Turismo
Guarajuba recebe mais de 500 profissionais do turismo nacional
O evento começou no domingo (10), com receptivo percussivo e a festa temática Réveillon Peace & Love
Mais de 500 agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos de todo o Brasil participam de uma imersão no destino Bahia. A experiência é parte da programação da Convenção da Operadora Diversa, uma das maiores do país, que acontece no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) é parceira do evento, que começou no domingo (10), com receptivo percussivo e a festa temática Réveillon Peace & Love.
Na segunda-feira (11), foram abertas as atividades do workshop, no salão de convenções do hotel, com a participação do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, e da equipe de Promoção da pasta. Os profissionais visitantes passam por atendimento personalizado sobre as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas e atualizações em grupo, referentes à infraestrutura e diversidade de experiências que o estado oferece.
“Estamos felizes em sediar esse evento grandioso, que é a Convenção da Diversa. Isso é o reconhecimento da liderança da Bahia no mercado nacional de viagens. Os parceiros da operadora já chegaram experimentando a energia e tradições baianas, com o receptivo de música afro e a festa que remeteu ao nosso badalado Réveillon”, declarou o secretário Bacelar.
“A Bahia é o principal destino do país para os turistas domésticos. Junto com a Setur-BA, vamos oferecer aos participantes do workshop uma surpresa incrível, no final, mostrando as principais tradições desse estado, que tem uma história maravilhosa”, completou o sócio-diretor da Diversa, Arnaldo Franken.
Proprietária da marca Tix Turismo, com 53 agências de viagens franqueadas, a paulista Tatiana Filippini pretende ampliar as vendas para Bahia. “Já vendemos ecoturismo na Chapada Diamantina e, agora, sabendo das novidades do enoturismo na região, já estou pensando em oferecer opções combinadas com as vinícolas. A ideia é aumentar o tempo de permanência do cliente, que vai fazer duas coisas completamente diferentes e ricas, em uma única viagem”, explicou.
“A Bahia é sempre surpreendente. Tem sol e mar, enoturismo, temporada de baleias, Estrada do Chocolate. É muita diversidade e não tem nada melhor que você viver o lugar, sentir o atendimento, a culinária e a cultura, para poder passar as informações para o cliente com mais propriedade. Acho que todo mundo deveria conhecer todas as zonas turísticas do estado”, recomendou a consultora de viagens Elisa Magalhães, de Minas Gerais.
Nesta terça (12), após o dia no workshop, os participantes irão desfrutar a noite na festa temática São João da Bahia, onde a Setur-BA vai mostrar que a festa popular é a maior do país, sendo comemorada em todos os 417 municípios baianos. Terá muito forró e comidas típicas, lembrando o período junino deste ano, em que o estado recebeu 1,8 milhão de turistas, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia.
“Vamos fazer do Vila Galé Guarajuba um atraente arraiá junino, ampliando os laços de casamento das agências com o destino Bahia”, prometeu o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Para a quarta (13), está programado o momento mais esperado da Convenção da Diversa: o Experience Day Salvador, com surpresas que ainda não foram reveladas, mais que prometem muitas emoções, em pontos atrativos da capital.
Oportunidades
Empresas baianas ou com investimentos no estado participam das rodadas de negócios, em paralelo ao workshop, para oferecer serviços turísticos e potencializar vendas junto ao público nacional. Fornecedores internacionais também estão presentes no evento.
Valmir Júnior representa os hotéis Gran Hotel Stella Maris e o Sol Vitória Marina, em Salvador, e está motivado. “É motivador receber um evento como esse em nossa terra. Toda vez que participamos de uma programação assim, aumentamos a produtividade, seja fechando parcerias ou divulgando as nossas marcas”, elogiou.
“Somos parceiros da Diversa e atendemos os clientes dando todo o suporte no traslado para os hotéis e realizamos passeios, pela Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros. Essa relação aumentou muito no primeiro semestre e esperamos fechar o ano nesse ritmo”, relatou o diretor da TCH Receptivo, André Matos.
Turismo
Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia
A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana
A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos.
“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros.
“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar.
“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.
“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira.
Turismo
Bahia amplia roteiros e experiências nas 13 zonas do estado
Evento promovido pela Setur-BA reuniu 50 agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23), em Salvador, os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, entre outros. O evento, realizado na sede do órgão, na Avenida Tancredo Neves, reuniu 50 agências de viagens, que irão montar pacotes para os destinos que agora oferecem novas possibilidades aos visitantes. A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo baiano, com foco no fortalecimento do setor, que valoriza vivências autênticas, a cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza.
Os municípios de Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se por suas potencialidades como destinos já consolidados — agora com novas opções — e também como locais a serem descobertos por visitantes. Durante a cerimônia, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância da diversificação dos roteiros e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional através do turismo. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou Bacelar.
Os novos roteiros, que aumentam a oferta turística, foram elaborados com base em relatórios de diagnósticos e escuta ativa com representantes municipais, comunidades locais, sociedade civil, empresários e guias turísticos, identificando atrativos pouco explorados e que agora ganham visibilidade com o apoio institucional da Setur-BA. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa contribui para movimentar o setor e gerar novas oportunidades de negócio. “ A gente como entidade de classe nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro.
O empresário Anderson Gomes, representante da agência San José Tour, ressaltou o potencial transformador dessas experiências. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. A sua extensão territorial é maior do que muitos países, por exemplo, da Europa. Então, a possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. O Brasil nasceu na Bahia. Você tem uma série de possibilidades de fazer um turismo integrador. Para isso é necessário fazer o que estamos fazendo hoje aqui. Chamar o trade, as agências de viagens, os guias de turismo, os gestores para que o turismo seja feito. Parcerias do governo, das empresas privadas, das agências, todos juntos podemos fazer um turismo mais forte,” avaliou.
Além do lançamento ocorrido nesta quinta-feira, a Secretaria promoverá uma série de ações promocionais como “Famtour” com objetivo de fazer visitas de familiarização com os agentes das operadoras visitas aos novos destinos. Campanhas para divulgar os novos roteiros no Brasil e no exterior, em parceria com operadoras, agências e influenciadores do setor também serão realizadas.
Turismo
Cruzeiristas do MSC Preziosa têm receptivo especial em Salvador
Os cruzeiristas entraram no clima de festa, mesmo com a chuva fina que caía no momento do desembarque
O navio MSC Preziosa atracou no Porto de Salvador, na manhã desta quarta-feira (22), vindo de Gênova, na Itália. É a primeira embarcação de grande porte da temporada de cruzeiros na Bahia (2025/2026), com capacidade para 4,5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Eles tiveram receptivo especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reunindo baianas típicas, grupo de percussão afro e representação de orixás. Os cruzeiristas entraram no clima de festa, mesmo com a chuva fina que caía no momento.
“Estou tendo o prazer de conhecer essas baianas maravilhosas. Não tem chuva que atrapalhe minha alegria”, disse Joélia Soares, de Pernambuco.
Do Rio Grande do Sul, Rosália Weber estava curiosa para provar a culinária baiana. “É com grande emoção que nós chegamos à Bahia, depois de sete dias de travessia em alto-mar. Quero abraçar o povo baiano e experimentar o tempero tão falado no mundo todo”, relatou.
“O Governo do Estado montou o receptivo para recebê-los bem, oferecendo elementos de nossa cultura. Nesta temporada, a Bahia lidera o número de atracações do Nordeste, com mais embarques em Salvador, o que aumenta o tempo de permanência do turista na capital. Teremos navios também em Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro. Mais de 260 mil cruzeiristas são esperados no estado”, explicou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Setur-BA, Patrícia Seabra.
Após fotos e passos de dança no desembarque, turistas brasileiros e estrangeiros, a maioria da França e Alemanha, saíram animados para passeios por locais atrativos da cidade. No Centro Histórico, um grupo procurou o posto do SAT, no Terreiro de Jesus, para buscar informações sobre as igrejas e museus da região. “Coloquei na minha lista visitar a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador e estou ansiosa para conhecer tudo no Pelourinho”, relatou a francesa Marie Durand.
Ao lado do posto, o grupo conheceu o icônico bar O Cravinho, onde degustou a tradicional bebida de infusão que dá nome ao estabelecimento, feita com cachaça, cravo, limão e mel. “Vir ao Cravinho é parada obrigatória para todo mundo que visita Salvador. Tem qualidade e diversidade, é uma experiência única”, disse Aloísio César, do Amazonas.

