Educação
Inhambupe recebe obras de educação, saúde, agricultura e abastecimento de água
Uma das intervenções entregues pelo Estado foi a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Simone Simões Neri
Com investimento de mais de R$ 29 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta sexta-feira (26), a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Simone Simões Neri, em Inhambupe. Com as intervenções, a unidade passou a contar com 24 novas salas de aula, teatro com 200 lugares, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, quadra coberta e campo de futebol society, beneficiando mais de mil estudantes.
“Com essa estrutura, vamos ter mais condições de aprender e participar de atividades culturais e esportivas. A escola ficou muito maior e melhor”, afirmou Isaque Santos, estudante da unidade.
“O que estamos entregando hoje em Inhambupe mostra que o governo trabalha de forma integrada. Educação, saúde, agricultura e abastecimento de água são áreas que se somam para melhorar a qualidade de vida das pessoas e gerar desenvolvimento. Neste colégio, os alunos poderão ter uma formação mais ampla, com acesso a ciência, cultura e esporte. Isso fortalece a educação e transforma a comunidade”, destacou o governador.
Outras ações
Durante a agenda, Jerônimo entregou ainda uma série de investimentos em outras áreas. Entre eles, a Unidade de Beneficiamento de Frutas, com capacidade de processar seis toneladas por dia e atender 60 agricultores familiares; um trator agrícola com implementos: Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água em quatro localidades, beneficiando 774 moradores; além de reforços para a saúde, como uma ambulância, um veículo administrativo, cinco kits para Unidade Básica de Saúde (UBS), um kit odontológico e um kit sala de parto e estabilização.
Além das entregas, o governador autorizou a macrodrenagem do bairro Jota Maia; a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tipo I, e firmou convênio com o município para requalificação do Hospital Municipal. A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância dos investimentos realizados no município. “A cada investimento que fazemos, reforçamos o compromisso de cuidar das pessoas de forma integral. A nova ambulância, os kits de atendimento para as unidades de saúde, o apoio ao hospital municipal e a autorização para construção do Caps vão ampliar a rede de serviços, garantindo desde o atendimento básico até o suporte especializado em saúde mental. Esse conjunto de ações fortalece a assistência e dá mais segurança à população de Inhambupe”, avaliou.
Educação
Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate
Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus
Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.
“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.
O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.
Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.
“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.
Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.
Educação
Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão
Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo
O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão.
O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade.
Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades.
Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas.
Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente.
Educação
Jovens apresentam projeto de irrigação com robótica sustentável
Iniciativa da APITO, com apoio da Braskem, une tecnologia e sustentabilidade para promover aprendizado prático e protagonismo juvenil
Um sistema automatizado de irrigação para hortas foi o destaque da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as Crianças e Adolescentes”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A tecnologia foi desenvolvida por participantes da Oficina de Robótica Educativa e Sustentável, promovida pela Associação Paulo Tonucci (APITO) e patrocinada pelo Edital Braskem – Projetos que Transformam.
A exposição reuniu cerca de 60 jovens, entre 12 e 18 anos, majoritariamente estudantes da rede pública, que participaram da oficina ao longo do ano. Durante as atividades, eles vivenciaram experiências que unem ciência, criatividade e sustentabilidade, aprendendo na prática sobre montagem de estruturas, programação básica, reaproveitamento de materiais, automação e trabalho em equipe. Além das habilidades técnicas, o projeto estimula pensamento crítico, protagonismo juvenil e autoconfiança.
Para Liliane Cavalcante, representante da APITO, a iniciativa reflete o compromisso da instituição fundada em 1999.
“O projeto amplia horizontes e fortalece a garantia de direitos da infância e juventude. Ao longo do ano, eles participaram de rodas de conversa, seminários, intercâmbios culturais, atendimentos psicológicos em grupo, olimpíadas e diversas atividades formativas, fortalecendo vínculos”, destacou.
Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, reforçou a importância do apoio.
“Quando uma criança monta um robô, testa uma ideia e vê que funciona, não está apenas aprendendo tecnologia, está descobrindo que é capaz de criar soluções inovadoras para o mundo. É isso que a Oficina de Robótica proporciona: desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, fortalecimento de direitos, autoestima e perspectivas de vida”, afirmou.
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