Carnaval 2025
Pré-carnaval do Santo Antônio começa na próxima quinta (20)
Confira a programação oficial dos desfiles dos blocos tradicionais do bairro

Construído pela e com a comunidade do Santo Antônio – moradores e comerciantes do bairro – o pré-carnaval do Santo Antônio Além do Carmo, programação oficial do bairro, irá encher de alegria um dos lugares mais charmosos da cidade do Salvador, entre os dias 20 e 28 de fevereiro de 2025. Organizada pela Absanto – Associação de Blocos do Santo Antônio Além do Carmo, a festa contará com a participação de 15 blocos e foi cuidadosamente planejada para garantir animação, organização e acessibilidade para todos. Durante todos os dias do pré-carnaval o comércio local estará aberto e funcionando plenamente. O pré-carnaval do Santo Antônio Além do Carmo tem o apoio da Prefeitura de Salvador e patrocínio do Governo do Estado da Bahia.
Não é de hoje! O Santo Antônio Além do Carmo tem uma história rica no carnaval baiano. Desde a década de 1960 o bairro tem sido berço de grandes blocos como “Os Internacionais” e “Corujas”, que hoje brilham no circuito Barra-Ondina. Nos anos 2000, o Bloco Noviças marcou o início de uma nova fase, cruzando os bairros de Macaúbas, Barbalho e Santo Antônio rumo ao Pelourinho.
Em 2008, surgiu o Bloco Rodante, com a proposta de resgatar a essência do carnaval de rua para os próprios moradores do bairro. Atualmente, o Santo Antônio Além do Carmo acolhe 15 blocos que desfilam em dias alternados, consolidando um carnaval autônomo e enraizado na comunidade há 17 anos.
Em 2025, o pré-carnaval do bairro começa na quinta-feira (20), às 20h, com o tradicional Urso da Meia Noite, e se estende até a sexta-feira (28), quando o Bloco Rodante encerra a festa. Durante toda a programação, blocos de diferentes estilos e tamanhos percorrerão as ruas históricas do Santo Antônio, celebrando a cultura, a diversidade e a alegria da folia.
Com uma programação diversa e cheia de energia, o pré-carnaval do Santo Antônio Além do Carmo reafirma seu compromisso com a cultura popular e promete uma festa inesquecível para moradores e visitantes.
Confira a programação completa
Quinta-feira, 20 de fevereiro
- Bloco Urso da Meia Noite- Início: 20h no Oliveiras | Término: 23h no Largo do Santo Antônio
Sexta-feira, 21 de fevereiro
- DJ Guerreiro – Início: 18h | Término: 23h no Largo
- Bloco Ki Beleza!- Início: 18h na Ladeira do Boqueirão | Término: 23h no Colégio Divino Mestre
- Bloco 15 Mistérios- Concentração: 20h na Rua dos Adôbes (Bar do Manoelzinho) | Término: 23h no mesmo local
Sábado, 22 de fevereiro
- DJ Guerreiro – Início: 18h | Término: 23h no Largo
- Bloco de Hoje a Oito- Início: 10h no Largo | Término: 18h no mesmo local
Domingo, 23 de fevereiro
- DJ Guerreiro – Início: 18h | Término: 23h no Largo
- Bloco Baba de Saia dos Klhordas- Início: 13h na Cruz do Pascoal | Término: 14h30 no mesmo local
- Bloco Pão na Chapa- Início: 16h na Cruz do Pascoal | Término: 20h30 no Largo
- Bloco Luzes da Ribalta- Início: 20h no Largo | Término: 23h no mesmo local
Quarta-feira, 26 de fevereiro
- Bloco Gravata Doida- Início: 18h na Cruz do Pascoal | Término: 22h no Largo
- Bloco Não Largo do Santo Antônio- Início: 18h na Travessa dos Perdões | Término: 23h no Largo
Quinta-feira, 27 de fevereiro
- Bloco Noviças- Início: 20h30 no Largo do Quintandinha | Término: 23h no Largo
- Bloco Rolinha Preguiçosa- Início: 20h30 no Bar Daqui do Alto | Término: 22h no Largo
Sexta-feira, 28 de fevereiro
- MSC – Movimento Sem Corda- Início: 18h na Rua Direita do Santo Antônio | Término: 19h no mesmo local
- Bloco Rivo-Trio- Início: 20h no Largo da Quitandinha | Término: 23h no Largo
- Bloco Rodante- Início: 20h na Praça dos 15 Mistérios | Término: 23h no mesmo local
Carnaval 2025
Plataformas digitais do Governo do Estado batem recorde de acessos
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrado

O engajamento nas redes sociais do Governo do Estado por baianos e turistas que estiveram no Carnaval da Bahia em 2025 foi um dos destaques da folia. Este ano, mais de 110 milhões de pessoas foram alcançadas nas principais plataformas do governo estadual. O número expressa aumento de 197% de acessos. No que diz respeito às interações, o aumento representou 143% – 1,4 milhão em 2025 em comparação a 575,2 mil interações em 2024 -, enquanto as menções às redes do governo aumentaram 469%, em 2025.
Os dados são ainda maiores, quando analisados desde janeiro. As 1.593 postagens feitas, desde o primeiro dia do ano, alcançaram 1,4 milhão de seguidores. No Top 3 das Mais Engajadas de 2025, estiveram o reels para Instagram da “roda da pipoca” de Saulo Fernandes com o Pelotão da PMBA e a Soldado Carolina, da @pmdabahia, que teve 34,1 mil curtidas, 1.985 comentários e 661 mil visualizações.
Na sequência, a trend “quem vê cara, não ouve o que tá no fone”, da @sufotur, com 30,7 mil curtidas e 232 comentários; e a collab da @sufotur com a @secultba e o @govba com imagens de drone de uma projeção de Fernanda Torres no Farol da Barra, no último dia 2 de março, quando foi transmitido o Oscar durante o carnaval. Já o vídeo “Muito obrigado, Axé”, celebrando os 75 anos do trio elétrico e 40 anos da Axé Music da @sufotur, bateu a meta de 2,2 milhões de visualizações.
“A gente comemora esses números e métricas porque nos ajudam a entender como podemos seguir avançando, aumentando a conexão com as pessoas e a oferta de serviços públicos através das plataformas digitais. No final das contas, esse é o maior objetivo do governo: cuidar das pessoas, inclusive durante o carnaval”, destacou o coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA), Daniel Ribeiro.
Além disso, durante a folia momesca, o Governo com intuito de facilitar a vida dos foliões que foram curtir o carnaval na capital e interior do estado, disponibilizou a MarIA, uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar turistas e foliões com informações úteis durante o carnaval. Os dados correspondem às contas no YouTube do Governo da Bahia, no Facebook e no X (antigo Twitter), do GovBA; da Educação Bahia; da Secretaria da Saúde (Sesab); da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Polícia Militar da Bahia (PMBA); da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrados entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março deste ano.
TVE
A transmissão do Carnaval pela TVE no YouTube foi um dos destaques de audiência da festa. Ao longo de seis dias de folia, mais de 4 milhões de pessoas acompanharam as atrações nos circuitos, em mais de 70 horas de transmissão. As lives foram assistidas em 104 países, com Portugal, Estados Unidos, Argentina e Espanha liderando, além do Brasil. Durante o período, o canal da TVE Bahia ganhou 18 mil novos inscritos.
No Instagram da emissora, a maior plataforma de vídeos curtos, fotos e cards, o alcance também foi expressivo: 7,5 milhões de visualizações, além de 800 mil interações, incluindo curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. A conta ainda ganhou 17 mil novos seguidores.
Carnaval 2025
Bahia: o Carnaval do cuidado
Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano

O Carnaval da Bahia é um dos maiores e mais importantes eventos culturais do mundo. Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano e que nos possibilitou celebrar a nossa tradição, mas também parte significativa da nossa história de inventividade e ousadia criativa.
Renovado, o Axé fez deste carnaval a festa das misturas, do intercâmbio intergeracional; dos leques; das rodas saltitantes; das pipocas em que foliões e trabalhadores se (con)fundiam entre abraços e risos. A imagem de Maria Carolina, a policial sorridente, acolhida pelos foliões, simbolizando a essência de um carnaval democrático e seguro, ficará marcada em nossas memórias.
Acompanhar a histórica vitória do Brasil no Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui conquistando a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, ao vivo no Pelourinho – um local que, além de ser palco de tantas lutas por resistência, se consolida como um espaço democrático e de encontro das famílias no carnaval – foi outro momento marcante desta edição de 2025.
E esse sucesso, tanto em Salvador quanto nos 130 municípios em que apoiamos o carnaval, só foi possível graças ao trabalho de um governo que acredita na Cultura enquanto um vetor de promoção de alegria, paz e dinamização da economia. E por isso desenvolveu um conjunto de políticas integradas e continuadas ao longo de todo o ano. O apoio aos Blocos Afros, por meio do Ouro Negro – o maior da história, com R$ 15 milhões -, é um exemplo desse trabalho.
A significativa redução nos índices de violência, com uma queda de 33% nos roubos em comparação ao ano anterior, é um outro um reflexo do nosso empenho. Ao construir esse ambiente de paz, atraímos 3,5 milhões de turistas para toda a Bahia, gerando um impacto econômico de R$ 7 bilhões nos setores de turismo, comércio e serviços.
Construímos um carnaval inesquecível, marcado pelo compromisso com a economia, com a segurança, a inclusão e o bem-estar de todas as pessoas. A atenção especial que dedicamos aos trabalhadores da festa – como vendedoras e vendedores ambulantes, cordeiras e cordeiros, catadoras e catadores de recicláveis –, que receberam kits de refeição, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e locais dignos para descanso e banho, reflete esse compromisso.
A cada trabalhadora e trabalhador, às equipes de segurança, saúde, limpeza, e a todos os profissionais envolvidos, nossa imensa gratidão. Gratidão também aos nossos artistas que, a cada acorde, cada verso, cada voz, e cada batida nos lembram o quanto nossa cultura é forte, vibrante e essencial para o mundo e para uma vida plena.
Por isso chame, chame, chame gente para mais um carnaval histórico em 2026. Porque aqui na Bahia a gente se completa, enchendo de alegria as praças e os corações!
Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia
Carnaval 2025
Bahia fecha com números positivos na gestão de saúde
Houve uma redução de 12,6% no total de ocorrências médicas ocorridas nos circuitos da festa

Os números da saúde no balanço do Carnaval 2025 foram bastante positivos em relação aos dados da folia em 2024. Com uma estrutura de atendimento reforçada e foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com outras pastas do governo da Bahia, alcançou marcas expressivas ao longo da festa.
Houve uma redução de 12,6% no total de ocorrências médicas ocorridas nos circuitos do Carnaval, numa queda de 127 atendimentos em 2024, contra 111 em 2025. “Nós montamos a estrutura necessária para realizar todos os atendimentos necessários, com três mil plantões extras nos hospitais do estado, mas só temos a comemorar essa redução, ainda mais que os números apontam para um Carnaval com mais público que em 2024. Isso mostra também como o trabalho de prevenção e policiamento da Secretaria de Segurança Pública reflete positivamente na saúde”, avalia a titular da Sesab, Roberta Santana.
No total, 75% dos atendimentos (84) no Carnaval ocorreram no Hospital Geral do Estado (HGE). Foram três atendimentos no Hospital Menandro de Faria, cinco no Hospital Eládio Lasserre, um no Iperba, quatro no Hospital do Subúrbio, um no Hospital Geral Roberto Santos, um no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, um na UPA de São Caetano, um na Maternidade Tsylla Balbino, dois no Hospital 2 de Julho, cinco na Unidade de Emergência de Cajazeiras e dois na Unidade de Emergência do Curuzu. Sete unidades que realizaram atendimentos em 2024 não registraram casos em 2025.
Prevenção às ISTs
Como parte do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, realizado pela Sesab em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos gratuitamente mais de 1,3 milhão de preservativos internos e externos durante o Carnaval na Bahia, em Salvador e no interior do estado, quase 450 mil unidades a mais que em 2024 (845 mil).
Também através da Sesab, a gestão estadual atendeu 4.671 pessoas e realizou 18.201 testes rápidos de ISTs, como HIV, sífilis e hepatites (B e C), em postos montados em Salvador, Rio de Contas e Porto Seguro. Durante a folia na capital, foram realizados 3.172 atendimentos e 10.828 testes, resultando em 38 positivos para HIV, 8 para hepatite B e 16 para hepatite C, além de 297 pessoas positivadas para sífilis, sendo que 74 delas optaram por iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
No município de Rio de Contas, o número de atendimentos chegou a 1.004 e os testes a 4.898, sendo registrados 3 testes positivos para HIV, zero para hepatite B e hepatite C, e 34 para sífilis. Destes últimos, 13 decidiram começar o tratamento no local. Já em Porto Seguro, com 495 atendimentos, positivaram 4pessoas para HIV, zero para hepatite B, 3 para hepatite C, enquanto 38 testaram positivo para sífilis, com 12 delas iniciando o tratamento no próprio posto.
Acolhimento a mulheres vítimas de violência
O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, com o objetivo de acolher mulheres cis e trans, a partir de 12 anos, que tenham sido expostas a situações de abusos e violência sexual, não teve qualquer ocorrência registrada proveniente do circuito da festa.
Corregedoria
A Corregedoria da Saúde também esteve em ação durante o período carnavalesco, tendo inspecionado 12.899 profissionais a fim de aferir as escalas de plantão em unidades de saúde na capital e no interior.
Hemoba
Ao longo do período de Carnaval, com horários especiais nos postos de coleta, a Hemoba esteve aberta na capital e no interior do estado para receber doadores de sangue e atender a demanda de hemocomponentes das unidades hospitalares. Este ano, 717 bolsas de sangue foram coletadas na Bahia.
-
Educaçãohá 3 dias
Estudantes criadores de conteúdos participam de bate-papo com o governador
-
Políticahá 3 dias
Estado, Incra e lideranças do MST na Bahia alinham políticas
-
Infraestruturahá 3 dias
Delegação chinesa discute implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru
-
Agriculturahá 3 dias
Agricultura Familiar ganha espaço na Páscoa com produtos artesanais e sustentáveis