Eleições 2024
Justiça obriga José Ronaldo a retirar mentiras contra Zé Neto da propaganda
Ex-prefeito atacou o candidato da coligação “Pra Fazer o Futuro Acontecer” com informações mentirosas, verificou juiz eleitoral
![O candidato a prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), da Coligação "O Amor Sempre Vence", sofreu sua quarta derrota](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/09/AnyConv.com__Ze-Ronaldo-volta-a-falar-sobre-eleicoes-de-2022-e-0125276200202312211031.webp)
O candidato a prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), da Coligação “O Amor Sempre Vence”, sofreu sua quarta derrota na Justiça Eleitoral. A 155ª Zona Eleitoral de Feira de Santana determinou a retirada imediata de uma propaganda eleitoral que veiculava informações falsas sobre Zé Neto (PT), candidato a prefeito da coligação “Pra Fazer o Futuro Acontecer”.
Na decisão proferida neste sábado (21), a Justiça avaliou que a propaganda de José Ronaldo tinha como objetivo difamar e ridicularizar Zé Neto, imputando-lhe falsamente uma denúncia criminosa. A Justiça constatou que a denúncia, apurada pelo Ministério Público, era infundada e resultou em seu arquivamento.
Na decisão, o juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo disse que a veiculação da propaganda ultrapassava os limites da liberdade de expressão, o que levou a justiça a conceder uma tutela de urgência, proibindo a exibição da propaganda mentirosa em qualquer meio de comunicação. O conteúdo de José Ronaldo foi considero falso e uma violação clara das normas eleitorais.
“Com essa decisão, a Justiça reafirmou seu papel em manter a integridade do processo eleitoral e proteger os candidatos de ataques fraudulentos e infundados, mostrando que ações de desinformação, de mentiras, não serão toleradas na disputa”, afirmou Felipe Freitas, coordenador da Campanha de Zé Neto, doutor em Direito pela Universidade Federal de Brasília e Secretário de Justiça e Direitos Humanos licenciado. “Percebemos que há um desespero na campanha de José Ronaldo com o crescimento e liderança da campanha de Zé Neto na pesquisa, que aponta para a vitória do candidato apoiado por Lula no primeiro turno. Lamentamos que o ex-prefeito, ao invés de debater a cidade, reproduza a tática do seu aliado Bolsonaro, de propagar Fake News”, criticou Felipe Freitas.
Eleições 2024
Luiz Caetano (PT) é o novo prefeito de Camaçari
Em uma disputa acirrada, o candidato do PT se manteve a frente da disputa durante toda a apuração
![O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Caetano, venceu a disputa no segundo turno pela Prefeitura de Camaçari.](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Snapinsta.app_464833955_18373613518100511_7451933371298497454_n_1080.jpg)
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Caetano, venceu a disputa no segundo turno pela Prefeitura de Camaçari. Com cerca de 51% dos votos válidos, Caetano volta a comandar a quarta maior cidade da Bahia pelos próximos quatro anos.
Caetano contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues para derrotar o candidato Flávio Matos, do União Brasil, que teve os apoios do prefeito de Salvador, Bruno Reis e do ex-prefeito da capital baiana ACM Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em uma disputa acirrada, o candidato do PT se manteve a frente da disputa durante toda a apuração.
Eleições 2024
Total de 1.463 policiais e bombeiros irão atuar no 2º turno em Camaçari
Os últimos detalhes foram definidos durante reunião, nesta quinta (24), entre a SSP, TRE e outros órgãos
![Os últimos detalhes da Operação Eleições para o 2° turno na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS),](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/10/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2024-10-24-at-15.17.35.webp)
Os últimos detalhes da Operação Eleições para o 2° turno na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram alinhados na manhã desta quinta-feira (24), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), Tribunal Regional Eleitoral (TER), Polícia Federal e Rodoviária Federal e os Ministérios Públicos Eleitoral e Estadual. A reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
“As forças de segurança e o TRE atuaram de forma integrada no 1° turno em toda a Bahia e, nesta reunião, reafirmamos o compromisso de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania no 2° turno, em Camaçari”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
As forças estaduais da Segurança (Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros) atuarão com 1.463 policiais e bombeiros, desempenhando as missões de escolta e guarda das urnas, patrulhamento nas zonas eleitorais, ações de inteligência para impedir compra de votos, transporte ilegal, propaganda irregular, ameaças, entre outros tipos de crimes relacionados ao pleito.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP funcionará de forma ininterrupta por 72h (entre os dias 26 e 28 de outubro). Quarenta instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços atuarão no mesmo espaço, compartilhando informações.
No CICC, cerca de 100 câmeras da SSP, algumas com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, darão suporte às ações preventivas, ostensivas e de inteligência. Duas Plataformas de Observação Elevada (POE) serão utilizadas em pontos específicos do município.
Eleições 2024
Marta Rodrigues cobra explicações de Bruno Reis sobre envio de servidores da LIMPURB a Camaçari
Servidores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador foram deslocados para para atuar na limpeza urbana do município vizinho
![A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), denunciou, nesta quinta-feira (24), uma movimentação ilegal que chamou a atenção](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/10/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2024-10-24-at-16.51.35.webp)
A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), denunciou, nesta quinta-feira (24), uma movimentação ilegal que chamou a atenção nos últimos dias: servidores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB) foram deslocados para Camaçari para atuar na limpeza urbana da cidade.
“A transferência de servidores do município soteropolitano, para outra cidade, é uma nítida demonstração de uso indevido da máquina pública pelo prefeito Bruno Reis com interesses muito questionáveis”, declarou
Segundo Marta Rodrigues, o fato configura uma ilegalidade ao desrespeitar a Lei Orgânica do Município (LOM) da capital baiana. “Um grave desvio de competência da empresa cujo contrato é com a prefeitura soteropolitana. Utilizar a Limpurb em Camaçari é um escândalo que demonstra conivência de ambos os municípios com a inconstitucionalidade”, acrescentou.
Marta Rodrigues destaca, ainda, que o envio dos trabalhadores para fora de sua zona de trabalho contratual deve ser urgentemente esclarecido tanto por Bruno Reis quanto pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo. “É um desrespeito com a população de Salvador, com a população de Camaçari, que pelo visto não tem serviço de limpeza e ficou refém do serviço de outro município. Mas também é desrespeito com os trabalhadores. Se faz urgente esclarecimentos sobre esse medida que levanta dúvidas sobre suas reais intenções. É um caso que cabe até mesmo um recurso judicial”, declarou.
A vereadora de Salvador afirma que a situação é ainda mais vexatória e ilícita à medida em que Salvador encontra-se tomada pelo lixo, com reclamações constantes sobre falta de coleta e de limpeza urbana em diversos bairros.
“Precisamos entender por que trabalhadores de Salvador estão sendo enviados para uma cidade que possui sua própria gestão de serviços urbanos. Enquanto Bruno Reis manda a Limpurb para Camaçari, Salvador permanece tomada pelo lixo”, disse.
Para a petista, tal fato não só enfraquece a capacidade de Salvador de atender suas próprias demandas, como demonstra interesses espúrios. “É completamente questionável tal movimentação em plena campanha eleitoral. O prefeito de Salvador está emprestando, na cara de pau, os recursos públicos da capital para ajudar um aliado? A população soteropolitana merece respostas sobre este absurdo,” destacou.
-
Educaçãohá 2 dias
Conceição do Jacuípe inicia ano letivo com nova escola de tempo integral
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego para esta segunda-feira (10)
-
Políticahá 2 dias
Ministro das cidades vistoria obras do MCMV em Camaçari
-
Políticahá 3 dias
Agroindústria familiar qualifica produção de mel em Paramirim