SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

OSBA homenageia ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira, dia 29 de abril, na plataforma Sympla

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) celebra o centenário de Maria Stella de Azevedo Santos (1925–2018), a eterna Mãe Stella de Oxóssi,
Foto: Antonelo Veneri

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) celebra o centenário de Maria Stella de Azevedo Santos (1925–2018), a eterna Mãe Stella de Oxóssi, com o concerto “Odé Nfè”, que acontece neste domingo, dia 4 de maio, às 11h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira, dia 29 de abril, na plataforma Sympla, pelos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação contará com o solo da soprano Irma Ferreira e as participações de alabês de importantes terreiros de candomblé da Bahia: Adriano Azevedo (do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá), Antônio Marques (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká), Totó Cruz (do terreiro Pilão de Prata) e Valmir Christiano (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká). 

O programa da homenagem à Mãe Stella de Oxóssi mescla obras de compositores baianos da música de concerto como Paulo Costa Lima (1954), Damião Barbosa de Araújo (1778–1856), Lindembergue Cardoso (1939–1989) e Domingos da Rocha Mussurunga (1807–1856) com cantigas litúrgicas do Candomblé, interpretadas pela Orquestra e pelos atabaques dos terreiros. Como fechamento, a orquestra apresentará uma versão sinfônica de “O Ouro e a Madeira”, do sambista baiano Ederaldo Gentil (1947–2012), música preferida de Mãe Stella. 

Convite para apresentação 

O concerto “Odé Nfè” (que significa “Oxóssi deseja”) nasceu do convite de um grupo de amigos de Mãe Stella idealizado pela produtora cultural Iasnaia Lima e pela escritora Cléo Agbeni Martins, filha de santo de Mãe Stella e que com ela produziu ações relevantes no campo artístico, político e cultural. 

“Queríamos uma celebração marcada pelo afeto, pela alegria e pela amizade — refletindo as múltiplas frentes em que Mãe Stella atuou”, explica Iasnaia Lima. A realização conta com a bênção de Mãe Ana de Xangô, sucessora de Mãe Stella no Ilê Axé Opó Afonjá. 

ANÚNCIO

Além da homenagem com a OSBA, o grupo de amigos da ialorixá também está organizando o evento “Cartas para Mãe Stella”, seminário que acontece neste sábado (03/05), a partir das 10h, no Forte da Capoeira, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, com uma programação que contempla mesas de diálogo, partilhas de saberes e uma apresentação do duo “Letra e Canção”. 

Para o maestro da OSBA, Carlos Prazeres, a realização deste concerto dedicado ao legado de Mãe Stella é uma homenagem não só a sua força espiritual, mas também a força cultural do seu legado, além de reafirmar o compromisso da Orquestra de dialogar com as raízes e pluralidade da sociedade baiana. 

“Mãe Stella foi um símbolo de sabedoria, resistência e diálogo. Escolhemos um programa que criasse espaços de escuta, de reverência, de contemplação. São obras que dialogam com o sagrado, traçando um paralelo entre dois mundos tão distintos e complementares”, afirma Prazeres. 

Sobre Mãe Stella de Oxóssi 

Nascida em 02 de maio de 1925, em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos é uma das figuras mais emblemáticas da cultura afro-brasileira. Foi a quinta ialorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, um dos terreiros de Candomblé mais influentes da Bahia. Enfermeira de formação, Mãe Stella destacou-se também como escritora, pesquisadora e defensora da cultura afro-brasileira, levando o conhecimento ancestral a públicos diversos. Em 2013, foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia. Recebeu ainda, em 2009, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia. 

ANÚNCIO

São João 2026

Nordeste de Amaralina recebe festejos juninos com música e geração de renda

Programação gratuita reúne artistas locais, valoriza tradições culturais e movimenta a economia do bairro

Publicado

em

O bairro do Nordeste de Amaralina iniciou, nesta sexta-feira (26), a programação dos festejos juninos promovidos pelo Governo do Estado,
Foto: Raí Vitor/GOVBA

O bairro do Nordeste de Amaralina iniciou, nesta sexta-feira (26), a programação dos festejos juninos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Até este sábado (27), a comunidade recebe uma programação gratuita que reúne forró, samba junino e artistas baianos, fortalecendo as tradições culturais, movimentando a economia local e ampliando o acesso da população ao lazer e à ocupação dos espaços públicos.

A abertura da festa contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, que destacou a importância da descentralização dos festejos juninos na capital. “Este é um exemplo de democratização dos espaços, com geração de emprego e movimentação da economia. É uma oportunidade de renda para ambulantes e comerciantes, além de lazer para as famílias. Expressa a tradição nordestina e a força do nosso povo”, afirmou.

Programação

Ao longo da noite, o palco recebe apresentações de Gilson do Arrocha, Ramonzinho, Dudu Francis, Simone Morena, Nonato Lima e Nenho. A programação também evidencia uma das mais tradicionais manifestações culturais de Salvador, com apresentações dos grupos Samba Você Bebeu, Samba Serra, Samba Junino Ubuntu, Samba Unidos do Capim, Samba do Gordinho e Samba SG (Samba do Morro), reforçando a identidade cultural do bairro.

Morador do Nordeste de Amaralina, o cantor Gilson do Arrocha abriu a programação e ressaltou a importância da iniciativa para a valorização dos artistas da comunidade e para a geração de renda. “Para quem trabalha por conta própria, esses eventos representam uma oportunidade de melhorar a renda. Para mim, é também uma grande alegria cantar no lugar onde nasci e fui criado”, disse.

A presença dos festejos no bairro também foi comemorada pelos moradores, que destacaram a valorização da cultura local e o fortalecimento da imagem positiva da comunidade. Baiana de acarajé e sambadeira, Rosy Bombom ressaltou os impactos sociais da iniciativa. “A festa fortalece os empreendedores, beneficia os moradores e mostra que o Nordeste de Amaralina tem muito mais a oferecer. É uma oportunidade de valorizar nossa cultura e nossa comunidade”, afirmou.

ANÚNCIO

A cozinheira e sambadeira Elisângela Xavier destacou que o evento amplia a visibilidade dos talentos locais. “Aqui há muitos artistas que cantam, dançam e produzem cultura. Um evento como esse dá visibilidade ao bairro, atrai visitantes e permite que as pessoas aproveitem o São João sem precisar sair da comunidade”, afirmou.

Emprego e renda

Além de preservar as tradições juninas, a programação também movimenta a economia da região. O aumento da circulação de pessoas beneficia comerciantes e ambulantes, que encontram na festa uma oportunidade de ampliar as vendas e reforçar a renda familiar. “A expectativa é a melhor possível. Quem trabalha no comércio informal se prepara o ano inteiro para esse período. É um evento importante para quem vive e trabalha no bairro”, afirmou a vendedora de churrasquinho Maria Cleidiane Macedo.

Para a vendedora de pipoca Edjane Silva, a realização dos festejos também fortalece o sentimento de pertencimento e convivência na comunidade. “É uma festa de paz. Pelo segundo ano, o evento acontece aqui com tranquilidade, movimenta a economia e permite que quem mora no bairro trabalhe e também aproveite a programação”, concluiu.

Continue Lendo

Agricultura

Cadeia do leite impulsiona renda e organiza produção familiar em Correntina 

Investimento do Governo da Bahia fortalece laticínio da CAAF e amplia mercado para agricultores 

Publicado

em

O fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Correntina, no Oeste da Bahia, tem transformado a realidade de dezenas
Fotos: André Frutuôso

O fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Correntina, no Oeste da Bahia, tem transformado a realidade de dezenas de famílias agricultoras. O avanço resulta de investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que apoiou, há quase três anos, a implantação e a estruturação do laticínio da Central de Associações de Agricultores Familiares de Correntina (CAAF). 

A iniciativa criou novas oportunidades para produtores que antes enfrentavam dificuldades para comercializar a produção e expandir os negócios. Com o beneficiamento do leite e a organização da cadeia produtiva, os agricultores familiares passaram a contar com um mercado mais seguro, agregando valor ao produto e ampliando a renda. 

Segundo o diretor-presidente da CAAF, Cláudio Duarte, o laticínio representou um divisor de águas na região. “Antes da implantação da unidade, muitos produtores não tinham para onde destinar o leite produzido. Isso limitava o crescimento da atividade e desestimulava novos investimentos. Com o laticínio, eles passaram a ter segurança para produzir, comercializar e planejar o futuro da propriedade. Hoje, temos uma cadeia produtiva mais organizada e fortalecida”, afirma. 

O crescimento da produção ao longo dos anos evidencia o impacto do empreendimento. De acordo com Cláudio, o laticínio iniciou as atividades recebendo cerca de 30 litros de leite por dia. Atualmente, mesmo nos períodos de estiagem, a unidade recebe entre 600 e 700 litros diariamente. Na época das chuvas, esse volume pode chegar a 3 mil litros por dia. 

“Hoje processamos aproximadamente 150 mil litros de leite por mês. Esse crescimento reflete a confiança dos produtores, a ampliação da produção e a geração de renda proporcionada pelo empreendimento em toda a região”, destaca o dirigente. 

ANÚNCIO

Além de fortalecer a comercialização, o laticínio ampliou o acesso dos agricultores aos mercados institucionais e ao comércio local. A unidade fornece atualmente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de abastecer cerca de 50 estabelecimentos comerciais. 

A diversificação da produção também contribui para o avanço do empreendimento. Hoje, são produzidos iogurtes nos sabores morango, coco e ameixa, em diferentes embalagens. A unidade está em processo de certificação para lançar novos produtos, como iogurte de um litro e queijo muçarela, ampliando as possibilidades de mercado. 

Mudança de vida no campo 

Entre os beneficiados está o agricultor familiar Jesuano Santana, que viu sua realidade mudar após o início das atividades do laticínio. Ele relata que, antes da implantação da unidade, a comercialização era um dos principais desafios da propriedade. 

“Eu produzia leite, fazia queijo e doce e vendia de porta em porta. Chegou um momento em que não tinha mais para quem vender e pensei em desistir da atividade. A inauguração do laticínio mudou completamente essa situação. Passei a ter um comprador garantido e uma renda mensal constante”, conta. 

ANÚNCIO

A estabilidade incentivou novos investimentos na propriedade. Jesuano ampliou o rebanho, investiu em melhoramento genético, adquiriu mais áreas de terra e aumentou a produção. 

“Quando comecei, tinha apenas duas vacas e produzia cerca de 20 litros por dia. Hoje tenho seis animais em produção e já cheguei a entregar até 150 litros diários. Com a renda dos últimos anos, consegui comprar mais terra, investir em inseminação artificial e melhorar a estrutura da propriedade”, afirma. 

O produtor destaca ainda que o acesso ao mercado trouxe uma nova perspectiva para a atividade leiteira. “O laticínio também nos incentivou a melhorar a qualidade da produção. Hoje investimos mais em genética, alimentação e sanidade do rebanho. Isso melhora o produto final e garante mais renda. O mais importante é saber que, todo mês, o pagamento chega, permitindo manter a propriedade, investir e sustentar a família”, ressalta. 

 

ANÚNCIO
Continue Lendo

São João 2026

São João de Ibicuí movimenta turismo e reforça tradição no interior da Bahia

Festa impulsiona economia local, atrai visitantes de diferentes regiões e mantém viva a cultura nordestina

Publicado

em

O São João de Ibicuí, na zona turística Caminhos do Sudoeste, reafirma sua posição como uma das principais referências do calendário

O São João de Ibicuí, na zona turística Caminhos do Sudoeste, reafirma sua posição como uma das principais referências do calendário junino da Bahia. A festa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que investe na valorização das tradições nordestinas e no fortalecimento da economia local, impulsionando a geração de emprego e renda.

“A preparação para o São João começa ainda em abril, com a elaboração de todo o projeto estrutural da festa. Tudo isso contribui para atrair turistas, que chegam ao município, são bem acolhidos e encontram um destino preparado para recebê-los com qualidade”, destacou o diretor de Turismo de Ibicuí, Ricardo Sá.

A tradição da cidade segue atraindo visitantes de diversas regiões. “Escolhi passar o São João em Ibicuí porque sempre ouvi falar da tradição e da alegria dessa festa. Estou adorando a experiência”, relatou a professora Luísa Assis, de Vitória da Conquista.

Há mais de 20 anos atuando no setor de hospedagem e aluguel de imóveis para a temporada junina, o empresário Wesley dos Santos ressaltou a importância do período para o comércio local. “Esse é o momento mais importante para movimentar a rede hoteleira e o mercado de aluguel de casas em Ibicuí. Tenho grande alegria em receber os visitantes que escolhem a nossa cidade para passar o São João e procuro sempre oferecer o melhor serviço possível, para que tenham uma experiência positiva e queiram voltar nos próximos anos”, afirmou.

Durante os festejos, a Setur-BA realiza a Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, que levanta dados sobre o perfil dos visitantes, meios de transporte, hospedagem, gasto médio, tempo de permanência e avaliação dos serviços oferecidos, entre outros indicadores.

ANÚNCIO

“Frequento essa região desde 2018 e considero a festa algo extraordinário. Essa pesquisa é muito importante, porque contribui para qualificar ainda mais o São João de Ibicuí”, disse Tiago Azevedo, visitante do Espírito Santo.

Entre as atrações mais aguardadas da programação, a cantora Mari Fernandez celebrou a oportunidade de se apresentar na cidade. “O público daqui tem uma energia diferente. Não é à toa que Ibicuí tem a tradição de realizar um dos melhores festejos juninos da Bahia”, destacou.

Continue Lendo

Mais Lidas