Educação
Mais Infância capacita equipes de creches comunitárias de Salvador e RMS
Programa das Voluntárias Sociais da Bahia tem impacto positivo na rede de educação básica
Mais de 500 profissionais de creches comunitárias de Salvador e da Região Metropolitana participaram de mais uma etapa de capacitação promovida pelo Programa Mais Infância, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, neste sábado (11).
O evento aconteceu no Teatro Caetano Veloso, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e contou com a participação da presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A programação marcou o 5º Encontro de Formação Pedagógica de Educadores e Educadoras e reuniu gestores e professores da educação infantil para uma manhã de aprendizado, oficinas e troca de experiências.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a qualificação dos profissionais que atuam na primeira infância e com o fortalecimento das instituições comunitárias. O coordenador do Programa Mais Infância, Manoel Calazans, explicou que a proposta é “oferecer suporte constante às instituições e promover a melhoria contínua do atendimento às crianças”.
O programa busca fortalecer a educação desde os primeiros anos de vida, com atenção à dimensão pedagógica e social. A formação contínua, segundo Calazans, é o caminho para consolidar uma rede de creches mais integrada, com práticas que garantam o direito de aprender em ambientes acolhedores e estimulantes. “A educação infantil é a base de tudo. Quando qualificamos os educadores, garantimos que cada criança tenha o direito de aprender, de se desenvolver e de ser cuidada com afeto e responsabilidade”, destacou.
Formação e valorização da primeira infância
As oficinas e painéis da programação abordaram o brincar como direito e parte essencial do processo educativo, incentivando novas formas de planejar o cotidiano das salas de aula e de fortalecer o vínculo entre educadores e crianças.
A parceria com as creches comunitárias de Salvador e da RMS tem sido apontada como decisiva para os resultados do programa, que já impacta o dia a dia de milhares de crianças. Calazans observou que essas instituições funcionam como uma extensão do Estado nas comunidades, garantindo acesso à educação e apoio às famílias. “As creches parceiras são uma extensão do Estado nas comunidades. Elas acolhem, educam e garantem às famílias a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo bem cuidados”, completou.
Transformação
O impacto do programa também é percebido por quem vivencia o trabalho no dia a dia das unidades. A Creche Comunitária Zeza Calmon de Sá, localizada no Subúrbio Ferroviário, participa do Mais Infância há cerca de dez anos e acumula conquistas significativas nesse período. Para a coordenadora Ângela Sampaio, o programa mudou a realidade dessas instituições. “Antes trabalhávamos sozinhos, hoje temos orientação e apoio para fazer um trabalho muito melhor”, afirmou.
A creche passou a contar com formações voltadas a todos os setores, o que ampliou a qualidade do atendimento às crianças. “O Mais Infância nos proporcionou uma rede de comunicação e integração com outras creches, além de capacitar toda a equipe. Isso fez toda a diferença na qualidade do nosso trabalho”, completou Ângela.
A coordenadora ressaltou ainda que as formações têm impacto direto nas crianças e nas famílias atendidas. Segundo ela, o ambiente se tornou mais acolhedor e o brincar ganhou novo significado dentro das salas de aula. “As crianças aprendem mais felizes, e a gente também aprende com elas todos os dias. É um crescimento conjunto”, concluiu.
Educação
Agricultura familiar fortalece a alimentação escolar e gera renda
A ação beneficia milhares de famílias produtoras na Bahia, aumentando a renda e garantindo alimentos saudáveis nas escolas
Garantir comida de qualidade na alimentação dos estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer quem produz no campo. Essa é uma das estratégias do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com foco no crescimento das compras institucionais da agricultura familiar para a alimentação escolar. A ação movimenta milhares de famílias produtoras no estado, amplia renda, fortalece cooperativas e associações, e assegura que alimentos saudáveis cheguem às escolas baianas.
Para estruturar essa atuação, a CAR tem ampliado suas ações. São 400 agroindústrias familiares recebendo apoio direto, com profissionais contratados para gestão, produção e acesso a mercados para os mais de 6 mil produtos que já sendo comercializados e 19 convênios com consórcios públicos viabilizando agentes de mobilização dedicados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A CAR também investiu na construção de um catálogo unificado de produtos em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a Secretaria Estadual de Educação, além da articulação da 2ª chamada pública centralizada, que movimenta mais de R$52 milhões na compra direta de produtos da agricultura familiar.
Segundo Dailson Andrade, coordenador de Acesso a Mercados da CAR, o impacto é amplo. “Quando a escola compra da agricultura familiar, ela move a economia local, garante renda para quem vive da terra e, ao mesmo tempo, leva comida saudável para os estudantes. Não é só comércio: é cidadania, segurança alimentar e inclusão produtiva.”
A cooperativa Arco Sertão, de Serrinha, é um exemplo concreto desse avanço, pois já fornece café, leite, polpas, beiju, iogurte, mel, farinha, ovos caipiras e outros alimentos. Hoje, 90% da sua receita vem do PNAE, o que representa R$ 6,1 milhões comercializados apenas em 2025.
Para Hilda Mercês, presidente da Arco Sertão, a política pública é decisiva. “O PNAE transformou a nossa cooperativa. Antes, tínhamos dificuldade de escoar a produção. Agora, conseguimos planejar, ampliar e gerar renda para centenas de famílias. A escola se torna parceira do campo e isso muda tudo.”
No Baixo Sul, a Associação do Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), de Gandu, já fornece em média 20 mil kg de polpa de frutas por mês, além de 5 mil kg de aipim e uma grande diversidade de hortifrutis. Para a nutricionista Maísa dos Santos Reis, o trabalho vai muito além da logística. “Quando o alimento chega à escola vindo da comunidade local, ele tem outra história, outro sabor. As crianças se alimentam melhor e já reconhecem que aquilo vem da agricultura familiar. É educação alimentar na prática, com identidade e pertencimento”.
Mais ações
As ações também incluem formações com nutricionistas, encontros entre as redes municipais e estadual de educação, e está finalizando junto à Unicafes o Guia de Orientação de Compras do PNAE, que ajudará novos municípios a ampliarem as compras.
Educação
Estado firma convênios para fortalecer a rede municipal de ensino
Investimento de R$ 4 milhões contempla infraestrutura, tecnologia e transporte escolar em quatro cidades baianas
O governador Jerônimo Rodrigues formalizou, nesta segunda-feira (20), convênios com quatro municípios baianos para fortalecer a rede municipal de ensino. A cerimônia ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, com a presença da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, além de prefeitos e outras autoridades. O investimento total ultrapassa R$ 4 milhões.
“Essa parceria é fundamental para garantir que os nossos alunos da sede e do campo tenham acesso a recursos de qualidade, como infraestrutura e tecnologia”, afirmou o governador.
Entre os municípios beneficiados, Santanópolis (Portal do Sertão) receberá uma escola de tempo integral com seis salas de aula. Seabra (Chapada Diamantina) e Curaçá (Sertão do São Francisco) foram contempladas com mobiliário e equipamentos escolares para unidades da sede e da zona rural — além de um ônibus escolar para Curaçá. Já Pindobaçu (Piemonte Norte do Itapicuru) será equipada com 200 tablets para uso educacional.
A secretária Rowenna Brito destacou a importância da colaboração entre Estado e municípios. “Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento das nossas cidades. Estamos unindo esforços para garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes baianos”, disse.
O prefeito de Santanópolis, Vitor do Povo (MDB), também celebrou os avanços. “São muitos benefícios para o nosso município. A educação tem sido prioridade, e esse convênio representa mais um compromisso do governador Jerônimo com a nossa população”, afirmou, lembrando que a cidade receberá em breve uma escola de tempo integral avaliada em quase R$ 20 milhões.
Educação
PM realiza o 4º aulão do Universidade Para Todos na BCS Nordeste
O professor convidado foi o Capitão Danilo Xavier, comandante da BCS Santa Cruz, que ministrou aula de matemática e suas tecnologias
A atividade, que envolveu os jovens participantes do projeto de todas as três bases atuantes no Complexo do Nordeste recebeu o nome de “Sextou!” A iniciativa é fruto da articulação do 30ºBPM, da Diretoria de Polícia Comunitária do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), da Secretaria de Educação (SEC), e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (ProExt UFBA).
Na ocasião, o professor convidado foi Capitão Danilo Xavier, comandante da BCS Santa Cruz, que ministrou aula de matemática e suas tecnologias.
Durante o intervalo, os alunos puderam desfrutar de um lanche que tornou a ocasião ainda mais proveitosa, para assim retornar a sala e continuar as atividades de forma mais prazerosa.
Com a presença do Universidade Para Todos (UPT), os jovens da região podem contar com um reforço de peso para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), programado para o mês de novembro.
“O 30ºBPM segue mobilizando esforços e realizando articulações importantes em prol da educação, que já vem fazendo a diferença para esses jovens que acreditam na PMBA e seus parceiros. “A instituição acredita que segurança e a educação andam lado a lado. O aprendizado ajuda a afastar os jovens do crime e a construir um futuro com mais paz e esperança. Juntos, vamos vencer!” ressaltou o tenente coronel Paraíso, comandante da unidade.




