A Bahia está entre os destinos mais procurados do Brasil durante as férias de julho. A maioria dos turistas que visita o estado neste período é oriunda das regiões Sul e Sudeste, atraída principalmente pelos destinos litorâneos e pela Chapada Diamantina. Durante os passeios, os visitantes são abordados por equipes da Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo.
O estudo é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e tem como objetivo produzir indicadores capazes de mensurar o desempenho da atividade turística e seus impactos na economia baiana.
Os pesquisadores coletam informações sobre a origem dos visitantes, meios de transporte utilizados, formas de hospedagem, hábitos de consumo, tempo de permanência, gasto médio e avaliação dos serviços turísticos. O levantamento é realizado em localidades distribuídas pelas 13 zonas turísticas da Bahia.
Nesta semana, Guarajuba, Praia do Forte e Imbassaí, na Costa dos Coqueiros, estão entre as dezenas de destinos contemplados pela pesquisa em diversas regiões do estado.
“É a primeira vez da nossa família na Bahia. Escolhemos Praia do Forte para apresentar esse destino aos filhos, porque sempre ouvimos falar das belezas naturais e da cultura daqui. Essa pesquisa em um local que recebe tantos visitantes irá contribuir para sua preservação. Estamos adorando conhecer as praias, a culinária e a receptividade das pessoas”, relatou a advogada Angélica Rodrigues, de Santa Catarina.
“Acredito que a pesquisa vai ajudar a entender melhor o perfil de quem visita o estado. Essas informações contribuem para a melhoria da infraestrutura e da qualidade do atendimento aos turistas. A expectativa para os próximos dias é aproveitar bastante a viagem pela Costa dos Coqueiros e criar boas lembranças”, completou o empresário Carlos Henrique Martins, de São Paulo.

