Saúde
Hospital Regional Costa do Cacau retoma cirurgias cardíacas
A unidade reforça seu papel como referência no tratamento de doenças cardiovasculares de média e alta complexidade
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, retomou a realização de cirurgias cardíacas em fevereiro de 2025, reforçando seu papel como referência no tratamento de doenças cardiovasculares de média e alta complexidade no interior do estado.
Com estrutura moderna e equipe altamente qualificada, o hospital voltou a oferecer procedimentos essenciais para pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica para doenças do coração. Somente no último mês, foram realizados três implantes de marcapasso e cinco cirurgias de revascularização do miocárdio (ponte de safena), todas com circulação extracorpórea (CEC).
A retomada dos procedimentos cirúrgicos cardíacos mantém o ritmo assistencial da unidade, que entre janeiro e novembro de 2024 realizou 51 intervenções de alta complexidade. A equipe médica, coordenada pelo cirurgião Sidnei Nardeli, segue empenhada em garantir assistência qualificada e segura aos pacientes.
Para José Saturnino Rodrigues, presidente da Fundação Fabamed, a ampliação do serviço reforça o compromisso com a saúde pública e a interiorização do atendimento especializado. “A reativação das cirurgias cardíacas no HRCC é uma conquista para a população do sul da Bahia. Nos próximos meses, ampliaremos ainda mais a oferta de procedimentos, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente para os pacientes do SUS”, afirmou.
A Sesab segue investindo na qualificação da assistência cardiológica, ampliando o acesso a cirurgias de alta complexidade e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para a capital. Com a retomada dos procedimentos, o HRCC reafirma seu papel estratégico na rede de saúde do estado, proporcionando mais qualidade de vida e esperança a quem precisa.
Saúde
Governo da Bahia entrega 42 leitos requalificados e amplia serviços de saúde em Itabuna
Investimentos incluem melhorias na Santa Casa, novo ambulatório no Hospital de Base e requalificação do Núcleo Regional de Saúde Sul
Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, passam a contar, a partir desta quinta-feira (25), com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço ocorreu com a participação da secretária da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana. Ainda em Itabuna, foram inaugurados o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a requalificação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.
Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade recebeu, ainda, novo piso em manta e teve o telhado substituído.
A secretária Roberta Santana destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a assistência à saúde. “Aqui, a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para garantir o acesso dos moradores aos serviços das três unidades mantidas pela Santa Casa de Itabuna”, afirmou.
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, ressaltou a importância da obra. “É um ambiente pensado para proporcionar mais conforto aos pacientes e acompanhantes, além de assegurar condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria entre a nossa instituição, o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos representam uma conquista para a população da região”, disse.
Hospital de Base
Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. O espaço conta com dez consultórios voltados ao atendimento em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Trata-se de mais um investimento na unidade, que, em março de 2025, recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos. O hospital é referência macrorregional para 22 municípios.
Ainda em Itabuna, Roberta Santana entregou as novas instalações da base do NRS Sul. Para a requalificação do espaço, foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões na readequação da estrutura física, beneficiando tanto os profissionais que atuam na unidade quanto a população que busca serviços no local, como atendimento farmacêutico. A ação integra um plano da Sesab para requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde, além das bases regionais.
Saúde
Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência
Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%
A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.
“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.
O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.
“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.
Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.
Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.
“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.
Novos centros no interior
Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.
Saúde
Governo da Bahia anuncia policlínica em Barra e amplia investimentos na saúde do Oeste
Pacote de R$ 35,4 milhões inclui nova unidade, equipamentos para UBS e reforço na assistência hospitalar
Em visita ao Oeste baiano nesta terça-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), anunciou a implantação de uma policlínica no município de Barra, além de um conjunto de investimentos voltados à ampliação da rede de saúde na região.
Com aporte superior a R$ 25 milhões — resultado de parceria entre o Governo do Estado e a União, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) —, a nova policlínica será a terceira unidade do tipo no Oeste baiano, somando-se às já existentes em Barreiras e Ibotirama.
A estrutura terá capacidade para oferecer consultas e exames especializados em áreas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia e ortopedia, além da realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Também serão disponibilizados serviços de farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição, bem como exames como MAPA, Holter, ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia com Doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia.
“Com o intuito de levar saúde para toda a população, o Governo do Estado tem promovido uma verdadeira transformação na Bahia. Nos últimos três anos, já foram entregues 14 hospitais, sendo três apenas na região Oeste. Esse compromisso é prioridade da nossa gestão, garantindo dignidade e acesso aos que mais precisam”, destacou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Durante a agenda em Barra, o governador Jerônimo Rodrigues também anunciou outras iniciativas para fortalecer a atenção primária. Entre as ações, estão a entrega de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de Wanderley e de Fabrício Teixeira, além da autorização para a construção de novas UBS no bairro Viana e no povoado de Curralinho.
Na ocasião, foi confirmado ainda o repasse do Comando Único das Ações e Serviços da Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar de Média e Alta Complexidade (MAC) ao Hospital Municipal Ana Marianni, bem como a entrega de uma ambulância modelo van ao município. No total, os investimentos anunciados somam R$ 35,4 milhões.
“Barra celebra hoje 153 anos de emancipação, e estamos trazendo investimentos importantes para construir um futuro melhor para a cidade. São obras que ampliam os serviços públicos e oferecem mais qualidade de vida à população. Trata-se de um conjunto de ações que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o povo do Velho Chico”, afirmou o governador.
-
Cidadehá 2 diasCríticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla
-
Políticahá 2 diasBobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim
-
São João 2026há 2 diasCarmo se consolida como palco do São João em Salvador e valoriza o forró tradicional
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (25)


