SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Itapicuru é contemplado com obras de infraestrutura e abastecimento

Durante as comemorações do aniversário de 297 anos de emancipação, o governador reforçou o compromisso com o desenvolvimento do município

Publicado

em

O município de Itapicuru, localizado no nordeste baiano, é famoso por suas águas termais com propriedades medicinais.
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O município de Itapicuru, localizado no nordeste baiano, é famoso por suas águas termais com propriedades medicinais. Com um Balneário Termal, a cidade agora se firma também como um polo de desenvolvimento com investimentos em infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Este novo momento marcou a agenda do governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (28), durante as comemorações do aniversário de 297 anos de emancipação do município. 

Logo cedo, Jerônimo participou da tradicional missa em Ação de Graças, realizada na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na sede da cidade. Mas o dia foi além das celebrações simbólicas e ficou marcado pela entrega de obras que vão impactar diretamente a vida de milhares de itapicuruenses. Entre as principais inaugurações, teve destaque a pavimentação do trecho urbano da BR-349, conectando os distritos de Sambaíba e Lagoa Redonda, com um investimento de mais de R$ 10 milhões pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), promovendo mais segurança e mobilidade para quem transita pela região. Ainda na área de infraestrutura, foi entregue a ponte sobre o Riacho do Mocambo, no entroncamento da BR-349, na localidade de Tapera do Lima, um investimento de R$ 1,6 milhão. 

“Estamos aqui hoje não apenas para entregar obras, mas para reafirmar o nosso compromisso com cada cidadão e cidadã de Itapicuru. A parceria hoje com o prefeito só vai se fortalecer. Estarei sempre de mãos dadas com ele para cuidarmos do município. Volto como governador agora, vim como candidato, vim como secretário, é sempre uma alegria voltar aqui”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues durante a solenidade. Na ocasião o itapicuruense e radialista, Anailton Fernandes, agradeceu ao Governo do Estado pelos avanços na infraestrutura do município. “Agradecer a presença do Governo do Estado em Itapicuru, que com esse aniversário ganha presentes como a inauguração da pavimentação asfáltica e essa ponte que vem trazer grande alegria, progresso e além disso trazer um acesso livre para o nosso homem do campo e para o nosso sertanejo”, disse. 

O superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), Saulo Pontes, também participou do dia de comemorações na cidade e acrescentou, “hoje Itapicuru faz 297 anos e recebe de presente essas obras de requalificação com 3,4 quilômetros de extensão para melhorar não somente a qualidade de vida da população dos dois distritos, como também facilitar o tráfego de passagem da BR-349 no sentido da divisa Bahia-Sergipe. E a ponte com 12 quilômetros, dentro do programa do governo de garantir o escoamento da produção no período de chuvas, que é a mobilidade urbana e a garantia dos acessos aos distritos e povoados no estado da Bahia”. 

No distrito de Lagoa Redonda, a população também comemorou novos investimentos com a pavimentação em paralelepípedos nas principais ruas, como Campo Grande e Deputado Luiz de Deus, somando mais de R$ 3,4 milhões em investimentos na urbanização local. Já na sede, Jerônimo Rodrigues inaugurou a reforma e requalificação da Praça da Bandeira, um dos principais pontos de convivência da cidade, revitalizada com recursos da ordem de R$ 1,6 milhão, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). 

ANÚNCIO

E não para por aí, o Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) por intermédio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), entregou vários sistemas de abastecimento de água que beneficiarão diversas comunidades rurais. Entre as localidades contempladas estão Alecrim, Umbuzeiro, Juazeiro de Cima e Baixo, Murici de Cima e Baixo, Caldeirão, Baixa das Umburanas, Veleiro, Cajueiro Grande, Maria de Matos, Morcego e Várzea do Meio. No total, os investimentos em abastecimento ultrapassam R$ 1 milhão, levando dignidade e saúde a famílias desassistidas. 

Mais investimentos 

Ainda em Itapicuru, Jerônimo Rodrigues autorizou uma série de iniciativas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional. Entre as ações autorizadas estão: a cessão de um carro administrativo por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesab); a elaboração de estudos para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no âmbito do Novo PAC, pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por intermédio da Cerb e Embasa; a requalificação do Cruzeiro de Itapicuru, por meio da Secretaria de Turismo (Setur); e a construção de um galpão para a Feira Livre local, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).  

O governador também autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) a adotar as providências necessárias para a realização de estudos técnicos com vistas à elaboração do projeto de pavimentação de um trecho com extensão total de 27,00 km. Serão contemplados os trechos da BR-349 de Vila Sergipana a Várzea dos Potes, com 13 km de extensão e Várzea dos Potes a Lagoa Redonda, com 14 km de extensão. Também foi dada a ordem de serviço para o início das obras da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Uirassú de Assis Batista, que contará com moderna infraestrutura educacional.  

Além disso, foi autorizada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a realizar estudos para a pavimentação do trecho entre Lagoa Redonda e Tobias Barreto, incluindo a construção de uma nova ponte sobre o Rio Real. Essas ações marcam um avanço significativo para a cidade e para a qualidade de vida da população. Participaram também do evento o presidente da Cerb, Jaime Vieira, representantes de outras secretarias, vereadores, deputados e outras autoridades. 

ANÚNCIO

Política

Governo da Bahia anuncia pacote de mais de R$ 60 milhões em obras e inaugurações em Piraí do Norte

Intervenções abrangem segurança pública, infraestrutura, saúde e abastecimento de água, com destaque para a pavimentação da BA-250

Publicado

em

A população de Piraí do Norte, no Baixo Sul baiano, passou a contar com novos investimentos em segurança pública, infraestrutura,

A população de Piraí do Norte, no Baixo Sul baiano, passou a contar com novos investimentos em segurança pública, infraestrutura, saúde e abastecimento de água. Neste domingo (14), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova Unidade Integrada da Delegacia Territorial da Polícia Civil e do Pelotão da Polícia Militar, além de autorizar obras e ações que ultrapassam R$ 60 milhões. O principal destaque é a pavimentação da BA-250, importante ligação entre o município e Ituberá. As iniciativas fortalecem a mobilidade regional, ampliam o acesso a serviços públicos e promovem mais qualidade de vida para a população.

“Essas agendas ajudam a fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Deixei um conjunto de ações já com data marcada para começar. Tem sistema de água, pavimentação e a tão sonhada estrada que liga Piraí do Norte a Ituberá”, destacou o governador.

O subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, ressaltou a eficiência do modelo integrado, que fortalece a atuação conjunta das forças policiais e amplia a capacidade de atendimento à população. “A integração é um dos pilares da nossa gestão. Polícia Civil e Polícia Militar trabalham juntas no enfrentamento aos crimes, e essas estruturas garantem melhores condições para os profissionais da segurança e um serviço mais eficiente para a população”, afirmou.

As novas estruturas da Polícia Civil e da Polícia Militar receberam investimentos de aproximadamente R$ 2,6 milhões.

O governador também autorizou a publicação do edital de licitação para a pavimentação em CBUQ da BA-250, no trecho entre Piraí do Norte, o povoado de Mineiro e a BA-001, em Ituberá. Com extensão de 40 quilômetros e investimento de R$ 60 milhões, a obra beneficiará os municípios de Piraí do Norte, Ituberá, Gandu e Igrapiúna, fortalecendo atividades ligadas ao turismo, agricultura, agropecuária e indústria.

ANÚNCIO

“A pavimentação entre Piraí do Norte e Ituberá vai formar um importante corredor rodoviário. Quem vem da região Sudoeste, passando por Gandu, Piraí do Norte e Ituberá, terá acesso às praias do Baixo Sul, além de fortalecer o escoamento da produção”, destacou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes. A previsão é que a licitação seja publicada até o dia 30 de junho no Diário Oficial do Estado.

Também foram autorizadas licitações para a pavimentação do acesso à nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Luís Navarro de Brito, para as obras de acesso à unidade integrada das polícias e para a implantação de ciclovia, calçadas e portal de entrada da cidade, no trecho entre a sede municipal e a Orla do Rio Peixe. As intervenções vão ampliar a mobilidade urbana e qualificar os acessos aos equipamentos públicos.

Outra ação anunciada foi a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Braço Norte. A agenda incluiu ainda a retomada das obras de reforma do Estádio Paulo César Barbosa, o Barbosão, além da formalização de convênios para obras de pavimentação e drenagem nos bairros Antônio Mamédio e Acelino Mamédio.

Morador de Piraí do Norte, Nivaldo Gabriel da Cruz utiliza com frequência a estrada que liga o município a Ituberá e destacou a importância das intervenções. “Essas ações são muito importantes para a população. A gente precisava desse reforço na segurança, e a pavimentação da estrada para Ituberá é uma obra muito esperada. Hoje, uma viagem que poderia ser feita em cerca de 20 minutos acaba levando até três horas. Com a estrada pronta, vai melhorar o transporte e reduzir bastante o tempo de deslocamento”, afirmou.

Durante a agenda, também foi inaugurada a nova sede do Serviço de Atendimento ao Cidadão, resultado de parceria com a prefeitura municipal. O espaço reúne serviços do CrediBahia, Sebrae, Detran e Banco do Nordeste, ampliando e qualificando o atendimento à população.

ANÚNCIO
Outras ações

Além das inaugurações e anúncios, foram entregues uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sete kits destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos para a base do Samu, um veículo administrativo para a prefeitura, um ônibus escolar rural e um trator com implementos agrícolas para fortalecer a produção no campo.

Na área da saúde, também foram firmados convênios para a reforma do Hospital Municipal e para a construção das Unidades Básicas de Saúde dos bairros KM 29 e Ailton Freitas, ampliando a rede de atendimento e fortalecendo a assistência prestada à população.

Outra iniciativa contemplou a entrega de 90 caixas d’água com capacidade para 500 litros cada, ampliando as condições de armazenamento e o acesso à água para famílias do município. A agenda incluiu, ainda, a cessão de equipamentos para a fanfarra Leões Dourados, reforçando ações voltadas à cultura e à formação de jovens.

Após a agenda de entregas e anúncios, o governador participou da nona edição da Festa do Cacau, principal celebração junina do município e uma das mais tradicionais manifestações culturais da região.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Apuarema recebe investimentos em abastecimento de água e educação

Sistemas hídricos são entregues em comunidades rurais e nova escola é anunciada para o distrito de Novo Horizonte

Publicado

em

A população de Apuarema, no Médio Rio de Contas, passou a contar, neste sábado (13), com novos investimentos voltados
Foto: Mateus Pereira/SEC

A população de Apuarema, no Médio Rio de Contas, passou a contar, neste sábado (13), com novos investimentos voltados à ampliação do acesso à água e ao fortalecimento da infraestrutura educacional. Foram entregues, pelo Governo do Estado, sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais e assinada a ordem de serviço para a construção de uma escola no distrito de Novo Horizonte.

Na zona rural, foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Cedro, Pedrão e Serra dos Caetanos. As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), com investimento de R$ 680 mil oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Nas comunidades de Cedro e Pedrão, o sistema integrado possui mais de seis quilômetros de rede de distribuição e atende a 29 ligações domiciliares. Em Serra dos Caetanos, o sistema simplificado beneficia diretamente 67 famílias.

“A entrega desses sistemas é fundamental para o desenvolvimento rural de Apuarema. Nosso objetivo é reduzir as desigualdades no acesso a serviços básicos, levando dignidade para quem vive no campo”, destacou o chefe de gabinete da SIHS, Marcus Simões.

Os investimentos em segurança hídrica no município também incluem ações realizadas pela Embasa. Entre 2023 e 2026, foram aplicados mais de R$ 872 mil em melhorias no sistema de abastecimento local, com destaque para a substituição de 900 metros da rede adutora de água bruta, beneficiando cerca de 6,9 mil moradores da sede.

ANÚNCIO

Na área da educação, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma escola com seis salas de aula e quadra poliesportiva no distrito de Novo Horizonte. A obra será executada em parceria com a Prefeitura de Apuarema. Também foi entregue a quadra coberta da Escola Municipal Aurino Nery Souza, ampliando a estrutura destinada às atividades esportivas e pedagógicas dos estudantes.

As iniciativas fazem parte de um conjunto de investimentos de mais de R$ 211,5 milhões destinados à educação em 47 municípios baianos, contemplando a construção de novas escolas, reformas, ampliações, creches, quadras cobertas, além da aquisição de equipamentos e mobiliário escolar.

Continue Lendo

Política

Investimentos de R$ 136 milhões impulsionam infraestrutura e produção no Norte da Bahia

Ações alcançam 25 municípios e incluem entrega de equipamentos, obras de pavimentação e regularização fundiária

Publicado

em

Municípios do Norte baiano receberam, nesta sexta-feira (12), novos investimentos voltados à infraestrutura urbana, ao fortalecimento
Foto: Joá Souza/GOVBA

Municípios do Norte baiano receberam, nesta sexta-feira (12), novos investimentos voltados à infraestrutura urbana, ao fortalecimento das atividades produtivas e à ampliação dos serviços públicos. Em agenda realizada em Juazeiro, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou obras de pavimentação e entregou máquinas, equipamentos e implementos para prefeituras, associações e entidades da região. As ações integram um pacote de investimentos superior a R$ 136 milhões.

Os recursos contemplam 25 municípios e 125 entidades, com foco na melhoria da infraestrutura, no apoio à produção e no fortalecimento da capacidade de atendimento à população. Entre os equipamentos entregues estão tratores agrícolas, retroescavadeiras, plantadeiras, carretas agrícolas, ordenhadeiras e máquinas forrageiras. Também foram distribuídos itens destinados a associações e entidades, como máquinas de costura, kits para beneficiamento de mandioca, freezers, fogões industriais, balcões térmicos, caixas d’água e embarcações com motores de popa e rabeta.

De acordo com o prefeito de Uauá, Marcos Lobo, os equipamentos reforçam a capacidade de atuação dos municípios e contribuem para a melhoria dos serviços oferecidos à população. “Esses equipamentos chegam em um momento importante para os municípios. Eles ajudam a ampliar nossa capacidade de atendimento, fortalecem os serviços prestados à população e dão mais condições para que as prefeituras executem ações que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou.

A programação incluiu ainda a assinatura de ordens de serviço para obras de pavimentação em municípios atendidos pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf. As intervenções vão beneficiar 30 cidades baianas e somam mais de R$ 65 milhões em investimentos. Os recursos serão aplicados na pavimentação de ruas e vias urbanas, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e do acesso da população a serviços públicos.

“Estamos falando de investimentos que melhoram a vida das pessoas de forma concreta. As obras ajudam na mobilidade, fortalecem o escoamento da produção e criam melhores condições para o desenvolvimento dos municípios. Quando uma prefeitura recebe equipamentos e infraestrutura, ganha mais capacidade para atender à população”, destacou o governador.

ANÚNCIO

Durante a agenda, também foi anunciado o aporte de mais R$ 45,1 milhões para ampliar as ações de doação de máquinas, equipamentos e bens por meio da Codevasf. Outro destaque foi a assinatura de um termo de cooperação técnica voltado à regularização fundiária dos perímetros irrigados de Salitre, Mandacaru, Tourão, Maniçoba e Curaçá.

A iniciativa busca acelerar os processos de regularização fundiária na região. Nesta etapa, serão contemplados 51 lotes ocupados por famílias, agricultores e empresas, ampliando a segurança jurídica dos produtores e criando condições para novos investimentos e para o fortalecimento da produção agrícola nas áreas irrigadas do Norte baiano.

Continue Lendo

Mais Lidas