Cultura
Ivan Reitman, diretor de Ghostbusters, morre aos 75 anos
Outros filmes notáveis dirigidos por Reitman incluem Twins, Kindergarten Cop, Dave, Junior e Six Days, Seven Nights

Ivan Reitman, o influente cineasta e produtor por trás de comédias amadas, incluindo Ghostbusters, Animal House e Twins, morreu aos 75 anos.
Reitman morreu pacificamente enquanto dormia na noite de sábado (12) em sua casa em Montecito, Califórnia, disse sua família à Associated Press. Nenhuma causa da morte foi dada.
“Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida”, disseram seus filhos Jason, Catherine e Caroline Reitman em um comunicado conjunto.
“Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes se lembrem dele sempre”.
Cineastas e comediantes fizeram fila para prestar homenagem na segunda-feira. O diretor do reboot dos Caça-Fantasmas de 2016, Paul Feig, escreveu: “Tive a honra de trabalhar tão de perto com Ivan e sempre foi uma experiência de aprendizado… Todos nós na comédia devemos muito a ele”. O comediante Kumail Nanjiani twittou: “Uma lenda. O número de grandes filmes que ele fez é absurdo.”
Conhecido pelas grandes comédias obscenas que captavam o espírito da época, Reitman nasceu em Komarmo, na Tchecoslováquia, em 1946. Sua mãe havia sobrevivido a Auschwitz e seu pai era da resistência clandestina e dono da maior fábrica de vinagre do país. Reitman tinha apenas quatro anos quando sua família fugiu da opressão comunista, viajando no porão de uma barcaça com destino a Viena em 1950.
A família se juntou a um parente em Toronto, onde Reitman mostrou suas inclinações para o show business – começando um teatro de marionetes, entretendo em acampamentos de verão e tocando em cafés com um grupo de música folclórica. Ele estudou música e drama na Universidade McMaster e começou a fazer curtas de cinema.
Em 1975, ele produziu o Off-Broadway National Lampoon Show, estrelado por Bill Murray, John Belushi, Brian Doyle-Murray, Gilda Radner e Harold Ramis – todos desconhecidos que viriam a estrelar os filmes de Reitman.
Sua grande chance veio com o estridente envio da fraternidade universitária National Lampoon’s Animal House, que ele produziu. Ele dirigiu Bill Murray em seu primeiro papel principal em Meatballs e depois novamente em Stripes, mas seu sucesso mais significativo veio com Ghostbusters de 1984.
Não só a irreverente comédia sobrenatural – estrelada por Murray, Dan Aykroyd, Rick Moranis, Harold Ramis, Ernie Hudson e Sigourney Weaver – arrecadou quase US$ 300 milhões em todo o mundo, como ganhou duas indicações ao Oscar e gerou uma verdadeira franquia, incluindo uma sequência, spin-offs, jogos e programas de televisão. Em 2021, foi lançado Ghostbusters: Afterlife – dirigido pelo filho de Reitman, Jason, também cineasta, e produzido por Reitman.
Outros filmes notáveis dirigidos por Reitman incluem Twins, Kindergarten Cop, Dave, Junior e Six Days, Seven Nights. Seu último esforço de direção, o filme de Kevin Costner Draft Day, foi lançado em 2014.
O Deadline informou no ano passado que Reitman estava definido para dirigir e produzir uma sequência de Twins, intitulada Triplets. As filmagens estavam programadas para começar em janeiro de 2022, com Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito prontos para reprisar seus papéis com a comediante Tracy Morgan interpretando seu irmão perdido há muito tempo.
Reitman também produziu vários sucessos, incluindo Beethoven, Space Jam, Old School e EuroTrip. Ele produziu dois dos filmes de Jason, Ghostbusters: Afterlife e o filme de 2009 Up in the Air. “Essa foi uma experiência de aprendizado para mim”, disse Reitman ao Guardian em novembro. “A certa altura estávamos tendo um terrível desentendimento e Jason me disse: ‘Já trabalhei com muitos produtores diferentes e nenhum deles falou comigo como você.’ E eu pensei: ‘Uau! Ele tem razão!’ Eu tinha que pensar nele como um profissional, não como meu filho, em quem eu poderia mandar.”
Reitman deixa sua esposa, Genevieve, e seus três filhos.
Carnaval 2025
Plataformas digitais do Governo do Estado batem recorde de acessos
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrado

O engajamento nas redes sociais do Governo do Estado por baianos e turistas que estiveram no Carnaval da Bahia em 2025 foi um dos destaques da folia. Este ano, mais de 110 milhões de pessoas foram alcançadas nas principais plataformas do governo estadual. O número expressa aumento de 197% de acessos. No que diz respeito às interações, o aumento representou 143% – 1,4 milhão em 2025 em comparação a 575,2 mil interações em 2024 -, enquanto as menções às redes do governo aumentaram 469%, em 2025.
Os dados são ainda maiores, quando analisados desde janeiro. As 1.593 postagens feitas, desde o primeiro dia do ano, alcançaram 1,4 milhão de seguidores. No Top 3 das Mais Engajadas de 2025, estiveram o reels para Instagram da “roda da pipoca” de Saulo Fernandes com o Pelotão da PMBA e a Soldado Carolina, da @pmdabahia, que teve 34,1 mil curtidas, 1.985 comentários e 661 mil visualizações.
Na sequência, a trend “quem vê cara, não ouve o que tá no fone”, da @sufotur, com 30,7 mil curtidas e 232 comentários; e a collab da @sufotur com a @secultba e o @govba com imagens de drone de uma projeção de Fernanda Torres no Farol da Barra, no último dia 2 de março, quando foi transmitido o Oscar durante o carnaval. Já o vídeo “Muito obrigado, Axé”, celebrando os 75 anos do trio elétrico e 40 anos da Axé Music da @sufotur, bateu a meta de 2,2 milhões de visualizações.
“A gente comemora esses números e métricas porque nos ajudam a entender como podemos seguir avançando, aumentando a conexão com as pessoas e a oferta de serviços públicos através das plataformas digitais. No final das contas, esse é o maior objetivo do governo: cuidar das pessoas, inclusive durante o carnaval”, destacou o coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA), Daniel Ribeiro.
Além disso, durante a folia momesca, o Governo com intuito de facilitar a vida dos foliões que foram curtir o carnaval na capital e interior do estado, disponibilizou a MarIA, uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar turistas e foliões com informações úteis durante o carnaval. Os dados correspondem às contas no YouTube do Governo da Bahia, no Facebook e no X (antigo Twitter), do GovBA; da Educação Bahia; da Secretaria da Saúde (Sesab); da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Polícia Militar da Bahia (PMBA); da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrados entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março deste ano.
TVE
A transmissão do Carnaval pela TVE no YouTube foi um dos destaques de audiência da festa. Ao longo de seis dias de folia, mais de 4 milhões de pessoas acompanharam as atrações nos circuitos, em mais de 70 horas de transmissão. As lives foram assistidas em 104 países, com Portugal, Estados Unidos, Argentina e Espanha liderando, além do Brasil. Durante o período, o canal da TVE Bahia ganhou 18 mil novos inscritos.
No Instagram da emissora, a maior plataforma de vídeos curtos, fotos e cards, o alcance também foi expressivo: 7,5 milhões de visualizações, além de 800 mil interações, incluindo curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. A conta ainda ganhou 17 mil novos seguidores.
Cultura
Governo do Estado promove sessão especial de Ainda Estou Aqui
O filme brasileiro ganhou, no último dia 2 de março, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Cento e trinta e quatro servidoras públicas do Estado e trabalhadoras que prestaram serviço no carnaval da Bahia foram, à convite do Governo do Estado, assistir ao filme ‘Ainda Estou Aqui’, no Cine Glauber Rocha, neste domingo (9), em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues assistiu à sessão especial, que faz parte de uma das iniciativas do governo estadual pelo Março Mulher, em reconhecimento à atuação profissional das mulheres.
“Nós pudemos acompanhar, torcer, vibrar. Levamos melhor filme internacional, mas não é só isso. É o elenco, é o livro escrito por Marcelo, a história contada. Hoje é um marco histórico. Estamos aqui com catadoras, ambulantes, servidoras públicas estaduais, trouxemos o time inteiro para um domingo à tarde no cinema”, celebrou o Jerônimo Rodrigues.
Servidora do Estado há nove anos, Larissa Simões já planejava assistir ao filme e avalia que voltar para a história da ditadura é manter acesa a chama da democracia. “As salas sempre muito cheias e a questão do trabalho, eu estava aguardando o momento, a oportunidade de ver, ainda mais depois da consagração do Oscar. Me sinto muito honrada de ter sido lembrada, nessa ação e de assistir de forma tão exclusiva nessa sessão especial”, compartilhou.
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ ganhou, no último dia 2 de março, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Protagonista no longa, a atriz Fernanda Torres foi aclamada pelo Brasil por sua atuação interpretando Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva e ativista pelos direitos humanos e indígenas, que passou a vida lutando por justiça pelo assassinato e desaparecimento do corpo do marido durante a ditadura militar — história comum a outras famílias neste período.
A diretora da Vigilância Sanitária Eliana Fiais assistiu à sessão e avaliou: “É incrível que esse filme tenha sido premiado pelo Oscar em um momento tão importante da nossa história. Esse reconhecimento mostra a realidade do nosso país, aquela história que a gente não quer que volte nunca mais”.
Cinema no carnaval
A premiação do Oscar teve transmissão ao vivo no Carnaval, em Salvador, como parte das ações da Secretaria de Cultura (Secult-BA) na folia. A celebração do prêmio foi entoada pela cantora Margareth Menezes em palco montado no Pelourinho.
Carnaval 2025
Bahia: o Carnaval do cuidado
Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano

O Carnaval da Bahia é um dos maiores e mais importantes eventos culturais do mundo. Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano e que nos possibilitou celebrar a nossa tradição, mas também parte significativa da nossa história de inventividade e ousadia criativa.
Renovado, o Axé fez deste carnaval a festa das misturas, do intercâmbio intergeracional; dos leques; das rodas saltitantes; das pipocas em que foliões e trabalhadores se (con)fundiam entre abraços e risos. A imagem de Maria Carolina, a policial sorridente, acolhida pelos foliões, simbolizando a essência de um carnaval democrático e seguro, ficará marcada em nossas memórias.
Acompanhar a histórica vitória do Brasil no Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui conquistando a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, ao vivo no Pelourinho – um local que, além de ser palco de tantas lutas por resistência, se consolida como um espaço democrático e de encontro das famílias no carnaval – foi outro momento marcante desta edição de 2025.
E esse sucesso, tanto em Salvador quanto nos 130 municípios em que apoiamos o carnaval, só foi possível graças ao trabalho de um governo que acredita na Cultura enquanto um vetor de promoção de alegria, paz e dinamização da economia. E por isso desenvolveu um conjunto de políticas integradas e continuadas ao longo de todo o ano. O apoio aos Blocos Afros, por meio do Ouro Negro – o maior da história, com R$ 15 milhões -, é um exemplo desse trabalho.
A significativa redução nos índices de violência, com uma queda de 33% nos roubos em comparação ao ano anterior, é um outro um reflexo do nosso empenho. Ao construir esse ambiente de paz, atraímos 3,5 milhões de turistas para toda a Bahia, gerando um impacto econômico de R$ 7 bilhões nos setores de turismo, comércio e serviços.
Construímos um carnaval inesquecível, marcado pelo compromisso com a economia, com a segurança, a inclusão e o bem-estar de todas as pessoas. A atenção especial que dedicamos aos trabalhadores da festa – como vendedoras e vendedores ambulantes, cordeiras e cordeiros, catadoras e catadores de recicláveis –, que receberam kits de refeição, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e locais dignos para descanso e banho, reflete esse compromisso.
A cada trabalhadora e trabalhador, às equipes de segurança, saúde, limpeza, e a todos os profissionais envolvidos, nossa imensa gratidão. Gratidão também aos nossos artistas que, a cada acorde, cada verso, cada voz, e cada batida nos lembram o quanto nossa cultura é forte, vibrante e essencial para o mundo e para uma vida plena.
Por isso chame, chame, chame gente para mais um carnaval histórico em 2026. Porque aqui na Bahia a gente se completa, enchendo de alegria as praças e os corações!