SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Geral

Jerônimo saúda Iemanjá no Rio Vermelho

Também participam a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o vice-governador Geraldo Júnior e secretários de estado

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nas primeiras horas desta quinta-feira (2), da centésima edição da tradicional festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários de estado, ele caminhou em cortejo pelas ruas do bairro até a Colônia de Pescadores, onde visitou a Casa de Iemanjá e depositou um balaio de oferendas com presentes biodegradáveis para a divindade do candomblé e da umbanda, conhecida também como Rainha do Mar.  
Foto: Governo da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nas primeiras horas desta quinta-feira (2), da centésima edição da tradicional festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários de estado, ele caminhou em cortejo pelas ruas do bairro até a Colônia de Pescadores, onde visitou a Casa de Iemanjá e depositou um balaio de oferendas com presentes biodegradáveis para a divindade do candomblé e da umbanda, conhecida também como Rainha do Mar.  

Jerônimo Rodrigues salientou que o governo estadual atua para que a celebração tradicional seja mantida. “É uma festa popular que as pessoas vêm e oferecem seus presentes. Os pescadores, com generosidade, emprestam a sua casa, e nós do Estado entramos com o nosso papel de garantir segurança pública e ações na área de saúde, para qualquer necessidade, e ainda a programação cultural”. Ele também chamou atenção para a questão ecológica e pediu à população que ofereça apenas presentes sustentáveis “que possamos cuidar do meio ambiente e trazer produtos que sejam biodegradáveis, Iemanjá agradece, o mar também agradece”, reforçou.  

A entrega do presente foi uma ação do Governo da Bahia que está realizando ações integradas de diversos órgãos durante a festa. Com o tema ‘Agô, Iemanjá’, saudação em iorubá que significa pedir licença ao orixá, as ações acontecem até 3 de fevereiro e buscam valorizar a festa e promover uma campanha de conscientização ambiental. Estão envolvidos Secretária da Cultura (Secult), Turismo (Setur), Políticas para as Mulheres (SPM), Meio Ambiente (Sema), e Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).  

Turismo e Meio Ambiente 

A Setur montou um posto avançado de atendimento aos turistas que está funcionando no Freeshop, na Rua João Gomes. Além de prestar informações sobre as 13 zonas turísticas do estado, destacando a Baía de Todos os Santos, há também a realização de uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes e a distribuição de flores brancas, como oferendas à Rainha do Mar. ] 

ANÚNCIO
Anúncios

Presente na ação, o Secretário do Turismo, Maurício Bacelar, destacou que entre o conjunto de ações da pasta, o fomento ao turismo religioso se destaca no trabalho desenvolvido para o dia 2 de fevereiro. “O turismo religioso das religiões de matriz africana tem uma importância fundamental na promoção desse segmento. A festa de Iemanjá é a maior festa das religiões de matriz africana, e por isso, nos unimos a outras secretarias do Estado para potencializar essa festa e valorizar a religiosidade e a cultura baiana”, pontuou.  

Já a Sema, que antes da festa realizou a limpeza das praias do Rio Vermelho e da Paciência em parceria com ONG’s, também promoveu nesta quinta-feira uma exposição fotográfica do artista plástico André Fernandes e o relançamento do aplicativo para celulares ‘Vai dar Praia’, que informa sobre a qualidade hídrica de praias na costa baiana que são monitoradas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).  

Na sexta-feira, acontecerá uma nova ação de limpeza das praias do Rio Vermelho e Paciência e uma Remada de Integração Socioambiental, na praia da Preguiça, no Comércio. Após ação de retirada de resíduos das praias, o artista plástico André Fernandes criará uma obra para exposição ‘O mar não está para plástico’. 

Igualdade Racial e Política para as Mulheres 

Com o mote ‘O presente é para lemanjá, mas o respeito é para todas as mulheres’, a equipe da SPM distribui nas ruas do Rio Vermelho, três mil ventarolas, mil adesivos, além de atuar em abordagens lúdicas de conscientização contra o assédio e à violência. 

ANÚNCIO
Anúncios

Já a Sepromi disponibiliza uma unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela no circuito da festa para acolher casos de denúncia de racismo durante a Festa de lemanjá. O ônibus está estacionado na Rua da Paciência, próximo à quadra de grama sintética, funcionando das 8h às 16h. Uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de serviço social, psicologia e direito, realizam o atendimento. 

Segurança 

Na segurança, o evento conta com um efetivo de 718 policiais militares, bases móveis, drones, além de três pontos de abordagem com detectores de metais para coibir o porte de armas de fogo e objetos que possam colocar em risco a segurança das pessoas. Já o Corpo de Bombeiros levou 118 militares que permanecerão de prontidão para intervenções em possíveis ocorrências. Equipes dos 1° e 3° Grupamentos de Bombeiros Militar, do 12° GBM (Salvar) e do 13°GBM (Gmar) serão empregadas na festa. O Gmar vai atuar com duas embarcações e posto guarda-vidas, nas praias da Paciência, Fonte do Boi e Buracão. 

Agricultura

Bahia avança na sustentabilidade agropecuária com capacitação do Plano ABC+ 

O treinamento foi promovido em parceria com o MAPA e o Instituto 17, e marca um importante avanço na incorporação de práticas sustentáveis

Publicado

em

do Plano ABC+ Bahia — iniciativa central para a agricultura de baixo carbono no estado. Realizado no auditório da Superintendência
Foto: Divulgação/Instituto 17

Reforçando seu protagonismo no cenário agropecuário nacional, a Bahia deu mais um passo decisivo rumo à sustentabilidade ambiental e à modernização do setor rural. Nesta quarta-feira (28/5), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou de uma capacitação técnica de alto nível sobre o Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), em alinhamento com as diretrizes do Plano ABC+ Bahia — iniciativa central para a agricultura de baixo carbono no estado. Realizado no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Salvador, o treinamento foi promovido em parceria com o MAPA e o Instituto 17, e marca um importante avanço na incorporação de práticas sustentáveis, com potencial direto para transformar passivos ambientais em ativos econômicos.

Thiago Guedes, assessor técnico da Seagri e coordenador do grupo gestor estadual do Plano ABC+ Bahia, destacou a relevância do tratamento de resíduos como uma estratégia para promover a sustentabilidade agropecuária e aumentar a competitividade das propriedades rurais.

“Com os maiores rebanhos do Nordeste, temos uma oportunidade única de transformar desafios em soluções inovadoras. O tratamento adequado desses resíduos pode gerar biogás e biofertilizantes, estimulando a economia circular, melhorando a qualidade do solo e da água e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Guedes.

Durante o treinamento, foi apresentada a ferramenta ABC+ CALC, uma calculadora desenvolvida pelo MAPA em parceria com outras instituições, que permite o monitoramento das ações voltadas ao MRPA em níveis estadual e federal. A ferramenta transforma dados técnicos em informações estratégicas, apoiando a tomada de decisão nos setores público e privado.

O Plano ABC+ Bahia tem como meta ampliar o volume de resíduos manejados, promovendo a convergência entre ganhos econômicos e benefícios ambientais nas propriedades rurais. Com uma expressiva produção pecuária — incluindo 13 milhões de bovinos, mais de 40 milhões de aves, 9 milhões de caprinos e ovinos, e cerca de 300 mil suínos — a Bahia apresenta um cenário promissor para a adoção de tecnologias sustentáveis de manejo de resíduos.

ANÚNCIO
Anúncios

Fábio Rodrigues, superintendente do MAPA na Bahia, reforçou a importância da iniciativa:

“O Manejo de Resíduos da Produção Animal é fundamental para garantir a sustentabilidade da agropecuária baiana. A adoção dessas práticas nos alinha às exigências de sustentabilidade e rastreabilidade dos mercados nacional e internacional, fortalecendo a imagem do nosso setor agropecuário.”

A capacitação integrou as ações do projeto “Integrando a Mitigação do Metano nas Estratégias Nacionais de Agricultura” e contou com um público diverso. Estiveram presentes Lúcio Leopoldo, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia; Airton Kunz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves; Kesley Jordana, presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA); além de representantes do Senar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), gestores municipais e técnicos da Seagri.

Continue Lendo

Geral

Mais 328 agentes do DPT serão nomeados para atuar na Bahia

O curso, com duração de 10 meses, é a última etapa do concurso, que é concluída com uma avaliação final de aprendizagem

Publicado

em

A Polícia Técnica da Bahia ganha, a partir desta terça-feira (8), 328 novos agentes da segurança pública com a formatura da segunda turma
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Polícia Técnica da Bahia ganha, a partir desta terça-feira (8), 328 novos agentes da segurança pública com a formatura da segunda turma do concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Peritos em odontologia legal, criminais, médicos-legistas e técnicos atuarão no trabalho pericial na capital e no interior. O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de formatura, acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública da Bahia Marcelo Werner, e de outras autoridades, em Salvador.

“O DPT tem a responsabilidade de garantir que o eixo da segurança pública funcione bem. São estes agentes que garantem que a ação policial seja efetiva, que a justiça se complemente com a segurança. É assim que, com a digital da segurança, homologam decisões judiciais, levando o parecer técnico para os processos. Nenhum juiz dá um parecer sem ouvi-los. Isso é muito valioso”, destacou o chefe do executivo baiano, parabenizando a turma.

A turma, composta por 378 formandos, dos quais 328 foram aprovados nesta etapa, teve como parte da habilitação aulas de gestão, direitos humanos, valorização profissional, criminalística, balística forense, papiloscopia, telecomunicações e disciplinas específicas de cada área. Diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva destacou a importância desta etapa do concurso.

“Esta etapa do concurso é indispensável para que os novos servidores possam ingressar na instituição. O curso possui disciplinas técnicas, humanísticas e a parte prática, para que os servidores possam aprimorar os trabalhos do DPT, oxigenar o efetivo, com novas ideias, e servir melhor à sociedade, que é a nossa missão primordial”, afirmou.

Para a mais nova perita criminal Ana Beatriz Massaranduba, a formação foi fundamental para o entendimento de como funciona o trabalho de perícia no dia a dia. “A gente aprende muito! Eu fiquei muito feliz com os professores e espero usar tudo o que aprendi no curso no meu dia a dia. Quero contribuir para a segurança pública do estado, entregar o trabalho que o DPT merece e atender ao que nossos professores nos ensinaram, tão bem, durante o curso”, compartilhou.

ANÚNCIO
Anúncios

Com o maior desempenho da formação, o médico-legista Deivson Souza dividiu que o sonho de se tornar médico-legista da instituição é antigo. “É um curso difícil e é uma experiência única para mim, de muita dedicação. Fez 20 anos que eu prestei o meu primeiro concurso para nível técnico, na época, e hoje estou realizando um sonho, com essa oportunidade de me tornar médico-legista”, acrescentou.

O curso, com duração de 10 meses, é a última etapa do concurso, que é concluída com uma avaliação final de aprendizagem. Antes, os profissionais também passaram por testes de aptidão física, exames médicos e psicológicos, investigação social e de conduta pessoal.

Secretário da SSP, Marcelo Werner elencou as responsabilidades dos novos agentes da segurança. “Vocês são responsáveis, a partir de agora, por melhorar o processo criminal, fortalecer a criminalística durante as investigações, junto à justiça; e a gente vai dar todos os meios, como a gente vem fazendo, para o projeto de perícia forte. Sejam muito bem-vindos”, celebrou.

Continue Lendo

Geral

Segurança é reforçada em Jussari com entrega de nova unidade integrada

Durante visita ao município, governador também autorizou a reforma de Centro de Assistência Multidisciplinar 

Publicado

em

da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar, neste sábado (15), no município de Jussari. A entrega, realizada pelo governador
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

“Estamos estabelecendo uma unidade integrada entre as Polícias Civil e Militar, o que reforça, primeiramente, a diretriz de integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade organizada”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ao se referir à inauguração da Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar, neste sábado (15), no município de Jussari. A entrega, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, contou ainda com a presença da delegada-geral Heloísa Brito e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

A construção do equipamento recebeu investimento total de R$ 2,8 milhões e faz parte do projeto de Modernização das Forças Policiais e de Bombeiros, que já entregou neste ano, 15 novas unidades, somando um investimento de R$ 20 milhões. Em 2024, o Governo do Estado entregou 72 novas estruturas. De acordo com a delegada-geral, Heloisa Brito, “é mais uma estrutura que está sendo entregue nesse programa inédito e revolucionário de modernização das estruturas, das forças de segurança, especialmente da Polícia Civil. Hoje somamos 90 unidades entregues, aqui, [contamos com] um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, trazendo infraestrutura e dignidade para os nossos servidores”.

Infraestrutura e Saneamento

A agenda também celebrou a inauguração da 2ª etapa da pavimentação e drenagem de sete ruas no bairro Leonel Batista, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 700 mil. Um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água foi entregue, na sede de Jussari, para garantir uma distribuição mais eficiente e capaz de atender de forma adequada toda a população. A implantação, realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), contou com um investimento de R$ 225 mil.

A área da saúde também foi contemplada com a entrega de equipamentos importantes. Uma ambulância vai reforçar o atendimento de urgência e emergência na cidade, além da entrega de kits odontológicos e para a Unidade Básica de Saúde Roberto Santos e as Unidades de Saúde da Família Valdenor Cordeiro e Joana Chagas.

Mais investimentos

“Hoje autorizei uma ação muito especial, que tem um lugar no meu coração, a construção de um centro de atendimento para pessoas com deficiência e autismo. O prefeito aceitou essa proposta e vamos dar início à reforma do espaço. Saio daqui fortalecido, reforçando a parceria com os deputados, o apoio federal e estadual, e a colaboração dos prefeitos da região”, declarou o governador, após o anúncio de autorização para novos investimentos, que incluem a reforma do Centro de Assistência Multidisciplinar (Ceam), a cargo da Secretaria da Educação (SEC), com recursos de R$1,4 milhão do Governo do Estado.

ANÚNCIO
Anúncios

Ainda em Jussari, Jerônimo Rodrigues autorizou a celebração de convênio com o Município para a duplicação da ponte sobre o Rio Paraíba, obra que ligará os bairros Leonel Batista ao Agenor de Sousa, com um investimento estimado de R$ 1,4 milhão, e a pavimentação do bairro Paraíba. A Cerb também recebeu autorização para a construção dos Sistemas de Abastecimento de Água nas comunidades Viva Vida e Areia Branca, já a Secretaria da Saúde (Sesab) deverá adotar as providências para reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro Leonel Batista.

Jerônimo autorizou também a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a celebrar convênio com o Município de Jussari para execução das obras de pavimentação do bairro da Caixa D’Água. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi autorizada a adotar as providências para as obras de reforma e reparos do Hospital Eduardo Gileno Amado Brandão; e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) elaborar projeto para o revestimento de estrada entre Jussari e Itaju do Colônia.

Continue Lendo

Mais Lidas