Turismo
Recepção de 350 passageiros marca início dos voos diretos entre Salvador e Paris
De acordo com dados do Aeroporto Internacional de Salvador, Paris é um dos principais destinos europeus saindo da capital baiana
Do final de semana outonal de Paris para a primavera calorosa da capital baiana, 350 pessoas desembarcaram do primeiro voo Paris-Salvador-Paris na tarde desta segunda-feira (28), no Aeroporto Internacional de Salvador. A paulista Tânia Neres viajou a trabalho para a capital baiana e vê o voo direto como uma conexão necessária para a Bahia.
“É perfeito chegar de Paris direto em Salvador, porque a gente não precisa se conectar, né?! Principalmente do sudeste, de São Paulo e do Rio, que faz a gente demorar muito. Foi incrível, sem nenhuma dor de cabeça, e é importante para Salvador, também, que a gente tenha esse voo. Paris é um ponto importante de conectividade com a Europa. Fora estar vindo para o lugar mais lindo do mundo, que é Salvador”, dividiu sobre a experiência.
O governador Jerônimo Rodrigues celebrou o marco para o turismo do Nordeste e destacou os investimentos estaduais.
“Para chegarmos à data de hoje, nós trabalhamos muito, conversamos bastante com a Air France, com a Gol, com a administração do Aeroporto. Aqui é o resultado de muitas mãos. As pessoas, quando vêm à Bahia, consomem, vão para hotéis, restaurantes, bares. Por isso nós viabilizamos a infraestrutura das estradas, dos aeroportos e aeródromos regionais, a segurança delas. O trabalho é esse, e a gente vai garantir que esse voo se consolide e permaneça por muito tempo”, enfatizou.
A recepção aos recém-chegados à Bahia e às pessoas que aguardavam o voo da Air France foi feita não só pelo governador Jerônimo Rodrigues, como pelo presidente da Embratur Marcelo Freixo, pelo secretário estadual de turismo Maurício Bacelar; e pelo diretor-presidente do Salvador Bahia Airport e da Vinci Airports no Brasil. Julio Ribas.
De acordo com dados do Aeroporto Internacional de Salvador, Paris é um dos principais destinos europeus saindo da capital baiana. Somente esse ano, antes do voo direto da Air France, 1.800 viagens foram realizadas, com embarque pelo Aeroporto de Salvador para a capital francesa.
Nova rota
Os voos diretos terão três frequências semanais: às segundas, quintas e sábados. As viagens vão acontecer em aeronaves Airbus A350, com 324 assentos disponíveis, que farão um tempo estimado de 10 horas de viagem, com pouso no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.
Pela capital francesa, a Bahia também vai se conectar a mais de 160 outras cidades no mundo pela Europa, África e Ásia. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) também estima um aumento na entrada de turistas estrangeiros no próximo ano. O dado se baseia na quantidade de pessoas que chegaram em voos diretos para o Brasil esse ano — 61%.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que o trabalho da Embratur para a promoção do Brasil envolve inteligência de dados e de mercado.
“Esse voo é uma conquista para o Brasil inteiro. A França, hoje, é o país que mais emite turistas da Europa para o Brasil e a gente quer muito que esse turista europeu chegue no Nordeste. A gente tem promovido o Brasil através de inteligência de dados, analisando os mercados, e a Bahia coordena esse crescimento no Nordeste inteiro. O Nordeste é cada vez mais competitivo em relação ao Caribe, exatamente porque a gente oferece uma diversidade que não tem em outros lugares do mundo”.
Ele acrescentou que o turismo internacional representa 8% do PIB brasileiro. “Ano passado, foram 6,9 bilhões de dólares arrecadados. Esse ano a gente supera esse recorde”, disse em relação à contribuição para os cofres públicos.
Conectividade com a Europa
Na Bahia já tem voos diretos de Salvador para Lisboa e Madrid. De outubro de 2023 a abril deste ano, também estiveram em teste voos diretos de Varsóvia, na Polônia, para a capital baiana. O voo volta a operar por temporada até novembro deste ano, segundo o titular do turismo Maurício Bacelar.
“A partir de novembro esse voo volta a acontecer como na temporada passada. E para chamar a atenção da importância desse voo, está o fato da Polônia não ter nem ligação comercial com o Brasil, mas tem esse voo de temporada no estado. Na alta temporada nós também vamos receber 19 voos semanais oriundos da América Latina. Esse trabalho é um trabalho constante nosso”, destacou.
Sobre a Air France
No mercado desde 1933, a Air France realiza transporte de passageiros, cargas e manutenção aeronáutica e, atualmente, tem voos de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Bélem e de Fortaleza para a França. Salvador é o quinto destino da companhia francesa no Brasil.
Com a meta de reduzir suas emissões de CO2, a Air France apoia projetos que trabalham com a absorção e o armazenamento do CO2 da atmosfera em sumidouros naturais. O objetivo da companhia é reduzir em 30% até 2030 suas emissões de CO2 por passageiro-km.
Turismo
Turismo associado ao cacau e chocolate é promovido em Amsterdam
A Setur-BA promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa)
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa), evento que reuniu produtores de cacau e chocolate de diversas regiões do mundo. Ele foi encerrado, no último domingo (9), após seis dias de atividades, com a participação de mais de 15 mil pessoas, entre empresários, especialistas e apreciadores da gastronomia.
No estande brasileiro, a Setur-BA divulgou as 13 zonas turísticas baianas, com ênfase na Costa do Cacau, de belas praias, onde está localizado o roteiro da Estrada do Chocolate, experiência imersiva oferecida aos visitantes sobre a cultura da lavoura cacaueira, no sul do estado. A região abriga, também, um polo chocolateiro, responsável pela fabricação de produtos finos e premiados.
Personalidade que teve destaque no evento e criador do Chocolat Festival, com edições no Brasil e no exterior, o baiano Marco Lessa ressaltou a iniciativa da secretaria, de promover o turismo associado à produção de cacau e seus derivados, na Europa. “A Bahia é um destino com plantações do fruto de ouro emolduradas pela Mata Atântica, à beira-mar, um diferencial para encantar turistas de qualquer parte do mundo, além de oferecer muita história e cultura. A Setur-BA está de parabéns por ter marcado presença no Chocoa Amsterdam, o que, com certeza, irá gerar bons resultados”.
Turismo
Setur-BA apresenta novo produto para movimentar afroturismo baiano
Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado terá a participação de 80 terreiros na Feira de São Joaquim, dia 8 de março
Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado foi apresentado a representantes de operadoras e agências de viagens, empresas de receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, no dia 8 de março, com a participação de 80 terreiros. A manifestação tem o apoio da Setur-BA, como parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“É uma festa nova, que terá a sua quarta edição, e está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, relatou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.
Presente no encontro, a diretora de Operadora Itaparica Tour, Tércia Vasconcelos, ficou animada com a apresentação. “Já oferecemos visitas aos candomblés, mas uma grande festa das religiões de matriz africana em uma feira livre é algo inédito a ser oferecido aos nossos clientes. Tenho certeza de que eles vão amar. No período do evento, recebemos turistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, ávidos por conhecer as tradições baianas”, pontuou.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o estado tem uma riqueza inigualável, e a Setur-BA está oferecendo oportunidades para que os turistas conheçam manifestações genuínas, como o Olojá, que, acredito, que será um sucesso”.
“Estamos muito felizes com a parceria da Setur-BA, que é de extrema importância para a realização do evento e divulgação junto à população baiana, aos empresários do turismo e visitantes”, agradeceu a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.
Programação
No dia do Olojá, um grande cortejo é organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, que, por sua vez, retribuem com oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.
Turismo
Setur leva Agô Bahia para a Festa de Iemanjá
O projeto foi desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou dos 103 anos da tradicional Festa de Iemanjá, neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo. Baianas típicas, com jarros de flores brancas e água de cheiro, e a batida do samba reggae do bloco Muzenza animaram milhares de baianos e turistas que circulavam pelo local.
“A Festa de Iemanjá é emblemática, porque acontece no bairro mais boêmio da capital e envolve a crença dos pescadores em fartura para suas famílias. Trouxemos o projeto Agô Bahia, visando reforçar o nosso trabalho pelo fortalecimento das tradições afro-baianas, que são um dos principais atrativos para os visitantes”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“É a segunda vez que venho para a festa, que se destaca por sua grande popularidade. Aqui estão pessoas de todo o mundo, independente da religião”, ressaltou o pernambucano Vitor Galvão.
“Achei tudo muito bonito, principalmente, a saída das embarcações com as oferendas, um momento que me emocionou bastante “, completou o italiano Luiggi Pennacchio.
Quem teve contato inédito com as celebrações em homenagem à orixá, considerada a rainha do mar, foram cinco jornalistas franceses que fazem press trip pela cidade. Eles vieram no voo direto de Paris para Salvador, da Air France, e chegaram de madrugada ao caramanchão montado ao lado da Colônia de Pescadores Z-1, de onde saiu o presente principal para a divindade. A iniciativa é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Setur-BA.
“Ver de perto essa manifestação cultural e religiosa é um privilégio, uma experiência inesquecível. Além da fé e da espiritualidade, é um encontro profundo com as raízes do Brasil, com a nossa ancestralidade, em uma celebração que traduz o povo incrível que somos”, relatou a jornalista da Embratur, Marília Rastelli, que coordena a press trip.
Na agenda do grupo francês constam ainda visitas ao Pelourinho, Candyall Guetho Square, Feira de São Joaquim e santuários do Senhor do Bonfim e de Santa Dulce dos Pobres, além de experiências gastronômicas.
-
Educaçãohá 3 dias
Conceição do Jacuípe inicia ano letivo com nova escola de tempo integral
-
Políticahá 3 dias
Ministro das cidades vistoria obras do MCMV em Camaçari
-
Educaçãohá 2 dias
SEC abre 10 mil vagas para oficineiros do Educa Mais Bahia
-
Serviçoshá 2 dias
Simm oferece 39 vagas para esta terça-feira (11)