Cultura
Milagres realiza a tradicional Festa dos Vaqueiros
Durante a agenda, foram entregues uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), uma retroescavadeira, além de um ônibus escolar
O município de Milagres recebeu, neste domingo (27), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que participou da tradicional Festa dos Vaqueiros, manifestação cultural de grande relevância para a região. As celebrações tiveram início com uma caminhada e, na sequência, uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Brotas, presidida pelo bispo Juracy, reunindo vaqueiros, romeiros, famílias e representantes da comunidade local. A celebração também foi dedicada ao sétimo dia de falecimento do Papa Francisco.
A agenda também serviu para reforçar as ações que integram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento dos serviços públicos e a valorização da cultura regional. Durante a agenda, foram entregues, respectivamente, por meio das secretarias de Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CAR), uma van para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), que garantirá conforto e segurança aos pacientes que necessitam realizar tratamentos em outras localidades; uma retroescavadeira, equipamento que irá reforçar a infraestrutura e os serviços urbanos e rurais da cidade, além de um ônibus escolar para a comunidade estudantil.
A tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres, que ocorre desde sexta-feira (25) até este domingo, é reconhecida como uma das maiores celebrações populares do interior da Bahia. O evento presta homenagem aos vaqueiros e à rica cultura nordestina, reunindo milhares de pessoas e impulsionando o turismo e a economia local. A programação inclui a missa dos vaqueiros na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas, desfile, almoço com lideranças regionais e grandes shows artísticos. Além disso, o público pode desfrutar de comidas típicas, cavalgada e muito forró tradicional, reforçando os laços culturais da região. A festa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que é vinculada a Secretaria de Turismo (Setur-BA).
“Estou muito feliz de estar aqui, além da celebração, a cidade está em festa, uma festa religiosa, festa do vaqueiro, essa cultura que também me alegra bastante. Agora há pouco, entregamos equipamentos agrícola e da saúde. Parabenizar o prefeito e a todos os participantes e dizer ainda que hoje vim cumprindo um convite do prefeito, mas voltarei para que a gente possa realizar entregas e fazer novos anúncios”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues que, após a missa, seguiu a cavalo acompanhando o cortejo pela cidade.
Durante a caminhada, o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar, acrescentou: “nós temos trabalhado a cultura da Bahia para incrementar a atividade turística. Hoje, aqui, é a cultura rural, bastante forte em todo o estado da Bahia. Vamos agradecer a Nossa Senhora dos Milagres por tudo que tem operado pelos vaqueiros, pelo povo de Milagres, mas também por todos os baianos. É a valorização dessa cultura baiana que colocou a Bahia na liderança do turismo brasileiro”.
A aposentada, Nilda Nascimento, moradora do distrito de Pedra Branca de Orobó, no município de Valença, expressou a sua alegria como devota e estar participando pela primeira vez da celebração. “Festa maravilhosa e estou muito realizada por estar aqui. Estou pedindo um milagre a Nossa Senhora de Brotas e sei que irei alcançar, além de muitas bençãos para minha família”. Falou ela que levou dois netos e é mãe de 14 filhos.
Já o vaqueiro Oscar Dias, morador do distrito de Catu, em Milagres, ressaltou a importância da vida de vaqueiro e do festejo na cidade. “A tradição da gente aqui é boa. A vida do vaqueiro é uma vida boa. Todo ano nós estamos aqui. Vim agradecer e fazer uns pedidos também”.
A presença do chefe do Executivo estadual reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que aliam desenvolvimento social e econômico ao reconhecimento e preservação das tradições culturais do povo baiano. O evento contou também com a participação do secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, deputados(as) e outras autoridades.
São João 2026
São João de Ibicuí movimenta turismo e reforça tradição no interior da Bahia
Festa impulsiona economia local, atrai visitantes de diferentes regiões e mantém viva a cultura nordestina
O São João de Ibicuí, na zona turística Caminhos do Sudoeste, reafirma sua posição como uma das principais referências do calendário junino da Bahia. A festa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que investe na valorização das tradições nordestinas e no fortalecimento da economia local, impulsionando a geração de emprego e renda.
“A preparação para o São João começa ainda em abril, com a elaboração de todo o projeto estrutural da festa. Tudo isso contribui para atrair turistas, que chegam ao município, são bem acolhidos e encontram um destino preparado para recebê-los com qualidade”, destacou o diretor de Turismo de Ibicuí, Ricardo Sá.
A tradição da cidade segue atraindo visitantes de diversas regiões. “Escolhi passar o São João em Ibicuí porque sempre ouvi falar da tradição e da alegria dessa festa. Estou adorando a experiência”, relatou a professora Luísa Assis, de Vitória da Conquista.
Há mais de 20 anos atuando no setor de hospedagem e aluguel de imóveis para a temporada junina, o empresário Wesley dos Santos ressaltou a importância do período para o comércio local. “Esse é o momento mais importante para movimentar a rede hoteleira e o mercado de aluguel de casas em Ibicuí. Tenho grande alegria em receber os visitantes que escolhem a nossa cidade para passar o São João e procuro sempre oferecer o melhor serviço possível, para que tenham uma experiência positiva e queiram voltar nos próximos anos”, afirmou.
Durante os festejos, a Setur-BA realiza a Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, que levanta dados sobre o perfil dos visitantes, meios de transporte, hospedagem, gasto médio, tempo de permanência e avaliação dos serviços oferecidos, entre outros indicadores.
“Frequento essa região desde 2018 e considero a festa algo extraordinário. Essa pesquisa é muito importante, porque contribui para qualificar ainda mais o São João de Ibicuí”, disse Tiago Azevedo, visitante do Espírito Santo.
Entre as atrações mais aguardadas da programação, a cantora Mari Fernandez celebrou a oportunidade de se apresentar na cidade. “O público daqui tem uma energia diferente. Não é à toa que Ibicuí tem a tradição de realizar um dos melhores festejos juninos da Bahia”, destacou.
São João 2026
Pelourinho lota no encerramento do São João com show de Alceu e vitória do Brasil na Copa
Festa reuniu milhares de pessoas no Centro Histórico de Salvador, com atrações musicais e clima de celebração após triunfo da seleção
Em clima de Copa do Mundo e embalado pela vitória do Brasil sobre a Escócia, na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026, milhares de pessoas lotaram o Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, para o último dia de atrações do São João do Governo do Estado. A despedida da festa reuniu diferentes ritmos e públicos, com apresentações de Limão com Mel, Olodum e, como destaque da noite, o cantor Alceu Valença, entre outras atrações que mantiveram o arrasta-pé até o fim da programação.
Antes de subir ao palco, Alceu Valença destacou a relação afetiva com o público baiano e com a tradição junina que marca sua carreira. “Para mim é um prazer muito grande vir várias vezes ao Pelourinho para cantar nas festas juninas. Eu carrego comigo a tradição e o amor que tenho pela festa junina, pelo xote, pelo xaxado e pelo baião. Aqui vou cantar músicas de minha autoria e também de Jackson do Pandeiro e Gonzagão”, afirmou o artista, referindo-se ao repertório que inclui canções da turnê 80 Girassóis, além de clássicos do forró e homenagens.
Moradora de Morro do Chapéu, Fátima Homero não perdeu a oportunidade de acompanhar um de seus artistas preferidos. Ela destacou a expectativa para o show e a relação com o São João no Pelourinho. “Vim ver Alceu Valença, que é uma das atrações que eu já tenho o costume de acompanhar aqui no Pelourinho. A expectativa estava mil. O São João é a minha festa favorita”, disse.
Além do cantor pernambucano, o Olodum também marcou presença na noite de encerramento, reforçando a mistura de ritmos que tomou conta do Centro Histórico durante os festejos. O vocalista Lazinho falou sobre a importância da participação do grupo e a tradição construída ao longo dos anos no São João do Pelourinho.
“A responsabilidade é muito grande. O Olodum foi fundado aqui no Centro Histórico, então, antigamente, só a gente fazia festa. Agora, o Governo do Estado também nos ajuda a realizar essa celebração, e ficamos muito felizes em participar de mais um ano, mantendo viva essa tradição do São João no Pelourinho”, afirmou.
Programação diversificada
A programação se espalhou por sete espaços no Centro Histórico, incluindo o Largo do Pelourinho, as praças Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Archanjo, além da Praça das Artes, do Terreiro de Jesus e do tradicional Coreto. Ao todo, cerca de 50 atrações foram distribuídas pelos palcos, garantindo uma agenda diversa e marcada pelo forró e pela música popular nordestina.
Entre os nomes que passaram pelos palcos estiveram Limão com Mel, Lairton dos Teclados, Calango Aceso, Oswaldinho da Sanfona e Aviões das Antigas, entre outros artistas que ajudaram a encerrar os festejos juninos no Pelourinho.
Cultura
Teatro Castro Alves reabre em 1º de julho após mais de dois anos de obras
Requalificação moderniza estrutura, preserva patrimônio histórico e amplia acessibilidade de um dos principais equipamentos culturais do país
Após mais de dois anos de obras, o Teatro Castro Alves (TCA) se prepara para reabrir ao público no próximo dia 1º de julho. Nesta quarta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o equipamento cultural para acompanhar os ajustes finais da ampla requalificação, que modernizou e preservou um dos mais importantes teatros do país.
“Estamos nos últimos ajustes para entregar à Bahia e ao Brasil um teatro à altura de sua história. Muito em breve, o Teatro Castro Alves estará novamente de portas abertas, com uma estrutura moderna, atualizada e preparada para seguir como um dos maiores equipamentos culturais do país”, afirmou o governador durante a visita.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2014 como exemplar da arquitetura brasileira do século XX, o TCA passou por intervenções voltadas à acessibilidade, restauração, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade. Entre as principais ações estão o restauro das fachadas, a recuperação das poltronas da sala principal e das superfícies de mármore do foyer.
A obra também incorporou medidas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais retirados do teatro, a implantação de um sistema de captação de águas pluviais e a modernização da iluminação com tecnologia LED, mais eficiente do ponto de vista energético.
Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a requalificação do TCA buscou equilibrar preservação e modernização. “A Bahia está pronta para viver uma nova era na cultura com a volta do Teatro Castro Alves, um dos mais modernos do Brasil. O Governo do Estado entrega um equipamento restaurado, completamente modernizado, mais seguro, acessível e democrático”, afirmou.
Após a reabertura, o TCA entrará em operação assistida, fase destinada a ajustes técnicos e operacionais necessários ao pleno funcionamento da estrutura, sem impacto na programação artística. A requalificação reforça o papel do equipamento como um dos principais símbolos da cultura baiana e brasileira.
-
São João 2026há 3 diasForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
Economiahá 2 diasBahia lidera geração de empregos por pequenos negócios no Nordeste em 2026
-
Cidadehá 2 diasNova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã
-
Cidadehá 1 diaCríticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla




