Economia
PIB atinge patamar recorde pelo 14º trimestre seguido
No primeiro trimestre deste ano, também atingiram patamares recordes os setores da agropecuária e dos serviços

Com o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, a economia brasileira atingiu um novo patamar recorde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB nacional vem atingindo níveis recordes consecutivos há 14 trimestres, ou seja, o quarto trimestre de 2021.
No primeiro trimestre deste ano, também atingiram patamares recordes os setores da agropecuária e dos serviços. Os serviços, aliás, vêm atingindo níveis recordes há 15 trimestres, ou seja, desde o terceiro trimestre de 2021. Sob a ótica da demanda, também atingiram patamares recordes o consumo das famílias, consumo do governo e exportações.
Por outro lado, indústria e investimentos estão longe de seus patamares recordes, ambos atingidos em 2013. A formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos, por exemplo, está 6,7% abaixo do nível do segundo trimestre de 2013, enquanto a indústria está 4,7% abaixo do nível do terceiro trimestre daquele ano.
“A indústria é a única das grandes três atividades econômicas que ainda está no patamar abaixo do pico”, ressalta a pesquisadora do IBGE, Rebeca Palis.
PIB
Segundo o IBGE, o crescimento do PIB do quarto trimestre de 2024 para o primeiro trimestre deste ano foi puxado principalmente pelo desempenho da agropecuária, que teve crescimento de 12,2%.
“O agro tem dois efeitos principais este ano: um é a questão climática que está favorável e a outra é que as colheitas que estão crescendo muito, como a soja, que é a nossa principal lavoura, está concentrada no primeiro semestre. A gente também tem o milho crescendo, o fumo, o arroz, várias colheitas que estão crescendo esse ano têm muita safra no primeiro semestre”, explica Rebeca.
Os serviços, que correspondem a 70% da economia brasileira, também tiveram desempenho positivo, crescendo 0,3% no trimestre em relação ao trimestre anterior, com destaque para as atividades de informação e comunicação (3%). Já a indústria apresentou taxa negativa (-0,1%), devido a resultados da construção (com queda de 0,8%) e da indústria da transformação (-1%).
Segundo Rebeca Palis, esses são setores que estão sentindo os efeitos da alta taxa básica de juros (Selic).
Sob a ótica da demanda, houve altas em todos os componentes no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior: consumo das famílias (1%), formação bruta de capital fixo (3,1%), exportações (2,9%) e consumo do governo (0,1%).
“Em relação ao consumo das famílias, a gente ainda tem fatores que prejudicam, como a inflação bem resiliente e a política monetária restritiva. Mas a gente continua tendo melhora no mercado de trabalho, continua tendo programas de transferência de renda do governo para as famílias e o crédito continua crescendo, apesar de estar mais caro, então são várias coisas contribuindo positivamente”, disse a pesquisadora. “Mas o consumo das famílias poderia ser mais alto se a gente não tivesse uma política monetária restritiva”.
Fonte: Agência Brasil
Economia
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
Nove startups vinculadas ao Hub estarão presentes no seminário

O Hub da Construção do Sinduscon Bahia marca presença no Seminário Imobiliário do CRECI, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador. O evento conta com um espaço especialmente dedicado às startups do Hub, que irão apresentar soluções voltadas ao mercado imobiliário, aproximando o setor de ideias que unem tecnologia, criatividade e visão de futuro.
Criado a partir de uma parceria entre o *Sinduscon-BA e o CREA-BA, o Hub nasceu com 10 startups. Para o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, essa evolução demonstra a força da inovação no setor. “No início, tínhamos apenas 10 startups. Hoje, já são 30 empresas que trazem soluções inovadoras e alinhadas às demandas do mercado. Essa trajetória mostra a força do ecossistema de inovação que estamos construindo juntos, unindo a tradição do setor imobiliário à visão de futuro da construção”, afirma Landim.
Nove startups vinculadas ao Hub estarão presentes no seminário: Appi Movi, RS Tek, Casaes Automação, Epra, Cambuí, Seu Agente IA, Aço Motriz/Box Acessível, Hive e EAP.
“A participação das empresas reforça o compromisso do Sinduscon Bahia em fortalecer o ecossistema de inovação da construção, criando pontes entre a tradição do setor e as novas forças que surgem para transformá-lo”, ratifica o presidente do Sinduscon-BA.
Economia
Maratá vai reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus
Com previsão de operação em julho de 2026, unidade terá capacidade para processar 144 mil toneladas de trigo por ano

O grupo Maratá expande sua atuação na região Nordeste ao investir R$ 129 milhões na reativação do Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus, na Bahia. A nova unidade industrial terá capacidade instalada para processar 144 mil toneladas de trigo por ano e a previsão é que a operação comece em julho de 2026. O empreendimento será especializado na moagem de trigo e produção de derivados, com previsão de gerar 80 empregos diretos e 100 indiretos. O anúncio do investimento foi feito pelo diretor Geral do Grupo Maratá, Frank Vieira, durante audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, que o recebeu nesta terça-feira (09).
“Este é mais um investimento atraído para o interior do estado, que vai gerar emprego e renda para o povo baiano. O Grupo Maratá é uma das maiores empresas brasileiras do setor alimentício, com forte presença nacional, e será um elo fundamental para a cadeia agroindustrial de alimentos. A implantação do moinho auxilia na verticalização produtiva e fortalece a cadeia do trigo. A instalação em área contígua ao Porto do Malhado trará vantagens logísticas ao empreendimento.”, afirma Angelo Almeida.
De acordo com o diretor Geral Frank Vieira, além do mercado agro, a intenção do Grupo Maratá é atender também as fábricas de rações. Ele destaca que a Bahia é o maior consumidor do Nordeste. “A produção desse moinho vai ser toda dedicada ao consumo baiano, que tem um consumo muito alto de farinha de trigo. Existe um déficit na Bahia desta produção e esse foi o principal motivo de nos instalarmos no estado. Além disso, o trigo gera um subproduto, que é a ração animal e a gente enxergou que a região Sul é estratégica, por isso, escolhemos nos instalar em Ilhéus”, diz.
O diretor Geral do Grupo Maratá afirma ainda que existe um estudo para a instalação de uma segunda fase, já que a Bahia é logisticamente muito bem localizada para atender outras regiões.
Economia
Sinduscon-BA debate impacto da inteligência artificial na vida e nos negócios
Foram apresentados exemplos práticos do dia a dia e experiências de startups do setor

Na última sexta-feira (5), o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) realizou mais uma edição da Sexta da Construção, com o tema A inteligência em nossas vidas: a revolução silenciosa em nossas rotinas pessoais e nas empresas”.
O encontro contou com a participação de Will Rocha, cofundador da Hive Inteligência Artificial, e Vinícius Melo, engenheiro de software e arquiteto de soluções da startup Seu Agente IA.
Os especialistas mostraram como a inteligência artificial já está transformando, de forma muitas vezes imperceptível, tanto a vida pessoal quanto o mundo dos negócios. Foram apresentados exemplos práticos do dia a dia e experiências de startups do setor, destacando aplicações que vão desde o aumento da produtividade com a eliminação de tarefas repetitivas até o aprimoramento da segurança urbana e a eficiência no atendimento empresarial.
Durante o debate, Will destacou que a tecnologia pode substituir algumas funções, mas também cria novas oportunidades:
“A IA pode até tirar um emprego, mas vai trazer outros. Precisamos nos adaptar — foi assim com quase todas as inovações que chegaram ao mercado de trabalho”, afirmou Will.
Já Vinícius fez um alerta sobre os desafios do uso da tecnologia, sobretudo nas redes sociais: “Estamos sendo impactados pela IA principalmente nos algoritmos de recomendação, que alimentam sistemas e anúncios. Esse processo pode gerar alienação, por isso é fundamental um uso mais responsável e ético das redes sociais.”
O objetivo do encontro foi oferecer aos participantes uma visão acessível e prática de como incorporar a inteligência artificial de forma consciente, gerando mudanças positivas em hábitos, estratégias e resultados.
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