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Educação

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate

Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus

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neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.

Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.

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Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.

Educação

Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão 

Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo

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O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna.

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão. 

O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade. 

Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. 

Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades. 

Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas. 

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Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente. 

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Educação

Jovens apresentam projeto de irrigação com robótica sustentável

Iniciativa da APITO, com apoio da Braskem, une tecnologia e sustentabilidade para promover aprendizado prático e protagonismo juvenil

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Um sistema automatizado de irrigação para hortas foi o destaque da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as
Foto: Amanda Santos/Divulga APITO

Um sistema automatizado de irrigação para hortas foi o destaque da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as Crianças e Adolescentes”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A tecnologia foi desenvolvida por participantes da Oficina de Robótica Educativa e Sustentável, promovida pela Associação Paulo Tonucci (APITO) e patrocinada pelo Edital Braskem – Projetos que Transformam.

A exposição reuniu cerca de 60 jovens, entre 12 e 18 anos, majoritariamente estudantes da rede pública, que participaram da oficina ao longo do ano. Durante as atividades, eles vivenciaram experiências que unem ciência, criatividade e sustentabilidade, aprendendo na prática sobre montagem de estruturas, programação básica, reaproveitamento de materiais, automação e trabalho em equipe. Além das habilidades técnicas, o projeto estimula pensamento crítico, protagonismo juvenil e autoconfiança.

Para Liliane Cavalcante, representante da APITO, a iniciativa reflete o compromisso da instituição fundada em 1999.

“O projeto amplia horizontes e fortalece a garantia de direitos da infância e juventude. Ao longo do ano, eles participaram de rodas de conversa, seminários, intercâmbios culturais, atendimentos psicológicos em grupo, olimpíadas e diversas atividades formativas, fortalecendo vínculos”, destacou.

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, reforçou a importância do apoio.

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“Quando uma criança monta um robô, testa uma ideia e vê que funciona, não está apenas aprendendo tecnologia, está descobrindo que é capaz de criar soluções inovadoras para o mundo. É isso que a Oficina de Robótica proporciona: desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, fortalecimento de direitos, autoestima e perspectivas de vida”, afirmou.

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Educação

Partiu Estágio convoca 2215 universitários para atuar em 197 municípios baianos

Lista está no site da Saeb e estudantes têm de 17 a 28 de novembro para entrar em contato com as unidades onde irão atuar

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relativa ao Edital de Abertura de Inscrições n. 02, de 1º de outubro de 2025, do Programa Partiu Estágio, que oferece a alunos de
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Dois mil duzentos e quinze estudantes universitários acabam de ser selecionados para atuar em órgãos públicos de 197 municípios entre a capital e interior do Estado. Trata-se da primeira convocação relativa ao Edital de Abertura de Inscrições n. 02, de 1º de outubro de 2025, do Programa Partiu Estágio, que oferece a alunos de cursos do ensino superior situados na Bahia a oportunidade de obter experiência de trabalho em unidades da administração pública estadual.

A relação completa dos selecionados está disponível no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio do endereço https://www.ba.gov.br/administracao. Os convocados têm de 17 a 28 de novembro deste ano para entrar em contato, por email ou telefone, com as unidades de Recursos Humanos dos órgãos onde irão atuar – sob pena de perda da vaga, caso não haja manifestação de interesse.

Cada convocado receberá também uma mensagem via whatsapp, informando alteração do seu status no site do https://BA.GOV.BR. No endereço eletrônico, pode ser consultada a lista completa de documentos que deverão ser apresentados pelo estudante (como histórico escolar, comprovante de residência e original e cópia da Carteira de Identidade), além de informações sobre a forma de entrega e outros procedimentos.

Números

A primeira convocação do Edital no 002/2025 do Programa Partiu Estágio está beneficiando 1.170 universitários residentes em Salvador e 1.045 do interior do Estado. Além da capital baiana, os municípios com maior número de selecionados são Feira de Santana (106 estudantes) e Vitória da Conquista (65).

Os universitários atuarão em 53 órgãos estaduais.  No topo da lista das unidades que receberão maior número de estagiários, está a Secretaria de Educação, com 1.052 selecionados, seguida da Secretaria de Saúde (217) e da Procuradoria Geral do Estado (101). As vagas contemplam alunos de 95 diferentes cursos, com destaque para as graduações de Administração, Direito e Letras, com respectivamente 343, 260 e 184 selecionados.

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Com a atual convocação, já chega a 8.338 o número total de estudantes beneficiados só este ano pelo governo baiano, por meio do Programa Partiu Estágio. Publicado em abril deste ano, o Edital de Abertura de Inscrições no 01/2025 viabilizou oportunidades para 6.123 universitários, com chamamentos realizados nos meses de maio, junho, julho e agosto. Já em outubro, foi publicado o Edital de Abertura de Inscrições no 002/2025, com previsão de oferta de 4.728 vagas no total.

Sobre o programa

Com carga horária de quatro horas diárias e 20 semanais, o estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto no caso de pessoa com deficiência. Na seleção, o programa concede prioridade aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. Além disso, 10% das vagas são reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

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