Turismo
Ilhéus registra ocupação hoteleira máxima durante o Festival do Chocolate
O evento movimentou o Centro de Convenções do município, até domingo (20), em quatro dias de programação diversificada
O Chocolat Bahia 2025, Festival Internacional do Chocolate e CacauFestival Internacional do Chocolate e Cacau, se consolidou como um dos principais atrativos de Ilhéus, no sul do estado, além das belas praias e do patrimônio histórico-cultural. O evento movimentou o Centro de Convenções do município, até domingo (20), em quatro dias de programação diversificada, que teve o patrocínio do Governo do Estado. A Secretaria de Turismo (Setur-BA) aproveitou para divulgar as 13 zonas turísticas baianas, com ênfase na Costa do Cacau.
“Um festival muito bem montado, com novas atrações e um nível de expositores elevado, o que engrandeceu o evento. Parabenizamos a organização, pela iniciativa que contribuiu para o fomento das atividades turísticas na região”, elogiou o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky.
No sábado (19), após a programação técnica envolvendo 500 marcas, rodada de negócios e manifestações culturais, o palco do evento recebeu o cantor e compositor Danilo Caymmi. “Dá muito orgulho participar desse momento, que envolve plateia, empresários, produtores de chocolate, poder público e músicos”, declarou o artista.
Com a movimentação do festival, os hotéis da cidade registraram ocupação máxima, recebendo visitantes de todo o Brasil e até do exterior. Entre as atrações de Ilhéus está a Estrada do Chocolate, um roteiro imersivo na cultura do cacauEstrada do Chocolate, um roteiro imersivo na cultura do cacau, com a demonstração de todo o processo produtivo, desde o plantio sustentável do fruto até a transformação de suas amêndoas em chocolates finos.
No Hotel Praia do Sol, por exemplo, todos os 98 apartamentos estavam ocupados, principalmente, por turistas do Sul e Sudeste do país. “O festival é mais um grande atrativo da cidade, que ajudou muito nessa alta ocupação que conseguimos”, afirmou o recepcionista Lucas Willie.
“Estamos curtindo bastante Ilhéus. Chegamos no período de um festival de chocolate e confesso que tem sido uma experiência maravilhosa. Já estou programando retornar no ano que vem”, relatou a carioca Alessandra Vieira, que veio com familiares.
A coordenadora-técnica da Setur-BA, Luciana Lavigne, comemorou o reflexo do Chocolat Bahia no turismo. “A expectativa era que o evento recebesse 80 mil pessoas, mas, no final, foram mais de 90 mil. Isso demonstra o acerto do Governo do Estado em apoiar a iniciativa, que envolveu a cadeia produtiva do turismo, com a injeção de R$ 20 milhões na economia”.
Turismo
Voo da Latam Congonhas-Ilhéus favorece turismo e negócios
O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo (26), em solenidade na área de check-in do aeroporto da cidade baiana. Ela reuniu representantes do Governo do Estado, da companhia aérea e da Socicam, empresa responsável pela administração do terminal ilheense, que firmaram uma parceria para a consolidação da rota, antes sazonal. O ato foi acompanhado pelo trade turístico e teve receptivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com baianas típicas e os personagens Gabriela e Nacib, criados pelo escritor Jorge Amado, que simbolizam Ilhéus.
“É um momento de comemoração. Ampliar a malha aérea é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo baiano. Este voo vai proporcionar o aumento do fluxo turístico em Ilhéus e demais cidades da Costa do Cacau e abre novas oportunidades de negócios e investimentos na região”, ressaltou a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar.
“O voo impulsiona o setor turístico da região, trazendo mais opções de deslocamento para Ilhéus, e beneficia toda a economia”, completou a assessora especial da Casa Civil do Estado, Adélia Pinheiro.
Para o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, “é a consolidação do investimento que a Latam vem fazendo na Bahia, porque transformar uma rota sazonal em rota estrutural significa trazer mais conectividade, mais incentivo econômico e turístico, aproximando a Estrada do Chocolate de São Paulo”.
A nova linha da Latam tem duas frequências semanais, aos sábados e domingos, em aeronave Airbus A319, de 140 lugares. As partidas de Congonhas acontecem às 11h50, com pouso em Ilhéus às 14h. No retorno, sai às 14h40 da cidade baiana, chegando a São Paulo às 17h05.
“Excelente contar com este voo, nesta minha primeira viagem à Costa do Cacau. E o aeroporto é de ótima qualidade”, relatou a empresária Núbia Bittencourt, de Brasília, que veio no voo inaugural.
Reformado e ampliado pelo Governo do Estado, com capacidade para mais de 1,2 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus) também dispõe de um posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Setur-BA. “Notei que reformaram o terminal. As instalações ficaram muito mais confortáveis”, elogiou a empreendedora Sarah Carneiro, de São Paulo, que também viajou pela Latam.
Turismo
Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia
A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana
A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos.
“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros.
“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar.
“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.
“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira.
Turismo
Bahia amplia roteiros e experiências nas 13 zonas do estado
Evento promovido pela Setur-BA reuniu 50 agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23), em Salvador, os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, entre outros. O evento, realizado na sede do órgão, na Avenida Tancredo Neves, reuniu 50 agências de viagens, que irão montar pacotes para os destinos que agora oferecem novas possibilidades aos visitantes. A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo baiano, com foco no fortalecimento do setor, que valoriza vivências autênticas, a cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza.
Os municípios de Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se por suas potencialidades como destinos já consolidados — agora com novas opções — e também como locais a serem descobertos por visitantes. Durante a cerimônia, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância da diversificação dos roteiros e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional através do turismo. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou Bacelar.
Os novos roteiros, que aumentam a oferta turística, foram elaborados com base em relatórios de diagnósticos e escuta ativa com representantes municipais, comunidades locais, sociedade civil, empresários e guias turísticos, identificando atrativos pouco explorados e que agora ganham visibilidade com o apoio institucional da Setur-BA. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa contribui para movimentar o setor e gerar novas oportunidades de negócio. “ A gente como entidade de classe nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro.
O empresário Anderson Gomes, representante da agência San José Tour, ressaltou o potencial transformador dessas experiências. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. A sua extensão territorial é maior do que muitos países, por exemplo, da Europa. Então, a possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. O Brasil nasceu na Bahia. Você tem uma série de possibilidades de fazer um turismo integrador. Para isso é necessário fazer o que estamos fazendo hoje aqui. Chamar o trade, as agências de viagens, os guias de turismo, os gestores para que o turismo seja feito. Parcerias do governo, das empresas privadas, das agências, todos juntos podemos fazer um turismo mais forte,” avaliou.
Além do lançamento ocorrido nesta quinta-feira, a Secretaria promoverá uma série de ações promocionais como “Famtour” com objetivo de fazer visitas de familiarização com os agentes das operadoras visitas aos novos destinos. Campanhas para divulgar os novos roteiros no Brasil e no exterior, em parceria com operadoras, agências e influenciadores do setor também serão realizadas.
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