Turismo
Novo voo entre Salvador e Lençóis é inaugurado
São duas frequências semanais regulares operadas pela companhia Azul Linhas Aéreas, às quintas e domingos

O acesso à Chapada Diamantina ficou mais fácil com a inauguração, nesta quinta-feira (9), do voo que liga Salvador e o município de Lençóis, considerado o portão de entrada da região. São duas frequências semanais regulares operadas pela companhia Azul Linhas Aéreas, às quintas-feiras e domingos, com partidas da capital baiana às 14h30 e retorno às 16h10. As aeronaves utilizadas são do modelo ATR, com capacidade para 70 passageiros.
“Queria ir para Lençóis e me disseram que só tinha opções por ônibus. Então eu descobri este voo da Azul e foi uma ótima surpresa. Vou a passeio, fazer trilhas e conhecer o Vale do Capão e as cachoeiras”, relatou a colombiana Shirley Saenz, de 37 anos.
“É maravilhoso, facilitou muito. Antes eu tinha que vir à Salvador e pegar um ônibus para fazer uma viagem de sete horas. Agora vou em tempo bem menor e chego descansada”, completou a baiana residente em São Paulo, Francisca Neves, de 44 anos.
A nova rota é uma das três lançadas esta semana ligando a capital ao interior e resulta das negociações entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Azul e o Salvador Bahia Airport, para ampliar a conectividade nos destinos baianos. As demais rotas são para Guanambi (Caminhos do Sudoeste) e Barreiras (Caminhos do Oeste).
“A Bahia é um estado de grande dimensão territorial, com municípios que estão a mais de mil quilômetros da capital, e a conectividade aérea é fundamental para a atividade turística. O Governo da Bahia oferece um amplo programa de estímulos para voos internacionais, nacionais e regionais, permitindo que tenhamos ligações diretas como esta, com incremento também na economia do estado”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Esta linha tem muita relevância para o turismo de Lençóis e seu entorno. O município já recebe da companhia voos de Belo Horizonte, a partir do aeroporto de Confins, importantes para trazer turistas de outros estados. Já esta nova ligação facilitará principalmente o acesso dos próprios baianos à região”, explicou o diretor de Relações Institucionais da Azul, Cesar Grandolfo.
Para a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, a conexão aérea com a capital vai contribuir para a expansão do turismo em toda a região. “A Chapada Diamantina foi eleita pelo segundo ano consecutivo o melhor destino ecoturístico do país e esse voo é de suma importância para trazer mais turistas, inclusive os estrangeiros, além de contribuir para a redução da sazonalidade na baixa estação”, pontuou.
Turismo
Turismo gera 10,3% dos empregos formais na Bahia
Quando analisado somente o setor de serviços, o segmento foi responsável por 18% dos novos postos de trabalho

As atividades turísticas geraram mais de 2 mil novos empregos formais na Bahia, em fevereiro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número representa 10,3% do total de 20,1 mil vagas com carteira assinada criadas no período, em todo o estado. Quando analisado somente o setor de serviços, o turismo foi responsável por 18% dos novos postos de trabalho.
Em 2020, como reflexo da crise sanitária, a Bahia perdeu 19 mil empregos formais no turismo. De janeiro de 2021 a fevereiro de 2025, foram criadas 39 mil vagas com carteira assinada, no estado, em atividades da indústria de viagens.
“Essa conquista é resultado do esforço do Governo do Estado, que tem no turismo uma das prioridades para a geração de emprego e renda. São investimentos em promoção dos destinos, na qualificação e capacitação profissional e empresarial, em infraestrutura e diversificação da oferta de experiências. Essas ações colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional”, comemora o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar.
“Esses dados animam todo o setor produtivo, principalmente, o Sistema Comércio, que, através do Senac, contribuiu na capacitação da força de trabalho utilizada em atividades turísticas”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes.
Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, “o crescimento na geração de empregos formais no turismo se dá pelos investimentos públicos e privados no setor. Não é surpresa que o Governo da Bahia tem feito o melhor para transformar nossas belas cidades em polos turísticos favoráveis aos investimentos sustentáveis, fortalecendo a economia e gerando mais renda para a população baiana”.
Recém-contratado como diretor de Emissivo da Operadora Itaparica Tour, Marcos Almeida associa a nova oportunidade ao bom momento que vive o turismo da Bahia. “O trabalho que o governo vem desenvolvendo só agrega, com os novos mercados que estão sendo abertos nas 13 zonas turísticas do estado. A cada dia, os destinos estão mais aparelhados, para que a gente ofereça um serviço de excelência ao visitante”.
Turismo
Semana Santa aquece turismo religioso na Bahia
A Procissão de Ramos saiu na manhã deste domingo (13), do Campo Grande, em direção à Praça Municipal, onde houve a missa campal

Milhares de fiéis, entre baianos e turistas, lotaram as ruas do Centro de Salvador neste domingo (13), na celebração do Domingo de Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes da crucificação. O evento abriu as comemorações da Semana Santa e teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para o incremento das atividades turísticas ligadas ao catolicismo.
A Procissão de Ramos saiu pela manhã do Campo Grande, em direção à Praça Municipal, onde houve a missa campal, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha. Ele destacou o significado da data para os católicos. “O Domingo de Ramos é o início da caminhada da Semana Santa, seguindo os passos de Jesus, desde a entrada em Jerusalém, quando ele foi saudado pelo povo com ramos nas mãos, até a sua crucificação e ressurreição. Uma só paixão e morte, na cruz, para chegarmos, juntos, na vitória pascal”, explicou o arcebispo.
“Estamos na fé em Cristo, para que sejamos pessoas melhores, levando amor e paz nos corações, principalmente, a caridade para os nossos irmãos que mais necessitam”, defendeu Fátima Silva, do movimento Legião de Maria.
Na passagem pela Rua Chile, a procissão foi saudada por turistas franceses, que vieram no voo direto de Paris para Salvador, da Air France, e estão hospedados no Hotel Fera Palace. Eles tiraram fotos da celebração e fizeram o gesto da paz para os fiéis.
Movimento no turismo religioso
A Semana Santa é sempre um período de grande movimentação de visitantes na Bahia, em suas 13 zonas turísticas, onde acontecem celebrações religiosas e iniciativas com outras características. Destaque para os espetáculos da Paixão de Cristo, em Bom Jesus da Lapa (Caminhos do Oeste) e Esplanada (Costa dos Coqueiros); a Procissão do Fogaréu, em Serrinha (Caminhos do Sertão); e a Feira de Caxixis, na cidade de Nazaré (Baía de Todos-os-Santos). Os eventos têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e de outros órgãos.
“Costumamos dizer que na Bahia não existe baixa estação no turismo, devido à diversidade de opções que o estado oferece, após o verão. O feriado da Semana Santa é um bom exemplo disso. Seja por meio da fé ou do interesse de apenas descansar e se divertir, os visitantes podem desfrutar de experiências marcantes. Este ano, estamos apoiando vários eventos religiosos e culturais, com expectativa de um grande fluxo turístico, na capital e no interior”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turismo
Salvador sedia 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros
O evento tem o apoio da Setur-BA, que desenvolve ações de capacitação e estruturação de roteiros, voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+

Mais de 200 representantes de instituições públicas e privadas e de organizações da sociedade civil de diversas regiões do país participam, até domingo (13), no Bahiamar Hotel, na orla de Salvador, do 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros. Ele foi aberto, na noite de quinta-feira (10), para debates sobre temas como racismo, transfobia e defesa dos direitos do segmento. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que desenvolve ações de capacitação e estruturação de roteiros, voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+.
“Ao mesmo tempo em que vamos a outros lugares, no Brasil e no exterior, para promover a Bahia como destino que acolhe bem o público LGBT+, atuamos também no fortalecimento de eventos que trazem turistas do segmento para o nosso estado. É o caso desse encontro, que tem uma forte representação nacional. Aproveitamos para falar sobre as diversas ações inclusivas do governo baiano”, explicou a técnica da Coordenação de Regionalização da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
“A nossa finalidade é enfatizar o papel dos travestis e trans da raça negra e propor ações efetivas de direito à vida, combatendo a violação de direitos. E nada melhor que fazer isso na cidade mais negra do mundo, fora do continente africano, que é Salvador”, ressaltou a organizadora do encontro, Thiffany Odara.
A programação ainda inclui visita ao Casarão da Diversidade e ao Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, no Pelourinho, além de city tour e atividades culturais no Dique do Tororó.
-
Economiahá 1 dia
Nova rota marítima direta entre Bahia e China começou a operar nesta segunda (14)
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego para esta segunda-feira (14)
-
Políticahá 2 dias
Encruzilhada tem domingo de inaugurações e entregas
-
Turismohá 3 dias
Salvador sedia 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros