Educação
Iramaia recebe novo colégio de Tempo Integral
“Aqui me sinto acolhido”, enfatiza estudante sobre nova unidade inaugurada pelo Governo do Estado
Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, os jovens estudantes do município de Iramaia, na Chapada Diamantina, receberam neste sábado (11), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Fernando Souza Ramos, a 96ª unidade de tempo integral da Bahia. A escola, inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, oferece uma estrutura moderna, atendendo 253 estudantes dos ensinos médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e profissionalizante.
Composta por seis salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, teatro com 127 lugares, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, campo society, vestiários e horta escolar, o novo equipamento provocou um sentimento diferente no estudante de 23 anos da modalidade EJA, José Santana Silva.
“O ambiente é tão diferente e transformador. Me sinto cuidado e acolhido nesse espaço. Sinto que as pessoas estão aqui para nos ajudar a ter um futuro melhor. Agora me sinto abraçado pela escola”, disse o jovem que já escolheu o curso de Direito para prestar vestibular. A justificativa foi reveladora. “Quero ajudar as pessoas mais vulneráveis a ganhar causas na justiça, para que elas também se sintam acolhidas, bem representadas e felizes”.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, o momento é de celebração. “Ao todo, aqui em Iramaia, são quase R$ 40 milhões em investimentos do Governo do Estado, distribuídos entre obras concluídas, entregas de equipamentos e novas autorizações em diversas áreas. E esta escola é o que os nossos estudantes merecem, com qualidade, professores que estimulam a aprendizagem, merenda escolar completa. Estamos construindo uma verdadeira revolução na educação da Bahia”.
O anexo do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMIT Chapada Diamantina), localizado no distrito de Novo Acre, a 27 km da sede também foi inaugurado. De acordo com Rowenna Brito, secretária da Educação, “a obra, que recebeu mais de R$ 680 mil em recursos estaduais e federais, amplia o acesso à educação tecnológica para jovens da zona rural”.
Acesso à água, saúde e títulos de terra
Ainda em Iramaia, o Governo do Estado deixou a sua marca no acesso à água, infraestrutura e desenvolvimento rural. O Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade do Assentamento Boa Sorte Una, com investimento de R$ 1,12 milhão, executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) foi entregue para beneficiar 471 moradores com acesso à água tratada e distribuição domiciliar; além da autorização de licitação para início da ampliação do sistema de abastecimento de água da sede e da adutora de água tratada das localidades de Cruzlândia/ Placa, orçadas em R$ 25 milhões.
Na área da saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou a entrega de kits odontológicos e de Unidades Básicas de Saúde, além de um aparelho de raio-X e um colposcópio para o Hospital Municipal de Iramaia.
O Governo também reforçou o apoio à agricultura familiar, com a entrega de 11 títulos de terra do programa Minha Terra Legal, garantindo segurança jurídica e acesso a crédito para as famílias beneficiadas.
Durante a visita, foram autorizadas novas ações estratégicas para o município, como o lançamento de licitação para pavimentação em piso intertravado do acesso ao novo colégio estadual, investimento estimado em R$ 2,1 milhões; e a celebração de convênios com a Prefeitura de Iramaia para a construção de praças nos povoados de Sincorá da Serra e Ilha Grande, que juntos ultrapassam R$ 2,6 milhões.
Turismo religioso
A comitiva estadual também visitou a Gruta do Bom Jesus de Iramaia, um dos principais símbolos de fé e tradição do município, que se transforma em palco do Festival da Gruta, realizado anualmente em setembro e que reúne centenas de fiéis e manifestações culturais. A proposta do Governo do Estado é revitalizar o espaço, promovendo o fortalecimento do turismo religioso por meio de obras de pavimentação do entorno, construção de capelas e instalação de banheiros e infraestrutura de apoio.
Educação
Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate
Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus
Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.
“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.
O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.
Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.
“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.
Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.
Educação
Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão
Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo
O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão.
O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade.
Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades.
Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas.
Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente.
Educação
Jovens apresentam projeto de irrigação com robótica sustentável
Iniciativa da APITO, com apoio da Braskem, une tecnologia e sustentabilidade para promover aprendizado prático e protagonismo juvenil
Um sistema automatizado de irrigação para hortas foi o destaque da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as Crianças e Adolescentes”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A tecnologia foi desenvolvida por participantes da Oficina de Robótica Educativa e Sustentável, promovida pela Associação Paulo Tonucci (APITO) e patrocinada pelo Edital Braskem – Projetos que Transformam.
A exposição reuniu cerca de 60 jovens, entre 12 e 18 anos, majoritariamente estudantes da rede pública, que participaram da oficina ao longo do ano. Durante as atividades, eles vivenciaram experiências que unem ciência, criatividade e sustentabilidade, aprendendo na prática sobre montagem de estruturas, programação básica, reaproveitamento de materiais, automação e trabalho em equipe. Além das habilidades técnicas, o projeto estimula pensamento crítico, protagonismo juvenil e autoconfiança.
Para Liliane Cavalcante, representante da APITO, a iniciativa reflete o compromisso da instituição fundada em 1999.
“O projeto amplia horizontes e fortalece a garantia de direitos da infância e juventude. Ao longo do ano, eles participaram de rodas de conversa, seminários, intercâmbios culturais, atendimentos psicológicos em grupo, olimpíadas e diversas atividades formativas, fortalecendo vínculos”, destacou.
Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, reforçou a importância do apoio.
“Quando uma criança monta um robô, testa uma ideia e vê que funciona, não está apenas aprendendo tecnologia, está descobrindo que é capaz de criar soluções inovadoras para o mundo. É isso que a Oficina de Robótica proporciona: desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, fortalecimento de direitos, autoestima e perspectivas de vida”, afirmou.
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