Saúde
Fiocruz é escolhida pela OMS para produzir vacinas contra Covid-19
As vacinas de RNA mensageiro são um novo tipo de imunizante em estudo para proteger pessoas de doenças infecciosas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) selecionou na última terça-feira (21) o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina.
As vacinas de RNA mensageiro são um novo tipo de imunizante em estudo para proteger pessoas de doenças infecciosas. Segundo informou a Fiocruz, a escolha de Bio-Manguinhos ocorreu em função dos “promissores avanços no desenvolvimento tecnológico de uma vacina de mRNA contra a covid-19, atualmente em estágio pré-clínico”. A iniciativa contou com recursos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, avaliou que essa tecnologia vem se somar à plataforma de adenovírus, utilizada na vacina Fiocruz/AstraZeneca para a covid-19. Para ela, o desenvolvimento de uma vacina da Fiocruz de mRNA é um passo fundamental para que o Brasil detenha o domínio tecnológico de duas plataformas essenciais para o avanço no desenvolvimento de imunobiológicos
“Com esse projeto e o apoio da OMS, estamos reafirmando nosso compromisso com a ciência e a tecnologia a serviço da população”, disse Nísia.
Ela acrescentou que ainda é cedo para falar de datas e cronograma, contudo, afirmou que o apoio da OMS será decisivo para que o desenvolvimento da vacina ocorra de maneira breve e dentro dos protocolos de segurança e qualidade mundiais.
Especialistas
A chamada mundial da OMS foi lançada em 16 de abril deste ano, com o objetivo de ampliar a capacidade de produção e o acesso às vacinas contra a covid-19 nas Américas. Participaram da seleção cerca de trinta empresas e instituições científicas latino-americanas. O processo de escolha foi realizado por um comitê de especialistas independentes. Além da Fiocruz, foi selecionada também a proposta de uma instituição da Argentina.
A OMS, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), colocará à disposição da Fiocruz uma equipe de especialistas internacionais com experiência nos diferentes aspectos de desenvolvimento e produção de vacinas dessa natureza.
A vacina de Bio-Manguinhos se baseia na tecnologia de RNA auto-replicativo e expressa não somente a proteína Spike (usada pelo coronavírus para entrar nas células), mas também a proteína N (proteína do nucleocapsídeo, encontrada apenas no interior da partícula viral), visando melhor resposta imunológica.
Segundo a Fiocruz, essa tecnologia demanda menos necessidades produtivas, atingindo uma escala, em termos de doses, superior à de outras vacinas de mRNA. Isso reduz seu custo em relação ao de outras vacinas semelhantes, o que possibilita ampliar seu acesso.
Uma vez desenvolvida, a vacina candidata passará pelo processo de pré-qualificação da OMS, que garante o cumprimento de elevados padrões internacionais para garantir sua qualidade, segurança e eficácia. Para assegurar o acesso equitativo, a vacina desenvolvida será oferecida aos estados-membros e territórios da Opas por meio de seu Fundo Rotatório, que fornece vacinas acessíveis há mais de 40 anos na região.
Bio-Manguinhos já dispõe de uma planta suficientemente avançada para a produção da vacina candidata, não sendo necessária a construção de uma nova fábrica.
Transferência
Como parte da proposta apresentada à OMS, a Fiocruz se comprometeu a compartilhar seu conhecimento para a produção da vacina com laboratórios da região, de modo a garantir a transferência de tecnologia para aumentar a capacidade produtiva regional.
O diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, acredita que o apoio que a unidade receberá da Opas/OMS permitirá galgar mais um degrau “em nossa jornada de desenvolvimento de capacitações científicas e tecnológicas em plataformas de última geração para vacinas humanas”.
“Permitirá, ainda, contribuirmos mais decisivamente para aumentar a equidade mundial no acesso a vacinas, com potencial para uma verdadeira revolução no desenvolvimento de outras vacinas de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a saúde pública mundial”, declarou.
Saúde
Leitos de UTI inaugurados pelo Estado ampliam atendimento em Luís Eduardo Magalhães
Na ocasião, também foram entregues equipamentos complementares para enfermarias e para o Centro Obstétrico do hospital

O atendimento de alta complexidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, passa a ter o suporte de uma agência transfusional entregue nesta segunda-feira (9) pelo Estado, em parceria com a Prefeitura, no Hospital Municipal Miriam Borges. Na unidade, o governo baiano investiu R$ 1,1 milhão, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), para a construção de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que vão atender pacientes adultos e neonatais em condições graves.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, para uma série de compromissos institucionais e entrega oficial dos investimentos na saúde. De acordo com o chefe do Executivo, uma agenda que compõe um projeto de regionalização da alta complexidade na Bahia e tem sido planejado em conjunto com os gestores municipais.
“É o SUS. Além dos recursos investidos aqui, nós temos uma parceria para os equipamentos e estamos estruturando aos poucos a unidade, de forma sustentável. Ano passado inauguramos, esse ano ampliamos com as UTIs, garantimos a retaguarda da agência para transfusão de sangue, que qualifica o serviço de alta complexidade. Então, estou muito feliz com isso. Queremos tocar o tema da saúde com essa responsabilidade”, reforçou Jerônimo.
O governador autorizou ainda o credenciamento do hospital à rede estadual de regulação. As unidades de terapia intensiva atenderão pacientes regulados com quadros que envolvam cirurgias ortopédicas e casos clínicos como AVC e infecções respiratórias graves. Com a entrega, o hospital passa a operar com 112 leitos ativos, entre clínicos, cirúrgicos, obstétricos, pediátricos e intensivos, além de um centro cirúrgico, centro de imagem e ambulatório de especialidades.
Já a unidade transfusional terá como foco o atendimento às UTIs, às cirurgias e aos partos realizados na unidade. A secretária da Saúde, Roberta Santana, explica que a unidade transfusional vai reduzir o tempo de espera do paciente, que antes precisava aguardar bolsas transferidas de Barreiras.
“Uma agência transfusional tem um papel muito importante. Dá segurança às cirurgias que estão sendo realizadas, que aumentarão sua complexidade por conta da retaguarda das novas UTIs, diminui o tempo de espera de disponibilidade da bolsa, que antes tinham que buscar em Barreiras. Além da capacidade de armazenamento. É uma grande conquista para a regionalização da saúde”, detalhou.
Estruturação do Centro Obstétrico
Na ocasião, também foram entregues equipamentos complementares para enfermarias e para o Centro Obstétrico do hospital, que passa a atender a média e alta complexidade, com os 10 leitos de UTI neonatal para urgências no pós-parto.
Ainda foi autorizada a aquisição de um aparelho de videolaparoscopia para uso em cirurgias minimamente invasivas. Uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), adquirida com recursos federais, também vai se somar à assistência prestada ao município baiano.O investimento neste espaço foi da ordem de R$6,2 milhões, incluindo na estrutura física uma piscina semiolímpica, espaço para academia, vestiários para atletas, sala de técnicos, dentre outras. A piscina olímpica, além de abrigar grandes eventos dos esportes aquáticos, é voltada para treinamento de equipes e atletas de alto rendimento, possibilitando assim a revelação de novos talentos da natação baiana.
Saúde
Policlínicas de Narandiba e Escada registram aumento no número de consultas
Os dados reforçam a consolidação das unidades como referências na oferta de serviços da atenção especializada em Salvador

As Policlínicas Regionais de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) geridas pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), registraram um crescimento contínuo no número de atendimentos médicos no início de 2025. Os dados reforçam a consolidação das unidades como referências na oferta de serviços da atenção especializada em Salvador.
Entre janeiro e abril, as duas unidades somaram quase 28 mil atendimentos médicos, com destaque para o mês de abril, que apresentou o maior volume de consultas até agora. Só em Escada, o número de consultas em abril foi cerca de 40% maior que o de março. Em Narandiba, o aumento também foi significativo, confirmando a tendência de crescimento nos dois territórios.
Segundo Priscilla Santos, diretora da Policlínica de Narandiba, os dados demonstram o impacto direto do serviço na vida da população. “Os dados de abril confirmam um crescimento constante nas consultas médicas desde janeiro. Isso mostra não apenas a confiança da população no serviço que oferecemos, mas também o compromisso diário da nossa equipe em garantir um atendimento qualificado e resolutivo”, afirma.
Além das consultas, as unidades mantiveram números expressivos de procedimentos diagnósticos no período. Juntas, Escada e Narandiba realizaram mais de 100 mil exames e procedimentos entre janeiro e abril. Esse número reflete a capacidade das unidades em responder à demanda por exames especializados.
A satisfação dos usuários também reforça o papel das unidades na garantia do cuidado. “Sou atendida aqui há cerca de três meses, faço tanto consultas como procedimentos. Venho duas vezes por semana para fazer curativos. Não tenho o que falar. Os profissionais trabalham com amor. O atendimento é excelente”, relata Jéssica Patrícia Barbosa Leão, 33, coordenadora escolar e usuária da Policlínica de Narandiba.
Como agendar
O atendimento nas Policlínicas de Narandiba e Escada é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. Os interessados podem acessar os serviços pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo) e pelo telefone 0800 071 5353, realizando o cadastro e enviando os documentos necessários.
Saúde
Em Jacobina, Jerônimo acompanha obras do Hospital Vale do Ouro
Unidade vai ampliar a assistência em municípios de toda a região centro-norte baiana

Conhecida como a “Cidade do Ouro”, localizada na região centro-norte da Bahia, Jacobina recebeu, neste sábado (7), o governador Jerônimo Rodrigues, que realizou entregas de equipamentos hospitalares, além de vistoriar as obras do Hospital Vale do Ouro, um dos maiores investimentos do Governo do Estado na área da saúde na região.
“Esse hospital vai salvar vidas. Vamos ter profissionais qualificados, uma equipe comprometida com o cuidado das pessoas. A estrutura será moderna, os equipamentos de ponta, tudo o que se espera de um hospital de excelência vai estar aqui. Hoje eu vim conhecer de perto essa obra, pedi para sobrevoar a área, fiz fotos, gravei vídeos e posso garantir que é mais do que uma obra, é um compromisso com a vida e com o futuro da nossa gente”, destacou o governador, Jerônimo Rodrigues, sobre as obras do Hospital Regional.
Durante a agenda, com a participação da secretária da Saúde, Roberta Santana, foram entregues diversos itens voltados ao atendimento básico e hospitalar. A comunidade da Catuaba foi contemplada com um kit para Unidade Básica de Saúde (UBS) e um kit odontológico. Já o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho recebeu um kit parto e outros equipamentos. Outro destaque da entrega foi uma van para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que irá garantir mais conforto e segurança no deslocamento de pacientes que precisam de atendimento especializado em outras cidades.
Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento rural do município, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi entregue uma retroescavadeira e um tanque pipa de quatro mil litros. Na ocasião, o governador e a prefeita da cidade, Valdice Castro, também plantaram uma muda de ipê-rosa.
Vale do Ouro
O governador acompanhou de perto o andamento das obras do Hospital Vale do Ouro, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio de recursos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A unidade está orçada em R$ 118,8 milhões, com previsão de conclusão para outubro de 2025. O novo hospital contará com 142 leitos, sendo 24 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e tem como objetivo atender à demanda de saúde de Jacobina e de municípios vizinhos, regionalizando o atendimento e desafogando unidades em Salvador e Feira de Santana.
“Essa é uma obra do novo PAC, do presidente Lula. Atualmente, temos sete hospitais sendo construídos na Bahia em parceria com o governo federal. Este equipamento é um hospital regional, ele não é destinado apenas a Jacobina, embora também vá atender a cidade. Trata-se de um hospital e maternidade, com atendimento regionalizado”, pontuou a secretária Roberta Santana.
-
Serviçoshá 1 dia
Vagas de emprego para esta segunda-feira (9) na Bahia
-
Saúdehá 22 horas
Policlínicas de Narandiba e Escada registram aumento no número de consultas
-
Infraestruturahá 2 dias
Bahia amplia liderança em energia limpa com novo complexo eólico
-
Saúdehá 2 dias
Em Jacobina, Jerônimo acompanha obras do Hospital Vale do Ouro