SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Saúde

Governo do Estado promove ações para o Dia da Mulher

Confira os destaques da programação para celebrar a luta das mulheres pela igualdade, respeito e construção de uma sociedade mais justa

Publicado

em

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Ao longo do mês de março, o Governo do Estado, por meio de seus órgãos e secretarias, promove uma série de atos e eventos para marcar o Mês Internacional da Mulher. Um dos destaques vai para a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), com atividades voltadas para a promoção da autonomia feminina e combate à violência de gênero. As ações ocorrem em parceria com outras pastas. ‘A importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho’ é o tema da programação que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove neste mês.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza a Feira Março Mulher, no próximo dia 11, com a oferta de consultas, exames e emissão de documentos. Integrando-se às ações, o Hospital da Mulher iniciou uma ampla programação, no dia 1º de março, com o Espaço Mulher Saúde e Beleza, voltado para pacientes da unidade.

Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promove, em março, uma programação com atividades alusivas à temática, a exemplo de mini oficinas, palestras e rodas de conversa, além de exibição de filmes.

No Dia Internacional da Mulher, terça-feira (8), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza uma solenidade comemorativa, às 9h, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), no Largo dos Aflitos, em Salvador. O objetivo é homenagear as policiais militares que trabalham no enfrentamento à violência. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas) e os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher também promovem ações voltadas para as vítimas de violência doméstica.

A seguir veja os destaques da programação para celebrar a luta das mulheres pela igualdade, respeito e construção de uma sociedade mais justa:

ANÚNCIO
Anúncios
Protocolo do Feminicídio

Na SPM, os destaques vão para o retorno das unidades móveis de atendimento à mulher, lançamento do Protocolo do Feminicídio e de edital em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Neste mês de março, as duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo retomam as atividades, após um período de interrupção em decorrência da pandemia da Covid-19. As unidades visitam, ao longo do mês, nove municípios baianos: Salvador, Alagoinhas, Itiúba, Capim Grosso, São Sebastião do Passé, Aratuípe, Nazaré das Farinhas, Itaparica e Riachão do Jacuípe. Cada unidade possui uma equipe composta por psicóloga, advogada e assistente social, que prestam atendimento e dão orientações sobre violência doméstica e familiar.

O cuidado passa também pela qualificação com a oferta de oficinas. Nesta segunda (7) e quinta-feira (10), mais uma turma de agentes de atendimento da CCR Metrô passa por capacitação. O objetivo é preparar os profissionais para atuarem no atendimento e enfrentamento à violência de gênero nas estações e vagões, além de buscar um acolhimento mais humanizado às mulheres.

A programação da SPM inclui, ainda, a entrega de veículo para o Centro de Referência e Atenção à Mulher (CRAM) Irmã Dulce, em Salvador, na quarta-feira (9). O veículo é resultado de emenda parlamentar. Na quinta-feira (10) será a vez da inauguração do CRAM de Cachoeira, que também contará com uma unidade móvel.

A SPM e Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) lançam, na segunda quinzena de março, o primeiro volume da Coleção Respeita as Mina. Resultado da assinatura de um termo de cooperação entre as instituições, ela vai possibilitar a publicação de teses, dissertações, monografias, coletâneas de artigos, estudos e outros documentos com temas relacionados à temática das mulheres. A publicação de estreia é intitulada o Protocolo do Feminicídio.

ANÚNCIO
Anúncios

A obra reúne diretrizes para a prevenção, investigação, e julgamento do feminicídio. O documento é fruto de contribuições das diversas representações e instituições envolvidas e tem como objetivo contribuir para dar celeridade e efetividade na proteção às mulheres em situação de violência. O desafio é fazer com que o protocolo seja efetivamente incorporado às práticas das instituições.

Feira Março Mulher e Hospital da Mulher

Nesta terça-feira (8), a partir das 14h, a Sesab promove um webnário sobre a saúde sexual e reprodutiva na população feminina, chamando atenção dos profissionais de saúde para uma escuta mais qualificada frente às necessidades de saúde das mulheres. As inscrições para o encontro podem ser feitas neste link.

No dia 11, a Sesab promoverá a Feira Março Mulher, que vai ofertar mais de 10 mil consultas, exames e emissão de documentos para o público feminino. O atendimento fica disponível das 8h às 17h, em frente ao Hospital da Mulher. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, “o evento disponibilizará exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x. Também serão oferecidos exames ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas e com cirurgião geral”.

As atividades programadas incluem ainda serviços de cidadania, a exemplo de emissão de carteira de identidade, inscrição no CPF e cadastramento da biometria no título de eleitor. Para ter acesso à feira e aos serviços, a usuária deverá usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia.

Já no Hospital da Mulher, nesta terça-feira (8), dentro do Projeto Tantinho de Esperança, serão entregues perucas a pacientes oncológicas. Nos próximos dias 10, 17, 24 e 31 ocorre o ‘Março Lilás’, com rodas de conversa para conscientização sobre o câncer do colo do útero.

ANÚNCIO
Anúncios
Homenagens e teatro da PM

No Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar da Bahia realiza uma solenidade comemorativa, às 9h, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), nos Aflitos. O objetivo é enaltecer o papel desempenhado pelas policiais militares que escolheram assumir o protagonismo no papel social em defesa da sociedade baiana.

Durante a cerimônia, serão homenageadas policiais militares femininas de diversas patentes que são comandantes de unidades e se destacaram pelas conquistas e contribuições sociais, além das coordenadoras e ex-coordenadoras de Valorização da Mulher, programa do Centro Maria Felipa, do Departamento de Promoção Social (DPS).

A solenidade também será alusiva ao evento ‘Força e Mulher: de Felipa para Felipa’, um dos atos comemorativos em relação ao mês da mulher. Coordenado pelo DPS, por meio do Centro Maria Felipa, o evento será divulgado durante a solenidade, que ocorrerá na quarta (9) e quinta-feira (10), com o objetivo de valorizar e fortalecer a policial feminina dentro da estrutura da PMBA, promovendo bem-estar biopsicossocial e espiritual. A imersão ocorerrá no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA)

Já o teatro da PM, grupo composto por policiais militares atores, fará duas apresentações nesta terça-feira (8), na praça de alimentação no Shopping Center Lapa, uma às 14h e outra às 17h. Na quarta-feira (9), o grupo vai se apresentar às 10h, na Urbis Marcelino, na Ilha Itaparica.

Deam e Neams

Nesta terça-feira (8), a Deam/Brotas promoverá uma palestra sobre a violência doméstica no contexto da Lei Maria da Penha, na Praça Mãe Menininha do Gantois, no 3º Piso do Shopping da Bahia, entre as 9h30 e as 11h. O tema será ministrado pela titular da unidade especializada, delegada Bianca Andrade, as delegadas Lara Candice Santana e Maraci Menezes e a assistente social Rosane Andrade.

ANÚNCIO
Anúncios

Uma ação social também será promovida pela Deam/Brotas no pátio da delegacia, a partir das 14h. A ‘Tarde de Beleza’, direcionada às mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela unidade especializada e demais moradoras da comunidade, irá oferecer serviços estéticos para elas, desde cortes de cabelo, limpeza de pele, implante de cílios, maquiagem, até massoterapia e designe de sobrancelhas. Na oportunidade também serão sorteados brindes da Bell Salvador e do salão de beleza Lelas.

No interior do estado, as delegacias e os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher estão com uma programação especial para a semana do Dia Internacional da Mulher. Na Deam de Teixeira de Freitas, as mulheres atendidas terão aula de defesa pessoal; já no Neam de Santo Antônio de Jesus, as mulheres contarão com consultas médicas e o sorteio de um curso do Senac, além de maquiagem e massagem. Em Irecê, a Neam irá arrecadar fraldas geriátricas para doação.

Mulher no mercado de trabalho

‘A importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho’ é o tema da programação que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove, ao longo de março, em comemoração ao mês das mulheres. O objetivo é impulsionar a (re)inserção profissional de trabalhadoras, promover qualificação profissional com recorte de gênero e oferecer atendimento exclusivo para o público feminino. As atividades ocorrem de forma presencial e on-line, com a parceria da SPM e da União Brasileira de Mulheres (UBM).

A ação tem início nesta terça-feira (8), a partir das 9h, com uma roda de conversa sobre o tema geral do evento, na unidade central do SineBahia, no Terminal de Integração de Pituaçu. Na quarta-feira (9), às 9h, ocorre a oficina ‘Autoestima da Mulher’, no SineBahia Mulher do Comércio.

As celebrações seguem com uma série de atividades gratuitas de capacitação profissional, na modalidade a distância, exclusivas para o público feminino. São cursos nas áreas de Inglês, Telemarketing, Office, Atendimento ao Público, Libras e Técnicas de Vendas, além de palestras com os temas Motivação no Universo Feminino; Empregabilidade de Mulheres; Feminismos Plurais; Orientação Trabalhista; Maternidade e Mercado de Trabalho – Direitos Femininos; e Saúde Mental.

ANÚNCIO
Anúncios

Nos dias 14 e 21, respectivamente, o público poderá assistir às lives ‘Assédio no Mercado de Trabalho’ e ‘O Contexto da Mulher Preta no Mercado – Processo de se Reinventar Profissionalmente’, com transmissão pelo Instagram do SineBahia (@sinebahiaoficial).

Já no dia 15, às 9h, será inaugurada a segunda unidade do SineBahia Mulher, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador. A programação inclui também a apresentação do Projeto Profissão Mulher, na unidade central do SineBahia, no dia 22, às 9h, e consultoria para elaboração de currículos, nos dias 24 e 25, das 13h às 16h, na unidade central do SineBahia.

Oficinas e palestras

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promove, ao longo deste mês, uma programação com diversas atividades alusivas à temática ‘Março mulher’.

Nesta terça (8), às 17h, na página do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), será realizada uma palestra com o tema ‘Panorama atual e perspectivas das epidemias no Brasil’. A atividade será apresentada pela médica infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes.

Na quinta-feira (10), às 12h30, no auditório da SEC, a psicóloga Marta Campos fará uma roda de conversa com o tema ‘Valorização e os desafios da mulher no ambiente de trabalho’. No dia 16, às 15h, também no YouTube do IAT, será apresentada uma palestra com o tema ‘Violência contra a mulher: como identificar e combater?’, ministrada pela major da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) Teresa Raquel e pela assistente social Beatriz Portela.

ANÚNCIO
Anúncios

Já no dia 17 de março, às 12h30, no auditório da SEC, será exibido o filme ‘O diabo veste Prada’. A programação será encerrada no dia 24 de março, no mesmo horário e local, com a exibição do filme ‘Para sempre Alice’.

Bem-estar

Para prestar um reconhecimento especial às servidoras, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio da Coordenação de Valorização do Servidor, realizará um encontro via Teams sobre a prática do bem-estar, nesta terça-feira (8). A iniciativa será realizada das 8h30 às 9h30. As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor. Vale ressaltar que homens serão bem-vindos para participar das atividades.

Conjuntura política

A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) realiza palestra com o tema ‘O papel político da mulher na conjuntura nacional’, no dia 21, às 9h, Tribuna de Honra do estádio de Pituaçu. O evento é voltado aos servidores do órgão.

Saúde

Policlínica de Narandiba recebe Hemóvel para doação de sangue

A Hemoba também convida trabalhadores, pacientes e a comunidade a realizarem o cadastro como possíveis doadores de medula óssea

Publicado

em

Nos dias 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira), a Policlínica de Narandiba, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Foto: Mallu Silva/Ascom FESF-SUS 

Nos dias 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira), a Policlínica de Narandiba, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), será ponto de encontro para um gesto que salva vidas. O Hemóvel da Fundação Hemoba estaciona na unidade para mais uma edição da campanha “FESF na Veia”, convidando trabalhadores, pacientes e a comunidade a doarem sangue e realizarem o cadastro como possíveis doadores de medula óssea. 

A ação acontece em um momento delicado: de acordo com a Hemoba, os estoques de sangue estão baixos para seis tipos sanguíneos, devido ao aumento das solicitações hospitalares e à redução no número de doadores. 

“Na última edição, realizada em fevereiro, tivemos uma mobilização emocionante. O Hemóvel passou pelas Policlínicas de Narandiba e Escada e conseguimos reunir 208 voluntários, além de cadastrar 17 possíveis doadores de medula óssea, ajudando a salvar inúmeras vidas. Temos certeza de que, desta vez, não será diferente”, afirma Lizandra Amim, diretora-geral da FESF-SUS. 

Aline Dórea, coordenadora de coleta da Hemoba, reforça a importância do ato. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Todos os dias recebemos solicitações de transfusão para pacientes de todas as idades e com diferentes necessidades. Quem pode doar, ajuda diretamente quem precisa. Nos dias 24 e 25, o ônibus da Hemoba estará na Policlínica de Narandiba, e esta é uma excelente oportunidade para moradores e trabalhadores da região fazerem sua contribuição e, quem sabe, se tornarem doadores frequentes”, destaca. 

Quem pode doar 

ANÚNCIO
Anúncios

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), que pesem mais de 50 kg, estejam em boas condições de saúde e apresentem documento oficial com foto. No dia da doação, é importante não estar em jejum; evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior. 

Serviço 
  • O quê: Hemóvel na Policlínica de Narandiba 
  • Quando: 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira) 
  • Horário: 8h às 17h 
Continue Lendo

Saúde

Lacen/BA reforça rede laboratorial com equipamentos para diagnóstico Covid e tuberculose

A aquisição do sistema GeneXpert foi viabilizada com investimento de R$ 869 mil, por meio de recursos do Novo PAC

Publicado

em

garantir respostas mais ágeis aos eventos de saúde pública, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA)
Foto: Saúde GovBA

Com o objetivo de fortalecer a vigilância em saúde e garantir respostas mais ágeis aos eventos de saúde pública, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA) ampliou a capacidade diagnóstica da Rede Estadual de Saúde Pública (RELSP) com a aquisição de cinco equipamentos de teste molecular rápido (TRM).

A aquisição do sistema GeneXpert, na última semana, foi viabilizada com investimento de R$ 869 mil, por meio de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que tem como foco a renovação do parque tecnológico dos laboratórios centrais de saúde pública do país.

“Com a instalação destes equipamentos na RELSP, exames como teste molecular rápido para diagnóstico laboratorial da COVID-19 e tuberculose serão descentralizados, oportunizando respostas rápidas da vigilância laboratorial, bem como as intervenções médicas com tempestividade”, avalia a coordenadora dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica do Lacen/BA, Felicidade Mota Pereira.

Na Bahia, os novos equipamentos serão instalados nos laboratórios municipais de referência regional de Brumado, Ibotirama, Guanambi e Paulo Afonso, além da unidade central do Lacen, em Salvador.

“A chegada desses novos equipamentos representa um avanço importante na nossa capacidade de resposta, principalmente em regiões mais distantes da capital. Estamos garantindo que os baianos tenham acesso a diagnósticos precisos e rápidos, independentemente de onde vivam, o que reforça o nosso compromisso com a regionalização da saúde”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Saúde

Avós ativos desafiam estereótipos e priorizam longevidade

Novo perfil de idosos inclui cuidados preventivos e busca por qualidade de vida para envelhecer com autonomia

Publicado

em

No mês em que se comemora o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, um movimento silencioso ganha cada vez mais força no Brasil:

No mês em que se comemora o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, um movimento silencioso ganha cada vez mais força no Brasil: o dos avós que não se limitam à cadeira de balanço. Eles estão nas academias, nos grupos de dança, em viagens, nas universidades e, também, nos consultórios médicos, em busca de longevidade com qualidade de vida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país conta hoje com mais de 36 milhões de pessoas com 60 anos ou mais — e a projeção é de que esse número dobre nas próximas três décadas. Paralelamente, cresce o interesse dessa parcela da população por hábitos saudáveis e pela prevenção de doenças.

“O envelhecimento ativo deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Os avós de hoje desejam manter sua autonomia, não apenas para cuidar dos netos, mas para continuar vivendo plenamente”, afirma o geriatra Rafael Marques Calazans, médico da Rede Mater Dei.

Os pilares desse novo envelhecer envolvem alimentação balanceada, estímulo cognitivo, prática regular de exercícios físicos adaptados e cuidado constante com a saúde mental. “Atividades como dança, musculação leve e caminhadas são altamente recomendadas, sempre com acompanhamento médico. Também é essencial manter o cérebro ativo com leituras, jogos e convívio social”, orienta Calazans.

O especialista reforça, porém, que não basta adotar práticas pontuais. “O acompanhamento médico regular, com foco na prevenção, é indispensável. Doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose precisam ser monitoradas de perto para que o envelhecimento seja, de fato, saudável”, alerta.

ANÚNCIO
Anúncios

Esse novo perfil de avós também movimenta a economia. Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), idosos já representam cerca de 20% dos consumidores em setores como turismo, lazer, cultura e bem-estar. Agências de viagens especializadas, academias com treinos específicos e cursos de tecnologia para a terceira idade ganham cada vez mais adeptos, ampliando o conceito de envelhecimento ativo.

Além do impacto econômico, há uma mudança cultural em curso. “Os idosos de hoje não querem apenas viver mais, querem viver com propósito. Muitos retomam projetos antigos, fazem trabalho voluntário ou voltam a estudar. Isso contribui não apenas para a saúde física e mental, mas também para um envelhecimento com sentido e pertencimento social”, conclui o geriatra do Hospital Mater Dei Salvador, Rafael Marques Calazans.

Continue Lendo

Mais Lidas