SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Novos micro-ônibus são entregues para policlínicas no interior 

Renovação da frota amplia cobertura de saúde e garante mais segurança e agilidade no transporte de pacientes 

Publicado

em

A rede de Policlínicas Regionais da Bahia recebeu, nesta sexta-feira (3), nove novos micro-ônibus destinados aos consórcios de saúde de Irecê, Itaberaba
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A rede de Policlínicas Regionais da Bahia recebeu, nesta sexta-feira (3), nove novos micro-ônibus destinados aos consórcios de saúde de Irecê, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus, que atenderão a 14 municípios da Bahia. Os veículos substituem micro-ônibus antigos, dando maior segurança e agilidade ao transporte de pacientes. O investimento estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), foi de R$ 5,5 milhões. A entrega foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da saúde, Roberta Santana, na sede da Sesab, em Salvador.  

“As policlínicas são parte de uma ação que casa, lá na ponta, com a atenção primária, com a atenção básica, com a prevenção à saúde. Além dos veículos, que vão auxiliar no acesso de mais pessoas a exames, com o Governo Federal conseguimos ampliar o funcionamento das unidades até às 21h e aos finais de semana e feriados”, comentou o governador.  

Na região de Irecê, seis cidades foram contempladas: Tapiramutá, Buritirama, Barra, Gentio do Ouro, Barra do Mendes e Barro Alto. Através do consórcio de Itaberaba, os veículos atenderão Ubaíra, Boninal, Piatã, Novo Horizonte e Ibitiara. Já no Recôncavo Baiano, os novos micro-ônibus farão roteiros nos municípios de Itatim, São Félix e Cachoeira. 

A secretária da saúde, Roberta Santana, reforçou que todos os ônibus antigos serão renovados. “Já renovamos 37 micro-ônibus de policlínicas. Hoje entregamos mais nove que vão ajudar, sobretudo, no deslocamento de pessoas que moram em lugares mais distantes das cidades contempladas”, pontuou a gestora. 

Segundo a pasta, a Bahia conta atualmente com 26 policlínicas em funcionamento — 24 delas geridas por consórcios públicos interfederativos no interior e duas em Salvador, sob gestão da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf). Desde a implantação do modelo, em 2017, foram realizados mais de 8,7 milhões de atendimentos em 25 cidades baianas. 

ANÚNCIO

Uma ambulância, fruto de emenda parlamentar, também foi entregue ao município de Quijingue, região nordeste do estado. 

Vacina Móvel 

Além dos micro-ônibus, dois vacimóveis foram entregues aos Núcleos Regionais de Saúde de Feira de Santana e Alagoinhas, que atenderão as regiões centro leste e nordeste da Bahia. Com o aporte de R$ 750 mil, os veículos funcionarão como unidades móveis de vacinação, ampliando a cobertura e o acesso às campanhas de imunização nos municípios que contemplam às regiões. 

Saúde

Policlínicas de Escada e Narandiba somam mais de 1,4 milhão de atendimentos

As unidades oferecem consultas médicas e multiprofissionais, além de procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade

Publicado

em

As Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com gestão da Fundação
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), já realizaram 1.452.618 atendimentos desde a inauguração, em junho de 2022.

Em três anos de funcionamento, a Policlínica de Escada contabiliza 723.949 atendimentos, sendo 593.420 exames e procedimentos diagnósticos e 130.529 consultas médicas e procedimentos clínicos. Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram realizados 291.316 atendimentos.

Já a Policlínica de Narandiba soma 728.669 atendimentos desde 2022, com 614.793 exames diagnósticos e 113.876 consultas. Até o terceiro trimestre deste ano, foram registradas 27.229 consultas médicas e 153.449 procedimentos com finalidade diagnóstica.

Para a diretora da Policlínica de Narandiba, Priscilla Santos, o quantitativo de atendimentos é reflexo do compromisso com o cuidado integral. “É honroso pensar que toda a dedicação da equipe tem contribuído para salvar vidas, fechar diagnósticos e garantir saúde de qualidade à população”, destacou.

As Policlínicas oferecem consultas médicas e multiprofissionais, além de procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade, atuando desde a triagem até o preparo pré-operatório, quando necessário. Os agendamentos podem ser realizados pelo ba.gov.br ou pelos telefones (71) 4020-5353 (WhatsApp) e 0800 071 5353.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Governo do Estado amplia vagas para consultas e exames durante o Novembro Azul 

Campanha ocorre ao longo de todo o mês com o objetivo de promover a saúde integral do homem. Saiba como participar 

Publicado

em

Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ampliou as vagas e especialidades médicas oferecidas durante o Novembro Azul, campanha que
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Além das 20 mil vagas já disponibilizadas para consultas e exames, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ampliou as vagas e especialidades médicas oferecidas durante o Novembro Azul, campanha que ocorre ao longo de todo o mês com o objetivo de promover a saúde integral da população masculina. 

Em Salvador, a Policlínica de Narandiba, unidade da Sesab gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), passa a oferecer atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia (com teste ergométrico), angiologia e cirurgia geral e também exame de eletrocardiograma. No total, serão mais de 200 novos atendimentos, fortalecendo a oferta de serviços à população. 

O coordenador do programa Saúde Mais Perto, da Sesab, Edvaldo Gomes, destaca que a campanha é voltada para homens e pessoas com próstata. “Além da ultrassonografia da próstata e da bolsa escrotal, também ofertamos ultrassonografias de abdômen total, abdômen superior, vias urinárias, região inguinal e tireoide. O público da campanha também terá acesso a consultas com urologistas, endocrinologistas, angiologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas e cirurgiões gerais”, explica. 

Nas duas policlínicas localizadas em Salvador, as ações do Governo do Estado incluem mais de 11 mil vagas para exames de ultrassonografia, quase 5 mil para eletrocardiogramas e mais de 1,6 mil para consultas com urologistas. Os atendimentos serão realizados aos sábados e domingos, a partir de 8 de novembro. 

Serão ofertadas ultrassonografias de abdômen total e superior, próstata via abdominal, vias urinárias, região inguinal, bolsa escrotal e tireoide. Para o exame de ultrassonografia de abdômen total, é necessário jejum mínimo de sete horas. 

ANÚNCIO

No sábado (8), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) ofertará 2 mil vagas, sendo mil para consultas médicas e mil para exames de PSA. Haverá ainda 40 vagas de urologia destinadas ao atendimento da população trans. Também no sábado (8), o Centro de Referência de Alta Complexidade em Oncologia (Cican) disponibilizará 100 consultas com urologista oncológico, mediante apresentação obrigatória de guia de encaminhamento. 

Ao longo do mês de novembro, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, o Cican também ofertará 165 exames de PSA, com 15 vagas diárias. No HGRS e no Centro Estadual de Oncologia, os atendimentos ocorrerão das 7h às 13h. 

Para a realização do exame de PSA, é importante observar alguns cuidados nas 48 horas anteriores à coleta: evitar relações sexuais, ejaculação e atividades como andar de bicicleta, moto ou cavalo. Pacientes que apresentarem alterações nos resultados serão encaminhados para investigação complementar na rede estadual de saúde. 

Hospital do Homem 

O cuidado com a saúde masculina é contínuo e vai além do Novembro Azul. Desde setembro de 2022, o Governo do Estado mantém o Hospital do Homem, localizado no HGRS, referência em toda a Bahia. A unidade oferece cirurgias, transplante renal, exames de cistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria, biópsia de próstata, entre outros procedimentos especializados. 

Como participar 

Os interessados devem realizar agendamento prévio por meio do site ou aplicativo www.ba.gov.br 

ANÚNCIO

Para o exame de ultrassonografia de abdômen total, é necessário jejum mínimo de sete horas. 

Continue Lendo

Saúde

Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético

Unidade estadual administrada pelo Einstein reforça protagonismo em cirurgias complexas e inovação na ortopedia

Publicado

em

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gerido pelo Einstein,
Foto: Ascom/HOEB

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gerido pelo Einstein, realizou nesta segunda-feira (3) mais um transplante de tecido musculoesquelético. O material, proveniente de um banco de ossos do Rio de Janeiro, foi utilizado em uma paciente de 53 anos, da região de Feira de Santana, que necessitou substituir uma prótese de quadril.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil mantém o maior sistema público de transplantes do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos, atrás apenas dos Estados Unidos. Somente este ano, o HOEB já ultrapassou a marca de 11.300 cirurgias, atendendo casos que vão de traumas a dores crônicas, frequentemente associadas à limitação de mobilidade e incapacidade funcional. Todos os pacientes chegam à unidade por meio do Sistema de Regulação Estadual.

Em julho, o hospital realizou o primeiro transplante de osso e cartilagem da Bahia, considerado um marco na ortopedia. O procedimento beneficiou um paciente do interior, vítima de acidente de moto, que teve o joelho reconstruído com a peça transplantada e apresenta excelente recuperação.

Inaugurado em março de 2024, o HOEB é referência nacional em ortopedia e traumatologia, com estrutura moderna, 212 leitos, 13 salas cirúrgicas e tecnologia avançada para diagnóstico e reabilitação. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein no Nordeste, reforçando o compromisso com inovação e equidade na saúde.

Continue Lendo

Mais Lidas