Segurança
Graer atua no salvamento de dois banhistas na Barra
Aeronave Guardião 02 foi utilizada em apoio à ação de resgate
Na manhã deste domingo (18), duas pessoas foram resgatadas por policiais militares após ficarem à deriva na Praia da Barra. A ação contou com o emprego da aeronave Guardião 02, do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer).
Ao chegar ao local da ocorrência, a tripulação visualizou duas vítimas que tentavam se salvar, mas, devido à força das ondas, não conseguiam alcançar a margem da praia. Um tripulante da aeronave foi lançado ao mar e executou o resgate com sucesso, levando as vítimas até a faixa de areia.
As pessoas resgatadas estavam bem e não precisaram de atendimento médico.
Segurança
Polícia apreende 2.500 porções de cocaína e prende suspeito em Pernambués
Ação da 1ª CIPM ocorreu na madrugada desta terça-feira; adolescente também foi apreendida
Na madrugada desta terça-feira (16), policiais militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam 2.500 porções de cocaína, uma balança de precisão e um radiocomunicador no bairro de Pernambués, em Salvador. Um homem foi preso e uma adolescente apreendida durante a operação.
De acordo com a PM, as guarnições realizavam rondas na 2ª Travessa André Luiz quando avistaram um homem em atitude suspeita, acompanhado de uma adolescente. Ao perceberem a presença policial, os dois tentaram fugir, mas foram alcançados. Com eles, foram encontrados os entorpecentes e os equipamentos.
O homem, juntamente com o material apreendido, foi apresentado à Central de Flagrantes, enquanto a adolescente foi encaminhada à Delegacia do Adolescente Infrator.
Segurança
Governador discute estratégias de segurança com Polícia Civil da Bahia
Encontro abordou integração entre forças, combate ao crime organizado e fortalecimento da estrutura policial
Nesta segunda-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana, no Complexo da Polícia Civil, em Itapuã, Salvador. O encontro teve como pauta diretrizes gerais para atuação da Polícia Civil, incluindo planejamento, integração entre forças de segurança e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Durante a reunião, Jerônimo Rodrigues destacou a importância do diálogo permanente com as corporações. “A segurança pública é prioridade do nosso governo, e o acompanhamento das ações fortalece o trabalho integrado em defesa da população”, afirmou.
O delegado-geral André Viana ressaltou a asfixia financeira dos grupos criminosos como eixo central das operações. “Identificamos e apreendemos bens que são submetidos à Justiça para, futuramente, serem leiloados e revertidos no enfrentamento à criminalidade”, explicou. Segundo ele, o planejamento prevê continuidade das operações e fortalecimento da estrutura da instituição. “Essa estratégia nos permite estruturar o aparato físico, humano e tecnológico, além de oferecer um serviço melhor à sociedade”, completou, destacando também a valorização e capacitação dos servidores.
Já o secretário Marcelo Werner enfatizou a integração entre as forças de segurança. “Estamos alinhando ações junto ao governador, com foco em investigação qualificada, inteligência policial e operações integradas com outras instituições”, disse. Werner também mencionou a ampliação da atuação da Polícia Civil no interior do estado e o trabalho conjunto com forças estaduais e federais.
Segurança
Bahia reforça Operação Verão com novos equipamentos para salvamento aquático
Investimento de R$36,9 milhões garante motos aquáticas, embarcações e kits de resgate para ampliar segurança em praias e áreas turísticas
Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de turistas, especialmente no litoral, o Governo da Bahia intensifica as ações da Operação Verão 2025/2026, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Entre as novidades, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) passa a contar com motos aquáticas e kits de resgate rápido, que tornam os atendimentos mais ágeis e eficientes.
Neste sábado (13), uma demonstração de salvamento foi realizada na praia do Porto da Barra, em Salvador, para apresentar os novos recursos. “Essas motos aquáticas e os demais equipamentos são de extrema necessidade, porque reduzem o tempo de resposta até a chegada à vítima de afogamento. No entanto, a execução do salvamento também depende de planejamento e das ações preventivas realizadas diariamente pelas equipes”, destacou o tenente Emerson Patrício.
Mais segurança para moradores e turistas
A Operação Verão tem como objetivo reforçar o policiamento e as atividades de salvamento em praias, rios e áreas turísticas, período em que há aumento significativo das ocorrências aquáticas. Para isso, o Estado investiu cerca de R$36,9 milhões na aquisição de veículos e equipamentos para os órgãos de segurança pública.
Entre os novos recursos estão 30 embarcações, 37 reboques, 37 motores de popa, 303 roupas de salvamento e dois mil conjuntos impermeáveis. A presença reforçada dos bombeiros foi bem recebida por turistas. “Achei muito interessante, porque torna o lazer mais seguro. Saber que existe uma equipe preparada traz mais tranquilidade”, afirmou Manuela Melo, visitante de Brasília.
A estudante Lorena Paiva também destacou a importância do trabalho preventivo: “Bons equipamentos aliados à preparação são fundamentais para garantir a segurança de quem está aproveitando a praia”.
Cuidados essenciais
Para quem frequenta praias e ambientes aquáticos, o tenente Emerson Patrício reforça: “Obedecer às sinalizações, respeitar as orientações dos salva-vidas e ter atenção às condições do mar são cuidados essenciais para um banho seguro e tranquilo”.
-
Infraestruturahá 2 diasMacrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira atinge 80% e promete transformar Salvador
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (15)
-
Turismohá 2 diasBahia registra recorde histórico de turistas internacionais em 2025
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 566 vagas para esta terça-feira (16)
