SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Governo do Estado propõe reajuste de 13,63% para profissionais da saúde 

Projeto de lei enviado à Alba deverá beneficiar mais de 13 mil servidores ativos, além de aposentados e pensionistas

Publicado

em

Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que prevê reajuste salarial acumulado de 13,63%
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que prevê reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para todos os servidores estaduais ocupantes das carreiras da área de saúde.  Se aprovada, a proposta deverá beneficiar mais de 13 mil funcionários públicos ativos, além de aposentados e pensionistas.  

“Ao longo desses dois anos, um conjunto de direitos foram reconhecidos, mas o reajuste salarial dos profissionais é um reconhecimento do serviço prestado pelos trabalhadores da saúde e uma melhoria concreta no SUS. É o SUS, recebendo na veia, melhorias nas condições de trabalho, empoderando os profissionais, dando maior engajamento. Agora é aguardar a Assembleia e, assim que chegar a minhas mãos, sancionamos a lei, conforme votação”, frisou o governador.  

Antes, o documento passará por apreciação da Alba. “Esse projeto será publicado e nós vamos debater, dialogar com a Comissão de Saúde, avaliar se precisa de algum ajuste e dar a maior celeridade possível para colocar em pauta no plenário. Tenho certeza que todos darão a necessária atenção a esse pedido”, comentou a presidente da Alba, Ivana Bastos.  

A proposta é de que o incremento salarial seja pago em quatro parcelas, com dois reajustes em 2025 (4% retroativo a março e 2,5% em junho) e outros dois em 2026, também com índices de 4% em março e 2,5% em junho. No caso dos servidores inativos, os índices serão aplicados considerando as regras adotadas no momento de transição para a aposentadoria.   

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Ivanilda de Brito explicou que o reajuste é resultado das negociações entre o Estado e os sindicatos das categorias. “Nós avançamos e podemos avançar mais. Isso significa muito para o trabalhador que passou um período sem reajuste nenhum. Nossa luta será para que esse grupo de trabalhadores, que dá a vida, a saúde, seja reconhecido e valorizado. A gente merece e a gente precisa”, celebrou. 

ANÚNCIO

Ao longo deste ano, a estimativa é de que a medida resulte em um impacto financeiro de mais de R$101,7 milhões para a folha de pagamento do Estado. Já para 2026, o valor calculado é de cerca de R$246,8 milhões. 

Beneficiados 

A iniciativa visa beneficiar as 31 categorias que integram o grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, incluindo auxiliares e técnicos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Dietética, Higiene Dental e Patologia Clínica, além de profissionais de graduação superior, como assistentes sociais, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.  

A medida ainda contempla servidores efetivos, como os profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A secretária da saúde, Roberta Santana, destacou que, como política de valorização, o trabalho não se encerra nesse pleito, e que o diálogo permanecerá aberto com os sindicatos. “Foi um diálogo estabelecido com o sindicato, conduzido também pela Secretaria de Administração, pela Secretaria de Relações Institucionais, mas a mesa de diálogo permanece aberta e essa é uma marca importante, que deve ser colocada e não deve ser esquecida pelos trabalhadores. Teremos muitos avanços para os trabalhadores da saúde do nosso estado”. 

Saúde

Hemodinâmica do HECB se consolida como referência no Extremo Sul 

Serviço amplia acesso a tratamentos cardiovasculares pelo SUS e reduz necessidade de deslocamento de pacientes da região 

Publicado

em

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) 
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA e Ascom / HECB

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizada em Teixeira de Freitas, alcançou a marca de mais de 2,7 mil procedimentos realizados em apenas dois anos de funcionamento, consolidando-se como referência em atendimento cardiovascular no Extremo Sul da Bahia. 

Especializado em diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos de doenças do coração, do cérebro e dos vasos sanguíneos, o serviço atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 21 municípios, ampliando o acesso à assistência especializada e reduzindo a necessidade de deslocamentos para centros urbanos mais distantes. 

Entre os procedimentos realizados estão cateterismos cardíacos, angioplastias coronarianas, arteriografias e angioplastias de membros. A atuação da unidade reforça a assistência cardiovascular regional, garantindo mais agilidade no diagnóstico, no tratamento e na recuperação dos pacientes. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares seguem entre as principais causas de morte no Brasil. Nesse contexto, o acesso a serviços especializados em hemodinâmica é fundamental para assegurar atendimento rápido e aumentar as chances de recuperação, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros. 

Para a enfermeira Natiele Aragão, coordenadora do setor, os resultados representam mais do que números. “São dois anos de muita dedicação, aprendizagem e gratidão pela oportunidade de cuidar dos pacientes que utilizam os nossos serviços. A Hemodinâmica do HECB não é apenas um serviço especializado, mas um espaço onde transformamos realidades e contribuímos diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, destaca. 

ANÚNCIO

Morador de Teixeira de Freitas, o paciente Genilson Borges, de 40 anos, ressalta o acolhimento recebido durante o atendimento. “Foi bom demais, muito carinho e respeito. O procedimento foi rápido e todos me trataram muito bem. É muito importante ter esse recurso perto da gente, sem precisar viajar para fazer tratamento”, relatou. 

Como referência regional em atendimento cardiovascular pelo SUS, o Hospital Estadual Costa das Baleias reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso à saúde especializada, oferecendo assistência de excelência e contribuindo diretamente para salvar vidas no Extremo Sul da Bahia. 

Continue Lendo

Saúde

Sesab convoca 193 profissionais para Maternidade Maria da Conceição de Jesus em novo edital REDA 

Candidatos têm prazo de 19 a 28 de maio para envio da documentação; contratação segue critérios de pontuação e escolha de macrorregião 

Publicado

em

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16), o 2º Edital
Foto: Ascom/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16), o 2º Edital de Convite do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025. Ao todo, foram chamados 193 profissionais para atuar exclusivamente na Maternidade Maria da Conceição de Jesus (MMCJ), sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). 

Para dar continuidade ao processo de contratação, os convocados devem enviar a documentação exigida entre os dias 19 e 28 de maio, até as 17h, por meio do Sistema REDA, conforme orientações disponíveis na aba “Processos Seletivos” do site da Sesab. O não envio dos documentos dentro do prazo estabelecido poderá resultar na perda da vaga. 

A comunicação oficial da Sesab com os candidatos será realizada exclusivamente por meio do endereço eletrônico institucional cpm.reda@saude.ba.gov.br, vinculado à Coordenação de Provimento e Movimentação da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (CPM/DARH/Superh). 

Edital de convite 

O 2º Edital de Convite reúne candidatos aprovados no resultado final do Processo Seletivo Simplificado REDA nº 001/2025, publicado no DOE em 15 de maio de 2025. A iniciativa tem como objetivo viabilizar a contratação temporária de profissionais das áreas de saúde e administrativa para atuação em unidades da Sesab, na capital e no interior, sob vínculo Reda. 

O convite para atuação na MMCJ segue critérios específicos de seleção, contemplando exclusivamente candidatos do edital de abertura que optaram por unidades da macrorregião Leste. O chamamento respeita a ordem decrescente de pontuação final, de acordo com a função, a carga horária e as modalidades de concorrência. 

ANÚNCIO

Também foram considerados os seguintes requisitos: não ter sido desclassificado no certame de abertura, conforme previsto no edital do processo seletivo; não ter sido convocado nas chamadas realizadas com base na lista original (exceto nos casos de formalização da opção por final de lista); e não ter sido contratado no âmbito do Edital nº 001/2025. 

Aceite do convite e regras de lotação 

Ao aceitar o convite para contratação, após a entrega integral da documentação dentro do prazo estabelecido, bem como a assinatura do contrato e o início das atividades, o candidato será automaticamente excluído de todas as listas para as quais se inscreveu no edital de abertura. Uma vez lotado na MMCJ, não haverá possibilidade de movimentação para outra unidade, conforme previsto no edital. 

Recusa do convite não altera classificação original 

Por se tratar de um convite, e não de uma convocação do certame original, o candidato que optar por não ocupar a vaga ou não se manifestar dentro do prazo não será prejudicado em sua classificação no Processo Seletivo Simplificado REDA nº 001/2025. 

Em razão da natureza do convite, não será permitido solicitar reposicionamento para o final da lista, remanejamento, suspensão da convocação ou qualquer outra forma de postergação, ainda que temporária. 

Acesse o 2º Edital de Convite do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025 AQUI. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Hospital Ortopédico da Bahia realiza mutirão inédito de cirurgias de mão para reduzir fila do SUS 

Ação reúne 21 especialistas e beneficia 86 pacientes com procedimentos de média e alta complexidade até sábado (16), em Salvador

Publicado

em

Começou nesta quinta-feira (14), no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), no bairro do Cabula, em Salvador, um mutirão inédito
Foto: Joá Souza/GOVBA

Começou nesta quinta-feira (14), no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), no bairro do Cabula, em Salvador, um mutirão inédito de cirurgias de mão que vai beneficiar 86 pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação segue até sábado (16) e reúne 21 especialistas para a realização de procedimentos de média e alta complexidade em pessoas com deformidades, lesões ou limitações funcionais nos membros superiores. 

Considerada uma das áreas mais complexas da ortopedia, a cirurgia de mão exige alta precisão técnica. Segundo o chefe do serviço de cirurgia da mão do hospital, Fernando Azevedo, a iniciativa contribui diretamente para a redução da fila de espera e o tratamento de casos mais complexos. 

“Um mutirão como este colabora para dar vazão à fila e tratar casos que demandam maior especialização, como crianças com deformidades congênitas. Somos hoje o maior hospital ortopédico do país em número de cirurgias realizadas e o único hospital de referência em cirurgia eletiva de mão no estado. Nosso objetivo é acelerar o atendimento e já iniciar a reabilitação”, explicou. 

Os procedimentos são realizados de forma simultânea nas salas do Centro Cirúrgico e do Day Hospital. A maioria das cirurgias permite que o paciente receba alta no mesmo dia, com acompanhamento ambulatorial e reabilitação funcional oferecidos pela própria unidade. 

Para muitas famílias, o mutirão representa a realização de um sonho e a possibilidade de uma vida com mais qualidade. É o caso da professora Dione Nascimento, mãe da jovem Isabela, de 15 anos, que passou por um procedimento para correção de uma deformidade congênita. 

ANÚNCIO

“Ela nasceu com um dedo a mais e decidiu retirar agora. Isso a incomodava muito e afetava sua vida social. Estamos aqui para fazer o melhor para ela. A expectativa é que a vida melhore daqui para frente e, graças a Deus, o procedimento foi realizado hoje”, relatou. 

Como ter acesso 

Em dois anos de funcionamento, a equipe de cirurgia da mão do Hospital Ortopédico já realizou 3.441 cirurgias e mais de 16.089 atendimentos ambulatoriais, consolidando a unidade como referência nacional na especialidade. 

A coordenadora de Regulação do hospital, Janiele Anjos, explica que o acesso aos serviços ocorre por meio do Sistema de Regulação Ambulatorial (SRA). 

“O paciente se cadastra na prefeitura do município ou na unidade de saúde do bairro, passa pela triagem técnica e, após a consulta especializada em nosso ambulatório, o médico emite a documentação e encaminha o paciente internamente para a cirurgia. O mutirão foi justamente pensado para absorver essa demanda reprimida e dar vazão à lista de espera”, detalhou. 

ANÚNCIO

 

Continue Lendo

Mais Lidas