Cultura
Milagres realiza a tradicional Festa dos Vaqueiros
Durante a agenda, foram entregues uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), uma retroescavadeira, além de um ônibus escolar
O município de Milagres recebeu, neste domingo (27), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que participou da tradicional Festa dos Vaqueiros, manifestação cultural de grande relevância para a região. As celebrações tiveram início com uma caminhada e, na sequência, uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Brotas, presidida pelo bispo Juracy, reunindo vaqueiros, romeiros, famílias e representantes da comunidade local. A celebração também foi dedicada ao sétimo dia de falecimento do Papa Francisco.
A agenda também serviu para reforçar as ações que integram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento dos serviços públicos e a valorização da cultura regional. Durante a agenda, foram entregues, respectivamente, por meio das secretarias de Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CAR), uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), que garantirá conforto e segurança aos pacientes que necessitam realizar tratamentos em outras localidades; uma retroescavadeira, equipamento que irá reforçar a infraestrutura e os serviços urbanos e rurais da cidade, além de um ônibus escolar para a comunidade estudantil.
A tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres, que ocorre desde sexta-feira (25) até este domingo, é reconhecida como uma das maiores celebrações populares do interior da Bahia. O evento presta homenagem aos vaqueiros e à rica cultura nordestina, reunindo milhares de pessoas e impulsionando o turismo e a economia local. A programação inclui a missa dos vaqueiros na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas, desfile, almoço com lideranças regionais e grandes shows artísticos. Além disso, o público pode desfrutar de comidas típicas, cavalgada e muito forró tradicional, reforçando os laços culturais da região. A festa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que é vinculada a Secretaria de Turismo (Setur-BA).
“Estou muito feliz de estar aqui, além da celebração, a cidade está em festa, uma festa religiosa, festa do vaqueiro, essa cultura que também me alegra bastante. Agora há pouco, entregamos equipamentos agrícola e da saúde. Parabenizar o prefeito e a todos os participantes e dizer ainda que hoje vim cumprindo um convite do prefeito, mas voltarei para que a gente possa realizar entregas e fazer novos anúncios”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues que, após a missa, seguiu a cavalo acompanhando o cortejo pela cidade.
Durante a caminhada, o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar, acrescentou: “nós temos trabalhado a cultura da Bahia para incrementar a atividade turística. Hoje, aqui, é a cultura rural, bastante forte em todo o estado da Bahia. Vamos agradecer a Nossa Senhora dos Milagres por tudo que tem operado pelos vaqueiros, pelo povo de Milagres, mas também por todos os baianos. É a valorização dessa cultura baiana que colocou a Bahia na liderança do turismo brasileiro”.
A aposentada, Nilda Nascimento, moradora do distrito de Pedra Branca de Orobó, no município de Valença, expressou a sua alegria como devota e estar participando pela primeira vez da celebração. “Festa maravilhosa e estou muito realizada por estar aqui. Estou pedindo um milagre a Nossa Senhora de Brotas e sei que irei alcançar, além de muitas bençãos para minha família”. Falou ela que levou dois netos e é mãe de 14 filhos.
Já o vaqueiro Oscar Dias, morador do distrito de Catu, em Milagres, ressaltou a importância da vida de vaqueiro e do festejo na cidade. “A tradição da gente aqui é boa. A vida do vaqueiro é uma vida boa. Todo ano nós estamos aqui. Vim agradecer e fazer uns pedidos também”.
A presença do chefe do Executivo estadual reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que aliam desenvolvimento social e econômico ao reconhecimento e preservação das tradições culturais do povo baiano. O evento contou também com a participação do secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, deputados(as) e outras autoridades.
Agricultura
Agricultura familiar leva inovação e conhecimento à ExpoCacau 2026 em Ilhéus
Projetos da CAR e da SDR participam do evento com ações voltadas à assistência técnica, sustentabilidade e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau na Bahia
A agricultura familiar baiana marca presença na ExpoCacau 2026, realizada entre os dias 25 e 27 de agosto, no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento reúne produtores, técnicos, pesquisadores e representantes do setor para discutir temas ligados à cadeia produtiva do cacau, com foco em tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável.
A participação da agricultura familiar ocorre por meio do estande do Projeto Parceiros da Mata, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), além das ações desenvolvidas pelo Projeto Cacau+.
Ao longo da programação, representantes das iniciativas participam de oficinas, palestras e debates voltados ao fortalecimento da produção cacaueira, à assistência técnica e à adoção de novas tecnologias no campo.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a relevância da ExpoCacau como espaço de troca de experiências e construção de oportunidades para o setor.
“A ExpoCacau reúne diferentes atores da cadeia produtiva do cacau e possibilita o intercâmbio de conhecimentos e experiências. A participação da agricultura familiar nesse espaço contribui para ampliar o diálogo sobre tecnologia, assistência técnica e novas oportunidades para o setor”, afirmou.
A programação também inclui o 8º Fórum Anual do Cacau, que contará com a participação da coordenadora do Projeto Parceiros da Mata, Cida Oliva. Ela apresentará a palestra “Desenvolvimento Sustentável: Investimentos e ações voltadas para o sistema produtivo cacau na Agricultura Familiar”.
Segundo Cida Oliva, a presença da agricultura familiar no evento fortalece o debate sobre práticas sustentáveis e inovação na produção cacaueira.
“A participação na ExpoCacau permite apresentar experiências da agricultura familiar e discutir estratégias relacionadas à assistência técnica, inovação e sistemas produtivos resilientes”, destacou.
Por meio da parceria com o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAs do Baixo Sul (Ciapra), no âmbito do Projeto Cacau+, mais de 600 agricultoras e agricultores familiares participam da programação. A iniciativa amplia o acesso a informações sobre tecnologias, equipamentos, ferramentas e inovações voltadas à produção de cacau.
Para o diretor executivo do Ciapra, Leandro Ramos, o evento representa uma oportunidade para ampliar conhecimentos e fortalecer a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva.
“A ExpoCacau é uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, ferramentas e equipamentos e de ampliar o intercâmbio de conhecimentos entre os agricultores e os demais segmentos da cadeia do cacau”, ressaltou.
A participação da agricultura familiar na ExpoCacau reforça a importância do segmento para a produção cacaueira baiana e contribui para a disseminação de práticas inovadoras que promovem geração de renda, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Cultura
Opaxorô Companhia de Dança leva inclusão e protagonismo ao palco durante Semana da Pessoa com Deficiência
Programação promovida pela Apae Salvador reúne atividades culturais, educativas e de convivência para valorizar talentos, ampliar a inclusão e fortalecer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla
A arte como instrumento de inclusão, expressão e protagonismo ganha destaque na programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Apae Salvador. Nesta quarta-feira (26), às 19h, a Opaxorô Companhia de Dança participa do projeto Palco Aberto, no Teatro Gregório de Mattos, no Centro Histórico de Salvador.
A apresentação integra uma agenda especial que reúne, ao longo da semana, atividades culturais, educativas e de convivência voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, seus familiares e à sociedade em geral.
Formada por pessoas atendidas pela Apae Salvador, a Opaxorô Companhia de Dança utiliza a linguagem artística como ferramenta para o desenvolvimento pessoal, a expressão criativa e a participação social. A apresentação no Teatro Gregório de Mattos reforça a importância da ampliação de espaços para que pessoas com deficiência ocupem os palcos, apresentem seus talentos e sejam reconhecidas por suas potencialidades.
Segundo a presidente da Apae Salvador, Cláudia Rego, iniciativas como essa contribuem para mudar a percepção da sociedade sobre as pessoas com deficiência e evidenciam a importância de garantir oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e talentos.
“Quando uma pessoa com deficiência sobe ao palco, ela não está apenas apresentando um trabalho artístico. Ela está mostrando toda a sua capacidade, sua criatividade e seu potencial. É muito importante que a sociedade enxergue essas pessoas para além da deficiência e reconheça tudo o que elas podem fazer quando têm acesso às oportunidades”, destaca.
Com o tema “Deficiência não Define. Oportunidade Transforma”, a programação da Semana segue até sexta-feira (28), promovendo iniciativas que buscam dar visibilidade às capacidades, aos direitos e ao protagonismo das pessoas com deficiência, além de estimular a inclusão em diferentes espaços da sociedade.
Serviço
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Apae Salvador
Quarta-feira (26/08)
- 9h30 – Palestra “Direito à Saúde da Pessoa com Deficiência” – Auditório da Unidade Socioassistencial (USJ)
- 14h30 – TEADendê: Festival de Capoeira TEATIVO – Quadra da sede da Apae, na Pituba
- 19h – Apresentação da Opaxorô Companhia de Dança – Palco Aberto, Teatro Gregório de Mattos
Quinta-feira (27/08)
- 9h30 e 14h30 – Apresentação da Banda Opaxorô – Escola Municipal Eloyna Barradas
- 14h – Atividade “Troca de Papéis”, visita guiada e bate-papo – Sede da Apae, na Pituba
Sexta-feira (28/08)
- 9h às 11h – Café das Famílias: “Protagonismo das famílias na busca de oportunidades” – Unidades CAEE (Pituba) e Unidade Socioassistencial (São Joaquim)
Agricultura
CAR entrega oito picapes para fortalecer ações de associações rurais
Veículos vão apoiar atividades de assistência técnica, transporte da produção da agricultura familiar e deslocamento de equipes comunitárias em áreas rurais da Bahia
Associações comunitárias de cinco municípios baianos receberam, nesta segunda-feira (24), oito veículos modelo picape para reforçar as ações desenvolvidas junto às comunidades rurais. A entrega foi realizada em Feira de Santana e contou com a participação do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, além de representantes das entidades contempladas.
Os veículos serão utilizados em atividades de assistência técnica, transporte da produção agrícola, apoio à comercialização e deslocamento de equipes e moradores atendidos pelas associações. Foram beneficiadas organizações dos municípios de Feira de Santana, Retirolândia, Cardeal da Silva, Mascote e Canudos.
De acordo com Jeandro Ribeiro, os automóveis vão fortalecer o trabalho realizado pelas associações nas comunidades rurais.
“Os veículos passam a apoiar o trabalho cotidiano das associações, contribuindo para os deslocamentos das equipes, o transporte de produtos e equipamentos e a realização das atividades junto às comunidades rurais”, destacou.
Entre as entidades beneficiadas estão as Associações Comunitárias de Alto do Jitaí e da Laginha Retirolandense, em Retirolândia; a Associação Bahiana de Recursos Humanos, em Canudos; a Associação dos Agricultores Familiares de São João do Paraíso, em Mascote; a Associação das Mulheres Quilombolas Guerreiras de Cardeal da Silva; e as Associações de Vaqueiros de Luxo, Nova Geração e o Instituto de Ação e Proteção Social Amigo Velho, em Feira de Santana.
Representante da Associação das Mulheres Quilombolas Guerreiras de Cardeal da Silva, Stela Oliveira destacou a importância do veículo para ampliar a mobilidade da entidade e facilitar o transporte de equipamentos e da produção da agricultura familiar.
“Somos uma associação regional e precisamos nos deslocar para outros municípios, levando equipamentos e a produção da agricultura familiar, como verduras e outros produtos. Como as comunidades ficam na zona rural e nem sempre temos facilidade de transporte, esse veículo vai ajudar muito o nosso trabalho”, afirmou.
A iniciativa busca fortalecer a atuação das associações comunitárias, ampliando as condições de atendimento às populações rurais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios beneficiados.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (25)
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (24)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 460 vagas de emprego para segunda-feira (24)
-
Economiahá 3 diasReceita Federal libera consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda 2026




