Esporte
Malacara Race é atração na Chapada Diamantina
Ela é válida para a final do campeonato mundial de corrida de aventuras, a Adventure Racing World Series (ARWS)

Cerca de 200 atletas do Brasil e de mais 13 países participam do Malacara Race, prova que une trekking, canoagem, mountain bike e rapel, na zona turística Chapada Diamantina, onde a natação foi escolhida como modalidade surpresa. Ela é válida para a final do campeonato mundial de corrida de aventuras, a Adventure Racing World Series (ARWS), que será disputada em setembro, no Canadá.
A largada aconteceu, no último domingo (4), em Lençóis, sede da competição, que passa também pelos municípios de Mucugê, Nova Redenção, Andaraí, Palmeiras e Iraquara, num percurso de 510 quilômetros e esquema non-stop (sem parar). A chegada acontece, na quinta-feira (8), novamente em Lençóis, com a premiação das equipes vencedoras, no sábado (10). O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) e da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).
“É uma prova que roda a Chapada, passando por seis municípios, e a gente acaba explorando tanto o potencial esportivo quanto o potencial turístico das cidades. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para a realização da competição”, explicou Arnaldo Maciel, organizador da prova na Bahia.
O movimento em Lençóis foi intensificado desde sábado (3), quando houve a checagem dos equipamentos pelas 57 equipes e a cerimônia de abertura do Malacara Race, no Mercado Cultural. Prefeitos da região e a CEO da ARWS, Heide Muller, participaram da solenidade, destacando o impacto do evento nas atividades turísticas.
“Os hotéis estão lotados, porque os atletas trazem também seus familiares. É um evento muito importante, não só pelo movimento na cidade, mas pela divulgação que faz da Chapada, com a vinda de pessoas de diversos estados brasileiros e vários lugares do mundo. Por isso, foi muito bom o Malacara ter vindo para cá, tendo todo o apoio do Estado, com a presença da Setur-BA e da Sudesb”, ressaltou a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna.
Entre as equipes, quatro estão no Top 10 do ranking mundial desse tipo de prova, incluindo a nacional Brazil Multisports (BMS), que já tem vaga garantida na final. Nas delegações estrangeiras, estão atletas da Estônia, Espanha, França, Holanda, Rússia, Tailândia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, México e África do Sul.
A Chapada Diamantina tem encantado os competidores de outros países. “É um lugar muito bonito, com muitas montanhas, rios, cachoeiras, e bem escolhido para corridas de aventura”, elogiou a francesa Daphine Derouch, 36 anos, da equipe Kinesium.
“Estou muito impressionado. É um lugar com belos parques e florestas. Já demos uma volta e achei bem bacana. Acho que será uma prova desafiadora”, completou o estoniano Silver Eensaar, 46 anos, da equipe Estonian ACE Lasportiva.
A Bahia é o primeiro estado fora do Sul do país a sediar a competição, que teve início em 2015, no Rio Grande do Sul, com nome inspirado em um cânion gaúcho. A prova é uma atividade de autossuficiência, em que os participantes levam seus próprios alimentos e equipamentos, como bússolas e mapas. Eles também não têm conhecimento prévio do roteiro até próximo à largada. Equipes multidisciplinares, que incluem médicos e bombeiros, acompanham a corrida para prestar assistência.
Esporte
Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna
Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico.
A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente.
“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb, que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência. Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro.
Esporte
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino
A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil.
A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo.
A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina.
A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm.
Serviço
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino
- Quando: Quinta-feira (14), às 19h
- Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais
Esporte
Brasil se classifica para playoffs do Mundial de polo aquático
A Seleção Brasileira venceu o México neste terceiro dia do Campeonato Mundial Sub-20 Feminino, na Arena Aquática

A Seleção Brasileira venceu a partida contra o México neste terceiro dia de Mundial Sub-20 Feminino de polo aquático, disputado na piscina olímpica da Arena Aquática, na Pituba, em Salvador. A seleção venceu com facilidade e amplo domínio pelo placar de 28 a 3, se classificando para os playoffs da competição.
O Brasil finalizou o primeiro quarto com 6×0; o segundo com 16×1 e o terceiro com 22×2. Responsável por quatro gols contra o México, Karen Silva, de 19 anos, disse esperar ter os melhores resultados nas próximas partidas do mundial. “Está sendo uma experiência muito boa, ainda mais por ser em casa, com a presença da torcida. Nossa equipe é muito boa, a estrutura da arena também é muito boa e os jogos estão bons. Esperamos os melhores resultados possíveis. Temos aqui uma divisão de piscina para jogo e divisão de piscina para aquecimento, reposição de água, tudo está perfeito”, avaliou.
Com o resultado, a Seleção Brasileira ficou com a segunda colocação do grupo C, que, além do México, tem ainda Argentina e Croácia.
Na partida de estreia, o Brasil perdeu por 9 a 18 da Croácia, mas logo se recuperou no jogo desta segunda-feira (11), vencendo a Argentina por 16 a 9. A Seleção Brasileira mantém uma equipe promissora com algumas atletas que já têm passagem pela equipe adulta, como Maiah Nascimento, artilheira da partida anterior, Ana Carolina Neves e Karen da Silva.
Torcida
A entrada na Arena Aquática é gratuita, e o público pode acompanhar os jogos da arquibancada, com capacidade para até 500 pessoas. Na torcida pelo Brasil, o aposentado Armando Gomes, 65, disse ter gostado muito de parar para acompanhar a partida. “A gente não está acostumado a ver polo aquático por aqui, muito menos em um campeonato mundial, então penso que essa é uma oportunidade para conhecer o esporte e ver de perto atletas desse nível”.
Esposa de Armando, Rosana Gomes, 64, elogiou a vinda do evento para a capital baiana: “Penso ser bom para Salvador receber eventos diferentes que fogem do futebol e de outras modalidades mais tradicionais. Isso mostra que a cidade pode ser palco para qualquer modalidade”.
Campeonato
Desde o último domingo (10), Salvador está sendo palco para a 16ª edição do Mundial Sub-20 Feminino de Polo Aquático. A competição ocorre até o próximo sábado (16) na piscina olímpica da Arena Aquática.
No local, estão reunidos os maiores destaques jovens do polo aquático no mundo. São 16 seleções, a exemplo de China, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Hungria, Nova Zelândia e África do Sul. Esta é a primeira vez em que um evento mundial do polo aquático é realizado no Brasil, o que consolida a capital baiana como palco de grandes competições internacionais.
A categoria Sub-20 representa a próxima geração das Olimpíadas, com jogadoras que estarão disputando títulos no cenário adulto muito em breve. No caso do Brasil, mais de 60% das jogadoras da equipe adulta, que vai disputar vaga para Los Angeles, estão participando da competição.
-
Agronegóciohá 1 dia
Abapa comemora 25 anos de fortalecimento da cotonicultura no estado
-
Serviçoshá 2 dias
Simm oferece 145 vagas para esta sexta-feira (15)
-
Culturahá 2 dias
Na Chapada Diamantina, 8ª edição da Fligê acontece até domingo (17)
-
Turismohá 2 dias
Evento turístico reúne na Bahia 600 agentes de viagens