SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Maratona Salvador movimenta a capital baiana

Diante do sucesso, a próxima edição já está confirmada: acontecerá no dia 24 de setembro de 2024

Publicado

em

Depois de dois anos suspensa devido às restrições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, a Maratona Salvador voltou a
Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

Depois de dois anos suspensa devido às restrições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, a Maratona Salvador voltou a movimentar a capital baiana neste domingo (25) e, diante do sucesso, a próxima edição já está confirmada: acontecerá no dia 24 de setembro de 2024 e deverá ter 10 mil participantes – o dobro de competidores este ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

O gestor avaliou de forma bastante positiva o retorno da competição que, este ano, ao invés do Farol da Barra, teve um novo local de largada: o Parque dos Ventos, na Boca do Rio. “Foi bem interessante ter a Maratona Salvador este ano no Parque dos Ventos, que se mostrou o local mais adequado para o evento, por ser um lugar muito mais confortável para abrigar os atletas e as atrações e, inclusive, possibilitou uma infraestrutura ainda melhor para todos”, destacou Edington.

O presidente da Saltur ressaltou ainda que a Maratona Salvador reuniu atletas de 185 cidades do país, representando 30% do público participante do evento. “Esse é um produto que vamos continuar investindo para fortalecer o turismo esportivo, pois os maratonistas se deslocam de suas cidades para participar de corridas de rua, ajudando assim a movimentar o turismo e a economia da cidade. Foi uma prova que teve muito êxito, bastante competitiva, e estamos muito felizes. Já estamos confirmando a edição do próximo ano, que será no dia 24 de setembro, e a expectativa é reunirmos 10 mil participantes”, completou.

Os 5 mil atletas foram distribuídos nas categorias geral de 5K, 10K, 21K e 42K, além de pessoas com deficiência (PCD) 21K e 42K, percorrendo a orla da capital baiana. O militar e educador físico George Mercês, de 44 anos, foi um dos participantes da categoria 42K (maratona) e demonstrou o sentimento de gratidão em poder participar da retomada da competição. “Este é um evento onde cada um se superou. O percurso foi duro, mas desafiador. Além disso, a Maratona fomenta a corrida, o esporte e a qualidade de vida depois desse período turbulento que passamos”, salientou.

A satisfação era presente no rosto de Núbia de Oliveira, 20 anos, que estreou na Maratona Salvador vencendo a categoria geral feminina 21K (meia maratona). Natural da cidade baiana de Campo Formoso, a atleta, que já foi campeã brasileira de atletismo sub-20, disse que a competição deste domingo teve um sabor especial.

ANÚNCIO

“O sentimento é de muita emoção, é a minha primeira participação em uma corrida aqui na capital e achei o percurso muito bom, saio daqui muito mais motivada. Agora é treinar para ir em busca de mais objetivos”, declarou a competidora, que estará no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, que acontece no próximo fim de semana, em Cascavel (PR).

O analista químico Antônio Carvalho correu ao lado da filha Ana Júlia, 17 anos, que possui deficiência e competiu na categoria PCD 21K. “Na verdade eu havia me preparado para os 10K, mas resolvi encarar (um percurso maior) por ela. Percebo que ela está feliz, e aí a emoção vem em dobro, por participar e por dar esse apoio pra ela. É indescritível esse momento”, relatou. O resultado dos competidores estará disponível na página do evento no Instagram Maratona Salvador.

Mistura

A Maratona Salvador, que faz parte do último dia do Festival da Primavera, também foi bastante animada com apresentações de FitDance, Peixinho Elétrico, A Mulherada, Rixô Elétrico, Telefunksoul, Boteco Elétrico e, ao final, o show da banda Olodum, que entoou sucessos do samba-reggae, como “Avisa Lá” e “Rosa”. “É uma felicidade total estar tocando aqui, neste dia bonito. A cidade precisa realmente retomar essas atividades, fazendo essa junção entre a cultura, a música, a arte e o esporte. Com isso, Salvador só tem a crescer”, declarou o vocalista do Olodum, Lucas de Fiori.

Esporte

Manobras Radicais agita estacionamento do Estádio de Pituaçu 

Com a 1ª Etapa, Copa Baiana inicia atividades em 2025 com muita emoção, disputa e adrenalina 

Publicado

em

o estacionamento do Estádio de Pituaçu, na capital baiana, vai sediar a 1ª etapa da Copa Baiana de Manobras Radicais 2025 neste
Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb

Com o lema “Não aos rachas de rua”, o estacionamento do Estádio de Pituaçu, na capital baiana, vai sediar a 1ª etapa da Copa Baiana de Manobras Radicais 2025 neste domingo, 11. As disputas das categorias força livre, 4 cilindros, 6/8 cilindros e turbo iniciam às 11h e seguem até as 17h, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

O Estádio de Pituaçu, reconhecido por receber diversas modalidades do esporte, desta vez, se transformará numa grande arena de adrenalina sobre rodas, segundo Adriano Sérgio, o organizador da prova, através da Panhada Sport e que conta com a supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). A entrada é mediante a doação de 1kg de alimento que será destinado a instituições de caridade da cidade. 

“Em campo, pilotos experientes de Manobras Radicais/Drift e suas máquinas – veículos adaptados para a modalidade – se apresentarão diante de um grande público, composto de adultos e crianças, todos amantes de carros, automobilismo e emoção. Neste evento os pilotos colocarão suas habilidades em teste, numa pista com total segurança e com obstáculos e provas, como uma grande Gincana. Seguindo um regulamento bastante justo e com um júri renomado em competições automobilísticas”, pontua. 

Ele acrescenta que o evento contará com Praça de Alimentação e uma Vila Automotiva montada no local com exposição de veículos dos clubes e grupos de carros antigos, supercarros, carros japoneses, rebaixados, de competição, entre outros. “Preparem-se para uma grande confraternização, um evento familiar agregando todos os apaixonados por carros, manobras e drift em um só lugar”, finaliza. 

 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Esporte

Delegação baiana viaja para o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 

Medalhista paralímpico, Renê Pereira é considerado favorito em sua categoria tem apoio da Sudesb 

Publicado

em

Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Barcos Curtos. Além de Renê e sua acompanhante, mais duas atletas viajam
Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

Com a presença do medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 e octacampeão brasileiro, Renê Pereira, a expectativa é que a Bahia conquiste grandes resultados no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Barcos Curtos. Além de Renê e sua acompanhante, mais duas atletas viajam com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).  

Conforme Adroaldo Mendonça, o presidente da Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB), são esperados bons resultados da delegação baiana na competição que começou ontem (07) e segue até o dia 13, na cidade de São Paulo. Na programação do campeonato, a terça-feira, 08, será destinada ao Congresso Técnico. Já na quarta, dia 09, iniciam as eliminatórias para as categorias júnior, sub-23 e sênior. As semifinais da competição acontecem na sexta-feira, 11, e as finais no sábado e domingo, dias 12 e 13.  

“Temos a expectativa de medalha principalmente com Renê. Natalie é um destaque da Bahia, com grande chance de chegar entre os três primeiros e trazer medalha. Ainda tem Marilene, que vai competir sênior, já foi várias vezes campeão norte-nordeste, brasileiro, está voltando a competir e a expectativa é boa. Todos três têm chances de medalhar nesse campeonato”, afirma. 

Tanto para Renê, quanto para Natalie e Marilene Silva – ambas atletas do Clube de Natação e Regatas São Salvador (CNRSS) -, a competição é considerada importante para que eles subam no ranking e possam pleitear mais benefícios de programas estatais de apoio ao esporte. Nesse cenário, Adroaldo reforça a importância da Sudesb. “Os clubes hoje não têm condições, nem os atletas, de custear essas passagens. A gente, possivelmente, não iria se não fosse esse apoio da Sudesb com relação às passagens, que é imprescindível.” 

Renê também celebra o apoio da superintendência e vem animado para a competição nacional, após conseguir bom resultado em outras competições. “Expectativa é a melhor possível, já que agora em março voltei de um sul-americano com mais um título. Espero manter o título de campeão brasileiro e alcançar mais uma nova conquista. Esse apoio dado a Sudesb é de suma importância e espero honrar da melhor forma possível com mais um título brasileiro”, pontua o remador. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Esporte

Projeto Estação Ginástica abre inscrições nesta terça (8)

Aulas gratuitas de ginástica, alongamento, zumba e aeróbica a público de +45 anos no estacionamento do Estádio de Pituaçu 

Publicado

em

abre nesta terça-feira (8) as pré-inscrições para o Projeto Estação Ginástica, voltado para pessoas com 45 anos ou mais. 
Foto: João Ubaldo

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), abre nesta terça-feira (8) as pré-inscrições para o Projeto Estação Ginástica, voltado para pessoas com 45 anos ou mais. 

Ao todo, serão disponibilizadas 400 vagas para aulas gratuitas de ginástica, zumba, alongamento e aeróbica, realizadas de terça a sexta-feira, no estacionamento do Estádio de Pituaçu, em frente à saída da estação de metrô. A escolha do local foi pensada para facilitar o acesso do público. 

O link de inscrição será divulgado às 13h do dia 8 de abril (terça-feira) no site oficial da Sudesb (www.sudesb.ba.gov.br) e permanecerá ativo até o preenchimento total das vagas. 

As aulas terão início no dia 23 de abril e acontecerão em quatro turmas com 100 alunos cada, nos seguintes horários: terças e quintas-feiras: às 17h e 18h; quartas e sextas-feiras: às 6h e 7h. Cada aula terá duração de 50 minutos, com acompanhamento de profissional de Educação Física e estagiários. 

 “Estamos muito contentes em levar esse projeto para o público acima dos 45 anos, que já participa de outras ações da Sudesb, como a hidroginástica do Natação em Rede e o projeto de lutas e combate. O Estação Ginástica reforça nossa política pública de promoção da saúde e do bem-estar, combatendo o sedentarismo e incentivando a prática regular de atividades físicas”, afirma o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. 

ANÚNCIO
Entrega de documentos 

Os pré-inscritos devem apresentar a documentação necessária nos dias 10 e 11 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Sudesb (Estádio de Pituaçu – Tribuna de Honra, recepção principal). Os documentos exigidos são original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico emitido há, no máximo, seis meses. 

SERVIÇO: 
Continue Lendo

Mais Lidas