Infraestrutura
Obras do VLT de Salvador mantêm ritmo acelerado
O projeto está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica. Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto.
“Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com Lafuente, a obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”.
Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um investimento em torno de R$ 5 bilhões.
Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
Conectando Águas Claras ao bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9 paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
Geração de empregos formais
As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.
Infraestrutura
Conder realiza workshop para aprimoramento do trabalho de contenção de encostas
O primeiro dia de evento tratou dos planos municipais para a prevenção de desastres envolvendo deslizamentos de terra em áreas de risco

Diferentes soluções para a contenção de encostas serão debatidas entre gestores municipais, geotécnicos, professores e estudantes de engenharia durante o III Workshop Contenção de Encostas, iniciado nesta terça-feira (19), no auditório da Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador. Promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o primeiro dia de evento tratou dos planos municipais para a prevenção de desastres envolvendo deslizamentos de terra em áreas de risco.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, o workshop detalha o trabalho de um dos maiores programas de contenção de encostas do país, pensado pelo governo baiano. “Nosso programa, executado pela Conder, tem chamado a atenção de outros estados por sua eficiência na regularização de comunidades vulneráveis a desastres e, aqui, a gente divide nosso conhecimento e resultado das ações do Governo da Bahia”, detalha a titular da pasta.
As obras de contenção de encostas incluem o trabalho de drenagem, tecnologias de geotecnia e utilização de técnicas verdes para prevenção de desastres. Desde 2023 foram 29 obras de encostas finalizadas na Bahia e outras 18 estão em andamento. Os recursos estaduais chegam à marca de R$ 157 milhões em quase três anos. Através do PAC Seleções, o Governo Federal também aportou mais R$ 200 milhões em encostas na Bahia.
Coordenador-geral do Departamento de Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades, Carlos Gonçalves abriu o evento, apresentando o novo PAC Seleções e como os municípios podem requerer recursos federais com base nos planos municipais. “Os planos municipais são muito importantes na seleção de obras do PAC. Esses planos, esses mapeamentos apoiam na escolha das obras. Então, tendo mais projetos, a gente espera ampliar o apoio aos municípios baianos”, disse o coordenador.
Para José Trindade, presidente da Conder, “a parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal tem feito o estado alcançar grandes números no investimento em encostas. Isso fortalece, cada vez mais, a prevenção de desastres, garantindo dignidade e proteção às famílias baianas”, enfatizou.
Até o dia 21 de agosto, o workshop ainda tratará de inspeções em obras de contenção de encostas, redução da degradação de materiais, técnicas verdes e princípios de bioengenharia. As palestras ainda podem ser assistidas online, através do canal da Conder no YouTube (https://www.youtube.com/@conder-ba/streams).
Infraestrutura
Ponte São João passa por revitalização para passagem do VLT
O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos

A histórica Ponte São João que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, está passando por um processo de elevação e restauração da sua estrutura. O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Construída originalmente em 1860 e reconstruída em 1952, a Ponte São João já passou por reformas ao longo das décadas, incluindo uma grande intervenção em 2009. Agora, para a passagem do VLT, o projeto prevê a correção de desgastes e o reforço da fundação, já que, com a proximidade do mar, os pontos de oxidação avançaram substancialmente.
A intervenção, conhecida como “macaqueamento”, está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador e, consiste em elevar, temporariamente, a ponte para reforços estruturais, garantindo segurança e durabilidade para o novo sistema de transporte, como explicou o engenheiro de produção, Danilo Carvalho. “A parte de concreto já foi recuperada e agora estamos dando start à etapa da recuperação da ponte metálica, com a substituição dos aparelhos de apoio, dispositivos nos quais a ponte se apoia na estrutura de concreto”.
Processo de elevação
Com 468 metros de extensão e 9,52 metros de largura, a ponte possui uma superestrutura metálica formada por 15 treliças do tipo Warren, cada uma pesando cerca de 110 toneladas.
Para o serviço de elevação estão sendo utilizados quatro macacos hidráulicos de 60 toneladas, bombas hidráulicas, calços metálicos e instrumentos de medição para monitorar milimetricamente os deslocamentos. A elevação é feita de forma gradual, em ciclos de 1 a 2 milímetros, até atingir cerca de 10 a 15 centímetros, possibilitando a troca dos apoios metálicos e a realização de ajustes estruturais.
A expectativa é que essa fase de elevação e reforço da Ponte São João seja concluída em meados de 2026, permitindo a continuidade do cronograma do VLT, que promete modernizar a mobilidade e integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante da cidade.
Avanço do VLT
As obras do VLT estão divididas em três trechos. No primeiro, que liga a Ilha de São João à Calçada, já foi concluída a concretagem dos trilhos, além de serviços de terraplanagem, drenagem e testes elétricos. O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, concentra trabalhos na duplicação da Estrada do Derba e na fundação do viaduto de Águas Claras. Já o Trecho 3, de Águas Claras até Piatã, vai integrar o sistema ao metrô no Bairro da Paz.
O projeto do VLT prevê, ainda, obras complementares, como a duplicação de 7,5 quilômetros da BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio histórico da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em centro de atividades culturais e comerciais.
Infraestrutura
Obras de requalificação são iniciadas na Estrada do Derba (BA-526)
As ações realizadas pela Seinfra, através do programa Bahia em Movimento, terão o investimento de R$ 2,6 milhões

Importante ligação para quem vêm da BR-324 com destino ao Porto de Aratu, a BA-526 já está passando por serviços de melhoramento e recuperação no trecho saindo da Rótula do CIA, no acesso à Mapele, em direção ao entroncamento da BA-528, na Vila Naval da Barragem, no bairro de Paripe, em Salvador. As ações em 5 km de extensão estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do programa Bahia em Movimento, e têm o investimento de R$ 2,6 milhões. Iniciada na última terça-feira (5), a previsão de conclusão da obra é no mês de novembro.
O trecho da BA-526 onde está sendo executado o serviço de requalificação estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia. Com o fim do contrato de concessão no último mês de maio, a rodovia voltou a estar a cargo da Seinfra. Em inspeções no local, a equipe técnica do órgão identificou diversos problemas, como desgaste acentuado do pavimento, presença de buracos, sistema de drenagem obstruído e ausência de manutenção regular, que são fatores que impactam diretamente na trafegabilidade e segurança dos usuários. Para dar condições de trafegabilidade, o trabalho de conservação foi feito no período do final de maio até a primeira quinzena de julho. Agora, começará os trabalhos com o melhoramento e a recuperação da via.
BA-528 (Estrada do Derba)
Na BA-528, na ligação da Base Naval de Aratu com o entroncamento da BA-526, que também estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia vem realizando a manutenção rotineira desde maio. No início deste mês de agosto, os reparos profundos foram feitos na região do Moinho. Em outro ponto da BA-528, entre os entroncamentos da BR-324 e da BA-526, que já pertencia à malha rodoviária da Seinfra, a conservação rotineira é realizada pela equipe técnica do órgão.
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