Saúde
Hospital Mont Serrat inicia suas atividades neste sábado (1º)
Governador acompanha acolhimento dos primeiros pacientes do Hospital de Cuidados Paliativos
Inaugurado na última sexta-feira (31), o Hospital Mont Serrat, primeiro da rede pública do Brasil especializado em cuidados paliativos, recebeu neste sábado (1°) os primeiros pacientes da unidade, que já está em pleno funcionamento. A recepção foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues, que conversou com os familiares, com a equipe médica e participou do primeiro acolhimento.
“Essas pessoas aqui têm esperança de viver, de prolongar suas vidas. Então uma vida que a gente salve, já está cumprindo a missão. O outro objetivo nosso, é o acolhimento às famílias e esse hospital tem técnica, profissionais bem especializados para poder acompanhar as famílias. Naturalmente, vai servir a outra expectativa nossa, de pesquisa, de análise para melhorar, cada vez mais, a ciência e ajudar nos avanços da medicina para esses tratamentos”, detalhou Jerônimo Rodrigues.
Segundo Yanne Amorim, diretora médica da unidade, serão atendidas pessoas de todas as idades com doenças ameaçadores da vida, irreversíveis, e que não precisem de tratamento sustentador artificial da vida, como alguns utilizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Esse não é um hospital para pacientes com doenças crônicas de longa permanência. A gente vai acolher pacientes com indicação de abordagem para cuidados paliativos. A gente conta, inclusive, com uma equipe focada em reabilitação paliativa. Ou seja, o paciente vem, a gente consegue melhorar o sintoma dele e ele volta para casa. Existe realmente uma parcela dos pacientes que, pelo avançar da doença e pela gravidade do caso, pode vir a óbito conosco e todo esse processo de falecimento e cuidado à família enlutada também serão feitos por uma equipe especializada”, estabeleceu a médica.
O Estado investiu, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), R$ 66 milhões na requalificação completa da unidade, que funciona com 70 leitos, ambulatórios, serviços de bioimagem e laboratório. Os pacientes também terão atendimentos especializados em cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia e terapia da dor. Caso de Maria Elza, de 100 anos, que convive com uma questão renal crônica. A paciente de Bom Jesus dos Passos passa a contar, a partir de agora, com o suporte especializado e com a reabilitação do hospital.
“Estávamos em casa, quando ela foi regulada para o hospital. Aí eu disse poxa, será que é aquele do Mont Serrat? Ficamos muito felizes, foi aquela sensação. O tratamento, logo no portão, foi excelente. A gente só tem a agradecer”, dividiu Nivaldo Andrade, genro de Maria Elza.
Um centro de ensino e pesquisa também vai funcionar no hospital, sob a gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), onde vão ocorrer também capacitações de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuação em cuidados paliativos na rede pública.
Saúde
Hemóvel amplia coleta de sangue com novas paradas em Salvador e interior da Bahia
Unidade móvel da Hemoba percorrerá a capital, Região Metropolitana e municípios do interior ao longo de outubro para reforçar os estoques de sangue
Moradores de Salvador e de diversas cidades baianas terão novas oportunidades para doar sangue durante o mês de outubro. O Hemóvel, unidade móvel da Fundação Hemoba, vinculada ao Governo da Bahia, iniciou nesta terça-feira (6) uma programação especial de coleta que percorrerá diferentes pontos da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado.
Em Salvador, a unidade permanece na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) até sexta-feira (9), com atendimento das 8h às 17h. Em seguida, o Hemóvel seguirá para a Faculdade Estácio (FIB), no bairro do STIEP.
Nos dias 21 e 22 de outubro, a coleta será realizada no Porto de Salvador. Já nos dias 23 e 24, a unidade móvel estará instalada no Centro Sul Atacado, localizado no bairro da Calçada.
A programação também contempla municípios da Região Metropolitana e do interior baiano. Em Serrinha, as doações poderão ser feitas nos dias 7 e 8 de outubro, na Associação dos Deficientes Físicos de Araci, Feira de Santana e Região (AFADFAL). Em Candeias, o atendimento acontecerá nos dias 13 e 14, no Colégio da Polícia Militar. Já em Simões Filho, o Hemóvel estará no SEST/SENAT no dia 17.
No interior do estado, a unidade passará por Ipiaú nos dias 27 e 28 de outubro. Em Lauro de Freitas, na RMS, as doações serão recebidas nos dias 29 e 30, na Secretaria de Políticas para as Mulheres. Nessas cidades, o atendimento ocorrerá das 8h às 16h.
Segundo a assistente social da Hemoba, Vanessa Lago, a presença da unidade móvel em diferentes localidades tem papel importante na ampliação do número de doadores.
“Cada ponto de coleta é uma oportunidade a mais de ampliar a participação dos doadores”, destacou.
O estudante de Direito Carlos Maia aproveitou a ação para realizar sua doação e incentivar outras pessoas a participarem.
“É um gesto simples, que pode ajudar alguém que esteja precisando de sangue”, afirmou.
A doação voluntária é fundamental para manter os estoques de sangue abastecidos e garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões. Com a atuação itinerante do Hemóvel, a Hemoba busca facilitar o acesso da população ao serviço e ampliar a captação de bolsas de sangue em diferentes regiões da Bahia.
A programação está sujeita a alterações de acordo com a organização e as condições de funcionamento de cada local de atendimento.
Saúde
Sesab mantém abertas inscrições para 40 mil mamografias em Salvador
Exames podem ser agendados durante todo o mês pelo portal ba.gov.br; iniciativa reforça a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama
Continuam abertos, durante todo o mês, os agendamentos para as 40 mil mamografias ofertadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador, como parte da programação do Outubro Rosa. A mobilização estadual teve início no dia 1º de outubro, com a abertura oficial da campanha voltada à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado com a saúde da mulher.
Os exames são destinados a mulheres com idade entre 40 e 74 anos que não tenham sido submetidas a cirurgias nas mamas. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito de forma on-line, por meio do portal oficial ba.gov.br.
A iniciativa amplia o acesso à mamografia na capital baiana e será acompanhada pelo reforço da oferta de exames nas policlínicas regionais, fortalecendo a assistência à saúde da mulher em diferentes regiões do estado.
Segundo a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a ampliação da oferta de mamografias faz parte da estratégia de fortalecimento da linha de cuidado do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos ampliando a oferta de mamografias e fortalecendo a linha de cuidado do câncer de mama no SUS. Quando um resultado positivo é identificado, o Estado garante a realização dos exames complementares necessários para a confirmação do diagnóstico e, quando indicado, o tratamento pela rede estadual. Dessa forma, os baianos contam com uma assistência integral, que contempla desde a prevenção e o diagnóstico precoce até o acompanhamento e o tratamento”, destacou a secretária.
Locais de atendimento em Salvador
Em Salvador, os exames serão realizados em unidades móveis distribuídas por diversos bairros ao longo do mês de outubro.
De 5 a 31 de outubro, as carretas estarão estacionadas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na Mansão do Caminho, no Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia, no Atacadão de Cajazeiras e na Estação VLT Calçada.
Entre os dias 5 e 24 de outubro, os atendimentos também serão realizados no Salvador Norte Shopping e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já de 26 a 31 de outubro, as unidades móveis estarão instaladas na sede da Sesab, na Casa da Mulher Brasileira e no Hospital Ana Nery.
A programação inclui ainda atendimentos no Lar Harmonia, de 5 a 10 de outubro; no Hospital Professor Eládio Lasserre, de 5 a 17 de outubro; no PAF-UFBA, de 13 a 24 de outubro; e no Colégio Estadual Marcílio Dias, de 19 a 22 de outubro.
Saúde
Bahia entrega 37 vans para transporte de pacientes e duas unidades odontológicas móveis
Veículos e consultórios itinerantes vão ampliar o acesso à saúde em 39 municípios baianos, beneficiando cerca de 842 mil pessoas pelo SUS
O Governo da Bahia entregou, nesta sexta-feira (2), 37 vans destinadas ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e duas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), em uma ação realizada em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A iniciativa beneficiará aproximadamente 842 mil baianos e integra os programas Agora Tem Especialistas e Brasil Sorridente, voltados à ampliação do acesso e à redução do tempo de espera por consultas, exames e procedimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
As vans contam com plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e serão utilizadas no transporte de pacientes que necessitam realizar tratamentos contínuos, como hemodiálise e radioterapia, além de consultas e exames em municípios diferentes de suas cidades de residência.
Os veículos foram destinados aos municípios de Abaré, Acajutiba, Adustina, América Dourada, Antas, Barro Alto, Belo Campo, Brejões, Camamu, Canavieiras, Caravelas, Condeúba, Coribe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Igaporã, Itapebi, Iramaia, Itaeté, Macaúbas, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Canaã, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Piritiba, Pintadas, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santana, Sento Sé, Tanhaçu, Tanque Novo e Uauá.
Em Piritiba, na Chapada Diamantina, o novo veículo deverá atender 18 pacientes que realizam tratamento de hemodiálise e percorrem cerca de 70 quilômetros até o município de Jacobina. A entrega faz parte da estratégia de ampliação da frota de transporte sanitário e dos serviços móveis de saúde no estado. A ação dá continuidade à etapa iniciada em junho, quando mais de 250 veículos, entre vans e micro-ônibus, foram entregues aos municípios baianos.
Atendimento odontológico itinerante
As duas Unidades Odontológicas Móveis serão destinadas aos municípios de Ruy Barbosa e Valença. Os equipamentos funcionam como consultórios odontológicos sobre rodas e estão preparados para oferecer diversos procedimentos, incluindo avaliação odontológica, limpeza e raspagem dentária, aplicação de flúor, restaurações, extrações, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos.
Além dos atendimentos clínicos, as unidades também desenvolverão ações educativas voltadas à prevenção de doenças bucais e à promoção da higiene oral, ampliando o acesso aos serviços de saúde bucal para populações mais distantes dos centros urbanos.
-
Eleições 2026há 3 diasHoje é dia do cidadão: o Brasil celebra a força da democracia
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 375 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (5)
-
Eleições 2026há 3 diasBrasileiros vão às urnas para escolher presidente, governadores e representantes do Legislativo
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (5)
