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Turismo

Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia

A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana

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A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências
Foto: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos. 

“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros. 

“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar. 

“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo. 

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“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira. 

Turismo

Bahia amplia roteiros e experiências nas 13 zonas do estado

Evento promovido pela Setur-BA reuniu 50 agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo 

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os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico,
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23), em Salvador, os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, entre outros. O evento, realizado na sede do órgão, na Avenida Tancredo Neves, reuniu 50 agências de viagens, que irão montar pacotes para os destinos que agora oferecem novas possibilidades aos visitantes. A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo baiano, com foco no fortalecimento do setor, que valoriza vivências autênticas, a cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza. 

Os municípios de Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se por suas potencialidades como destinos já consolidados — agora com novas opções — e também como locais a serem descobertos por visitantes. Durante a cerimônia, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância da diversificação dos roteiros e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional através do turismo. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou Bacelar. 

Os novos roteiros, que aumentam a oferta turística, foram elaborados com base em relatórios de diagnósticos e escuta ativa com representantes municipais, comunidades locais, sociedade civil, empresários e guias turísticos, identificando atrativos pouco explorados e que agora ganham visibilidade com o apoio institucional da Setur-BA. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa contribui para movimentar o setor e gerar novas oportunidades de negócio. “ A gente como entidade de classe nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro. 

O empresário Anderson Gomes, representante da agência San José Tour, ressaltou o potencial transformador dessas experiências. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. A sua extensão territorial é maior do que muitos países, por exemplo, da Europa. Então, a possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. O Brasil nasceu na Bahia. Você tem uma série de possibilidades de fazer um turismo integrador. Para isso é necessário fazer o que estamos fazendo hoje aqui. Chamar o trade, as agências de viagens, os guias de turismo, os gestores para que o turismo seja feito. Parcerias do governo, das empresas privadas, das agências, todos juntos podemos fazer um turismo mais forte,” avaliou. 

Além do lançamento ocorrido nesta quinta-feira, a Secretaria promoverá uma série de ações promocionais como “Famtour” com objetivo de fazer visitas de familiarização com os agentes das operadoras visitas aos novos destinos. Campanhas para divulgar os novos roteiros no Brasil e no exterior, em parceria com operadoras, agências e influenciadores do setor também serão realizadas. 

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Turismo

Cruzeiristas do MSC Preziosa têm receptivo especial em Salvador

Os cruzeiristas entraram no clima de festa, mesmo com a chuva fina que caía no momento do desembarque

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Estado (Setur-BA), reunindo baianas típicas, grupo de percussão afro e representação de orixás. Os cruzeiristas entraram no clima de festa,
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O navio MSC Preziosa atracou no Porto de Salvador, na manhã desta quarta-feira (22), vindo de Gênova, na Itália. É a primeira embarcação de grande porte da temporada de cruzeiros na Bahia (2025/2026), com capacidade para 4,5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Eles tiveram receptivo especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reunindo baianas típicas, grupo de percussão afro e representação de orixás. Os cruzeiristas entraram no clima de festa, mesmo com a chuva fina que caía no momento. 

“Estou tendo o prazer de conhecer essas baianas maravilhosas. Não tem chuva que atrapalhe minha alegria”, disse Joélia Soares, de Pernambuco. 

Do Rio Grande do Sul, Rosália Weber estava curiosa para provar a culinária baiana. “É com grande emoção que nós chegamos à Bahia, depois de sete dias de travessia em alto-mar. Quero abraçar o povo baiano e experimentar o tempero tão falado no mundo todo”, relatou. 

“O Governo do Estado montou o receptivo para recebê-los bem, oferecendo elementos de nossa cultura. Nesta temporada, a Bahia lidera o número de atracações do Nordeste, com mais embarques em Salvador, o que aumenta o tempo de permanência do turista na capital. Teremos navios também em Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro. Mais de 260 mil cruzeiristas são esperados no estado”, explicou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Setur-BA, Patrícia Seabra. 

Após fotos e passos de dança no desembarque, turistas brasileiros e estrangeiros, a maioria da França e Alemanha, saíram animados para passeios por locais atrativos da cidade. No Centro Histórico, um grupo procurou o posto do SAT, no Terreiro de Jesus, para buscar informações sobre as igrejas e museus da região. “Coloquei na minha lista visitar a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador e estou ansiosa para conhecer tudo no Pelourinho”, relatou a francesa Marie Durand. 

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Ao lado do posto, o grupo conheceu o icônico bar O Cravinho, onde degustou a tradicional bebida de infusão que dá nome ao estabelecimento, feita com cachaça, cravo, limão e mel. “Vir ao Cravinho é parada obrigatória para todo mundo que visita Salvador. Tem qualidade e diversidade, é uma experiência única”, disse Aloísio César, do Amazonas. 

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Turismo

Turismo na Bahia cresceu 9,7% no segundo trimestre de 2025

Nessa comparação, o estado alcançou a quarta posição entre as unidades federativas, com expansão superior à média nacional de 7,3%

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A Bahia apresentou um avanço significativo no setor de turismo no segundo trimestre de 2025, com crescimento de 9,7% no volume
Foto: Divulgação/Internacional Travessias

A Bahia apresentou um avanço significativo no setor de turismo no segundo trimestre de 2025, com crescimento de 9,7% no volume de atividades turísticas em comparação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho colocou o estado na quarta posição entre as unidades federativas, superando a média nacional, que foi de 7,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e integram o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia. O documento foi divulgado nesta terça-feira (21), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado.

Entre os destaques do boletim, o fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais nos principais aeroportos baianos — Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista — cresceu 5,4% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2024. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelos aeroportos de Porto Seguro (23,0%) e Salvador (3,3%). Ao todo, cerca de 2,4 milhões de pessoas transitaram pelos terminais aéreos do estado.

No sistema ferry-boat, operado entre São Joaquim e Bom Despacho, foram registrados aproximadamente 210 mil veículos transportados, número 18,6% superior ao do segundo trimestre de 2024. Já o volume de passageiros chegou a 1,3 milhão, com crescimento de 13,0%, segundo dados da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 56,6% no segundo trimestre de 2025, conforme informações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Embora ligeiramente inferior à registrada no mesmo período de 2024 (56,9%), o índice representa a segunda melhor taxa média para segundos trimestres desde o início da série histórica, em 2014.

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No aspecto fiscal, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) informou que a arrecadação de ICMS sobre Atividades Características do Turismo ultrapassou R$ 1,3 bilhão no trimestre, com expansão nominal de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais da metade das atividades investigadas (55,6%) contribuíram para esse resultado.

O setor também apresentou saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 701 postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para os segmentos de restaurantes e serviços de alimentação e bebidas (+363 vagas) e transporte rodoviário de táxi (+330 vínculos). A zona turística Caminhos do Sertão liderou a expansão, com 252 novos postos.

Os investimentos públicos e privados nos festejos juninos realizados em diversos municípios baianos foram apontados como fatores decisivos para o bom desempenho do turismo no trimestre. As perspectivas para o terceiro trimestre são otimistas, com a realização de grandes eventos como o Desfile da Independência do Brasil na Bahia, o Festival de Chocolate, as celebrações em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, a romaria de Bom Jesus da Lapa e o Festival de Inverno Bahia. A expectativa é de que essas iniciativas impulsionem ainda mais o setor, em linha com a tendência de aceleração apontada pela sondagem empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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