Infraestrutura
Obras do VLT de Salvador mantêm ritmo acelerado
O projeto está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica. Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto.
“Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”.
Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.
Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
Geração de empregos formais
As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.
Infraestrutura
Bahia amplia liderança em energia limpa com novo complexo eólico

A Bahia deu mais um passo rumo ao protagonismo nacional na produção de energia limpa com a inauguração, neste sábado (7), do Complexo Eólico Pedra Pintada. Localizado entre os municípios de Umburanas e Ourolândia, o empreendimento da Enel Green Power Brasil, braço de energia renovável da Enel, reforça a matriz sustentável do estado e marca mais uma importante conquista no setor. O evento de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, de executivos e representantes da empresa e do senador Jaques Wagner.
O chefe do executivo baiano destacou a importância do parque eólico para construir um ambiente favorável para a transição energética. “Um parque como este, que vem se instalar aqui em Ourolândia, o investimento é de médio prazo. Outra importância da gente poder estar aqui em Pedra Pintada é a nossa alegria de ver a geração de empregos. A Bahia está se destacando como um forte potencial energético das energias renováveis, energia eólica, energia solar e biomassa”, indicou o governador.
“Isto é parte do nosso grande parque de geração que temos no Brasil, mas grande parte distribuída na Bahia. A Bahia, em particular, representa um dos lugares com os melhores recursos, solar e, sobretudo, eólico. Por isso, as condições para desenvolver crescimento, emprego e renda, são ótimas. O suporte por parte do Governo do Estado sempre foi muito positivo para incentivar esse tipo de empreendimento dando visibilidade sobre as áreas com maior recurso eólico”, explicou Antonio Scala, CEO da Enel Brasil. Este é o 11º parque da Enel na Bahia, sendo nove eólicos e dois solares.
Com capacidade instalada de 194 MW, o complexo é composto por 43 aerogeradores e tem potencial para produzir, anualmente, 894 GWh de energia, volume suficiente para abastecer aproximadamente 435 mil residências. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 1,8 bilhão, também tem impacto significativo na redução de emissões de gases de efeito estufa, evitando a emissão de 374 mil toneladas de CO₂ por ano.
Durante as obras, mais de dois mil empregos foram gerados, sendo 51% das vagas ocupadas por trabalhadores locais, o que impulsionou diretamente a economia da região.
“A cada momento, o governador Jerônimo Rodrigues vem atualizando e fortalecendo a política de atração de empreendimentos com base em programas e incentivos. Recentemente, foi lançado o Proteiner, que é o programa de transição energética do Estado. A Bahia é pioneira neste programa. Nós acreditamos que o ecossistema existente no território baiano, traz a atenção dos investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
Com a entrada em operação do Complexo Eólico Pedra Pintada, a Bahia reafirma sua liderança na geração de energia eólica no Brasil e reforça seu papel estratégico na transição energética, se alinhando as metas globais de sustentabilidade e à criação de um futuro mais verde para todos.
Atualmente, a Bahia tem 227 parques eólicos em operação, com 5,9 GW de potência instalada, que investiram R$ 23 bilhões e geraram mais de 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva.
Infraestrutura
Ponte sobre Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos leves
Governo da Bahia, Ministério dos Transportes e DNIT estudam ações liberação do tráfego a partir do dia 20 de junho

O acesso à ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101/BA, no município baiano de Itapebi, será reaberto para o tráfego de veículos leves, no próximo dia 20 de junho, por determinação do Ministério dos Transportes. A decisão foi anunciada durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho e o senador Jaques Wagner, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Realizado nesta quinta-feira (5), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, o encontro discutiu ainda as ações emergenciais para a reativação do equipamento e a construção de uma nova estrutura viária.
O governador destacou a importância de priorizar a liberação controlada, considerando os resultados de estudo minucioso realizado pelos órgãos competentes. “A nossa expectativa é garantir segurança para a população que vai usar a ponte e o desvio, principalmente no período junino que se aproxima, para que utilizem um trecho mais curto e com qualidade. Então será uma parceria importante entre o Governo Federal e o estadual”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
Após vistorias e análises técnicas, o DNIT anunciou que a ponte passará por serviços imediatos de alívio de carga, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. Com isso, a travessia será liberada no próximo dia 20 de junho, para veículos leves e emergenciais, em sistema de Pare e Siga, com monitoramento por um período de 15 dias, como explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Estão incluídos nessa liberação ainda no mês de junho, transportes de passageiros, como vans ou microônibus. Já a dos veículos mais pesados será realizada de forma gradativa, chegando até 29 toneladas. Por enquanto, estes vão continuar utilizando o desvio ou rotas alternativas, que é uma minoria, e só voltarão para a ponte quando a nova estiver construída. Todas as medidas tomadas serão feitas com segurança completa e decisão técnica”, garantiu o ministro.
O início das obras para construção de uma nova ponte duplicada, ao lado da atual, com cerca de 510 metros de extensão está previsto para julho. A estrutura existente será preservada. As obras da nova travessia começarão tão logo seja declarada a situação de emergência e contratada a empresa responsável pelos projetos e execução da obra, com prazo estimado de 10 a 12 meses para conclusão.
Sobre a interdição emergencial
A ponte foi totalmente interditada pelo DNIT, no último dia 5 de maio, para a realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural, impossibilitando o tráfego de qualquer tipo de veículo.
A Polícia Militar foi acionada e está no local diariamente, garantindo a segurança dos usuários da rodovia e orientando sobre rotas alternativas.
Rotas alternativas
Para ambos os sentidos da BR-101: Siga pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acesse a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646.
Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo Sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).
Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no Sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste.
Infraestrutura
Conder licita obra de macrodrenagem em Dom Avelar
O sistema vai receber e conduzir as águas da chuva escoadas nos bairros de Dom Avelar, Vila Canária e Águas Claras

A Conder publicou nesta quarta-feira (4) a licitação da obra de macrodrenagem no Córrego do Prego, em Dom Avelar, região do miolo de Salvador. As propostas serão abertas em 15 de agosto e a licitação é na categoria semi integrada, ou seja, a empresa vencedora realizará, além da execução da obra, os projetos básico e executivo.
O sistema de macrodrenagem a ser instalado vai receber e conduzir as águas da chuva escoadas nos bairros de Dom Avelar, Vila Canária e Águas Claras, através da canalização de cerca de 1.200 metros de extensão do córrego do prego. O novo sistema será integrado ao sistema já existente complementando-o e diminuindo a frequência e intensidade dos alagamentos na região.
“A Conder vem buscando recursos para realizar intervenções de macrodrenagem que ajudem a cidade de Salvador a lidar com as chuvas que se tornam cada vez mais intensas. Essa intervenção em Dom Avelar, no Córrego do Prego, vai complementar as obras de macrodrenagem que já realizamos na Bacia do Rio Jaguaribe, que somam 10 quilômetros de canalização”, explica o presidente da Conder, José Trindade.
Quando iniciada, a intervenção em Dom Avelar se somará às quatro obras de macrodrenagem executadas de forma concomitante pela Conder atualmente e reforçará as ações de enfrentamento aos alagamentos na capital baiana.
Estão recebendo obras de macrodrenagem o rio Mangabeira, na região do Bairro da Paz; o Joanes-Ipitanga, próximo ao limite com Lauro de Freitas; a Bacia do Itapagipe, na Cidade Baixa e o rio Paraguari, em Nova Constituinte e Paripe. O investimento total somando as quatro intervenções é próximo dos R$600 milhões.
Outro investimento em macrodrenagem que está prestes a ser iniciado é o da rua Nilo Peçanha e Baixa do Fiscal. Já está em fase final de licitação uma intervenção que vai requalificar e ampliar a capacidade de escoamento do canal que vai da enseada dos tainheiros à Feira do Curtume.
Além destas obras, a Conder já realizou no passado a macrodrenagem do sistema do Dique do Cabrito, na região da Avenida Assis Valente, em Sussuarana e na própria Cidade Baixa, onde o sistema está sendo ampliado e melhorado.
Interior
Recentemente também foram abertas as propostas da licitação para realizar a macrodrenagem na Bacia do Gongogi, em Dário Meira. A obra, que deve ter investimento de até R$22 milhões, vai ajudar a reduzir o risco de alagamento no município da Região do Médio Rio de Contas. Estudo da Agência Nacional de Águas aponta que é o município com maior risco de alagamentos da região.
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