Cultura
Maria Gadú e Rachel Reis são confirmadas no Festival de Inverno de Itacaré
O evento acontece na Arena de Eventos, na cidade do litoral sul baiano, nos dias 1º e 2 de setembro

O Festival de Inverno de Itacaré vai contar com as cantoras Rachel Reis e Maria Gadú. Além das duas artistas, a primeira edição do festival também terá apresentação de Marcelo Falcão, Delacruz e outros artistas.
Os ingressos custam entre R$ 65 a 532, com vendas através do site oficial ou em pontos de vendas. O Festival de Inverno de Itacaré acontece na Arena de Eventos, na cidade do litoral sul baiano, nos dias 1º e 2 de setembro.
Serviço:
O quê: Festival de Inverno de Itacaré
Quando: 1 e 2 de Setembro de 2023
Onde: Arena de Eventos KM 5, Itacaré, Bahia | Rodovia Itacaré/Ilhéus, km 5 s/n – Vila Marambaia, Itacaré – BA, 45530-000
Grade de atrações:
1º de setembro
Marcelo Falcão
Rachel Reis
Bruta Raça
DJ Wez Malora
2 de setembro
Maria Gadú
Afrocidade
Delacruz
Dj Wez Malora
Com informações do G1
Agricultura
Almadina ganha novo mercado municipal e outras entregas para a agricultura familiar
O espaço visa impulsionar o comércio local oferece mais conforto e segurança para feirantes, comerciantes e consumidores

Neste sábado (15), o Governo do Estado entregou o novo Mercado Municipal de Almadina, como parte das celebrações dos 63 anos de emancipação do município. O espaço, que visa impulsionar o comércio local e fortalecer a agricultura familiar, oferece mais conforto e segurança para feirantes, comerciantes e consumidores, além de garantir a comercialização segura e higiênica dos produtos locais.
A iniciativa é realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul).
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou: “O Governo do Estado está requalificando 216 mercados em toda a Bahia. O Mercado Municipal de Almadina é mais uma grande entrega para fortalecer a agricultura familiar.”
Feirantes como Aristélia Machado, com 34 anos de experiência, comemoraram a melhoria do mercado. “Agora, temos barracas novas e melhores condições para vender nossos produtos. A mudança foi para melhor”, afirmou.
Além da requalificação do mercado, foram entregues 30 barracas padronizadas, melhorando a organização da feira e o atendimento ao público.
A agricultura familiar também será beneficiada com a construção de quatro pontes de concreto, três na região de Pancadinha e uma no Vale do Palmeiral, melhorando o escoamento da produção e a mobilidade rural.
Além disso, um veículo utilitário e um trator com implementos agrícolas foram entregues para apoiar a logística, distribuição de insumos e o fortalecimento da produção rural do município.
Cultura
Violência contra as mulheres é tema de exposição no Piedade
“Rompendo o silêncio” visa dar visibilidade às histórias das mulheres que enfrentaram violência doméstica

Este ano, durante todo mês de março, mês das mulheres, o Shopping Piedade recebe uma exposição, no piso L3, na entrada da Junqueira Ayres, com fotos de vítimas de violência doméstica. Também serão apresentados textos impactantes sobre a força feminina e dados sobre violência doméstica na Bahia e no Brasil.
A mostra tem o objetivo de sensibilizar e encorajar outras pessoas a reconhecerem suas forças e ressignificarem suas histórias e pretende promover e ajudar o Instituto Clara Martins, destacando suas iniciativas e ajudando a arrecadar itens de higiene pessoal para vítimas apoiadas pela instituição, todas em situação de violência doméstica.
Sobre Clara Martins
Autora do livro, “Caso Chiara: rompendo silêncio”, um livro de ficção, que conta a história real de Clara Martins, uma mulher multifacetada, lutadora e resiliente, que rompeu o silêncio que muitas mulheres não têm coragem de romper. Clara, que usou no livro o nome fictício de Chiara, é também mãe e empresária, e possui uma jornada peculiar que inclui a sobrevivência à tentativa de feminicídio, após 12 horas contínuas de tortura e todo tipo de abusos previsto na Lei Maria da Penha.
A experiência dolorosa, em vez de intimidá-la, só fortaleceu a determinação e coragem de buscar justiça e ajuda para outras vítimas de violência doméstica.
Após se fortalecer, fundou um Instituto do qual hoje é presidente e leva seu nome. Tem como missão inspirar e capacitar outras mulheres a nunca aceitarem violência, mas sempre se levantarem para encontrar força interior pra reivindicar o direito a uma vida livre de abusos.
Carnaval 2025
Plataformas digitais do Governo do Estado batem recorde de acessos
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrado

O engajamento nas redes sociais do Governo do Estado por baianos e turistas que estiveram no Carnaval da Bahia em 2025 foi um dos destaques da folia. Este ano, mais de 110 milhões de pessoas foram alcançadas nas principais plataformas do governo estadual. O número expressa aumento de 197% de acessos. No que diz respeito às interações, o aumento representou 143% – 1,4 milhão em 2025 em comparação a 575,2 mil interações em 2024 -, enquanto as menções às redes do governo aumentaram 469%, em 2025.
Os dados são ainda maiores, quando analisados desde janeiro. As 1.593 postagens feitas, desde o primeiro dia do ano, alcançaram 1,4 milhão de seguidores. No Top 3 das Mais Engajadas de 2025, estiveram o reels para Instagram da “roda da pipoca” de Saulo Fernandes com o Pelotão da PMBA e a Soldado Carolina, da @pmdabahia, que teve 34,1 mil curtidas, 1.985 comentários e 661 mil visualizações.
Na sequência, a trend “quem vê cara, não ouve o que tá no fone”, da @sufotur, com 30,7 mil curtidas e 232 comentários; e a collab da @sufotur com a @secultba e o @govba com imagens de drone de uma projeção de Fernanda Torres no Farol da Barra, no último dia 2 de março, quando foi transmitido o Oscar durante o carnaval. Já o vídeo “Muito obrigado, Axé”, celebrando os 75 anos do trio elétrico e 40 anos da Axé Music da @sufotur, bateu a meta de 2,2 milhões de visualizações.
“A gente comemora esses números e métricas porque nos ajudam a entender como podemos seguir avançando, aumentando a conexão com as pessoas e a oferta de serviços públicos através das plataformas digitais. No final das contas, esse é o maior objetivo do governo: cuidar das pessoas, inclusive durante o carnaval”, destacou o coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA), Daniel Ribeiro.
Além disso, durante a folia momesca, o Governo com intuito de facilitar a vida dos foliões que foram curtir o carnaval na capital e interior do estado, disponibilizou a MarIA, uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar turistas e foliões com informações úteis durante o carnaval. Os dados correspondem às contas no YouTube do Governo da Bahia, no Facebook e no X (antigo Twitter), do GovBA; da Educação Bahia; da Secretaria da Saúde (Sesab); da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Polícia Militar da Bahia (PMBA); da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrados entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março deste ano.
TVE
A transmissão do Carnaval pela TVE no YouTube foi um dos destaques de audiência da festa. Ao longo de seis dias de folia, mais de 4 milhões de pessoas acompanharam as atrações nos circuitos, em mais de 70 horas de transmissão. As lives foram assistidas em 104 países, com Portugal, Estados Unidos, Argentina e Espanha liderando, além do Brasil. Durante o período, o canal da TVE Bahia ganhou 18 mil novos inscritos.
No Instagram da emissora, a maior plataforma de vídeos curtos, fotos e cards, o alcance também foi expressivo: 7,5 milhões de visualizações, além de 800 mil interações, incluindo curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. A conta ainda ganhou 17 mil novos seguidores.