

Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão 

Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo

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O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna.

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão. 

O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade. 

Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. 

Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades. 

Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas. 

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Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente. 

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