Cidade
Salvador recebe investimento em infraestrutura hídrica
As obras que atingem o montante de R$126,6 milhões fazem parte do pacote em celebração aos 476 anos da capital baiana
No mês em que Salvador celebra 476 anos de história, a cidade recebe mais um presente significativo do Governo do Estado: um investimento de R$ 126,6 milhões para fortalecer a infraestrutura de abastecimento de água e saneamento básico. O pacote, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (26), no Parque São Bartolomeu, Subúrbio Ferroviário da capital, inclui a entrega de obras essenciais, novas ordens de serviço e licitações que vão beneficiar milhares de soteropolitanos.
“Com essas obras, chegaremos a 97% da cobertura de esgotamento sanitário na cidade de Salvador, garantindo também a oferta de água e a regularidade dessa oferta também em municípios da Região Metropolitana. É uma agenda muito especial e faz parte das comemorações pelo aniversário da capital, demonstrando o nosso carinho e zelo pelos soteropolitanos. É assim que cuidamos da cidade”, declarou Jerônimo.
Entre as obras entregues pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Embasa, destaca-se a primeira etapa da ampliação da capacidade de adução do Canal de Água Bruta de Pedra do Cavalo, garantindo mais segurança hídrica para 2,5 milhões de habitantes de Salvador, com um investimento de R$ 16 milhões.
Também foram finalizados o remanejamento da adutora de Pituaçu e a implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Golfo Pérsico, além do adensamento da rede de esgoto da cidade, nos Lotes 3 e 4, beneficiando as comunidades de Nova Constituinte, Pirajá, Santa Luzia, parte de Valéria e do Parque São Bartolomeu. O volume total de recursos nas três obras é de R$ 34 milhões.
Para a secretária da SIHS, Larissa Moraes, as obras vão estruturar o acesso à água potável para a comunidade de diversas localidades da capital. “Muitas vezes as pessoas não percebem o quanto o Estado investe e age em benefício de Salvador. Esse investimento é uma demonstração clara do compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos. As obras de abastecimento hídrico e saneamento são fundamentais para trazer dignidade e saúde à população. O foco no bem-estar da população deve estar sempre em primeiro lugar”, disse.
Obras em andamento e novos projetos
Na ocasião, foram assinadas ordens de serviço para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário nas bacias de Trobogy, Cambunas e Águas Claras, no valor de R$ 42 milhões e para a segunda etapa das melhorias no Canal de Pedra do Cavalo. A captação da Barragem do Joanes I, que integrará o Sistema Integrado de Abastecimento de Água, também recebeu um aporte de R$ 717 mil para seu projeto de implantação.
Além disso, um novo processo licitatório foi autorizado: a revisão do projeto básico de engenharia dos setores R1, R20 e R22 do SIAA, abrangendo 23 bairros, e a execução de extensão e substituição de redes.
“As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário vão beneficiar mais de 420 mil pessoas. Isso é um grande passo para melhorar a qualidade de vida e reduzir doenças relacionadas à água. Essas ações também têm um impacto direto nas praias, tornando-as mais limpas e atraentes para o turismo”, destacou o presidente da Embasa, Gildeone Almeida Santos.
O presidente da Embasa lembrou ainda que em menos de três anos, o Governo do Estado investiu R$ 1 bilhão em obras para garantir segurança hídrica e promover melhorias na infraestrutura e saúde pública.
Iniciativa que fez diferença para vida da comunidade Jardim Imperial, em Pituaçu, como pontuou a pedagoga Cleide Marques, 51 anos. “Tenho 26 anos morando nesse local e recebemos uma Estação Elevatória de tratamento de água, que fez uma diferença significativa na vida das pessoas, especialmente para as crianças, que acordavam com as casas cheias de água e não iam para a escola porque passavam a noite sem dormir. Agora temos qualidade de vida e dignidade”.
Cidade
Campo Grande se prepara para receber metrô e ganhar nova dinâmica urbana
Obras financiadas pelo PAC devem começar em 2026 e prometem revitalizar uma das áreas mais tradicionais de Salvador
Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa do Governo do Estado promete transformar uma região histórica da capital baiana, marcada por equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves, a Concha Acústica e diversos museus, além de instituições educacionais e de saúde.
Morador há mais de 50 anos, o administrador de condomínios Darcílio Gouveia comemora a possibilidade de trocar o carro pelo transporte sobre trilhos. “Será uma economia de recursos e tempo inacreditável para mim, que sempre faço o percurso e gasto com combustível bem mais do que a passagem, além do estresse dos congestionamentos”, afirma.
O entusiasmo também contagia comerciantes da área, que receberá o tramo 4 do metrô, projetado para transportar cerca de 11 mil usuários por dia. Índio, dono do tradicional Sebo Graúna, vê na obra uma oportunidade para recuperar o movimento perdido. “A pandemia contribuiu para afastar o povo das ruas, mas também sofremos com cortes de linhas de ônibus pela prefeitura, que dificultaram o acesso”, critica.
Segundo ele, a queda na circulação impactou diretamente negócios em uma região com forte apelo cultural e educacional, onde funcionam unidades da Ufba e um polo de saúde com hospitais e clínicas. “Trabalho aqui a 50 metros do Campo Grande há décadas e senti no bolso esse esvaziamento”, relata.
Além de revitalizar o comércio, a chegada do metrô deve facilitar o acesso a eventos cívicos como o 2 de Julho e o 7 de Setembro, além do circuito do Carnaval. “Vai ser muito mais fácil para toda a cidade chegar aqui”, reforça Darcílio.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, a expansão do metrô e a implantação do VLT fazem parte do projeto Nova Bahia, que inclui investimentos sociais e em infraestrutura. “O objetivo do nosso governo é melhorar a vida do povo baiano”, afirma.
Cidade
Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes
Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026
Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.
Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.
Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Cidade
Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e marcam início da fase de testes
Governador Jerônimo Rodrigues apresenta composições que vão integrar o novo sistema de transporte; operação assistida começa em 2026
Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades pelo governador Jerônimo Rodrigues, em ato realizado na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto.
“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou o governador.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos:
- Trecho 1: Comércio – Ilha de São João
- Trecho 2: Paripe – Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras – Piatã
As obras incluem drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a relevância do projeto para os comerciantes do Subúrbio:
“A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes e chefs da gastronomia, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT:
“É um equipamento moderno, com cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 pessoas e operação silenciosa, alinhado aos conceitos de descarbonização”, afirmou.
Ao todo, 40 trens vão compor o sistema em pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026.
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