Educação
Salvador ganha Complexo da Gestão Democrática da Educação
A unidade, situada no bairro do Costa Azul, funcionará como um espaço colaborativo

Marco para o desenvolvimento da educação baiana, o Complexo da Gestão Democrática da Educação Conselheiro Valmir Sampaio foi inaugurado nesta quarta-feira (27) em Salvador. A unidade, entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, funcionará como um espaço colaborativo, reunindo o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), o Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).
O governador destacou a autonomia do complexo. “Esse é um ambiente autônomo. Aqui nós fizemos uma reforma de quase R$ 3 milhões, construindo ambientes para que quatro entidades tenham a sede própria. Eles se reunirão aqui, porque o Conselho de Educação é quem delibera sobre a abertura de escola, sobre avaliação da educação no estado, é quem fiscaliza um conjunto de regramentos. Então eu estou muito feliz que agora eles tenham uma casa”, comentou Jerônimo.
O objetivo é fortalecer a gestão democrática da educação e promover a qualidade do ensino público por meio de uma abordagem participativa e inclusiva.
De acordo com a presidente do CEE-BA, Paulo Nacif, a inauguração marca um momento histórico para a participação democrática da sociedade na formulação de políticas educacionais. “É uma oportunidade para fortalecermos os laços entre os diversos atores envolvidos na educação, garantindo que as vozes de todos sejam ouvidas e consideradas na construção de um sistema educacional mais justo e eficaz”, afirmou a representante.
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, destaca que o Complexo traz em seu nome uma homenagem ao conselheiro Valmir Sampaio, vítima da pandemia da Covid-19 enquanto exercia sua função. “O nome é uma forma de reconhecer sua dedicação à educação, mesmo diante das adversidades. Simboliza bem o que este espaço representa, a convergência de ideais e compromissos em prol de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. Ao unir diferentes órgãos e entidades, fortalecemos nossa capacidade de elaborar e implementar políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades da comunidade educacional.”
O novo espaço, situado no bairro do Costa Azul em Salvador, resulta de uma reforma do extinto Colégio Estadual José Tobias Neto, contando com 30 salas, um auditório com capacidade para 130 pessoas, três salas multifuncionais para 50 pessoas cada, um refeitório, estações de trabalho compartilhadas e um plenário para as sessões do Conselho Pleno. Com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, as obras incluíram adequações civis na edificação existente, instalações elétricas, iluminação externa, infraestrutura seca, revestimento de cerâmica, entre outros.
Abertura e homenagens
A cerimônia de inauguração também marcou a abertura dos trabalhos do CEE-BA para o ano de 2024, contando com a participação da diretoria, dos 24 conselheiros titulares, suplentes, representantes de instituições de ensino, conselhos, secretarias e órgãos do Estado, sindicatos e parlamentares. Destacou-se ainda a posse da nova presidência eleita para o biênio 2024-2026, com o professor Roberto Gondim Pires como presidente e a professora Dinalva Melo do Nascimento como vice-presidente.
Durante o evento, foram prestadas homenagens a personalidades que contribuíram significativamente para a educação na Bahia, incluindo o Conselheiro Valmir Sampaio, assim como Renée Albagli Nogueira, Ivete Alves do Sacramento, Arany Santana, a família de Luiza Helena de Barros (in memorian), Maria Augusta Rosa Rocha e a família da Conselheira Iracy Picanço (in memorian).
Ciência
Edital oferece 400 bolsas para coordenadores de Clubes de Ciências
A iniciativa vai selecionar até 400 docentes da rede estadual para coordenar projetos científicos com estudantes da educação básica

Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever para o Edital de Concessão de Bolsas a Coordenadores de Clubes de Ciências, no âmbito do programa Bahia Faz Ciência na Escola. O benefício é uma ação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa vai selecionar até 400 docentes para coordenar projetos científicos com estudantes da educação básica. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto, no site da fundação: www.fapesb.ba.gov.br.
As bolsas são voltadas a professores responsáveis por criar e desenvolver Clubes de Ciências nas escolas dos 27 territórios de identidade da Bahia. Com duração de até 24 meses, a proposta busca fortalecer o ensino de ciências, incentivar o protagonismo estudantil e aproximar os alunos da cultura científica. “Queremos que os estudantes enxerguem a ciência como parte do seu cotidiano e como uma possibilidade real de futuro, inclusive com impacto direto no território onde vivem”, explica chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes.
A distribuição contempla diferentes modalidades de ensino: 160 bolsas para escolas de tempo integral, 120 para unidades com educação profissional e tecnológica e outras 120 para escolas com ensino fundamental (2º ciclo) e/ou médio em tempo parcial. Ao menos 70% das vagas serão destinadas a professoras. A ação conta com investimento de R$ 8 milhões. A proposta também prevê a implantação da Trilha da Inovação, metodologia adaptada do Parque Tecnológico da Bahia que será levada para dentro das escolas. A trilha envolve etapas como cultura de patente, incubação de ideias e aceleração de projetos, com apoio de parceiros como Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Uma mudança importante neste edital é que os professores que já acompanham seus estudantes em projetos científicos poderão acumular bolsas. Isso significa que eles podem receber a bolsa da Fapesb para coordenar o Clube de Ciência, mesmo se já recebem bolsas de outros programas federais. Essa medida amplia as oportunidades e incentiva ainda mais o envolvimento dos docentes na formação científica dos estudantes.
Experiências que transformam
Na prática, as bolsas viabilizam projetos que despertam a curiosidade e o pensamento científico entre os jovens. No Colégio Central, em Salvador, por exemplo, funciona um desses clubes, onde estudantes se envolvem em diversas atividades. Guilherme Fraga, do 2º ano do ensino médio, desenvolve um projeto sobre saúde mental e os efeitos do uso do celular nas habilidades neurocognitivas. O trabalho, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), já foi apresentado em outros estados e países. “É uma extensão da nossa escola, um espaço de convivência, aprendizado em diferentes áreas e acolhimento. Aqui se pratica ciência e se compartilha conhecimento por todo o estado e o país”, resume o estudante.
O espaço também mudou a rotina de Ana Beatriz de Paula, do 2º ano. O projeto dela está relacionado à anemia falciforme, que tem alta incidência na Bahia devido à população ser predominantemente negra. A futura médica considera que o local é um facilitador do conhecimento. “A gente cria muitos projetos e desenvolve muitas áreas de conhecimento, não só científico, como matemática, física, biologia, mas de um modo geral mesmo. É um espaço de oportunidade para os estudantes. A gente entende a ciência não só de um olhar chato, mas sim de uma forma divertida, legal de se estudar e de se fazer”, comentou.
A professora Fernanda Brito, que coordena o Clube de Ciências do Colégio Central, ressalta que a iniciativa oportuniza que os estudantes aprofundem o conhecimento em áreas específicas que eles gostariam de estudar. “Os Clubes de Ciência conseguem reunir alunos que têm interesse em fazer a diferença, trabalhar com temas que têm interesse, aprofundar o estudo que eles têm na sala regular. Eles vêm para o contraturno da escola para poder ampliar o conhecimento naquilo que desejam trabalhar”, disse.
Ela conta que, atualmente, quase 50 discentes, nos dois turnos, participam da ação. Para Fernanda, o edital representa uma conquista importante para o fortalecimento do papel docente nas práticas de pesquisa. “Essa é uma iniciativa pioneira na Bahia. Não tivemos nenhuma política tão abrangente, que pudesse colaborar com o professor. Nós precisamos aderir, porque é um passo importante para que outras políticas públicas ocorram. Não podemos deixar passar essa oportunidade”, convocou.
Educação
Enem tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos
Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022

Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022.
Do total de inscritos, 3.049.710 são isentos e 1.761.628, pagantes. Entre os candidatos confirmados, 1.390.815 tiveram a inscrição pré-preenchida pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma novidade na edição deste ano.
O estado de São Paulo foi o que registrou o maior número de inscritos no Enem 2025 (751.648). Em seguida, estão Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).
O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas serão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.
Enem
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.
Fonte: Agência Brasil
Educação
Encontro de Formação reúne mais de 700 educadores para fortalecer a educação integral
A iniciativa busca qualificar a gestão escolar, a organização pedagógica e o acompanhamento das aprendizagens da rede pública estadual.

Mais de 700 professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares da rede estadual de ensino participam, a partir desta terça-feira (15), do Encontro de Formação Tempo de Transformar: A Política de Educação Integral na Bahia, em Salvador. A iniciativa, lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues, tem como objetivo qualificar a gestão escolar, a organização pedagógica e o acompanhamento das aprendizagens nas escolas de tempo integral da rede pública estadual.
Durante a conferência de abertura do evento, o governador destacou a importância da formação como parte de um esforço coletivo para transformar a educação na Bahia. “A escola em tempo integral não é só mais tempo de aula, é mais tempo de cuidado, de vínculos e de oportunidades. É um projeto que valoriza os profissionais da educação e oferece um novo horizonte para nossos estudantes, especialmente os que mais precisam”, afirmou Jerônimo.
Para o professor Plinio Junior, que atua como diretor da Escola de Tempo Integral em Condeúba, a realização do encontro representa reconhecimento e incentivo. “É muito importante ver o governo criando espaços como este, onde nos escutam e nos preparam para os desafios da sala de aula. A educação integral exige mais planejamento e articulação, mas também permite acompanhar de perto o crescimento dos alunos, não só no aprendizado, mas como seres humanos”, avaliou.
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Instituto Natura e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o encontro segue até quinta-feira (17), no Fiesta Bahia Hotel. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, painéis temáticos e a exibição de um curta-metragem sobre a Escola Parque, referência histórica na educação integral na Bahia. A formação vai beneficiar 374 municípios e 652 unidades escolares da rede estadual, sendo 645 sedes e 7 anexos, que ofertam a modalidade de educação em tempo integral, alcançando 128.041 estudantes em 2025.
Segundo dados da SEC, a rede estadual conta atualmente com mais de 135 mil estudantes matriculados no ensino em tempo integral, o que representa um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os avanços refletem o compromisso com uma escola pública mais justa e transformadora. “Estamos consolidando uma política que amplia direitos, melhora o desempenho escolar e fortalece a relação entre escola, comunidade e território”, afirmou.
“Isso requer capacitação de professores, porque na sua grande maioria os professores não tiveram na sua formação inicial, na universidade, o conteúdo para a educação integral. Nós temos o orgulho de a Bahia ser liderança com Anísio Teixeira. E hoje a gente vê a arte, a cultura, a integralidade do pensamento da educação, ajudando as pessoas a se ocuparem do seu tempo”, completou o chefe do Executivo baiano.
Nova farda
Durante a programação do encontro, também foi lançada oficialmente a nova farda escolar da rede estadual de ensino. O novo uniforme, que traz uma identidade visual alinhada ao momento de transformação vivido pela educação pública na Bahia, será utilizado por todos os estudantes da rede, com exceção das unidades militares, e será distribuído gratuitamente a partir do lançamento.