SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

OSBA homenageia ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira, dia 29 de abril, na plataforma Sympla

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) celebra o centenário de Maria Stella de Azevedo Santos (1925–2018), a eterna Mãe Stella de Oxóssi,
Foto: Antonelo Veneri

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) celebra o centenário de Maria Stella de Azevedo Santos (1925–2018), a eterna Mãe Stella de Oxóssi, com o concerto “Odé Nfè”, que acontece neste domingo, dia 4 de maio, às 11h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira, dia 29 de abril, na plataforma Sympla, pelos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação contará com o solo da soprano Irma Ferreira e as participações de alabês de importantes terreiros de candomblé da Bahia: Adriano Azevedo (do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá), Antônio Marques (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká), Totó Cruz (do terreiro Pilão de Prata) e Valmir Christiano (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká). 

O programa da homenagem à Mãe Stella de Oxóssi mescla obras de compositores baianos da música de concerto como Paulo Costa Lima (1954), Damião Barbosa de Araújo (1778–1856), Lindembergue Cardoso (1939–1989) e Domingos da Rocha Mussurunga (1807–1856) com cantigas litúrgicas do Candomblé, interpretadas pela Orquestra e pelos atabaques dos terreiros. Como fechamento, a orquestra apresentará uma versão sinfônica de “O Ouro e a Madeira”, do sambista baiano Ederaldo Gentil (1947–2012), música preferida de Mãe Stella. 

Convite para apresentação 

O concerto “Odé Nfè” (que significa “Oxóssi deseja”) nasceu do convite de um grupo de amigos de Mãe Stella idealizado pela produtora cultural Iasnaia Lima e pela escritora Cléo Agbeni Martins, filha de santo de Mãe Stella e que com ela produziu ações relevantes no campo artístico, político e cultural. 

“Queríamos uma celebração marcada pelo afeto, pela alegria e pela amizade — refletindo as múltiplas frentes em que Mãe Stella atuou”, explica Iasnaia Lima. A realização conta com a bênção de Mãe Ana de Xangô, sucessora de Mãe Stella no Ilê Axé Opó Afonjá. 

ANÚNCIO

Além da homenagem com a OSBA, o grupo de amigos da ialorixá também está organizando o evento “Cartas para Mãe Stella”, seminário que acontece neste sábado (03/05), a partir das 10h, no Forte da Capoeira, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, com uma programação que contempla mesas de diálogo, partilhas de saberes e uma apresentação do duo “Letra e Canção”. 

Para o maestro da OSBA, Carlos Prazeres, a realização deste concerto dedicado ao legado de Mãe Stella é uma homenagem não só a sua força espiritual, mas também a força cultural do seu legado, além de reafirmar o compromisso da Orquestra de dialogar com as raízes e pluralidade da sociedade baiana. 

“Mãe Stella foi um símbolo de sabedoria, resistência e diálogo. Escolhemos um programa que criasse espaços de escuta, de reverência, de contemplação. São obras que dialogam com o sagrado, traçando um paralelo entre dois mundos tão distintos e complementares”, afirma Prazeres. 

Sobre Mãe Stella de Oxóssi 

Nascida em 02 de maio de 1925, em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos é uma das figuras mais emblemáticas da cultura afro-brasileira. Foi a quinta ialorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, um dos terreiros de Candomblé mais influentes da Bahia. Enfermeira de formação, Mãe Stella destacou-se também como escritora, pesquisadora e defensora da cultura afro-brasileira, levando o conhecimento ancestral a públicos diversos. Em 2013, foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia. Recebeu ainda, em 2009, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia. 

ANÚNCIO

Agricultura

Coribe celebra 68 anos com entrega de máquinas e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar

Ação da SDR e CAR beneficia associações rurais e sindicato com tratores, microtratores, máquinas forrageiras, barracas de feira livre, caixas-d’água e tanques-pipa

Publicado

em

Nesta sexta-feira (14), data em que Coribe, no Oeste da Bahia, celebrou 68 anos de emancipação política, foram entregues máquinas
Coribe celebra 68 anos com entrega de máquinas e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar

Nesta sexta-feira (14), data em que Coribe, no Oeste da Bahia, celebrou 68 anos de emancipação política, foram entregues máquinas e equipamentos destinados ao fortalecimento das atividades produtivas de agricultores e agricultoras familiares do município.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foram disponibilizados equipamentos voltados à produção, comercialização e ao armazenamento de água para as famílias da zona rural.

Ao todo, foram entregues quatro tratores com implementos agrícolas, quatro máquinas forrageiras, três microtratores, 35 barracas para feira livre, 200 caixas-d’água e dois tanques-pipa.

Os equipamentos serão destinados a associações rurais e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coribe. As máquinas poderão ser utilizadas em atividades como preparo do solo, manejo agrícola e produção de forragem, além de contribuir para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Já as caixas-d’água e os tanques-pipa têm como objetivo ampliar a capacidade de armazenamento e abastecimento de água nas comunidades rurais.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa, a iniciativa integra as ações de apoio às atividades produtivas desenvolvidas pelas famílias agricultoras.

ANÚNCIO

“Os equipamentos disponibilizados estão relacionados a diferentes etapas das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, como preparo do solo, manejo e produção de forragem. As estruturas destinadas ao armazenamento e ao abastecimento de água também atendem às necessidades das comunidades rurais. A definição dos equipamentos considera as características das atividades produtivas e as demandas apresentadas pelas organizações beneficiárias”, destacou.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coribe, Paulo Nascimento, os novos equipamentos contribuirão para ampliar as condições de trabalho no campo.

“No dia a dia da zona rural, muitas atividades ainda são realizadas com ferramentas manuais. Os tratores, implementos e demais equipamentos poderão ser utilizados pelos agricultores em ações de preparo da terra, manejo e produção, conforme as necessidades de cada comunidade”, afirmou.

A entrega faz parte das ações do Programa de Mecanização Rural da SDR/CAR, que promove a disponibilização de máquinas e equipamentos para apoiar a agricultura familiar, fortalecendo as condições de trabalho e oferecendo suporte às etapas de produção e comercialização.

A iniciativa também contempla estruturas destinadas à comercialização, como as barracas de feira livre, que permitirão a agricultores e agricultoras familiares ampliar os espaços de venda direta de seus produtos, fortalecendo a geração de renda e a economia local.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Agricultura

Caravana Cidadania Rural leva emissão de documentos e serviços públicos a comunidades do interior da Bahia 

Ação da SDR e SSP promove atendimento descentralizado em Riacho de Santana e Vitória da Conquista, facilitando o acesso da população rural à documentação e às políticas públicas 

Publicado

em

A Caravana Cidadania Rural realiza, nesta semana, atendimentos voltados à emissão de documentos e à orientação sobre serviços
Foto: Marta Medeiros

A Caravana Cidadania Rural realiza, nesta semana, atendimentos voltados à emissão de documentos e à orientação sobre serviços públicos nos municípios de Riacho de Santana e Vitória da Conquista, ampliando o acesso da população rural a direitos e políticas públicas essenciais. 

Em Riacho de Santana, os atendimentos ocorreram nos dias 11 e 12 de agosto, na Escola Família Agrícola. Já em Vitória da Conquista, a ação acontece nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral do Distrito de Inhobim. 

Entre os serviços oferecidos estão a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre programas e serviços públicos destinados aos moradores do meio rural. 

O CAF é o documento que identifica agricultores e agricultoras familiares e constitui requisito para o acesso a diversas políticas públicas voltadas ao setor, incluindo programas de crédito, financiamento e apoio à produção rural. 

Já a Carteira de Identade Nacional (CIN) é o documento oficial de identificação civil do cidadão brasileiro e utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único de identificação. 

ANÚNCIO

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com a proposta de descentralizar o atendimento e aproximar os serviços das comunidades rurais. 

Em Vitória da Conquista, o atendimento será realizado no Distrito de Inhobim nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral. A programação está sujeita à organização e à capacidade operacional das equipes responsáveis pelos serviços. 

Atendimento facilita acesso à documentação 

Moradora do Assentamento Contendas, em Riacho de Santana, Alda de Almeida Reis aproveitou a ação para emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Segundo ela, o documento é fundamental para garantir o acesso a políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar. 

“Com o CAF, passei a ter acesso a políticas públicas, como o Garantia-Safra e o crédito Pronaf”, relatou. 

Na Comunidade Quilombola de Duas Lagoas, também em Riacho de Santana, Kauane Maniely realizou o atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e destacou a importância da iniciativa para quem vive em localidades mais distantes dos centros urbanos. 

ANÚNCIO

“Para quem mora em comunidades mais distantes, poder realizar o atendimento no próprio município facilita o acesso à documentação”, afirmou. 

Continue Lendo

Cultura

Mestre João Grande encerra programação do 8º Rede Capoeira neste sábado

Aos 93 anos, referência mundial da Capoeira Angola participa de painel sobre sua trajetória; evento tem feira criativa, exibição de websérie, vivência de maculelê e roda de encerramento

Publicado

em

Mestre João Grande, um dos maiores nomes da Capoeira Angola. Aos 93 anos, o mestre integra uma programação voltada à valorização
Fotos: Diogo Andrade

O último dia do 8º Rede Capoeira – Heróis Populares, realizado neste sábado (8), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador, destaca a participação de Mestre João Grande, um dos maiores nomes da Capoeira Angola. Aos 93 anos, o mestre integra uma programação voltada à valorização da cultura popular afro-brasileira e à preservação dos saberes tradicionais transmitidos entre gerações.

O ponto alto da programação será o painel “Maior é Deus, Grande é João – Uma Vida pela Capoeira”, das 11h15 às 12h30, no Espaço Arcadas. Ao lado de seus cinco filhos e com mediação do Mestre Sabiá, João Grande compartilhará experiências de uma trajetória que o transformou em uma das principais referências da capoeira no Brasil e no exterior.

Além do encontro com o mestre, o público poderá participar de atividades ao longo de todo o dia. A programação inclui aula de capoeira infantil, roda de capoeira com mestres convidados, exibição de websérie, vivência de maculelê e a tradicional roda de encerramento.

Com entrada gratuita, o 8º Rede Capoeira reúne mestres, mestras, artistas, pesquisadores, estudantes e comunidades em torno da capoeira e de outras manifestações da cultura popular afro-brasileira, fortalecendo a circulação de conhecimentos e a valorização dos patrimônios culturais do povo brasileiro.

Programação deste sábado (8)
  • 9h às 17h – Feira de Economia Criativa
    Local: Pátio da Capela
  • 9h às 11h – Roda de Capoeira com os Heróis Populares
    Local: Pier ou Pátio da Capela
  • 9h30 às 10h30 – Aula de Capoeira Infantil
    Local: Galeria 3
  • 11h15 às 12h30 – Painel “Maior é Deus, Grande é João – Uma Vida pela Capoeira”, com Mestre João Grande, sua família e mediação do Mestre Sabiá
    Local: Espaço Arcadas
  • 13h30 às 14h30 – Exibição da websérie “Heróis e Heroínas Populares: A Cultura Popular de um Povo”
    Local: Sala das Artes (Cinema)
  • 14h30 às 15h30 – Vivência de Maculelê de Santo Amaro, com Valmir do Maculelê
    Local: Pátio da Capela
  • 15h45 às 17h – Roda de Capoeira de Encerramento
    Local: Pátio da Capela.
Continue Lendo

Mais Lidas