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Cidade

Operação Sílere tem redução de reclamações e apreensões em 2023

A operação prioriza os bairros mais denunciados de Salvador através das informações recebidas dos cidadãos

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Entre janeiro e setembro deste ano, a Operação Sílere apreendeu 856 equipamentos sonoros envolvidos em situações de poluição sonora
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Entre janeiro e setembro deste ano, a Operação Sílere apreendeu 856 equipamentos sonoros envolvidos em situações de poluição sonora na capital baiana. O número é a metade do que foi realizado no mesmo período de 2022, quando 1.606 objetos foram retirados de circulação por ultrapassar limites de decibéis em espaços públicos ou privados de Salvador.

Neste mesmo período, houve redução ainda nas denúncias, sendo computadas 25.754 reclamações este ano, contra 84.822 no exercício anterior. Em 2022, os bairros com maior número de denúncias foram IAPI, Santa Cruz e Pernambués. Em 2023, Pituba, Rio Vermelho e Brotas lideram as queixas.

A coordenadora de Poluição Sonora da Sedur, Márcia Cardim, explica que a operação prioriza os bairros mais denunciados de Salvador através das informações recebidas dos cidadãos via telefone ou aplicativo. “A redução registrada se deve à intensificação das operações. Então, é muito importante que o cidadão continue denunciando. Além disso, é importante ter o aplicativo Sonora Salvador, onde é possível realizar o registro da denúncia, fornecendo o maior número de informações e pontos de referência possíveis, para que a fiscalização chegue até o local com efetividade”, afirma.

Márcia completa que a denúncia tem que ser registrada no momento em que estiver ocorrendo o incômodo. Outra informação importante é que todos os estabelecimentos comerciais de Salvador, bem como qualquer tipo de atividade sonora exercida em área pública, precisam estar licenciados pela Sedur.

Exemplos

No caso de bares e restaurantes com público de até 200 pessoas e onde não ocorre distribuição de ingresso, é preciso obter um alvará de utilização sonora. Para locais com público acima de 200 pessoas, com venda de ingresso ou mesmo em área pública, será preciso se encaminhar também à Sedur e, por meio da Central de Licenciamento de Eventos – que conta com vários órgãos reunidos – solicitar uma análise do evento para conseguir a liberação legal.

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Sílere

A Operação Silere ocorre há mais de 14 anos e promovida de forma integrada com as polícias Militar e Civil e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Os agentes se reúnem toda semana para traçar o roteiro a ser realizado às sextas, sábados e domingos.

No feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças (dias 12 a 15), os integrantes da Operação Sílere realizaram 148 vistorias, a partir de 391 denúncias realizadas gratuitamente por meio do telefone 156 ou do aplicativo Sonora Salvador. No total, dois equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Tancredo Neves e Boa Vista de São Caetano. Os bairros que registraram o maior número de denúncias foram Uruguai, Boca do Rio e Paripe.

Cidade

Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)

A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h

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A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.

De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.

Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.

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Cidade

Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador

Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens  e quase 30 mil usuários

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Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.

O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.

Tecnologia e segurança

Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.

O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.

“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.

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Funcionamento e custos

O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.

Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.

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Cidade

Bruno Reis anuncia Pablo Souza como novo titular da Semob

O economista foi nomeado como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos

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Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis
Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.

A transmissão do cargo ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou que Pablo é um quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador. Posso assegurar que é mais uma escolha certeira que fazemos, como lá atrás fizemos com Fabrizzio”, disse.

Enquanto diretor da Semob, Pablo Souza trabalhou diretamente na implantação de projetos estratégicos, como o BRT Salvador, um dos principais projetos de transporte público da cidade, o Plano Cicloviário, que expandiu a malha de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e a operação do Carnaval, onde coordenou a logística de deslocamento para milhões de foliões ao longo dos últimos 12 anos.

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