Infraestrutura
Obras do VLT de Salvador mantêm ritmo acelerado
O projeto está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica. Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto.
“Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”.
Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.
Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
Geração de empregos formais
As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.
Infraestrutura
Delegação chinesa discute implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru
Ministério dos Transportes, Casa Civil, Governo da Bahia recepcionaram os chineses em visita ao Porto Sul e Fiol

Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve em Ilhéus (BA), nesta quarta-feira (16), para avaliar o potencial das obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, com vistas à criação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru. A visita, coordenada pelo Governo Federal e com participação do Governo da Bahia, teve como foco analisar a possibilidade de conectar o Porto Sul, no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Lima.
“A proposta é estabelecer um corredor ferroviário estruturante para transporte de carga no Brasil – de Leste a Oeste, atravessando Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Toda a produção da região central do país seria escoada por essa infraestrutura ferroviária até o Porto de Chancay”, explicou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
A China deverá elaborar um novo estudo voltado à implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que pretende criar uma rota estratégica para o comércio entre os dois oceanos, ampliando as conexões comerciais entre a China e os países da América do Sul.
“Essa ligação bioceânica é um grande sonho do Brasil. Quando essa ferrovia alcançar o Pacífico, o tempo de navegação entre a costa brasileira e a Ásia será reduzido em cerca de dez dias”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, durante a visita.
“O Brasil exporta, anualmente, US$350 bilhões, e mais de um terço desse volume tem como destino a China. Desse total, 60% correspondem a minério de ferro e soja – cargas que dependem de transporte ferroviário. É uma alternativa mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental”, acrescentou Leonardo Ribeiro.
Infraestrutura baiana no centro da integração logística
O presidente da Bahiainvest, órgão do Governo do Estado, Paulo Guimarães, ressalta que “o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste são fundamentais não apenas para as regiões Sul e Sudeste, mas para todo o estado. Eles vão possibilitar o escoamento de minérios e grãos e representar uma grande artéria para o desenvolvimento de novos projetos industriais e agroindustriais. Além disso, tornam-se o principal elo, e é esse o motivo da visita dos chineses, para a implantação de uma ferrovia bioceânica ligando o Oceano Pacífico, no Peru, ao Oceano Atlântico, em Ilhéus”.
Guimarães também destacou que “o Porto Sul atrairá novas indústrias e viabilizará a criação de um Polo de Logística, com impacto positivo em toda a economia regional, com uma característica própria da Bahia: a produção sustentável”.
A Malha I da Fiol, com 537 quilômetros entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), é peça essencial na logística de escoamento de cargas. A integração com o Porto Sul figura como uma das alternativas mais promissoras para o sucesso do corredor bioceânico. A concessionária Bahia Mineração S.A. (Bamin) é responsável pelas obras do trecho ferroviário e também pela construção do Porto Sul.
Projeto Fico-Fiol: nova rota ferroviária estratégica
O projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. Prioritário no Novo PAC, o empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias envolvidas serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a consolidação de um corredor logístico estratégico.
“O projeto, que já conta com parte de sua infraestrutura construída pelo governo brasileiro, visa transportar a produção de grãos e minérios da Bahia e do Matopiba até Lucas do Rio Verde (MT)”, detalhou Leonardo Ribeiro.
O Corredor Bioceânico Brasil-Peru conectará a Fico-Fiol ao Porto de Chancay, cruzando os estados de Rondônia, Acre e o território peruano.
Delegação chinesa percorre obras e faz avaliações técnicas
A delegação chinesa iniciou a semana visitando as obras do entroncamento entre a Fico-Fiol e a Ferrovia Norte-Sul, concebido para promover a integração do transporte ferroviário de Norte a Sul do país. Técnicos e engenheiros estiveram em Mara Rosa (GO), ponto exato em que essas ferrovias se encontram.
Na terça-feira (15), a delegação foi recebida na Casa Civil, em Brasília (DF), e nesta quinta-feira (17) seguem para o Porto de Santos, dando continuidade à análise da infraestrutura logística brasileira e à articulação com o Corredor Bioceânico Brasil-Peru.
Infraestrutura
CS Portos participa da Intermodal com entrega de terminais modernizados
Em mais uma edição da feira, ao lado da Codeba, empresa apresenta as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 e ATU 18

A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de soluções logísticas do Brasil, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo (SP). Junto à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a empresa apresentará as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 – em plena operação – e ATU 18 – em etapa final de obras, com previsão de operar com a capacidade total a partir deste mês –, ambos no Porto de Aratu, em Candeias (BA).
Segundo a CS Portos, foram investidos mais de R$ 900 milhões nos três primeiros anos de operação dos terminais, iniciada em 2022. A finalização das obras ocorre bem antes do prazo estabelecido pela concessão, em junho de 2025. Portanto, a antecipação do cronograma contribui para a eficiência logística na distribuição de fertilizantes e demais graneis sólidos minerais, essenciais para o agronegócio e setores de mineração, que desempenham papeis chave na economia do Nordeste e de todo o Brasil.
Ainda de acordo com a empresa, as modificações ampliaram a capacidade de movimentação do ATU 12 em cerca de 3,5 vezes, para até 6 milhões de toneladas ao ano. Além disso, expandiram a capacidade de estocagem do terminal para 570 mil toneladas, entre armazéns e pátios, habilitando-o para receber navios de até 125.000 DWT (post-Panamax) e profundidade de 15 metros. Simultaneamente, os novos equipamentos, todos elétricos e de última geração – que incluem tecnologia brasileira e importada de países como Bélgica e China –, irão ampliar a capacidade de movimentação de carga de 3 mil toneladas por dia para até 20 mil toneladas por dia.
Já o ATU 18 poderá movimentar 3,5 milhões de toneladas de grãos por ano, com capacidade inicial de estocar 120 mil toneladas, podendo chegar a 7,5 milhões de toneladas após as expansões previstas.
Juntos ATU12 e ATU18 ampliarão a capacidade de operação, armazenamento e movimentação de carga onde a produtividade saltará de 300 toneladas por hora para 2.000 toneladas, tudo isso em um processo de excelência operacional e alta produtividade.
Para Marcos Tourinho, diretor-presidente da CS Portos, a participação na Intermodal representa a oportunidade de mostrar as melhorias que foram realizadas e de que maneira a modernização dos terminais pode contribuir para superar gargalos logísticos e impulsionar o escoamento de setores econômicos estratégicos.
“Entregamos uma infraestrutura portuária altamente eficiente, equiparável aos melhores portos do mundo. Estamos honrados em apresentar, ao lado da Codeba, os investimentos que realizamos nos últimos três anos em um evento como a Intermodal, que é uma grande vitrine para os setores de transporte e movimentação de cargas, logística multimodal, armazenagem e comércio exterior. Além disso, participar da feira possibilita a troca de ideias e de experiências com outros profissionais e encontrar caminhos para novos negócios”, completa o executivo.
A requalificação dos terminais ajudará a impulsionar ainda mais o Porto de Aratu, tornando-o como um dos principais portos para movimentação de granel sólido da Bahia
As ações realizadas nos terminais seguem padrões de sustentabilidade contando com os mais avançados sistemas de automação, segurança e proteção ao meio ambiente. Inclui um importante sistema de tratamento de efluentes para os diversos tipos de produtos, bem como um projeto de geração solar a ser responsável pela produção de até 20% da energia consumida nos terminais.
Infraestrutura
Governo do Estado entrega nova ciclofaixa e requalifica trecho da BA-130
Obra amplia segurança para ciclistas, melhora mobilidade urbana e integra ações de infraestrutura em Jequié

A cidade de Jequié conta, a partir desta sexta-feira (11), com uma nova rota para ciclistas pela BA-130, com a inauguração da pavimentação asfáltica e da nova ciclofaixa no trecho da rodovia, entre o início do contorno de Jequié e a avenida César Borges. A obra foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues que, acompanhado de secretários de Estado, cumpre uma série de agendas institucionais, até sábado (12) no município do sudoeste baiano.
“Essa é uma via muito importante e consideramos a sustentabilidade, no aspecto do acesso ao transporte. A gente sabe que no anel de contorno passam caminhões pesados, então tivemos o cuidado de colocar uma ciclofaixa ampla e pensamos sempre em iluminação, pista de caminhada, ciclofaixa para ciclistas, para esportistas, para quem pratica caminhada por saúde”, detalhou o governador sobre o projeto para as rodovias.
Os ciclistas contam agora com uma faixa exclusiva que, além de garantir mais segurança no trânsito, reduz sinistros na rodovia, viabilizando um acesso expresso pela BA-130 para quem se desloca de bicicleta.
“A ciclofaixa tem três metros de largura, é próxima de uma zona urbana. Significa um acesso melhor não só para o ciclista, garantindo mais segurança na trafegabilidade, como para pedestres e veículos maiores”, comentou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes. Foram mais de R$ 15 milhões destinados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) à obra.
Pontes explicou que a BA-130 também se conecta a duas rodovias federais. “Nós estamos inaugurando, aqui, uma parte desse semianel de 4,6 quilômetros, com duas faixas de tráfego, com ciclofaixa e, em parceria com o Governo Federal, mais 8,4 quilômetros serão pavimentados. Serão 13 quilômetros de um semianel, tirando todo o tráfego pesado de Jequié e melhorando muito a qualidade de vida da população”, detalhou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes.
As intervenções se somam a outras obras de mobilidade anunciadas para a cidade, nesta sexta-feira (11), que representam R$ 82,4 milhões aportados pelo governo baiano somente em infraestrutura. Os investimentos abrangem desde intervenções no entorno de instituições de ensino até projetos de infraestrutura aeroportuária para Jequié.