SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

OSBA homenageia ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira, dia 29 de abril, na plataforma Sympla

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) celebra o centenário de Maria Stella de Azevedo Santos (1925–2018), a eterna Mãe Stella de Oxóssi,
Foto: Antonelo Veneri

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) celebra o centenário de Maria Stella de Azevedo Santos (1925–2018), a eterna Mãe Stella de Oxóssi, com o concerto “Odé Nfè”, que acontece neste domingo, dia 4 de maio, às 11h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira, dia 29 de abril, na plataforma Sympla, pelos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação contará com o solo da soprano Irma Ferreira e as participações de alabês de importantes terreiros de candomblé da Bahia: Adriano Azevedo (do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá), Antônio Marques (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká), Totó Cruz (do terreiro Pilão de Prata) e Valmir Christiano (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká). 

O programa da homenagem à Mãe Stella de Oxóssi mescla obras de compositores baianos da música de concerto como Paulo Costa Lima (1954), Damião Barbosa de Araújo (1778–1856), Lindembergue Cardoso (1939–1989) e Domingos da Rocha Mussurunga (1807–1856) com cantigas litúrgicas do Candomblé, interpretadas pela Orquestra e pelos atabaques dos terreiros. Como fechamento, a orquestra apresentará uma versão sinfônica de “O Ouro e a Madeira”, do sambista baiano Ederaldo Gentil (1947–2012), música preferida de Mãe Stella. 

Convite para apresentação 

O concerto “Odé Nfè” (que significa “Oxóssi deseja”) nasceu do convite de um grupo de amigos de Mãe Stella idealizado pela produtora cultural Iasnaia Lima e pela escritora Cléo Agbeni Martins, filha de santo de Mãe Stella e que com ela produziu ações relevantes no campo artístico, político e cultural. 

“Queríamos uma celebração marcada pelo afeto, pela alegria e pela amizade — refletindo as múltiplas frentes em que Mãe Stella atuou”, explica Iasnaia Lima. A realização conta com a bênção de Mãe Ana de Xangô, sucessora de Mãe Stella no Ilê Axé Opó Afonjá. 

ANÚNCIO

Além da homenagem com a OSBA, o grupo de amigos da ialorixá também está organizando o evento “Cartas para Mãe Stella”, seminário que acontece neste sábado (03/05), a partir das 10h, no Forte da Capoeira, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, com uma programação que contempla mesas de diálogo, partilhas de saberes e uma apresentação do duo “Letra e Canção”. 

Para o maestro da OSBA, Carlos Prazeres, a realização deste concerto dedicado ao legado de Mãe Stella é uma homenagem não só a sua força espiritual, mas também a força cultural do seu legado, além de reafirmar o compromisso da Orquestra de dialogar com as raízes e pluralidade da sociedade baiana. 

“Mãe Stella foi um símbolo de sabedoria, resistência e diálogo. Escolhemos um programa que criasse espaços de escuta, de reverência, de contemplação. São obras que dialogam com o sagrado, traçando um paralelo entre dois mundos tão distintos e complementares”, afirma Prazeres. 

Sobre Mãe Stella de Oxóssi 

Nascida em 02 de maio de 1925, em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos é uma das figuras mais emblemáticas da cultura afro-brasileira. Foi a quinta ialorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, um dos terreiros de Candomblé mais influentes da Bahia. Enfermeira de formação, Mãe Stella destacou-se também como escritora, pesquisadora e defensora da cultura afro-brasileira, levando o conhecimento ancestral a públicos diversos. Em 2013, foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia. Recebeu ainda, em 2009, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia. 

ANÚNCIO

Cultura

Bailarina baiana é aprovada para programa de formação da European School of Ballet, na Holanda 

Paula Marquez Ribeiro, formada pelo BBT Art Academy, iniciará em setembro sua preparação pré-profissional em uma das mais prestigiadas escolas de ballet da Europa 

Publicado

em

A bailarina baiana Paula Marquez Ribeiro alcançou um importante marco em sua trajetória artística ao ser aprovada para o Classical 
Fotos: Acervo pessoal

A bailarina baiana Paula Marquez Ribeiro alcançou um importante marco em sua trajetória artística ao ser aprovada para o Classical Program 2026–2027 da European School of Ballet (ESB), em Amsterdã, na Holanda. A jovem iniciará sua formação pré-profissional em setembro deste ano em uma das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino de ballet da Europa. 

Reconhecida internacionalmente pela excelência na formação de bailarinos, a European School of Ballet prepara profissionais para algumas das principais companhias de dança do mundo. A aprovação representa um passo decisivo na carreira de Paula e é resultado de anos de dedicação, disciplina e comprometimento com a arte da dança. 

Toda a formação da bailarina foi construída no BBT Art Academy, em Salvador, onde iniciou os estudos ainda na infância sob a orientação das diretoras Tânia Gordilho e Fabiana Gordilho. Ao longo dessa trajetória, contou também com o acompanhamento das professoras Fryda e Zelinha, que estiveram presentes desde seus primeiros passos no ballet. 

Em 2026, o BBT Art Academy completa 50 anos de atuação, consolidando-se como uma das mais tradicionais escolas de dança do Brasil. Fundada em 1976 pela professora Tânia Gordilho, a instituição possui um histórico de destaque na formação de bailarinos que hoje atuam em importantes escolas e companhias internacionais. 

Durante sua formação, Paula concluiu todos os níveis da metodologia da Royal Academy of Dance (RAD), uma das mais renomadas instituições de ensino de ballet do mundo. Entre suas conquistas está a aprovação no exame Advanced 2 com High Distinction, a mais alta classificação concedida pela academia. Atualmente, ela se prepara para realizar o Solo Seal Award, considerado o mais elevado certificado prático da RAD. 

ANÚNCIO

Sua preparação inclui ainda cursos de aperfeiçoamento, programas internacionais e masterclasses com importantes nomes da dança mundial, entre eles Dame Darcey Bussell DBE, presidente da Royal Academy of Dance, e Nicola Tranah, ex-professora da Royal Ballet School. As atividades foram realizadas nos estúdios da Royal Opera House, em Londres. 

Ao longo dos últimos anos, Paula participou de programas de excelência promovidos por instituições como a própria European School of Ballet, Australian Ballet School, Royal Ballet School, Ballet de Galicia e Ballet Nacional de Cuba. Também competiu em importantes eventos nacionais e internacionais, entre eles o Youth America Grand Prix (YAGP), The Margot Fonteyn International Ballet Competition, World Ballet Competition, Gran Premio América Latina (GPAL) e Danzamérica. 

A bailarina acumula ainda bolsas de estudo internacionais, premiações nas modalidades de Ballet Clássico, Contemporâneo e Neoclássico, além de convites para programas de formação em instituições de prestígio mundial. 

Para o BBT Art Academy, a aprovação reforça a tradição da escola na formação de talentos. Ao longo de cinco décadas de história, a instituição formou profissionais que seguiram carreira em importantes companhias internacionais, como a Ópera de Paris, Royal Ballet, Ballet da Ópera de Viena, Leipzig Ballet e Semperoper Ballett Dresden. 

Para a família de Paula, a conquista representa a realização de um sonho construído com anos de estudo, dedicação e amor pela dança. Também simboliza o reconhecimento ao trabalho de professores e mestres que contribuíram para sua formação técnica, artística e humana. 

ANÚNCIO

Com o início da formação na Holanda, Paula Marquez Ribeiro passa a integrar um seleto grupo de jovens bailarinos que se preparam para ingressar no mercado profissional internacional, levando o talento baiano para um dos mais importantes centros de formação do ballet mundial. 

Continue Lendo

Arquitetura

Projeto de Walter Schimmelpfeng neutraliza emissões de carbono na CASACOR Bahia 

Ambiente utiliza metodologia inédita para mensurar e compensar impactos ambientais, reforçando a sustentabilidade na arquitetura 

Publicado

em

arquiteto Walter Schimmelpfeng na CASACOR Bahia. O projeto teve sua pegada de carbono inventariada pela Andrade Schimmelpfeng (AS),
Foto: Divulgação

A sustentabilidade ganhou protagonismo no ambiente assinado pelo arquiteto Walter Schimmelpfeng na CASACOR Bahia. O projeto teve sua pegada de carbono inventariada pela Andrade Schimmelpfeng (AS), em parceria com a The Planet, e alcançou a neutralização integral das emissões geradas. 

A compensação foi realizada por meio do Carbon Track M², metodologia inédita desenvolvida pelas duas empresas para mensurar e neutralizar emissões de carbono em projetos de arquitetura e interiores. 

O inventário apontou uma emissão de 87,78 quilos de CO₂ por metro quadrado. Para compensar esse impacto ambiental, foram adquiridos créditos de carbono equivalentes ao plantio de 36 árvores pelo Instituto Terra, garantindo a neutralização total das emissões do ambiente. 

A iniciativa destaca o potencial da arquitetura para incorporar práticas sustentáveis desde a concepção dos projetos, conciliando estética, inovação e responsabilidade ambiental. Mais do que uma proposta visual, o espaço convida à reflexão sobre os impactos gerados pelos ambientes construídos e o papel do setor na busca por soluções alinhadas aos desafios climáticos. 

“Buscamos desenvolver espaços que expressem não apenas uma visão estética, mas também um compromisso com o futuro. Este projeto mostra que a sustentabilidade pode fazer parte do processo criativo da arquitetura de forma concreta, integrada e responsável”, afirma Walter Schimmelpfeng. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cultura

OSBA reúne grandes nomes da cultura baiana no “Concerto Afro” no Teatro Castro Alves 

Apresentação contará com participações de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Luedji Luna, Majur, BTCA e convidados em celebração à cultura negra 

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, no próximo dia 18 de julho, às 20h, o “Concerto Afro”, terceira apresentação do projeto
Foto: Caio Lírio

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, no próximo dia 18 de julho, às 20h, o “Concerto Afro”, terceira apresentação do projeto “OSBA de Volta ao TCA”, que marca o retorno da Orquestra à Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). 

Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira (14), pela plataforma Sympla e na bilheteria da Concha Acústica do TCA, com valores de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). 

Celebrando a cultura negra como elemento fundamental da identidade baiana, o espetáculo reunirá convidados de destaque da música, dança e artes cênicas da Bahia. A OSBA dividirá o palco com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Luedji Luna e Majur, além das participações especiais de Bule-Bule e do Bando de Teatro Olodum. A cerimônia será conduzida pelo ator Sulivã Bispo. 

Com patrocínio da CAIXA, o projeto “OSBA de Volta ao TCA” propõe diferentes olhares sobre a Bahia em uma série de concertos que reúne artistas de diversas linguagens. A direção artística é de Elísio Lopes Jr., com regência do maestro Carlos Prazeres, que também assina a direção musical ao lado de Manno Góes. 

A programação será encerrada no dia 25 de julho, com o “Concerto do Amor”, dedicado a canções que abordam os afetos em suas diferentes formas. O projeto já apresentou o “Concerto da Folia”, em 4 de julho, e o “Concerto das Cidades”, em 12 de julho. Todas as apresentações têm transmissão ao vivo pela TVE Bahia e pelo canal da OSBA no YouTube. 

ANÚNCIO

O projeto integra a fase de Operação Teste da Sala Principal do Teatro Castro Alves, etapa voltada aos ajustes técnicos e operacionais necessários para a retomada das atividades no espaço. A previsão é que essa fase siga até fevereiro de 2027. 

Serviço 

OSBA de Volta ao TCA – Concerto Afro 
📅 18 de julho
⏰ 20h
📍 Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA)
🎟️ Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
🛒 Vendas: a partir das 14h do dia 14 de julho, pela Sympla e bilheteria da Concha Acústica do TCA
📺 Transmissão: TVE Bahia e YouTube da OSBA 

  • Atrações: OSBA, Balé Teatro Castro Alves, Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Luedji Luna e Majur
  • Participações especiais: Bule-Bule e Bando de Teatro Olodum
  • Mestre de cerimônias: Sulivã Bispo
  • Direção artística: Elísio Lopes Jr.
  • Direção musical: Carlos Prazeres e Manno Góes
  • Regência: Carlos Prazeres
  • Patrocínio: CAIXA. 
Continue Lendo

Mais Lidas