SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Pesquisa da Setur-BA traça perfil dos turistas que escolhem a Bahia nas férias de julho

Levantamento reúne informações sobre hábitos de viagem, gastos e avaliação dos serviços em destinos das 13 zonas turísticas do estado

Publicado

em

litorâneos e pela Chapada Diamantina. Durante os passeios, os visitantes são abordados por equipes da Pesquisa Macro de Caracterização
Foto: Lais Rocha/Ascom SeturBA

A Bahia está entre os destinos mais procurados do Brasil durante as férias de julho. A maioria dos turistas que visita o estado neste período é oriunda das regiões Sul e Sudeste, atraída principalmente pelos destinos litorâneos e pela Chapada Diamantina. Durante os passeios, os visitantes são abordados por equipes da Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo.

O estudo é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e tem como objetivo produzir indicadores capazes de mensurar o desempenho da atividade turística e seus impactos na economia baiana.

Os pesquisadores coletam informações sobre a origem dos visitantes, meios de transporte utilizados, formas de hospedagem, hábitos de consumo, tempo de permanência, gasto médio e avaliação dos serviços turísticos. O levantamento é realizado em localidades distribuídas pelas 13 zonas turísticas da Bahia.

Nesta semana, Guarajuba, Praia do Forte e Imbassaí, na Costa dos Coqueiros, estão entre as dezenas de destinos contemplados pela pesquisa em diversas regiões do estado.

“É a primeira vez da nossa família na Bahia. Escolhemos Praia do Forte para apresentar esse destino aos filhos, porque sempre ouvimos falar das belezas naturais e da cultura daqui. Essa pesquisa em um local que recebe tantos visitantes irá contribuir para sua preservação. Estamos adorando conhecer as praias, a culinária e a receptividade das pessoas”, relatou a advogada Angélica Rodrigues, de Santa Catarina.

ANÚNCIO

“Acredito que a pesquisa vai ajudar a entender melhor o perfil de quem visita o estado. Essas informações contribuem para a melhoria da infraestrutura e da qualidade do atendimento aos turistas. A expectativa para os próximos dias é aproveitar bastante a viagem pela Costa dos Coqueiros e criar boas lembranças”, completou o empresário Carlos Henrique Martins, de São Paulo.

Turismo

Agentes argentinos conhecem atrativos da Bahia em ação para impulsionar turismo internacional 

Famtour promovido pela Setur-BA apresenta destinos, experiências e infraestrutura turística a profissionais do setor, com foco na ampliação do fluxo de visitantes da Argentina para o estado

Publicado

em

Vinte agentes de viagens da Argentina participam de um famtour (viagem de familiarização) por Salvador e outros destinos turísticos
Foto: Setur-BA

Vinte agentes de viagens da Argentina participam de um famtour (viagem de familiarização) por Salvador e outros destinos turísticos baianos para conhecer atrativos, experiências e a infraestrutura oferecida aos visitantes. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com o Grupo GEA, rede que reúne mais de duas mil agências de viagens independentes em diversos países. 

A ação tem como objetivo fortalecer a presença da Bahia no mercado argentino, principal emissor de turistas internacionais para o estado. 

Segundo a executiva do Grupo GEA, Daiana Meneguzzi, participam da programação agentes de viagens das cidades de Buenos Aires, Mar del Plata, Santa Fé e La Plata. 

“Trouxemos agentes que já vendem o destino Bahia e estão vivenciando novas experiências para conhecer ainda mais as belezas naturais e a cultura do estado. Posteriormente, eles irão transformar o que vivenciaram em produtos para que seus clientes também tenham a oportunidade de desfrutar de tudo isso”, explicou. 

O roteiro teve início em Salvador, com city tour pelo Centro Histórico, incluindo visitas guiadas a igrejas, equipamentos culturais e casarões coloniais. O grupo também visitou Guarajuba, em Camaçari, e Praia do Forte, em Mata de São João, na Costa dos Coqueiros, onde conheceu praias, atrativos turísticos e a gastronomia baiana. 

ANÚNCIO

Os profissionais ainda realizaram a travessia da Baía de Todos-os-Santos até a Ilha de Itaparica e seguiram para o Arquipélago de Tinharé, em Cairu, na Costa do Dendê. Nos destinos visitados, os agentes avaliaram a rede hoteleira, os serviços turísticos e a oferta gastronômica. 

Para a agente de viagens Naiara Otegui, da Aralar Viajes, a diversidade de experiências é um dos diferenciais baianos. 

“A Bahia encanta pela diversidade de segmentos turísticos que oferece. As praias são belíssimas, o destino é muito acolhedor, seguro e ideal para viagens em família. Além disso, há uma rede hoteleira preparada para diferentes públicos e equipamentos bem estruturados”, destacou. 

Agustina Boga, da agência Via-Ja, ressaltou a importância da iniciativa para a qualificação dos profissionais do setor. 

“Fazer famtour contribui para a nossa capacitação sobre todas as possibilidades que o destino oferece e, com certeza, isso vai impactar na vinda de mais argentinos para a Bahia durante todo o ano”, afirmou. 

ANÚNCIO

A programação segue na Costa do Dendê com visitas técnicas a hotéis e restaurantes de Morro de São Paulo, passeio guiado por atrativos históricos da localidade e circuito marítimo pela Ilha de Boipeba. O grupo também visitará Barra Grande, em Maraú, antes do retorno à Argentina, previsto para domingo (6). 

Continue Lendo

Turismo

Bahia Expotour impulsiona destinos turísticos e movimenta negócios em Salvador

Feira promovida pela Setur-BA reuniu 10 municípios, atraiu milhares de visitantes e fortaleceu a comercialização de roteiros, produtos e experiências turísticas da Bahia

Publicado

em

A Bahia Expotour encerrou sua programação no último domingo (30), em Salvador, após quatro dias dedicados à promoção
Foto: Laís Rocha/Ascom SeturBA

A Bahia Expotour encerrou sua programação no último domingo (30), em Salvador, após quatro dias dedicados à promoção de destinos turísticos baianos. Realizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a feira reuniu representantes de 10 municípios e proporcionou ao público experiências ligadas à cultura, gastronomia, natureza e história de diferentes regiões do estado. 

Durante o evento, agências de viagens comercializaram pacotes e passeios para os destinos participantes, além de estabelecer contatos para futuras vendas. A programação também incluiu apresentações musicais, com destaque para o cantor e compositor Del Feliz, além de degustações de chocolates, cachaças, licores e doces produzidos na Bahia. 

Participaram da feira os municípios de Alagoinhas, Barra do Choça, Boa Nova, Cipó, Itaetê, Iguaí, Jandaíra, Maraú, Paulo Afonso e Rio de Contas, que apresentaram atrativos naturais, culturais, religiosos, gastronômicos e históricos. 

Para o secretário de Turismo de Iguaí, Neném de Marotinho, a iniciativa representou uma oportunidade importante para ampliar a visibilidade do destino. 

“Importante participar desse evento inédito, para projetar mais nosso município, conhecido como o Paraíso das Cachoeiras”, afirmou. 

ANÚNCIO

O secretário de Turismo de Rio de Contas, Rodolfo Abreu, destacou a relevância da ação para fortalecer a divulgação do município. 

“Mostramos novidades dentro da Chapada Diamantina, dando um grande passo na promoção da nossa cidade, que tem se qualificado para receber visitantes”, ressaltou. 

As agências de turismo também registraram resultados positivos. Segundo a CEO da Top Glamour Viagens, Michele Florêncio, cerca de 2 mil pessoas foram atendidas durante a feira. 

“Nos quatro dias do evento, atendemos cerca de 2 mil pessoas e vendemos pacotes para cinco destinos, além de muitos contatos com interesse em passeios futuros”, relatou. 

Já o CEO da Brisa Sol Turismo e presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, destacou o potencial de geração de novos negócios. 

ANÚNCIO

“Quem veio foi surpreendido pelos atrativos dos destinos. Contabilizamos 800 pessoas que serão distribuídas em grupos para roteiros turísticos diversos, o que é um resultado relevante”, afirmou. 

Continue Lendo

Turismo

Bahia espera receber mais de 180 mil cruzeiristas na temporada 2026-2027

Estado projeta movimentação de R$ 144 milhões na economia e reforça ações para ampliar o turismo náutico e atrair novas escalas de navios

Publicado

em

Mais de 180 mil turistas brasileiros e estrangeiros devem desembarcar na Bahia durante a temporada de cruzeiros marítimos 2026-2027,
Foto: Ascom/Setur-BA

Mais de 180 mil turistas brasileiros e estrangeiros devem desembarcar na Bahia durante a temporada de cruzeiros marítimos 2026-2027, que acontece entre outubro deste ano e abril de 2027. A expectativa é que a atividade injete cerca de R$ 144 milhões na economia baiana, fortalecendo setores como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços turísticos.

No Terminal Marítimo de Salvador, estão previstas 47 atracações, incluindo embarcações de pesquisa e transatlânticos de luxo. Os visitantes serão recepcionados com ações especiais da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que incluem manifestações culturais e orientações sobre os atrativos e serviços turísticos do estado.

Além de ser destino de escalas, Salvador também atua como porto de embarque, o que contribui para ampliar o tempo de permanência dos viajantes na capital e aumentar os gastos com hospedagem, alimentação e transporte.

As estratégias para o fortalecimento do turismo náutico no estado foram apresentadas pela Setur-BA, nesta quarta-feira (26), durante o 8º Fórum Clia Brasil, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O encontro reuniu autoridades e representantes das principais empresas do setor para discutir ações voltadas à ampliação das viagens marítimas no país.

Durante o evento, a Bahia destacou os investimentos realizados em infraestrutura náutica, promoção turística, qualificação dos serviços e captação de novas rotas e companhias de cruzeiros.

ANÚNCIO

Segundo o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, a Bahia tem papel estratégico no crescimento do segmento no país.

“Os baianos estão sempre presentes em nossos fóruns. Demos a largada na temporada 2026-2027 e iniciamos o planejamento da temporada 2027-2028, trabalhando junto com as companhias de cruzeiros para promover cada vez mais a Bahia. Além dos navios de grande porte, temos embarcações menores para atender destinos como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Barra Grande”, afirmou.

O diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli, ressaltou a relevância da parceria entre a companhia, a Setur-BA e o trade turístico baiano.

“A Bahia é um estado parceiro muito importante. O MSC Virtuosa, nosso maior e mais moderno navio, fará escalas semanais em Salvador, com embarques e desembarques, além das operações com outros navios. Nesse trabalho conjunto conseguimos promover esse destino tão fascinante para brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer a cultura baiana”, destacou.

Com a ampliação das operações de cruzeiros e os investimentos em infraestrutura e promoção turística, a Bahia busca consolidar sua posição como um dos principais destinos do turismo marítimo brasileiro.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas