Segurança
PM realiza aula inaugural do Curso de Formação de Soldados
Em Salvador, 1.888 novos policiais serão capacitados até o final de 2025

A segunda turma da formação de soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) do concurso de 2022 foi recepcionada, nesta segunda-feira (27), pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador Geraldo Júnior, pelo secretário Marcelo Werner, da Segurança Pública, e pelo comandante-geral da corporação Paulo Coutinho, no Centro de Cultura Cristã da Bahia. Participaram da aula inaugural do curso, que se estende pelos próximos 11 meses, 1092 novos alunos soldados de forma presencial e mais 796 de outros municípios baianos remotamente.
Formada em História, a aluna soldado da PM Milena Sales se dedica à pesquisa acerca da segurança pública desde a faculdade e nutre o sonho de ser policial desde criança. “Eu estou realizando um sonho de criança, né? Sempre sonhei com esse momento. Sempre estive do outro lado e agora estou do lado de cá, realizadíssima. Nossa missão será servir e proteger e eu tenho certeza de que, para o que a sociedade baiana precisar, nós estaremos habilitados. Através de uma base comunitária, do próprio serviço ostensivo da Polícia Militar, seremos a força à serviço do cidadão. É um orgulho fazer parte dessa instituição, dessa família”, destacou.
Os alunos soldados terão dois módulos de formação, que incluem entres as aulas teóricas e práticas capacitação em armamento e tiro; direito aplicado; socorro de urgência; defesa pessoal e uso diferenciado da força; direitos humanos, relações interpessoais e legislação, e estágio supervisionado. Ao todo, serão 1.888 alunos — 1.633 são homens e 255 mulheres — habilitados para atuação no policiamento das cidades de Salvador, Lauro de Freiras, Candeias, Camaçari, Simões Filho, Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras.
“Nós temos construído muitos equipamentos no interior do estado e, apesar do equipamento dar uma segurança à comunidade, termos inteligência, câmeras, tecnologia, precisamos sempre de homens e de mulheres. A gente tem fortalecido o papel dos direitos humanos, da responsabilidade com o cuidado, e temos tido resultados com isso. Temos uma tropa cada vez mais qualificada e pessoas com nível superior, com pós-graduação. Isso vai ajudando a gente a qualificar o uso do equipamento”, apontou o governador Jerônimo Rodrigues.
Segundo Paulo Coutinho, comandante-geral da PM da Bahia, o Estado tem formado, em média, 2 mil policiais militares por ano. “Em 2023 e 2024 foram 4.447 policiais militares, entre formados e convocados. Eles completam o efetivo e, hoje, mais do que nunca o policiamento é muito importante. A qualidade do serviço começa nas ruas, levando tranquilidade para a população baiana da capital e do interior”, completou.
O curso tem carga horária de 1.300 horas e habilita os futuros praças da corporação para integração às forças de segurança da Bahia em ações ostensivas e no policiamento em todo o estado.
Segurança
Militares erradicam 11 mil pés de maconha em Jaguarari
Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis

Policiais Militares do 6º BPM apreenderam pés de maconha e detiveram um homem suspeito pelo cultivo da erva, na manhã de quarta-feira (23) no distrito de Flamengo, cidade de Jaguarari.
Os militares realizavam rondas na região, quando foram acionados através de denúncia de que existia uma plantação de maconha na região do Distrito de Flamengo. Ao chegarem ao local, a equipe constatou o fato. Foram encontrados 11 mil pés de maconha.
Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis. Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes para tomada das medidas pertinentes.
Segurança
Ação da Polícia Militar gera renda e oportunidades para a comunidade do Bairro da Paz
A ação social gratuita contou com desfile de moda, apresentação musical e exposição de arte

Uma programação de arte, música, moda e cultura esteve disponível nesta sexta-feira (25), na Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador, para toda comunidade do Bairro da Paz e região. A ação social gratuita, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz, contou com desfile de moda, apresentação musical e exposição de arte, garantindo renda, inclusão e oportunidades para a população local.
De acordo com o major PM Albert Nogueira, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o objetivo é apresentar as iniciativas desenvolvidas pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) na comunidade do Bairro da Paz, através da BCS. “Dentre todas as temáticas que trabalhamos, a arte é uma delas. Então, a nossa equipe, juntamente com professores da comunidade, resolveu fazer um evento para marcar o final do primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e trazer algo diferente. Hoje, a BCS do Bairro da Paz tem em torno de 12 projetos e 500 alunos participando”, explicou.
Um exemplo é o projeto Pró Recicla, que há seis anos, faz com que mulheres costureiras gerem a própria renda, transformando uniformes descartados da PM em roupas e artesanato. O desfile de moda fez parte da iniciativa na Casa da Música, com peças produzidas pela estilista Maria Gama, que envolveu meninas da comunidade. “Estamos iniciando agora esse projeto com essas fardas, dando aula de costura para crianças a partir de sete anos de idade. Algumas já estão conseguindo vender bolsas, bonecas, e isso prova que estão sendo aprovadas. No total, já temos dez alunas envolvidas, o que é muito satisfatório para nós”, disse.
Quem mostrou tamanha habilidade foi a pequena Mayla Gabrielle Coutinho, de apenas 9 anos, que costurou a própria roupa para desfilar no evento – um conjunto azul com colete e saia. “Estou muito feliz aqui, mostrando o que aprendi para outras pessoas e utilizando várias camisas que iam para o lixo”.
A cabo PM, Fabiana Sena, destacou a utilização de peças de matriz africana durante o desfile, que neste 25 de julho, marca uma celebração importante: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. “O maior objetivo desse projeto é gerar renda para essas mulheres que aprendem também um ofício, que é o de costurar. Hoje escolhemos homenagear a presença da mulher negra dentro da nossa instituição (Polícia Militar), com esse mix de peças reutilizadas e os tecidos africanos”, enfatizou.
Na música, uma apresentação artística marcou a retomada do projeto “Primeiro Som da BCS Bairro da Paz”, que já alcançou 800 crianças e adolescentes através de aulas de música. As aulas são ministradas pelo percussionista soldado PM Daniel Moraes e cadeirante, que na ocasião, destacou a importância da ação social na comunidade. “É uma oportunidade de ajudarmos as crianças a saírem da ociosidade e, consequentemente, impedir que sejam recrutadas para o mundo do tráfico”, salientou.
Quem foi ao local também conferiu uma exposição de arte com telas produzidas com material reciclado, a partir do tecido do fardamento em desuso, e pintadas por alunos do Proerd. Essa atividade de arte é resultado da parceria da PMBA com a artista plástica Eneida Tosta, que realizou oficinas artísticas com o conteúdo aplicado durante o Proerd, responsável por atender duas mil crianças e adolescentes no Bairro da Paz.
BCS em ação
Inaugurada há 13 anos, a BCS Bairro da Paz faz parte da 15ª CIPM, comandada pelo major PM, Albert e o capitão PM, Queiróz. Outros projetos de inclusão são realizados nas áreas de esporte e educação, a exemplo de um cursinho preparatório para o Enem, ministrado por policiais militares.
Segurança
Bombeiros fortalecem atuação no manejo da fauna afetada por incêndios
A capacitação promoveu uma troca de conhecimentos entre especialistas do Inema e a corporação

Resgatar um animal silvestre em meio ao fogo exige mais que coragem: demanda preparo técnico especializado. Com esse objetivo, 40 bombeiros militares da Bahia que atuam no programa Bahia Sem Fogo concluíram, nesta quinta-feira (24), um curso intensivo de manejo de fauna realizado no Parque Zoobotânico, em Salvador. A capacitação promoveu uma troca de conhecimentos entre especialistas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a corporação que atua diretamente no manejo da fauna afetada por incêndios.
Durante a formação, os bombeiros receberam orientações sobre o resgate de animais silvestres em cenários críticos, aprofundando os conhecimentos já consolidados. Aprenderam a identificar sinais de estresse em aves, répteis e mamíferos, além de técnicas de contenção e primeiros socorros. A atividade combinou teoria e prática, com simulações de resgate, transporte e cuidados, reforçando protocolos seguros para a proteção dos animais e dos próprios profissionais.
Coordenadora estadual do Bahia Sem Fogo, Daniela Fernandes explicou que a capacitação surgiu de uma demanda do comitê gestor do programa e deve ser levada a outras regiões. Segundo ela, o manejo da fauna exige preparo técnico não apenas durante incêndios, mas em diversas situações. “A Sema reconhece e apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros na proteção da fauna. Os resultados são fruto da integração entre prevenção e resposta rápida”, afirmou.
Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Bahia Sem Fogo é uma iniciativa permanente do Governo do Estado voltada à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. O programa conta com a participação de diversos órgãos públicos, tendo o Corpo de Bombeiros como um de seus principais executores.
Integração e multiplicação de saberes
Representantes do Corpo de Bombeiros que acompanharam a capacitação destacaram que, cada vez mais, as ocorrências de incêndio envolvem animais feridos ou desorientados. A formação, portanto, amplia a capacidade de resposta da corporação e fortalece a atuação conjunta entre as instituições envolvidas no programa.
O Capitão Serrão ressaltou o caráter estratégico da atividade, que reuniu bombeiros da capital e do interior. “A maioria dos participantes atua diretamente na linha de frente contra os incêndios florestais. O conhecimento adquirido será colocado em prática e também replicado em futuras formações, para formar multiplicadores de boas práticas em todo o estado”, destacou.
Para a médica veterinária Marta Calazans, do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) Salvador, responsável pelo último dia da capacitação, encerrar o curso ao lado do Corpo de Bombeiros foi uma oportunidade valiosa de integrar saberes e fortalecer a proteção da fauna silvestre.
“Cada profissional aqui trouxe sua especialidade, e o nosso papel no CETAS é apoiar com máxima dedicação quem está na linha de frente. O envolvimento dos bombeiros nas perguntas, nas trocas e na atenção aos detalhes mostra o quanto essa parceria é essencial para fortalecer a proteção da fauna em situações de incêndio florestal”, afirmou.