SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Meio Ambiente

Inema combate caça e comércio ilegal de animais silvestres

A Operação “Arara Kûara” vem monitorando as áreas da região norte do Estado

Publicado

em

Em mais uma etapa da Operação "Arara Kûara", o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vem monitorando as áreas da região norte do
Foto: Ascom/Inema

Em mais uma etapa da Operação “Arara Kûara”, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vem monitorando as áreas da região norte do Estado com o objetivo de combater a caça, criação e comercialização ilegais da fauna silvestre e, em especial, garantir a proteção da Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii) e da Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari) – espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

A fiscalização nesta fase se deu entre os dias 8 e 14 de abril, nas Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça, Raso da Catarina e Serra Branca, percorrendo os municípios de Campo Formoso, Curaçá, Juazeiro, Uauá, Jeremoabo e Canudos.

Além do apoio de técnicos do Inema de Salvador e de Juazeiro, a ação também contou com a participação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/PMBA), da equipe do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e de algumas organizações não-governamentais que atuam na pesquisa e proteção da fauna e biodiversidade local.

Além de coibir os ilícitos relacionados ao tráfico das espécies ameaçadas, foram apreendidos 102 animais silvestres, dentre eles animais conhecidos popularmente como azulões, papa-capins, cardeais, canários-da-terra, coleirinhas, tico-ticos, trinca-ferros, bigodinhos, bicos-de-veludo, sabiás-laranjeiras, pássaro-preto, periquitos-da-caatinga, periquitos-são-josé e periquitos-maracanãs.

Na ocasião, foram apreendidas ainda seis espingardas de cartucho e de fabricação artesanal e, também, desarticulado um acampamento de caçadores encontrado na região.

ANÚNCIO

Algumas aves puderam ser imediatamente soltas no seu habitat natural e as demais  enviadas para o CETAS de Cruz das Almas para reabilitação e reintrodução na natureza.

Para o técnico do Inema que acompanhou toda a operação, Ricardo Chaves, foi uma grata surpresa registrar a Arara Azul de Lear em voo livre durante a última campanha de fiscalização. No entanto, o técnico chama a atenção para a necessidade de conservação da espécie. “Cabe também alertar que este exemplar da fauna, endêmico da Caatinga, que existe em área extremamente restrita do sertão baiano, é uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção e, portanto, requer ações continuadas, e o Inema estará presente nas áreas de reprodução visando justamente coibir os ilícitos e garantir a sua proteção”, salientou.

O nome da Operação Arara Kûara é de origem indígena e significa “toca das araras” (kûara, “buraco”, “toca”). A ação vem ocorrendo desde 2019, onde as equipes de fiscalização percorrem os locais de reprodução das espécies ameaçadas de forma ostensiva.

Até o momento, já foram apreendidos o montante de 315 animais silvestres e 34 armas de fogo, além de petrechos diversos utilizados contra a fauna. Foram flagrados e desmontados 2 acampamentos de caçadores, além do flagrante de um comerciante de aves, que comprava os animais na região para venda no estado de Sergipe.

ANÚNCIO

Meio Ambiente

Lobo-guará atropelado no Oeste da Bahia passa por cirurgia 

O animal foi resgatado pelo Inema na BR-242, nas proximidades da cidade de Luís Eduardo Magalhães

Publicado

em

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado na BR-242, no Oeste da Bahia, passou por uma cirurgia, nesta terça-feira (25),
Fotos: ASCOM/Inema

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado na BR-242, no Oeste da Bahia, passou por uma cirurgia, nesta terça-feira (25), após ser resgatado por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nas proximidades da cidade de Luís Eduardo Magalhães. O animal, que sofreu fraturas nas duas patas dianteiras, recebeu o primeiro socorro ainda no local, sendo atendido pelo centro de conservação e educação socioambiental Parque Vida Cerrado, instituição parceira do Inema e encaminhado a Salvador para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que realizou todos os procedimentos necessários para a recuperação desta espécie símbolo do Cerrado brasileiro e ameaçada de extinção. 

O médico veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinícius Dantas, explicou sobre as medidas clínicas adotadas. “Após estabilização do estado clínico, o indivíduo atendido no Parque Vida Cerrado precisou ser transferido para o Cetas, na capital baiana, onde constatamos a necessidade de intervenção cirúrgica nas duas patas dianteiras, uma ação para que o animal recupere suas funções de locomoção. A intervenção foi um sucesso, o animal respondeu muito bem aos procedimentos realizados, tendo um excelente pós-operatório e agora passará pelos cuidados de uma equipe multidisciplinar, que dará continuidade ao tratamento e processo de reabilitação”. 

A operação ocorreu com o apoio do Instituto de Cirurgia Ortopédica e Neurológica Veterinária (ICONVET), que disponibilizou seu centro cirúrgico localizado no bairro do Rio Vermelho, com todos os equipamentos e suporte de profissionais com experiência em veterinária ortopédica. 

O resgate 

À frente da ação de resgate, o técnico da Unidade Regional (UR) do Inema de Barreiras, Danilo Cezar, explicou sobre o os procedimentos adotados para o atendimento e manejo adequado do animal. “Fomos acionados por moradores e instituições para liderar o resgate de emergência. Devido ao estado delicado e da espécie estar na lista das ameaçadas de extinção, ação precisou ser em curto espaço de tempo”. O técnico também fez questão de alertar que essa rodovia é de grande fluxo e por isso a atenção deve ser redobrada, não só por conta da travessia de lobos, bem como demais animais silvestres que tem no Cerrado seu habitat natural. 

Só neste mês, dez dias depois do primeiro resgate, outro lobo também foi atropelado na mesma região, desta vez no município de São Desidério (BA-020). Como a situação de saúde não apresentava gravidade, o animal foi encaminhado para o Criadouro Fazenda Trijunção, referência no atendimento veterinário à fauna silvestre do Cerrado. 

ANÚNCIO

“Diante desse cenário, o Inema tem reforçado as ações de fiscalização e educação ambiental junto aos produtores rurais, condutores e população em geral, são ações de proteção da fauna e para fortalecer parcerias com instituições especializadas que possam garantir o bem-estar e a reabilitação de animais vítimas de acidentes”, ressaltou o técnico Danilo Cezar. 

Disque Fauna

Ao encontrar animais silvestres feridos ou fora de seu habitat natural, a população deve solicitar, imediatamente, o resgate através do Disque Fauna do Cetas (71) 99661-3998 (WhatsApp). 

A espécie

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul, um animal adulto chega a medir 1,30 m de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir mais de 20 quilos. O lobo-guará apresenta hábito de vida solitária, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva e durante o cuidado parental. É classificado pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como uma espécie “Quase ameaçada” e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-MMA) como “Vulnerável”.

Continue Lendo

Meio Ambiente

Polícia Militar realiza ação de conscientização ambiental no Porto da Barra

Além de equipes na faixa de areia, a ação conjunta da Coppa com a Marinha do Brasil contou com o apoio de embarcações

Publicado

em

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma ação de
Foto: COPPA e Sgt PM RR/C Magno

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma ação de conscientização ambiental junto aos frequentadores da praia do Porto da Barra, com a remoção de resíduos na areia e na água.  

A ação foi realizada por policiais da unidade, com o reforço de 30 alunas-a-soldado que estão sendo formadas na sede da Coppa, em Pituaçu. Após o término do Curso de Formação de Soldados (CFSd), as novas soldados da Polícia Militar serão distribuídas entre o efetivo de unidades operacionais da PMBA e ampliarão as ações de patrulhamento e segurança na capital baiana. 

“Essa iniciativa é importante porque, além de dar visibilidade para a causa ambiental, demonstra que a Polícia Militar, e mais especificamente a policial feminina, está perto da população e preocupada com o ambiente em que vivemos”, revelou a aluna-a-soldado Ingrid Lobo. 

Além das equipes na faixa de areia, mergulhadores voluntários voltados à conservação do meio-ambiente marinho somaram esforços. No mar, embarcações da Coppa e da Marinha do Brasil realizaram ações de patrulhamento e fiscalização na região. Como resultado, uma geladeira chegou a ser localizada e retirada do fundo do mar. 

“Temos um núcleo de alunas, que já está na nossa instituição com a missão de proteger e servir o cidadão, mas também com uma atenção especial ao meio-ambiente”, destacou a major Érica Patrícia, comandante da Coppa. “Essa é uma das preocupações da nossa instituição, sobretudo nesse momento de emergência climática, em que conclamamos a população para que tenha cuidado com o meio ambiente”. 

ANÚNCIO

Entre frequentadores e turistas, a ação não passou despercebida e foi bastante elogiada. “Acho essa iniciativa um exemplo para todo o Brasil, essa não deveria ser uma preocupação apenas da Polícia Militar, mas de todos os cidadãos”, revelou Hércules Reis, turista de São Paulo. “É uma ação que não encontramos em outros lugares, e a Polícia Militar da Bahia está de parabéns”. 

Continue Lendo

Meio Ambiente

AS será o primeiro escritório de arquitetura do N/NE a obter selo Carbono Neutro

Publicado

em

O escritório de arquitetura Andrade Shimmerpfeng (AS) deu início às ações para ser o primeiro do Norte e Nordeste a se tornar Carbono Neutro.
Foto: Pixabay

O escritório de arquitetura Andrade Schimmelpfeng deu início às ações para ser o primeiro do Norte e Nordeste a se tornar Carbono Neutro. Walter Schimmelpfeng, CEO do grupo, reuniu a equipe para um primeiro e empolgante treinamento rumo ao Certificado B conduzido por Ricardo Júdice e Gilda Gomes, da The Planet.

“É um longo caminho que a gente vai seguir pra implantação do processo da certificação, mas é algo muito enraizado com nossos valores e com os propósitos da empresa. Meu desejo maior é que a equipe reverbere pra toda cadeia que a AS tem de clientes, parceiros, fornecedores, sócios e família”, afirma Schimmelpfeng.

Segundo Gilda Gomes “a AS está plantando uma semente do bem e, sem dúvida, vai inspirar outros escritórios de arquitetura a reunirem os colaboradores para também beneficiarem o planeta”.

Continue Lendo

Mais Lidas