SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Salvador recebe pela quarta vez o Rolé Brasil

O encontro traz o tema “Caminhos da Liberdade”, quando 11 pontos da cidade serão visitados. Confira o local e horário de saída

Publicado

em

lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão, Salvador vai receber pela 4ª vez o Rolé Brasil
Foto: Divulgação 

Neste novembro, Mês da Consciência Negra, data focada em relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão, Salvador vai receber pela 4ª vez o Rolé Brasil. O encontro, que conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz o tema “Caminhos da Liberdade” e acontece no próximo sábado (11), a partir das 14h, quando 11 pontos da cidade serão visitados pelos rolezeiros. 

No trajeto, os participantes serão convidados a experimentar a cidade refletindo sobre as camadas de tempo. O enfoque especial vai para as manifestações de resistência criadas pelo povo negro, englobando desde as revoltas históricas nem sempre abordadas em sala de aula até os caminhos para a liberdade por meio da cultura e da expressão artística. 

O roteiro começa pelo Monumento a Maria Felipa, na Praça Cairu, no Comércio, chamando atenção para o protagonismo das mulheres negras na construção do Brasil. Ao longo do passeio os professores evidenciam outras mulheres negras cruciais para construir caminhos de liberdade, como Dandara dos Palmares, Maria Firmina dos Reis, Tereza de Benguela, Lélia Gonzales, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, entre tantas outras. 

Na sequência, a caminhada segue em direção ao Elevador Lacerda. Um dos principais pontos turísticos de Salvador, assim como o primeiro elevador urbano do mundo, traz na história a reflexão sobre a mão de obra que levantou a cidade. Na Câmara Municipal, o Rolé passa pelos legados de resistência e lutas que aconteceram ao longo do século XIX. 

Na Praça da Sé, o Memorial das Baianas de Acarajé é ponto do Rolé não só para revisitar a história e tradição do ofício dos bolinhos que se tornaram bem cultural nacional, mas também para reverenciar novamente o papel das mulheres negras, escravizadas, livres ou libertas não só em Salvador, mas por todo o Brasil, nas lutas pela libertação, como por exemplo as caretas do Mingau, figuras históricas pouco conhecidas do Recôncavo Baiano. 

ANÚNCIO
Anúncios

Já no monumento Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravidão e representante do Dia da Consciência Negra, os rolezeiros vão conhecer a importância da interação indígena-africana na formação dos primeiros quilombos. O Rolé continua o trajeto por outros marcos como o Largo Terreiro de Jesus, assim como pela Sociedade Protetora dos Desvalidos, Casa do Olodum, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Casa do Benin. 

“No Rolé acreditamos que a cidade fala, conta histórias, revela camadas da memória que fortalecem identidades. Realizar um passeio, uma verdadeira aula a céu aberto no mês do novembro negro e convidar todos os moradores da cidade para reverenciar história, que ainda está em curso, mas que também celebra personagens que nem sempre são valorizados é sensacional, pois através disso podemos transformar a relação de cada um com o próprio território”, diz Isabel Seixas, idealizadora da iniciativa. 

Serviço

O Rolé Brasil é um passeio gratuito, aberto ao público e livre de inscrições, com o patrocínio da White Martins. Para participar, é só encontrar o grupo no ponto de partida, na Praça Cairu, na lateral do Mercado Modelo, próximo ao Monumento em Homenagem a Maria Felipa, às 14h. O passeio tem cerca de duas horas de duração. 

Turismo

Avistamento de jubartes movimenta turismo na Bahia

Para marcar o início do período, a Setur-BA realizou, um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos

Publicado

em

Com a chegada das baleias-jubarte à costa baiana entre julho e outubro, a temporada de avistamento de 2025 já impulsiona o turismo
Foto: Manu Dias/GOVBA

Com a chegada das baleias-jubarte à costa baiana entre julho e outubro, a temporada de avistamento de 2025 já impulsiona o turismo de natureza no estado. Para marcar o início do período, a Secretaria de Turismo (Setur-BA) realizou, nesta quinta-feira (24), um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à estruturação do segmento e à promoção da Bahia como destino sustentável. 

A Setur-BA promoveu uma capacitação online para agências e condutores de embarcação, abordando aspectos biológicos, legislação ambiental e boas práticas para garantir segurança e bem-estar durante os passeios. O curso preparou os profissionais para que os avistamentos ocorram com responsabilidade e respeito aos animais, tratando temas como comportamento das jubartes, protocolos de distância segura, controle de ruídos e formas de minimizar o impacto das embarcações no habitat marinho. 

“A capacitação é uma ferramenta fundamental para que o turismo de observação aconteça de forma segura e sustentável, beneficiando tanto os visitantes quanto as comunidades locais. Preparamos os profissionais com informações técnicas e práticas que ajudam a garantir o bem-estar dos animais e a qualidade da experiência para os turistas. Isso fortalece o segmento, valoriza os destinos baianos e posiciona a Bahia como referência em turismo responsável”, afirma o superintendente de promoção e serviços turísticos da Setur-BA, Celso Duarte. 

A bióloga Carina Pimentel explica que as baleias começam a chegar à Bahia entre o fim de junho e o início de julho, e permanecem até outubro. “Elas vêm das águas geladas da Antártida para se reproduzir e cuidar dos filhotes nas águas quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos. Por isso, é comum vê-las mais próximas da costa durante esse período”, afirma. 

O passeio dessa quinta-feira, permitiu que agentes e comunicadores vivenciassem, em alto-mar, o impacto emocional e o potencial turístico do fenômeno. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto esse atrativo e entender como oferecê-lo aos nossos clientes com informação e segurança”, conta a agente de viagens Cleise Sousa, que atua com roteiros personalizados em Salvador. Segundo ela, os destinos mais procurados na temporada das jubartes são Caravelas, onde está a base do Projeto Baleia Jubarte, além de Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador, com saídas regulares de barco. 

ANÚNCIO
Anúncios

Com expectativa de receber até 30 mil baleias neste ano, o litoral baiano se firma como referência nacional no turismo de observação, unindo preservação ambiental e desenvolvimento econômico para centenas de comunidades costeiras. 

Continue Lendo

Turismo

Jubileu do Senhor do Bonfim aquece turismo religioso em Salvador

Até o dia 10 de agosto, os fiéis poderão contemplar e venerar a imagem original do Senhor do Bonfim mais de perto

Publicado

em

A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, está exposta na basílica que leva o nome do santo,
Foto: Ascom/Setur

A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, está exposta na basílica que leva o nome do santo, na Cidade Baixa, em Salvador, até o dia 10 de agosto. Ela foi transferida do altar-mor para um espaço mais próximo ao público, atraindo a atenção de baianos e turistas nacionais e estrangeiros que visitam diariamente a Colina Sagrada. 

“Já tinha vindo à Bahia, mas é primeira vez no Bonfim. É uma igreja muito bonita, e estou aproveitando para conhecer a imagem original do santo”, relatou o programador de informática Lucas Klein, 22 anos, dos Estados Unidos. 

“Vim no grupo com um guia do turismo religioso, que nos contou a história da construção da igreja, e achei superinteressante. Faz parte do passeio conhecer a religiosidade e a cultura que envolvem a Bahia, além, é claro, das praias e da gastronomia”, completou a aposentada Sandra Regina Olijnyk, 70 anos, de Santa Catarina. 

A ideia de descer a imagem para que as pessoas possam contemplá-la e venerá-la mais de perto deu certo. “As missas estão mais cheias, com filas e mais filas, e os fiéis estão felizes com essa experiência”, explicou o reitor da basílica, padre Edson Menezes. 

A presença de fiéis deve aumentar a partir de 1º de agosto, quando terão início as comemorações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem à capital baiana, que têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Trazida de Setúbal, em Portugal, pelo capitão de mar-e-guerra Teodósio Rodrigues de Faria, que fundou a Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia, a escultura de Jesus crucificado é esculpida em madeira de pinho de riga. Ela está em exposição, de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 18h. 

ANÚNCIO
Anúncios

“A devoção ao Senhor do Bonfim está diretamente ligada à identidade da Bahia, no Brasil e no exterior. É uma das maiores manifestações do turismo religioso católico do país, que tem no governo baiano, um parceiro em diversas ações para fortalecer ainda mais o segmento”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Programação do Jubileu do Bonfim, em agosto: 

  • Dia 1º 
    17h30 – Desembarque da imagem peregrina do santo (réplica), na Praia da Penha (Ribeira), vinda em um navio da Marinha;
    18h – Procissão de velas, repetindo o trajeto feito pela imagem em 1754, da Praia da Penha à Colina Sagrada. 
  • Dia 8
    18h – Apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Igreja do Bonfim. 
  • Dia 9
    9h – Seminário “280 Anos da Chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia”, na Cúria Arquidiocesana (Garcia). 
  • Dia 10
    7h30 – Missa campal, na Colina Sagrada. 
Continue Lendo

Turismo

Crescimento do turismo baiano volta a superar média nacional

Segundo o IBGE, de janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, enquanto no Brasil houve um aumento de 7% 

Publicado

em

mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo
Fonte: Ascom/Setur-BA 

A última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) por colocar, novamente, o turismo baiano com desempenho acima da média nacional no setor. De janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%. No recorte de maio de 2025 com o mesmo mês de 2024, o turismo baiano cresceu 12,5%, outra vez à frente da média no país, que ficou em 9,5%. 

Já de acordo com a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), somente no primeiro trimestre de 2025, o estado arrecadou no turismo mais de R$ 1,5 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um aumento de 20,5%, no comparativo com o mesmo trimestre de 2024. 

Os resultados superaram as expectativas da Setur-BA. “Em paralelo à pesquisa do IBGE, o Governo do Estado faz o acompanhamento da movimentação nas 13 zonas turísticas baianas, e comemora os resultados do instituto, que superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Por isso, celebramos e seguimos firmes no trabalho, para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, pontua o titular da pasta, Maurício Bacelar. 

Continue Lendo

Mais Lidas