SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Polícia Militar da Bahia comemora 200 anos de proteção aos baianos

Data histórica foi celebrada com a promoção de 409 subtenentes, lançamento de um livro e de um selo comemorativo 

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) celebra 200 anos de atuação na proteção da população baiana e para marcar essa data histórica,
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) celebra 200 anos de atuação na proteção da população baiana e para marcar essa data histórica, nesta segunda-feira (17) uma série de eventos aconteceu ao longo da manhã, incluindo um voo especial do Grupamento Aéreo (Graer), o lançamento de um livro e de um selo comemorativo, além da promoção de 409 subtenentes. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente nas comemorações e destacou a importância da PMBA para a segurança pública do estado. 

“Esses 200 anos representam o compromisso da Polícia Militar com a segurança da Bahia. A corporação tem sido essencial para a preservação da ordem pública e a proteção da nossa população”, afirmou o governador. 

A programação teve início no Quartel do Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos. O voo especial do Graer marcou o início das celebrações, seguido pela aposição de platinas aos subtenentes promovidos, um momento simbólico que marcou o início de uma nova jornada para os policiais militares. Em seguida, foi lançado o Selo Comemorativo dos 200 anos, desenvolvido em parceria com os Correios, e o livro “200 Anos em Fotos e Fatos”, que reúne imagens e marcos históricos da trajetória da PMBA ao longo de dois séculos de atuação. 

O secretário da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, também esteve presente e ressaltou a importância histórica dos 200 anos da PMBA. “Esses 200 anos são um marco não só para a corporação, mas para toda a Bahia. A Polícia Militar tem sido um pilar fundamental na preservação da ordem e no enfrentamento da criminalidade”, destacou Werner. 

Promoção 

Os 409 policiais militares promovidos de sargentos a subtenentes e oficiais irão atuar na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado. As promoções foram concedidas após a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), realizado entre junho e agosto de 2024. O momento simbólico da cerimônia foi a entrega das luvas aos militares, representando a ascensão a um novo grau hierárquico. A solenidade foi concluída com o primeiro cumprimento oficial já trajando o novo uniforme, consolidando a nova fase profissional dos promovidos. 

ANÚNCIO

O comandante-geral da PMBA, Paulo Coutinho, destacou a ampliação do número de vagas para o curso de sargentos como um passo estratégico para fortalecer a corporação. “Ao expandirmos a formação de sargentos, não apenas ampliamos as oportunidades de crescimento dentro da instituição, mas também reforçamos a capacidade operacional da Polícia Militar, garantindo uma segurança pública mais eficiente para a população”, afirmou. 

Investimentos na Polícia Militar 

Entre 2023 e 2025, a PMBA recebeu um investimento total de R$ 345,7 milhões que viabilizou a aquisição de 1.107 veículos, a reestruturação e construção de 59 unidades, a compra de material bélico – com 5.877 pistolas, 650 carabinas e 1.648 fuzis –, e a entrega de 1.100 bodycams. Nesse mesmo período, foram formados 3.268 soldados e 146 oficiais, com 4.484 aprovados em concursos públicos, além de terem sido realizadas 9.100 promoções (608 oficiais e 3.935 praças em 2023; 817 oficiais e 3.740 praças em 2024), ampliados os serviços de saúde e a “Operação Ronda Psicossocial” para o interior, e criadas novas medalhas que condecoraram mais de 6.500 policiais, reforçando a valorização profissional da corporação. 

Segurança

DPT da Bahia recebe novos equipamentos para análises toxicológicas e amplia capacidade pericial

Investimento fortalece a produção de provas científicas, reduz o tempo de emissão de laudos e amplia a identificação de substâncias em materiais biológicos

Publicado

em

O Laboratório Central do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com três novos cromatógrafos do tipo LC-MS/MS
Foto: Ascom/DPT

O Laboratório Central do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com três novos cromatógrafos do tipo LC-MS/MS, destinados às análises realizadas pela Coordenação de Toxicologia Forense. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo da Bahia e representam um avanço na capacidade técnica da perícia criminal do estado.

A nova tecnologia permite identificar e quantificar substâncias presentes em materiais biológicos, como sangue e urina, com elevado grau de precisão. A modernização deve contribuir para a redução do tempo de resposta dos laudos periciais e para o aumento da capacidade de processamento das amostras analisadas pelo laboratório.

Os equipamentos são capazes de detectar substâncias em concentrações extremamente baixas, ampliando as possibilidades de investigação em exames toxicológicos relacionados a ocorrências policiais e processos judiciais.

Entre os materiais que podem ser identificados por meio da tecnologia estão drogas ilícitas, medicamentos, venenos e outras substâncias de interesse forense, fundamentais para a produção de evidências técnicas e científicas.

Com a instalação dos novos cromatógrafos, o Laboratório Central do DPT fortalece sua estrutura de análises especializadas e amplia o suporte às investigações criminais conduzidas pelos órgãos de segurança pública e pelo sistema de Justiça.

ANÚNCIO

A ampliação da capacidade laboratorial contribui para a produção de provas científicas mais robustas, auxiliando na elucidação de ocorrências e na emissão de laudos com maior agilidade e precisão técnica.

Continue Lendo

Segurança

Bahia triplica ações de combate a incêndios florestais e reforça operação contra os efeitos da estiagem

Estado mobiliza 180 bombeiros, aeronaves, helicóptero e dezenas de viaturas para enfrentar queimadas, apoiar municípios em emergência e minimizar impactos da seca em áreas rurais

Publicado

em

o Governo da Bahia ampliou a mobilização para enfrentar o avanço das queimadas e os efeitos da estiagem em diversas regiões do estado.
Foto: Divulgação/Ascom Casa Civil

Com 543 intervenções de combate a incêndios florestais realizadas nos últimos 78 dias, número três vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, o Governo da Bahia ampliou a mobilização para enfrentar o avanço das queimadas e os efeitos da estiagem em diversas regiões do estado.

Como parte da estratégia preventiva adotada neste ano, a operação reúne atualmente 180 bombeiros militares, duas aeronaves, um helicóptero e 47 viaturas, empregados em ações de monitoramento, combate direto ao fogo e proteção de comunidades ameaçadas.

Para fortalecer a integração entre os órgãos envolvidos, uma reunião coordenada pela Casa Civil, nesta terça-feira (15), em Salvador, reuniu representantes de secretarias estaduais e instituições responsáveis pelas ações de enfrentamento à seca e aos incêndios florestais.

Atualmente, a Bahia possui 85 municípios com decreto de situação de emergência por estiagem, dos quais 67 já tiveram o reconhecimento homologado pelo Estado.

Segundo os órgãos envolvidos na operação, cerca de 97% dos incêndios florestais têm origem em ações humanas, o que tem motivado o reforço das campanhas de conscientização e orientação à população, além da ampliação das iniciativas de prevenção e monitoramento.

ANÚNCIO
Operações em diversas regiões

Entre as ocorrências de maior impacto está o incêndio registrado em Pilão Arcado, no Norte da Bahia, que chegou a figurar entre os dois maiores focos ativos do país na semana passada. Após mais de dez dias de combate ininterrupto, as chamas foram controladas, embora as equipes permaneçam na região para evitar a retomada do fogo e garantir sua completa extinção.

Na Chapada Diamantina, equipes seguem atuando no município de Lençóis, em operação integrada com órgãos federais e apoio aéreo.

Também há ações de combate e monitoramento em municípios do Oeste baiano, como Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Barreiras e Barra, além da região compreendida entre Caém e Jacobina, no Centro-Norte do estado.

Monitoramento e resposta antecipada

O Governo da Bahia também intensificou o uso de tecnologias para monitoramento de áreas vulneráveis.

Dados georreferenciados relacionados à infraestrutura hídrica, condições da vegetação e áreas de risco para a agricultura familiar e a pecuária estão sendo integrados para identificar pontos críticos e antecipar respostas emergenciais.

ANÚNCIO

O monitoramento por satélite permite detectar regiões com maior vulnerabilidade ao fogo antes mesmo do surgimento de focos de incêndio, auxiliando na definição das estratégias de prevenção e combate.

Paralelamente, equipes realizam o mapeamento de poços e de localidades que necessitam de abastecimento emergencial por carros-pipa, especialmente em comunidades rurais não atendidas pela rede da Embasa.

Apoio à agricultura familiar

As medidas adotadas pelo Estado também incluem ações voltadas à manutenção da produção rural e à segurança alimentar das famílias afetadas pela seca.

Entre as iniciativas estão a distribuição de milho para alimentação dos rebanhos da agricultura familiar e a ampliação da oferta de cestas básicas para populações residentes em áreas prioritárias impactadas pela estiagem e pelos incêndios.

As ações contam com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e envolvem diferentes órgãos estaduais para mitigar os efeitos da seca e preservar as atividades produtivas no campo.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Segurança

PM apreende quatro fuzis e outras armas após confronto com suspeitos de integrar facção em Cajazeiras

Ação do BPATAMO ocorreu na tarde desta terça-feira (15), em Salvador, durante operação de combate ao crime organizado

Publicado

em

durante uma ação de combate ao crime organizado realizada na tarde desta terça-feira (15), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Foto: Divulgação SSP

Equipes do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPATAMO) da Polícia Militar da Bahia apreenderam um arsenal de armas de fogo durante uma ação de combate ao crime organizado realizada na tarde desta terça-feira (15), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Segundo a corporação, os policiais interceptaram um grupo suspeito de integrar uma facção criminosa que atuava na região. Durante a tentativa de abordagem e prisão dos suspeitos, houve confronto armado. Alguns dos envolvidos foram atingidos e receberam atendimento após a ocorrência.

No local, os militares apreenderam quatro fuzis, uma carabina, cinco pistolas e uma espingarda, além de carregadores, munições e outros materiais utilizados pelos criminosos.

A operação integra as ações permanentes de enfrentamento às organizações criminosas desenvolvidas pelas forças de segurança na capital baiana.

Após a apreensão, todo o material foi encaminhado para registro e adoção das medidas legais cabíveis. A Polícia Militar não informou, até o momento, o número de suspeitos envolvidos na ocorrência.

ANÚNCIO

De acordo com a corporação, o policiamento permanece reforçado em Cajazeiras e em áreas estratégicas da região, com o objetivo de ampliar a presença policial e prevenir novas ações criminosas.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforça que informações sobre integrantes de facções e atividades criminosas podem ser repassadas de forma anônima por meio do telefone 181, do Disque Denúncia. O sigilo do denunciante é garantido por lei.

Continue Lendo

Mais Lidas