SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Lacen-Ba lidera número de testes no Brasil, afirma Ministério da Saúde

“Cerca de 20% dos exames de laboratórios públicos são produzidos na Bahia”, destaca a coordenadora-geral de Laboratório de Saúde Pública

Publicado

em

Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-Ba) completou
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Destaque no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-Ba) completou 110 anos neste domingo (7). A instituição que integra a rede da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) lidera o ranking nacional em produção de exames de importância para a saúde pública, foi o que revelou a coordenadora-geral de Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Karen Machado, durante a mesa de abertura do evento que marca a passagem da data. “Cerca de 20% dos exames de laboratórios públicos são produzidos na Bahia”, destaca.

A programação científica em comemoração dos 110 anos do Lacen-Ba foi realizada nesta segunda-feira (08), no auditório Lúcia Alencar, na sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro contou com palestras de especialistas como a diretora-geral do Lacen-Ba, Arabela Leal, o infectologista Antônio Bandeira, a coordenadora-geral de Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Karen Machado, a gerente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Graziela Costa de Araújo, e a Biomédica e Apoio Estratégico à Gestão do Lacen, Elaine Cristina Faria.

Durante o evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, anunciou que a rede de laboratórios públicos do estado vai ser reforçada com cinco unidades regionais. “Nos últimos anos, o Governo da Bahia investiu mais de R$ 20 milhões em modernização tecnológica, fortalecendo equipamentos, infraestrutura e capacitação. Esse esforço nos garantiu um Lacen preparado, hoje reconhecido como a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país, classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, e responsável por coordenar uma rede que já chega a 28 laboratórios descentralizados em todo o Estado”, afirmou.

A diretora-geral do Lacen-Ba, Arabela Leal, destacou que durante toda a sua trajetória a unidade deu grande contribuição para todo o sistema público de saúde não só da Bahia, mas do país inteiro. “Conseguimos identificar o primeiro caso de Candida auris (C. Auris) no país. Óbitos relacionados à Febre Oropouche também foram identificados pelo Lacen-BA”, relembrou. Ela ainda pontuou todo o trabalho feito pela instituição durante a pandemia da Covid-19. “Saímos da pandemia, um momento desafiador, bem mais organizados e conseguimos evoluir”.

Fundado em 1915 como Instituto Bacteriológico, Anti-rábico e Vacinogênico da Bahia, o laboratório nasceu da colaboração entre Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e Gonçalo Muniz, na Bahia, em meio à epidemia de febre amarela que assolava o país no início do século 20. Ao longo de sua história, ganhou novas atribuições, mudou de nome e, em 1973, foi incorporado à estrutura da Sesab, passando a integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.

ANÚNCIO

O Lacen-Ba teve protagonismo recente na pandemia de Covid-19, quando liderou a identificação de variantes do Sars-CoV-2 por meio da vigilância genômica, consolidando-se como peça central da saúde pública baiana e nacional. Entre 2019 e 2025, o governo estadual investiu mais de R$ 20 milhões em modernização tecnológica, ampliando a capacidade de resposta da instituição.

A instituição tem papel importante para todos, não apenas na realização de exames, mas também por ser responsável por ações voltadas para a verificação da qualidade de produtos de interesse para vigilância da saúde, a exemplo de alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes, imunobiológicos, hemoderivados, toxicologia humana, dentre outros.

Saúde

Hospital Regional de Juazeiro amplia leitos e reforça atendimento

Unidade ganha 19 novas vagas de enfermaria, melhora assistência e amplia capacidade na região Norte da Bahia

Publicado

em

Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta
Foto: Joá Souza / GovBA

A rede estadual de saúde na região Norte da Bahia ganhou um importante reforço, neste sábado (13), com a abertura de 19 novos leitos de enfermaria no Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que realizou vistoria técnica no local.

A abertura dos novos leitos possibilitou que pacientes que estavam sendo assistidos em espaços provisórios passassem a contar com acompanhamento mais qualificado e adequado.

Durante a visita, a secretária destacou a importância da ampliação para fortalecer o atendimento à população da região, garantindo mais acesso e agilidade na assistência hospitalar. “Com a abertura desses novos leitos e a inauguração do serviço de hemodinâmica, garantimos um atendimento ainda mais adequado para a população”, afirmou.

A agenda também incluiu o acompanhamento da gestão da unidade, atualmente realizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Segundo Roberta Santana, uma comissão técnica da Secretaria da Saúde do Estado acompanha de forma permanente o trabalho desenvolvido pela gestão do hospital, com o objetivo de assegurar o cumprimento das metas assistenciais estabelecidas para a unidade.

O monitoramento envolve indicadores relacionados à qualidade da assistência, à oferta de serviços, à produtividade e ao atendimento aos usuários, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a eficiência da gestão e a ampliação do acesso à saúde pública.

ANÚNCIO

Com a abertura dos novos leitos, o Hospital Regional de Juazeiro amplia sua capacidade de atendimento, contribuindo para o fortalecimento da rede hospitalar estadual e para a melhoria da assistência prestada à população do território Norte da Bahia.

Continue Lendo

Saúde

Juazeiro amplia assistência especializada com novos investimentos em saúde

Estado inaugura unidade de hemodinâmica e autoriza construção de centro de reabilitação com aporte de R$ 18,5 milhões

Publicado

em

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova
Foto: Joá Souza/GOVBA

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova unidade de hemodinâmica do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Somados, os investimentos do Estado chegam a R$ 18,5 milhões e ampliam a capacidade de atendimento à população do Norte baiano.

A nova hemodinâmica recebeu investimento superior a R$ 6 milhões, sendo R$ 1,2 milhão destinado à obra e R$ 4,8 milhões à aquisição de equipamentos e mobiliário. A implantação do serviço também prevê a contratação de 50 novos profissionais e amplia a capacidade do hospital para a realização de exames e procedimentos cardiovasculares especializados.

“Estamos fortalecendo a rede regional de saúde e ampliando o acesso da população a serviços cada vez mais especializados. Isso significa mais agilidade nos diagnósticos, mais resolutividade e melhores condições de atendimento para quem vive em Juazeiro e em toda a região Norte do estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega.

Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, os investimentos representam um avanço na oferta de serviços de maior complexidade. “A nova hemodinâmica representa um avanço importante para os procedimentos de média e alta complexidade. Já o Centro Especializado em Reabilitação permitirá ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e necessidades específicas de reabilitação, fortalecendo ainda mais a assistência regional”, destacou.

Com investimento de R$ 12,5 milhões, o CER será construído por meio do Novo PAC e oferecerá atendimento pelo SUS nas modalidades de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova unidade ampliará o acesso aos serviços e fortalecerá a rede regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de atendimento especializado.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Governo da Bahia anuncia R$ 388,7 milhões para ampliar rede pública de saúde

Pacote contempla construção e reforma de unidades, novos hospitais, bases do Samu e entrega de veículos em 52 municípios

Publicado

em

Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia. Os investimentos somam R$ 388,7 milhões e beneficiarão diretamente 52 municípios baianos, com a construção de novos hospitais, reformas, ampliação da assistência e entrega de veículos.

“A nossa felicidade é saber que, em breve, essas obras licitadas e esses convênios assinados se transformarão em unidades de saúde que salvarão vidas”, afirmou o governador.

Durante a solenidade, foi autorizada a licitação para a construção de um hospital em Bom Jesus da Lapa, além da assinatura de convênios para a implantação de novas unidades hospitalares nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.

A nova unidade em Bom Jesus da Lapa contará com 110 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste, reduzindo a necessidade de deslocamento para tratamentos.

Presente no evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a parceria entre o Governo da Bahia e os municípios. “Estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da rede de saúde em todo o estado. Trata-se de um grande volume de investimentos que se soma às demais ações realizadas nos últimos três anos”, afirmou.

ANÚNCIO

O pacote também contempla a implantação de duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.

Outro destaque é a autorização para 24 reformas em unidades de saúde. Entre as intervenções previstas estão melhorias nos hospitais municipais de Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, consideradas estratégicas para qualificar o atendimento à população.

Também foram entregues 18 veículos para reforçar os serviços de saúde: 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van destinada ao transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio.

Mais de R$ 856 milhões investidos desde 2023

Os novos aportes reforçam a política de expansão da infraestrutura de saúde adotada pelo Governo da Bahia. Desde 2023, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já firmou 305 convênios com municípios, totalizando R$ 856,5 milhões em investimentos.

No período, foram viabilizadas 121 novas Unidades Básicas de Saúde e 11 novos hospitais em diferentes regiões do estado.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas